
Futebol
Escândalo! Com Sporting a ver, FPF ignora corrupção de César Boaventura a favor do Benfica
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Fotis Ioannidis continua a ser um alvo prioritário do Sporting, com os leões a continuarem a insistir com propostas ao Panathinaikos pelo jogador. No entanto, com a Lazio na corrida, surgiu alguma preocupação sobre o negócio, mas Ricardo Granada, jornalista do Record, vincou que os verdes e brancos continuam em vantagem.
“O Sporting foi o clube que entrou mais cedo na corrida, é um clube que vai disputar a Liga dos Campeões, Ioannidis já falou com Amorim… Pelo que sei, a própria Lazio também não tem uma saúde financeira por aí além que permita igualar os valores que o Panathinaikos está a pedir. Obviamente que a Lazio, vindo do campeonato italiano, é sempre um nome apetecível, mas pelas informações que vamos tendo, o Sporting continua em plano de vantagem nesta equipa”, começou por dizer.
“Até porque, segundo a imprensa italiana, a Lazio só irá avançar se vender um jogador, o que não quer dizer que realmente vá entrar em cena. Pode não passar de um interesse. Acho que não estará a ameaçar nem a posição do Sporting, nem também aquela que é a vontade do jogador, que quer vir para o Sporting. Não creio que seja um negócio que possa ser fechado entretanto, devido às exigências do Panathinaikos tem demonstrado, mas continuo a achar que o Sporting está em ponto de vantagem”, realçou ainda Ricardo Granada.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.
Assista aqui às declarações do jornalista do Record sobre a transferência de Ioannidis para o Sporting:
'Camisola 6' dos verdes e brancos terminou temporada em grande plano jogando como médio, embora tenha sido contratado para defesa-central
|
Zeno Debast chegou ao Sporting no verão de 2024. O internacional belga foi contratado para defesa-central, mas acabou a época em grande no meio-campo verde e branco. De volta ao país natal para compromissos internacionais - tendo um grande objetivo com a seleção - , o jogador revelou estar muito feliz, mas que em caso de derrota não pode ir à rua "durante dois dias".
Zeno Debast: "Sporting? Só posso estar feliz com a escolha que fiz"
"Foi inesquecível. Fenomenal. Ganhámos o título, conquistámos a Taça... Só posso estar feliz com a escolha que fiz no verão passado. Além disso, Lisboa é uma cidade muito agradável. Moro numa zona um pouco mais tranquila, perto da praia. Para mim, é um dos locais mais bonitos da cidade, porque é muito tranquilo", disse, ao HLN.
Numa comparação entre a realidade que tinha na Bélgica e a que vive em Portugal, o 'camisola 6' do Sporting não escondeu: "Em Lisboa, cidade maior do que Anderlecht, os media sabem de tudo. Se fores a um restaurante com a equipa, as câmaras estão à tua espera quando chegas. Mas atenção: as pessoas são descontraídas. Só quando perdes é que não deves aparecer no centro durante dois dias [risos]".
Zeno Debast: "Melhor momento? O último dia de jogo"
Após um ano com a Listada verde e branca, Debast foi questionado sobre o melhor momento que viveu em Alvalade e a resposta foi dada sem hesitação: "O último dia de jogo. Tanto o Benfica como nós ainda podíamos ser campeões. Nós ganhámos, eles empataram. Mas foi emocionante, porque ainda podia acontecer de tudo. O facto de, no final, conquistarmos o título é fantástico".
Apesar da grande festa que os leões viveram no Marquês de Pombal, Debast admitiu que demorou até 'cair na realidade': "Só um dia depois me apercebi bem do que aconteceu. Depois do jogo, tudo aconteceu muito rápido. Queres encontrar a família o mais rápido possível — eles estavam presentes e emocionados, o que me tocou —, comemorar com os colegas de equipa, entrar no autocarro e fazer a festa. Só fui para a cama às sete da manhã. E quando acordei algumas horas depois, disse: 'Zeno, és campeão'. Nessa noite, fomos a um restaurante com todo o grupo. Estávamos eufóricos. Essa euforia durou até depois da final da taça ganha".
Zeno Debast: "Ainda vejo os vídeos que gravei no Marquês"
"Ainda não tenho palavras para descrever. Acho que havia mais de 120 mil adeptos na cidade para acompanhar o nosso autocarro. 120 mil pessoas! Ainda vejo todos os dias os vídeos que gravei. A sério. As loucuras que aconteceram lá [risos]. Acho que vi tudo numa única noite.. Foi uma loucura. Vi alguém a tentar saltar de uma ponte para o nosso autocarro. Outro adepto estava pendurado num poste de iluminação a quatro metros de altura. Incrível. É assim que se vê o que o futebol pode fazer a uma pessoa", explicou o jogador do Sporting.
Médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem sido apontado a uma possível mudança para o clube encarnado e recorda episódio que o deixou "muito feliz"
|
João Palhinha está a ser apontado ao Benfica. Os encarnados demonstraram interesse no antigo jogador do Sporting, que, apesar da rivalidade, garante ter sido muito bem recebido pelos adeptos do clube da Luz, num amigável entre o rival dos verdes e brancos e o Fulham.
João Palhinha: "É bom sentir o carinho das pessoas, mesmo adeptos do Benfica"
"É bom sentir o carinho das pessoas, é algo que me tem de dar orgulho, se as pessoas me tratam de forma carinhoso é sinal de que fiz algo de bom, que deixei uma boa imagem. Mesmo adeptos do Benfica, tive muitos a pedirem-me fotografias. Agora fugindo um bocadinho, mas lembro-me que quando cheguei ao Fulham um dos primeiros jogos da pré-época foi contra o Benfica, no Algarve", recordou o ex Sporting, ao Tribuna Expresso.
Palhinha não esquece que foi recebido com aplausos pelos adeptos encarnados, garantindo que o fizeram sentir "mesmo feliz": "Independentemente das rivalidades criadas, sentir que aquilo estava a acontecer em Portugal, onde é realmente muito difícil porque estamos sempre à espera do contrário, de sermos assobiados, porque é o normal".
João Palhinha: "Não tenho problema em assinar camisolas do Benfica ou do Porto"
"Depois fui assinar algumas camisolas de adeptos do Benfica e não tenho problema nenhum, seja do Benfica ou do Porto. Tem tudo a ver com respeito e sempre o tive por qualquer instituição, sentir aquele carinho, naquela altura, foi muito especial", garantiu o médio formado no Sporting.
Esta temporada, João Palhinha - avaliado em 40 milhões de euros - somou um total de 24 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 941 minutos de competição. O médio raramente foi opção inicial de Vincent Kompany, tendo assumido a titularidade em apenas nove encontros.
Futuro do avançado internacional pela Suécia vem sendo muito discutido e emblema apontado como possível destino já explicou situação
|
Viktor Gyokeres tem sido apontado ao Atlético de Madrid, que teria inclusive a ajuda de uma marca internacional para contratar o avançado do Sporting. No entanto, os colchoneros não estão interessados em garantir o 'camisola 9' dos verdes e brancos.
Segundo informação avançada pelo jornal Mundo Deportivo, fonte oficial do emblema da capital espanhola negou que Diego Simeone queira contratar Viktor Gyokeres ao Sporting, justificando que no verão passado foram investidos mais de 100 milhões de euros nas contratações de Julián Alvarez e Alexander Sorloth.
Os madrilenos garantem ainda que Gyokeres terá um perfil semelhante ao de Alexander Sorloth, acrescentando também que o valor pedido pela Direção liderada por Frederico Varandas - entre 65 a 80 milhões de euros - inviabiliza um possível negócio este mercado de verão.
Além do já mencionado, o Atlético de Madrid tem preferência em reforçar outras posições. Álex Baena, médio do Villarreal e Cristian Romero, defesa-central do Tottenham, estão na lista de possíveis contratações. O ataque só terá mudanças caso algum avançado deixe Wanda Metropolitano.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.