Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORTING 'ARRUMOU' A CASA

18 saídas a título definitivo e 17 empréstimos. Confira aqui todas as movimentações dos leões no último mercado

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

26 Out 2021 | 13:24 |

Icon Comentário0

O Sporting enviou, na passada segunda-feira, 25 de outubro, à CMVM um quadro com todas as movimentações leoninos no último mercado de transferências. Ao todo, os leões libertaram-se de 18 jogadores a título definitivo e fizeram 17 empréstimos. Confira aqui todas as movimentações leoninos: SAÍDAS A TÍTULO DEFINITIVO (18):

  • Nuno Mendes
    • Cláusula de empréstimo de 7 milhões de euros. PSG com opção de compra de 40 milhões de euros
    • Comissão de 700 mil euros
    • Observações: “PSG tem direito de opção de compra. Comissão com a empresa Positionumber, Lda”.
  • Josip Misic
    • Valor de Venda: 2 milhões de euros ao Dínamo Zagreb
    • Comissão de 200 mil euros
    • Observações: “Sporting mantém direito a 20% de mais-valia numa futura venda. Comissão de venda com a empresa CAA Base Ltd”.
  • Rodrigo Fernandes
    • Valor de Venda: 11 milhões de euros ao Porto
  • Valentin Rosier
    • Valor de Venda: 5,1 milhões de euros ao Besiktas.
    • Bónus até 500 mil euros
    • Comissão de 240 mil euros
    • Observações: “Sporting mantém 20% de uma futura venda, bem como o direito de preferência. Comissão de venda com Mazlum Bilecan”.
  • Luís Maximiano
    • Valor de Venda: 4,5 milhões de euros ao Granada
    • Bónus até 500 mil euros
    • Comissão de 450 mil euros
    • Observações: “Comissão de venda com a empresa Positionumber Lda”.
  • Tomás Silva
    • Custo zero ao Vizela
    • Observações: “Sporting mantém 10% de uma futura venda”.
  • Nuno Moreira
    • Custo zero ao Vizela
    • Observações: “Sporting mantém 40% de uma futura venda, bem como o direito de preferência e possibilidade de recompra”.
  • Diogo Sousa
    • Custo zero ao Antalyaspor
    • Observações: “Sporting mantém 25% de uma futura venda”.
  • Loide Augusto
    • Custo zero ao Farense
    • Observações: “Sporting mantém 40% de uma futura venda, bem como o direito de preferência e possibilidade de recompra”.
  • Elves Baldé
    • Custo zero ao Farense
    • Observações: “Sporting mantém 40% de uma futura venda, bem como o direito de preferência e possibilidade de recompra”.
  • Leonardo Ruiz
    • Custo zero ao Estoril Praia
    • Observações: “Sporting mantém 50% de uma futura venda, bem como o direito de preferência e possibilidade de recompra”.
  • Lumor Agbenyenu
    • Custo zero ao Aris
    • Bónus até 400 mil euros
    • Observações: “Sporting mantém 20% de uma futura venda”
  • Hugo Cunha
    • Custo zero ao Famalicão
    • Observações: “Sporting mantém 15% de uma futura venda, bem como o direito de preferência”.
  • Samuel Lobato
    • Custo zero ao Famalicão
    • Observações: “Sporting mantém 15% de uma futura venda, bem como o direito de preferência”.
  • Ivanildo Fernandes
    • Custo zero ao Vizela
    • Observações: “Sporting mantém 40% de uma futura venda, bem como o direito de preferência e possibilidade de recompra”.
  • Abdoulay Diaby
    • Rescisão de contrato
  • Antunes
    • Rescisão de contrato
  • Matheus Oliveira
    • Rescisão de contrato
EMPRÉSTIMOS
  • Tiago Ilori
    • Clube: Boavista
    • Loan Fee: 220 mil euros
  • Rafael Camacho
    • Clube: B-SAD
    • Loan Fee: 200 mil euros
  • Luiz Phellype
    • Clube: Santa Clara
    • Loan Fee: 120 mil euros
  • Eduardo Quaresma
    • Clube: Tondela
    • Loan Fee: 180 mil euros
    • Observações: “Mediante objectivos o Loan Fee pode ser reduzido até um valor de 0,08M€”.
  • Filipe Chaby
    • Clube: Nacional
  • Pedro Mendes
    • Clube: Rio Ave
    • Observações: Rio Ave tem direito a opção de compra
  • Pedro Marques
    • Clube: Famalicão
    • Observações: “Famalicão fica com 10% de uma futura venda até Agosto de 2022”.
  • Bruno Paz
    • Clube: Farense
  • Anthony Walker
    • Clube: Barreirense
  • Bruno Tavares
    • Clube: Varzim
  • Rodrigo Rêgo
    • Clube: Varzim
  • Eduardo Henrique
    • Clube: Al Raed
    • Loan Fee: 400 mil dólares
    • Comissão: 40 mil dólares
    • Observações: Comissão com a empresa DNN Lda.
  • Rodrigo Battaglia
    • Clube: Mallorca
  • Joelson Fernandes
    • Clube: Basileia
    • Observações: “Empréstimo válido até 30/06/2023, podendo ser interrompido em maio de 2022. Basileia tem opção de compra e Sporting mantém opção de recompra futura”.
  • Andraž Šporar
    • Clube: Middlesbrough
    • Observações: “Middlesbrough tem direito de opção de compra que se pode tornar obrigatório consoante objetivos coletivos e individuais”.
  • Gonzalo Plata
    • Clube: Valladolid
    • Observações: “Real Valladolid CF tem direito de opção de compra”.
  • Idrissa Doumbia
    • Clube: Zulte Waregem
    • Observações: “Zulte Waregem tem direito de opção de compra”.


Fotografia de Sporting




Futebol

Zeno Debast passa a perna a colega e Sporting melhora a quadriplicar

Internacional belga procura afirmar-se na equipa principal dos verdes e brancos na temporada 2026/27, depois de uma época marcada por lesões

Zeno Debast parece ter ganho vantagem sobre Eduardo Quaresma na luta por um lugar no centro da defesa do Sporting
Zeno Debast parece ter ganho vantagem sobre Eduardo Quaresma na luta por um lugar no centro da defesa do Sporting

02 Set 2026 | 17:31 |

Icon Comentário0

Zeno Debast parece ter ganho vantagem sobre Eduardo Quaresma na luta por um lugar no centro da defesa do Sporting. Os dois dividiram a titularidade nos primeiros quatro jogos da temporada, mas desde que o belga entrou no onze, na terceira jornada frente ao Alverca, a média de golos sofridos pelos leões desceu de dois para 0,5 por encontro.


Segundo o jornal Record, uma das principais diferenças está na forma como ambos constroem desde trás. Debast é mais ponderado, procura linhas de passe seguras e utiliza com frequência o passe longo para desequilibrar, enquanto Quaresma tende a assumir mais riscos através da condução e do drible curto.


Os dados da Opta mostram que ambos apresentam eficácia de passe superior a 90%, embora Debast já tenha colocado 16 bolas no último terço, contra 11 de Quaresma. O português, por outro lado, ganha vantagem nos duelos, com 16 vencidos contra cinco do belga, e soma ainda cinco bloqueios de remates, num perfil mais agressivo no confronto direto.


Miguel Garcia considera, por isso, que os dois centrais oferecem características distintas ao Sporting. “O Debast garante uma saída de jogo através de passes de qualidade. Depois já tem outra maturidade face à experiência que adquiriu também na seleção da Bélgica”, explicou, antes de destacar em Quaresma a capacidade “para fazer a saída através do drible curto com a bola controlada”.

Depois de duas épocas marcadas por problemas físicos e por várias utilizações no meio-campo, Debast procura agora afirmar-se definitivamente no eixo defensivo. O trabalho de reforço muscular realizado após o regresso do Mundial parece estar a dar frutos e, mantendo o rendimento atual, será difícil a Rui Borges retirá-lo novamente do onze.



Futebol

Reforço que acabou de chegar ao Sporting lesiona-se e tempo de paragem está por determinar

Jogador foi apresentado recentemente como uma das novas caras para a temporada 2026/27 dos leões e já sofreu o primeiro azar em Alvalade

Djibril Gueye teve um arranque azarado no Sporting B. O jogador foi oficializado terça-feira e sofreu uma lesão logo no primeiro treino
Djibril Gueye teve um arranque azarado no Sporting B. O jogador foi oficializado terça-feira e sofreu uma lesão logo no primeiro treino

02 Set 2026 | 17:07 |

Icon Comentário0

Djibril Gueye teve um arranque azarado no Sporting B. Oficializado na terça-feira como reforço dos verdes e brancos, o defesa-central de 19 anos sofreu uma lesão logo no primeiro treino às ordens de Tiago Fernandes e é baixa dos leões.


Segundo o jornal Record, o problema físico ainda não foi especificado, mas é suficiente para colocar o jovem senegalês no boletim clínico da equipa secundária. Para já, Gueye não está apto e fica fora da preparação para o próximo compromisso.


O Sporting B defronta o Feirense no próximo sábado, às 15h30, fora de portas, em encontro da quinta jornada da Segunda Liga. Tiago Fernandes não poderá, assim, contar com o novo reforço nesta fase inicial de adaptação ao grupo.


Gueye chegou ao Sporting por empréstimo do Leganés, num acordo que inclui uma opção de compra fixada em 4 milhões de euros. A SAD vê no central um jogador com margem de evolução na equipa B e potencial para, mais tarde, aproximar-se dos trabalhos da formação principal.

Na última época, o defesa alinhou sobretudo pela equipa secundária do Leganés, mas somou também três partidas pelos seniores: uma na Segunda Divisão espanhola e duas na Taça do Rei. Resta agora perceber a gravidade da lesão e quanto tempo ficará afastado.



Futebol

Tomás da Cunha aponta dedo ao Sporting: Pote mal gerido e Bragança “injustiçado”

Comentador desportivo abordou as duas saídas dos jogadores para Itália, que ficaram fechadas na última terça-feira, deixando o plantel de Rui Borges

Tomás da Cunha analisou as transferências de Pedro Gonçalves para a Fiorentina e Daniel Bragança para o Torino, deixando reparos ao Sporting
Tomás da Cunha analisou as transferências de Pedro Gonçalves para a Fiorentina e Daniel Bragança para o Torino, deixando reparos ao Sporting

02 Set 2026 | 17:00 |

Icon Comentário0

Tomás da Cunha analisou as transferências de Pedro Gonçalves para a Fiorentina e Daniel Bragança para o Torino, deixando reparos à forma como o Sporting geriu os dois dossiês e destacando o peso que ambos tiveram no percurso recente dos leões.


Tomás da Cunha: "Pote? Esta gestão da saída de uma das maiores figuras do Sporting não foi a melhor"


Sobre Pote, o comentador considerou que a reta final em Alvalade não deve apagar tudo o que o internacional português representou. “Afinal não foi já o funeral futebolístico de Pote. Esta gestão da saída de uma das maiores figuras do Sporting não foi a melhor, mas fica a certeza de que última imagem (problemas físicos, também a sensação de pouca fome para mais) não apaga o impacto de Pedro Gonçalves na construção de um clube vencedor".


Tomás da Cunha foi ainda mais longe nos elogios ao antigo 'camisola 8'. “Foi o jogador-sistema de Amorim, resolveu muitos problemas sozinho. A venda nunca compensaria o estatuto que alcançou, ainda menos nesta fase de fim de ciclo”, escreveu, valorizando a influência que Pote teve durante os anos de maior sucesso recente dos verdes e brancos.

Tomás da Cunha: "Bragança foi muito azarado no clube (injustiçado até)"


Já sobre Daniel Bragança, o analista entende que o próprio mercado acabou por retirar margem negocial ao Sporting. “O mercado tinha os sinais todos de que Daniel Bragança estava disponível e iria sair do Sporting, o que tornava impossível uma venda por bons valores. Todas as partes aceitam o que há".

Ainda assim, Tomás da Cunha deixou também uma palavra de reconhecimento ao médio formado em Alcochete. “Muito azarado no clube (injustiçado até), entre lesões e a ausência de aposta. Tornou-se um médio bastante capaz de jogar perto da área”, concluiu sobre Bragança.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Carlos Xavier critica vendas "por baixo" do Sporting: "Estou farto"
Futebol

Carlos Xavier critica vendas "por baixo" do Sporting: "Estou farto"

02 Set 2026 | 11:30

Icon Comentário0
Oficial! Antigo clube de Doumbia 'desvia' jogador do Nápoles ao Sporting
Futebol

Oficial! Antigo clube de Doumbia 'desvia' jogador do Nápoles ao Sporting

02 Set 2026 | 12:29

Icon Comentário0
Sporting terá rejeitado ofertas por 5 jogadores de Rui Borges
Futebol

Sporting terá rejeitado ofertas por 5 jogadores de Rui Borges

02 Set 2026 | 10:45

Icon Comentário0