Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
06 Mai 2021 | 19:15 |
40' - Final do encontro com vitória para os leões, por 92-86
38' - Sporting na frente (77-75)
35' - Diogo Araújo aproxima leões (67-69)
34' - Triplo de Elissor (64-67)
33' - Leões a três pontos das águias (61-64)
31' - Começa último quarto
30' - Termina o terceiro período com vantagem encarnada, por 58-61
29' - Turma leonina a um ponto da igualdade (58-59)
28' - Conjunto leonino aproxima-se dos encarnados (56-59)
27' - Triplo de Travante (50-57)
26' - Leões procuram reduzir (47-57)
24' - Encarnados dilatam vantagem (44-57)
23' - Dez pontos de vantagem para os encarnados (42-52)
21' - Começa o segundo tempo no João Rocha com pontos leoninos (40-48)
20' - Equipas recolhem aos balneários com vantagem dos visitantes, por 38-48
19' - Larga vantagem para os encarnados (33-45)
18' - Desconto de tempo: Sporting (33-40)
16' - Leões tentam aproximação (31-35)
15' - Desconto de tempo: Sporting (29-35)
14' - Conjunto encarnado volta a distanciar-se (29-33)
13' - Shakir Smith iguala a partida (26-26)
12' - Triplo de Shakir aproxima leões (24-25)
11' - Começa o segundo quarto
10' - Termina o primeiro período com vantagem encarnada, por 19-24
9' - Triplo de Diogo Ventura (16-21)
8' - Novo triplo encarnado (11-19)
7' - João Fernandes reduz para os leões (11-13)
6' - Triplo de Travante (9-13)
5' - Afundanço de Fields (6-11)
4' - Terceiro triplo para os encarnados (2-9)
3' - Conjunto visitante aumenta vantagem (2-6)
1' - Começa o encontro com um triplo encarnado (0-3)
0' - Na antevisão ao dérbi, Diogo Ventura mostrou-se focado em vencer a partida
https://twitter.com/leoninopt/status/1390311350430220293?s=20
0' - O conjunto encarnado colocou fora de competição a Oliveirense, também por 3-1
0' - Para alcançar esta fase os leões eliminaram o Vitória SC, por 3-1
0′ – O Benfica ficou-se pelo quarto lugar da tabela, somando 45 pontos nas 26 jornadas disputadas
0′ – O Sporting terminou a fase regular da Liga Placard no primeiro posto, com 49 pontos, mais um que o Porto
0′ – O Leonino leva até si todas as incidências do primeiro encontro relativo às meias -finais do play-off da Liga Placard.
0′ – O basquetebol do Sporting recebe, esta quinta-feira, 6 de maio, pelas 18h30, o Benfica, no Pavilhão João Rocha.
Resultado acabou por ficar para segundo plano perante confusão que marcou encontro entre verdes e brancos e rivais nortenhos
14 Set 2026 | 11:42 |
A equipa de basquetebol do Sporting perdeu a final do Torneio Internacional de Luanda frente ao Porto por 88-77, mas o resultado acabou por ficar para segundo plano perante a confusão que marcou o encontro. O momento aconteceu já no último período, numa altura em que a partida permanecia completamente em aberto (66-61).
Tudo começou num contra-ataque do rival, quando o reforço Trevor Baskin agarrou por trás os braços de Childe Dundão, impedindo o base portista de concluir o lançamento e provocando a sua queda. A falta desencadeou de imediato a reação de Tanner Omlid, que se dirigiu a Baskin e deu início a uma troca de empurrões entre elementos das duas equipas.
A situação rapidamente ganhou maiores proporções, com jogadores, treinadores e elementos do staff de ambos os lados a envolverem-se na confusão. Houve vários momentos de tensão e tentativas de separar os intervenientes, num episódio que acabou por manchar uma final que estava a ser disputada de forma equilibrada e intensa.
Do lado do Sporting, Trevor Baskin acabou expulso, enquanto João Fernandes também recebeu uma falta técnica no meio da confusão e viria posteriormente a deixar o jogo. Tanner Omlid, ex Sporting, foi o jogador do Porto a receber ordem de expulsão.
Após a confusão, o Porto garantiu a vitória por 88-77 e o troféu. O Sporting fica assim com o segundo lugar no torneio, mas terá pouco tempo para esperar por nova oportunidade de desforra: as duas equipas voltam a defrontar-se a 26 de setembro, na Supertaça, em Albufeira.
Presidente do Clube de Alvalade tem consciência de que a equipa leonina não está no mesmo patamar dos rivais, mas exige época competitiva
13 Set 2026 | 03:00 |
Frederico Varandas reconhece o fosso existente entre o Sporting e os principais rivais no basquetebol, mas tem objetivos bem definidos, sabe o Leonino. Apesar dessa diferença, o Presidente dos verdes e brancos pretende que a equipa mantenha um nível competitivo semelhante ao da última temporada e continue em condições de discutir troféus.
Ao que o nosso Jornal apurou, a Direção leonina tem consciência da realidade existente perante Benfica e Porto, mas não pretende utilizar esse cenário como justificação para baixar a fasquia. A temporada passada serve, precisamente, como exemplo daquilo que o Sporting procura repetir em termos de competitividade.
Em 2025/26, os leões conquistaram a Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos, terminando a época com dois troféus. Na Liga Betclic, o percurso terminou nas meias-finais do playoff, diante do Porto, com uma derrota por 3-1. Os dragões acabariam posteriormente por conquistar o título nacional, vencendo o Benfica na final pelo mesmo resultado.
A diferença para os dois rivais voltou a ser testada durante esta pré-temporada. No Torneio Internacional Cidade de Viana do Castelo, o Sporting terminou na quarta posição, depois de perder frente ao Porto, por 84-80, nas meias-finais, e diante do Benfica, por 91-78, no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares.
O plantel leonino sofreu, entretanto, uma remodelação significativa, além da entrada de Bernardo Pires para o comando técnico, sucedendo a Luís Magalhães. Liam O’Reilly, Gabe Kalscheur, Javian Davis, Trevor Baskin, Brayden Carter, Gustavo Teixeira e João Embaló chegaram ao Sporting para reforçar as opções da equipa técnica em 2026/27. Em sentido contrário, deixaram Alvalade Robby Robinson, Malik Morgan, Dinis Cherepenko, Brandon Johns Jr., Stephan Swenson e Miguel Correia.
Leões entraram melhor no dérbi, mas acabaram por ver encarnados serem superiores e não conseguiram fechar competição com um triunfo
07 Set 2026 | 12:37 |
A equipa de basquetebol do Sporting terminou o Torneio Internacional Cidade de Viana do Castelo no quarto lugar, depois de perder frente ao Benfica por 91-78 no encontro de atribuição do terceiro posto. Os leões entraram melhor no dérbi, mas acabaram por permitir a reviravolta dos encarnados e não conseguiram fechar a competição com um triunfo.
A equipa leonina começou a partida com boas indicações e conseguiu terminar o primeiro período na frente do marcador, com uma vantagem de quatro pontos (26-22). No entanto, o segundo parcial revelou-se determinante para o desfecho do encontro, com o Benfica a aproveitar uma quebra do Sporting para passar para a frente e chegar ao intervalo a vencer por 50-40.
Após o descanso, os leões ainda procuraram reagir e conseguiram reduzir ligeiramente a diferença durante o terceiro período. O Sporting venceu esse parcial por 22-19, mas entrou nos últimos 10 minutos ainda a perder por sete pontos (69-62), ficando obrigado a uma recuperação que acabou por não acontecer.
No quarto período, a formação orientada por Bernardo Pires não encontrou argumentos para voltar a aproximar-se do rival. O Benfica voltou a controlar o ritmo da partida e venceu os últimos 10 minutos por 22-16, fixando o resultado final em 91-78.
Individualmente, Liam O'Reilly foi o principal destaque dos leões, com 26 pontos e duas assistências, enquanto Francisco Amarante somou 15 pontos. O Sporting não conseguiu, assim, repetir o resultado positivo que procurava depois de ter sido derrotado pelo Porto na meia-final, por 84-80. O torneio acabou por ser conquistado pelos dragões, que venceram o Oviedo na final por 78-68.