
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Fotis Ioannidis continua a ser um alvo prioritário do Sporting, com os leões a continuarem a insistir com propostas ao Panathinaikos pelo jogador. No entanto, com a Lazio na corrida, surgiu alguma preocupação sobre o negócio, mas Ricardo Granada, jornalista do Record, vincou que os verdes e brancos continuam em vantagem.
“O Sporting foi o clube que entrou mais cedo na corrida, é um clube que vai disputar a Liga dos Campeões, Ioannidis já falou com Amorim… Pelo que sei, a própria Lazio também não tem uma saúde financeira por aí além que permita igualar os valores que o Panathinaikos está a pedir. Obviamente que a Lazio, vindo do campeonato italiano, é sempre um nome apetecível, mas pelas informações que vamos tendo, o Sporting continua em plano de vantagem nesta equipa”, começou por dizer.
“Até porque, segundo a imprensa italiana, a Lazio só irá avançar se vender um jogador, o que não quer dizer que realmente vá entrar em cena. Pode não passar de um interesse. Acho que não estará a ameaçar nem a posição do Sporting, nem também aquela que é a vontade do jogador, que quer vir para o Sporting. Não creio que seja um negócio que possa ser fechado entretanto, devido às exigências do Panathinaikos tem demonstrado, mas continuo a achar que o Sporting está em ponto de vantagem”, realçou ainda Ricardo Granada.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.
Assista aqui às declarações do jornalista do Record sobre a transferência de Ioannidis para o Sporting:
Equipa habituada a grandes investimentos está interessada no internacional nipónico e quer avançar para a contratação já este verão
|
O Besiktas fez a primeira proposta para contratar Hidemasa Morita ao Sporting. A continuidade do médio nipónico foi um tema sensível em Alvalade durante toda a temporada, uma vez que as tentativas de renovação de contrato não chegaram a bom porto entre os representantes das duas partes.
Tendo em conta essa ausência de avanços em direção à renovação de contrato, e pesando o facto do vínculo de Hidemasa Morita terminar em 2026, ou seja, no próximo verão, surgiu a possibilidade de vender o passe do internacional nipónico, para garantir que os leões recuperavam parte do investimento feito no jogador, quando foi contratado ao Santa Clara, no verão de 2022.
Hidemasa Morita já reunia interesse de alguns clubes ingleses, com destaque para o Leeds United. Surge, agora, outro milionário europeu, o Besiktas, que já terá mesmo avançado com uma proposta oficial junto do Sporting para garantir a contratação do internacional nipónico. Quem avançou com a informação foi o jornalista turco Oğuz Oruç.
Apesar do valor apresentado pelos turcos ser, de momento, desconhecido - bem como se o jogador estaria aberto a esta mudança - a verdade é que os leões procuravam uma transferência na ordem dos 10 milhões de euros para libertarem o jogador imediatamente.
Uma vez que ofertas a rondar esses valores não chegaram a Alvalade, surgiu como forte opção a de chamar Hidemasa Morita para o último ano de contrato, acreditando no valor desportivo do atleta, e aceitando perde-lo a custo zero no verão de 2026. Essa possibilidade continua em cima da mesa numa altura em que Frederico Varandas decide os próximos passos a dar em relação ao dossier do médio nipónico.
Treinador verde e branco tem sido constantemente louvado pelas gentes da sua terra, mas há outra peça dos leões que também é destaque
|
Rui Borges vai voltar a ser homenageado em Mirandela, mas desta feita vai estar acompanhado de José Pedro Meireles, analista do Sporting que também é natural da terra transmontana. As conquistas pelo emblema verde e branco durante a temporada 2024/25 voltam a estar no centro das celebrações.
Desta vez, foi a Assembleia Municipal de Mirandela que aprovou, por maioria, um voto de louvor e reconhecimento, tanto para a figura de Rui Borges, treinador principal do Sporting, mas também para José Pedro Meireles, analista do Clube que se mudou para Alvalade com o técnico.
A homenagem quer destacar, então, o papel de destaque que as duas figuras tiveram na dobradinha do Sporting, que também significou o bicampeonato dos leões. A proposta para a realização desta celebração foi feita pelos representantes do PSD da Câmara de Mirandela.
No documento submetido para apreciação, e mais tarde votado favoravelmente, é destacado o "profissionalismo, competência técnica e espírito de liderança" de Rui Borges, que chegou ao Sporting em dezembro de 2024, bem como a "visão estratégica e rigor analítico” de José Meireles.
A autarquia transmontana afirma, ainda, que os feitos da dupla do Sporting não só eleva o nome de Mirandela, mas também serve como "um exemplo inspirador para os jovens da região". Rui Borges continua, assim, a acumular homenagens na sua terra, onde é uma pessoa bastante querida.
Clube de Alvalade está determinado em agarrar o extremo internacional português em Lisboa, mas o processo pode revelar-se complicado
|
As conversas entre o Sporting e Francisco Trincão para a renovação de contrato do extremo têm evoluído a um bom ritmo. Os leões têm o prolongamento do vínculo com o internacional português como uma das prioridades do defeso, e parecem estar mais perto de alcançar esse objetivo.
Quem avança com a informação é o jornal Record. O Sporting sabia, de início, que contava com a concorrência de alguns clubes da Premier League, interessados nos serviços de Francisco Trincão depois de o extremo ter brilhado em Alvalade, e também na seleção, na reta final da temporada. Da Inglaterra chegaram propostas que prometiam duplicar o salário ao jogador verde e branco.
O Sporting fez uso dos seus trunfos para combater estas investidas britânicas. Em primeiro lugar, os leões promoveram Francisco Trincão ao lote de capitães da equipa às ordens de Rui Borges. Para além disto, também o presentearam com a camisola 10 dos leões a partir da época 2025/26.
Mas há mais: para combater as ofertas de salário que chegaram da Premier League, Frederico Varandas também prometeu uma revisão salarial a Francisco Trincão, capaz de combater com os valores que lhe foram apresentados pelos clubes ingleses que costumam ter maior destaque na altura do mercado de transferências.
Francisco Trincão é, então, visto como um intocável do plantel verde e branco, tanto para a Direção do Clube, como para Rui Borges, treinador principal. Nesse sentido, os leões esforçam-se para resolver este dossier o mais rápido possível, algo que parece estar cada vez mais perto, e com boas notícias para o Sporting.