Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

SPORTING ‘ARRUMA’ A CASA E NÃO HÁ INTOCÁVEIS: LEÕES QUEREM “SANGUE NOVO” E ATACAM MERCADO – EXCLUSIVO LEONINO

Clube de Alvalade quer renovar equipa e reforços já estão escolhidos. Salários elevados podem ditar saída de jogadores importantes nas últimas temporadas

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Mar 2023 | 08:42 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting vai sofrer mudanças. Segundo informações recolhidas pelo Leonino, há dois reforços a caminho de Alvalade e já estão escolhidos. Com ambição de fortalecer o plantel para conseguir “maior competitividade”, fonte próxima do processo revelou ao nosso Jornal que jogadores com maior estatuto podem abandonar o conjunto de Alejandro Dominguez com olho na entrada de “sangue novo”.


 


Alvos estão escolhidos


Segundo foi revelado ao Leonino, o Sporting já atacou o mercado e garantiu a contratação de dois argentinos. Os hoquistas são vistos como grandes promessas e futuros ativos valiosos à modalidade verde e branca, que pretende estar na frente de todas as competições para as temporadas vindouras.

 


Salários elevados ditam saída de estrelas – Não há intocáveis

Espera-se uma revolução no hóquei dos leões. Com as entradas de pelo menos dois jogadores, algumas estrelas terão de abandonar Alvalade. Apesar do bom desempenho dentro da quadra ninguém é visto como intocável e a porta de saída está aberta. O elevado salário de alguns atletas pode ser a ‘base’ desta renovação, vista como um “fim de ciclo”.

 

Saída confirmada e renovação acertada

João Almeida irá abandonar a turma leonina no final da época. Após duas épocas onde foi pouco utilizado, primeiro por Paulo Freitas – em 2021/22 – e, este ano, por Alejandro Domínguez, o avançado português está de saída do Sporting depois de não ter tido o rendimento esperado. Embora some várias partidas, o ‘camisola 6’ está fora da rotação e não lhe são dados muitos minutos de jogo.

Por outro lado, Alessandro Verona, italiano de 27 anos, vai renovar por mais uma época. Após quatro anos com a Listada verde e branca o avançado irá prolongar o vínculo, apesar de a sua saída ter estado em cima da mesa. Espera-se que continue com contornos iguais aos dos últimos anos.

 

Resultados aquém do esperado

Os resultados da época 2022/23 são vistos como “curtos”, principalmente no campeonato, e causam algum desconforto no seio do Clube. De momento, o Sporting ocupa a segunda posição, com 45 pontos em 19 jornadas, estando a seis do eterno rival, Benfica, e somando já duas derrotas diante dos encarnados. Apesar de terem vencido o Porto, os leões derrotaram o último classificado, o Paço de Arcos, pela margem mínima (6-5) e empataram, em casa, diante do Murches, a cinco bolas.

Espera-se um “fim de ciclo” na modalidade, com a equipa a sofrer renovações. O objetivo é enfrentar a época 2023/24 na máxima força e tentar vencer todas as competições nacionais. Na Liga dos Campeões, com consciência de não serem favoritos, os verdes e brancos têm a mira apontada à melhor prestação possível, não descartando uma possível vitória, como se sucedeu em anos recentes. A maior competição de clubes ficou em Alvalade em 2018/19 e 2020/21.


Modalidades

Craque que passou pelo Benfica faz hat-trick na vitória louca do Sporting (6-4)

Antigo jogador do emblema encarnado assinou uma grande exibição e foi fundamental para triunfo caseiro do Clube de Alvalade

Hóquei em patins do Sporting derrotou o Valongo, este sábado, dia 16 de maio, no primeiro jogo dos quartos de final do Campeonato Nacional
Hóquei em patins do Sporting derrotou o Valongo, este sábado, dia 16 de maio, no primeiro jogo dos quartos de final do Campeonato Nacional

16 Mai 2026 | 16:57 |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting derrotou o Valongo por 6-4, este sábado, dia 16 de maio, no primeiro jogo dos quartos de final do Campeonato Nacional. Depois da eliminação na Liga dos Campeões, os leões voltaram aos triunfos.


A jogar no Pavilhão João Rocha, a formação verde e branca chegou à vantagem por Facundo Navarro, logo aos 7 minutos. Nove minutos depois, o argentino (16') ampliou para 2-0, antes de Danilo Rampulla, antigo jogador do Benfica, fazer o 3-0, aos 17'. Antes do intervalo, a equipa forasteira reduziu por João Maló (22' e 24').


Na etapa complementar, o Clube de Alvalade fez o 4-2 por Nolito Romero (36') de grande penalidade. Danilo Rampulla marcou mais dois golos (37' e 38') e completou o hat-trick. Até ao final, o Valongo ainda marcou por mais duas ocasiões por João Pedro (42') e Kiko (48').


Com esta vitória - a 35.ª em 53 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch colocam-se em vantagem no embate rumo às meias-finais da Liga portuguesa. Nesta fase, a eliminatória decide-se à melhor de três encontros.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 20 de maio, frente ao Valongo. O novo duelo diante da turma liderada por Raúl Meca, a contar para a segundo jogo dos quartos-de-final, jogar-se-á às 21h30, no reduto do adversário.



Modalidades

Treinador despedido do Sporting ganha 3-1 ao Barcelona e conquista Liga dos Campeões

Técnico que esteve várias épocas no Clube de Alvalade voltou a ser feliz e venceu competição internacional pela terceira vez na carreira

Paulo Freitas, antigo treinador do Sporting, venceu Liga dos Campeões de Hóquei em Patins, após vitória do Porto frente ao Barcelona (3-1)
Paulo Freitas, antigo treinador do Sporting, venceu Liga dos Campeões de Hóquei em Patins, após vitória do Porto frente ao Barcelona (3-1)

11 Mai 2026 | 11:55 |

Icon Comentário0

O Porto conquistou a Liga dos Campeões de hóquei em patins ao derrotar o Barcelona por 3-1 na final disputada em Coimbra. Paulo Freitas, antigo treinador do Sporting, venceu assim a competição internacional pela terceira vez na carreira.


Os dragões inauguraram o marcador aos 2 minutos, por Rafa, na sequência de uma jogada de superioridade numérica construída com Gonçalo Alves. Aos 8 minutos, Gonçalo Alves ampliou a vantagem com uma stickada forte de longa distância, contando ainda com um desvio pelo meio.


Apesar da reação do Barcelona, sobretudo na reta final da primeira parte e no arranque do segundo tempo, Xavi Malián travou várias ocasiões perigosas dos catalães, que acabaram por reduzir aos 28 minutos, através de uma grande penalidade convertida por Ignacio Alabart, após intervenção do VAR.


Com a diferença mínima no marcador, o Porto voltou a marcar a menos de quatro minutos do fim. Telmo Pinto arrancou numa iniciativa individual e fez o 3-1, aos 46 minutos, selando o resultado final. Os azuis e brancos sucedem assim ao Barcelos como vencedores da prova. Já os leões perderam diante dos catalães nos quartos de final.

De recordar que Paulo Freitas esteve no Sporting durante seis temporadas – entre 2016 e 2022 – e conquistou vários títulos. Como treinador dos leões, realizou 194 jogos, contabilizando 143 vitórias (73,7%) e venceu seis troféus: duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019 e 2021) e dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21), mas acabou despedido pelo Clube de Alvalade.



Modalidades

Treinador despedido do Sporting ganha nos penáltis (3-1) e está na final da Liga dos Campeões

Depois do empate (3-3) no tempo regulamentar, equipa orientada pelo ex técnico dos leões acabou por ser mais eficaz nas grandes penalidades

Paulo Freitas, antigo treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting e atual técnico do Porto, garantiu presença na final da Liga dos Campeões
Paulo Freitas, antigo treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting e atual técnico do Porto, garantiu presença na final da Liga dos Campeões

09 Mai 2026 | 16:00 |

Icon Comentário0

Paulo Freitas, antigo treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting e atual técnico do Porto, garantiu presença na final da Liga dos Campeões, depois de ultrapassar o Barcelos nas grandes penalidades. Depois do empate (3-3), os dragões acabaram por ser mais eficazes nos penáltis, vencendo por 3-1.


A equipa minhota entrou melhor na partida e colocou-se em vantagem logo aos 4 minutos, por intermédio de Vieirinha. O Porto respondeu apenas perto do intervalo, quando Ezequiel Mena (22') restabeleceu a igualdade com um remate de meia distância.


Na segunda parte, o Barcelos voltou a adiantar-se através de Miguel Rocha, na conversão de uma grande penalidade (34'). Já muito perto do final, Gonçalo Alves (48') apareceu para devolver a igualdade aos portistas e levar a decisão para prolongamento. Aí, Miguel Rocha voltou a marcar para os minhotos (55'), mas novamente Gonçalo Alves (58') respondeu e adiou tudo para as grandes penalidades.


Nos penáltis, o Porto mostrou maior frieza e eficácia. Edu Lamas, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto converteram, enquanto no lado do Barcelos apenas Ivan Morales conseguiu marcar. Com este triunfo, os portistas seguem para a final da competição.

De recordar que Paulo Freitas esteve no Sporting durante seis temporadas – entre 2016 e 2022 – e conquistou vários títulos. Como treinador dos leões, realizou 194 jogos, contabilizando 143 vitórias (73,7%) e venceu seis troféus: duas Ligas dos Campeões (2018/19 e 2020/21), duas Taças Continentais (2019 e 2021) e dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21), mas acabou despedido pelo Clube de Alvalade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Técnico do Sporting furioso com o VAR após eliminação da Champions: "É preciso ter coragem"
Modalidades

Técnico do Sporting furioso com o VAR após eliminação da Champions: "É preciso ter coragem"

08 Mai 2026 | 10:36

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Sporting quer roubar avançado do Benfica que continua sem renovar
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting quer roubar avançado do Benfica que continua sem renovar

07 Mai 2026 | 12:20

Icon Comentário0
Sporting perde 2-0 com o Barcelona e é eliminado da Liga dos Campeões
Modalidades

Sporting perde 2-0 com o Barcelona e é eliminado da Liga dos Campeões

07 Mai 2026 | 20:54

Icon Comentário0