Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

“SPORTING CP É A BANDEIRA DO CRESCIMENTO DO ANDEBOL EM PORTUGAL”

EHF destaca o percurso dos leões nos últimos três anos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

27 Fev 2020 | 15:42 |

Icon Comentário0

A EHF, organismo que gere o andebol europeu, publicou, no seu canal de Youtube, um vídeo sobre o Sporting CP, no qual destaca a importância que os leões têm tido no crescimento da modalidade em Portugal.


Neste vídeo falam alguns jogadores do Clube, assim como Thierry Anti e José Guimarães, treinador e diretor do andebol do Sporting CP, respetivamente. A EHF destaca a evolução da modalidade em Portugal lembrando que esta é a terceira temporada consecutiva que os leões estão na Liga dos Campeões.


Frankis Carol é o primeiro jogador a falar: “O Sporting CP significa tudo para mim. É como uma segunda casa. Já estou aqui há nove anos, é o único Clube que estive enquanto profissional. Vim diretamente de Cuba para aqui”.


A ideia de que o Sporting CP quer desenvolver a modalidade em Portugal é defendida por Guimarães: “Nós pensamos que estamos a fazer coisas boas para o andebol português. Queremos estar na Liga dos Campeões para poder defrontar as melhores equipas. Pensamos que é muito importante estar na Liga dos Campeões para poder ter melhores jogadores e para ter melhores jogadores jovens a quererem vir para o Clube”.

Tiago Rocha, um dos jogadores mais experientes da equipa verde e branca lembrou a participação da temporada passada: “Foi muito bom para os adeptos e para nós. Fizemos jogos muito bons quer em casa quer fora e queremos estar novamente na fase dos grandes clubes”.


Marko Vujin, um dos grandes nomes do andebol mundial, que chegou este ano ao Sporting CP, falou sobre esta experiência: “Penso que o Sporting CP se está a aproximar das melhores equipas a nível de organização. Dá para ver o investimento que estão a fazer e sei que o objetivo deles é aproximarem-se do topo da modalidade. É claro que precisam de tempo para conseguir estes objetivos, mas acredito que esta estrutura tem as melhores intenções. Se continuarem a crescer como até agora, o Sporting CP vai tornar-se num dos grandes clubes e assim atrair muitos jogadores bons”.

Por fim, é destacado o facto de Thierry Anti ser o treinador do Clube, recordando que o técnico francês esteve recentemente na final da Liga dos Campeões com o Nantes: “Neste momento estou muito satisfeito. Estamos em primeiro no campeonato nacional e estamos a tentar estar nas últimas 16 equipas da Liga dos Campeões. Quero passar, para poder ouvir novamente a bonita música da competição”.

Pode ver o vídeo (em inglês) AQUI. Recordar que a EHF escolheu uma defesa de Matevž Skok como a terceira melhor do último fim de semana. Pode ler AQUI.


Modalidades

Ricardo Costa agradece apoio dos adeptos do Sporting e atualiza estado de saúde da mulher

Treinador fez ainda questão de agradecer o acompanhamento clínico e o apoio recebido no hospital, destacando o cuidado prestado

Na publicação, Ricardo Costa, treinador do Sporting, começou por agradecer o apoio recebido, sublinhando a onda de solidariedade em torno da família
Na publicação, Ricardo Costa, treinador do Sporting, começou por agradecer o apoio recebido, sublinhando a onda de solidariedade em torno da família

24 Mai 2026 | 15:11 |

Icon Comentário0

Cândida Mota, mulher de Ricardo Costa, e mãe dos jogadores Martim e Francisco Costa, sofreu um AVC. A notícia foi partilhada através de uma mensagem nas redes sociais, divulgada poucas horas depois do dérbi frente ao Benfica, encontro em que o técnico esteve no banco mas sem assumir a orientação direta da equipa.


Na publicação, o treinador leonino começou por agradecer o apoio recebido, sublinhando a onda de solidariedade em torno da família: “Quero agradecer, do fundo do coração, todas as mensagens de força e preocupação que temos recebido nos últimos dias. É difícil responder a tanta gente. Sentimos o vosso carinho e preocupação, e é apenas por isso que venho aqui deixar uma breve mensagem”, escreveu.


O técnico do Sporting atualizou também o estado de saúde da esposa, transmitindo alguma tranquilidade aos seguidores: “A nossa Cândida sofreu um AVC, mas encontra-se bem, com o seu lindo sorriso e a força que sempre a caracterizou".


Ricardo Costa fez ainda questão de agradecer o acompanhamento clínico e o apoio recebido no hospital, destacando o cuidado prestado: “Temos sido tratados com um enorme cuidado por todos os profissionais de saúde, pelo que estamos profundamente gratos por todo o apoio e dedicação”.

A mensagem termina com uma nota de esperança sobre o futuro próximo, deixando uma garantia otimista quanto à recuperação: “Em breve, estará de volta a casa, ainda mais forte. Obrigado a todos pela amizade”, conclui a publicação assinada em nome do treinador, da esposa e dos dois filhos.


Veja a publicação:


Modalidades

Lateral do Sporting eleito Melhor Jogador da Liga portuguesa

Organização da competição decidiu eleger jovem lateral do emblema verde e branco como jogador mais valioso da temporada desportiva

Com apenas 21 anos, Kiko Costa, lateral do Sporting, foi eleito MVP da Liga, assinando uma época de enorme consistência e qualidade
Com apenas 21 anos, Kiko Costa, lateral do Sporting, foi eleito MVP da Liga, assinando uma época de enorme consistência e qualidade

24 Mai 2026 | 13:28 |

Icon Comentário0

O Campeonato de andebol chegou ao fim e ficou marcado não só pelo domínio coletivo do Sporting, mas também pela distinção individual atribuída a Francisco Costa. A organização da competição decidiu eleger o jovem lateral direito como o jogador mais valioso da época.


Com apenas 21 anos, o internacional português foi uma das grandes figuras, assinando uma época de enorme consistência e qualidade. Em 21 jogos realizados, apontou 123 golos, números que ajudaram de forma determinante a equipa orientada por Ricardo Costa a alcançar os seus objetivos.


O percurso dos leões foi, de resto, avassalador, com 28 vitórias em 28 jogos disputados, um registo perfeito. Francisco Costa não integrou a ficha de jogo no encontro diante do Benfica, devido a uma questão familiar delicada, mas o seu contributo ao longo da época já tinha deixado marca suficiente.


No plano individual, o lateral direito cumpre a quinta temporada consecutiva ao serviço do Sporting, depois de ter deixado o Porto em 2021/2022. Desde então, afirmou-se no contexto sénior e confirmou as expetativas que sempre recaíram sobre si.

Francisco Costa poderá permanecer mais uma temporada no Sporting antes de rumar ao estrangeiro. O Flensburg-Handewitt, da Alemanha, surge como destino provável em 2027, num negócio que poderá atingir cerca de 1 milhão de euros.


Golaço de Kiko ao Benfica:


Modalidades

Mulher de Ricardo Costa sofre AVC; Técnico do Sporting vive momento difícil

Triunfo frente ao Benfica, por 34-22, no encerramento do Campeonato Placard de andebol, ficou marcado por um ambiente de forte emoção

Mulher de Ricardo Costa, técnico do Sporting, e mãe dos jogadores Martim Costa e Francisco Costa sofreu um AVC durante a última semana
Mulher de Ricardo Costa, técnico do Sporting, e mãe dos jogadores Martim Costa e Francisco Costa sofreu um AVC durante a última semana

24 Mai 2026 | 11:25 |

Icon Comentário0

O triunfo do Sporting frente ao Benfica, por 34-22, no encerramento do Campeonato Placard de andebol, ficou inevitavelmente marcado por um ambiente de forte emoção devido à situação delicada vivida pela família de Ricardo Costa. Apesar da vitória, todas as atenções acabaram centradas no estado de saúde de Cândida Mota.


A esposa de Ricardo Costa e mãe dos jogadores Martim Costa e Francisco Costa sofreu um AVC durante a última semana, encontrando-se atualmente internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O estado clínico é considerado estável, embora a situação tenha naturalmente abalado toda a estrutura ligada ao andebol.


Martim e Kiko não integraram as opções para a partida. Também Ricardo Costa viveu a partida de forma particularmente difícil, permanecendo no banco, ainda que grande parte das indicações técnicas tenha sido assumida pelo adjunto Ricardo Candeias.


Dentro de campo, o Sporting conseguiu fechar uma temporada histórica, alcançando um registo absolutamente imaculado no campeonato, algo que os leões não conseguiam há várias décadas e para o qual nem existem registos absolutamente confirmados no historial do Clube.

No final, apesar da dimensão desportiva do resultado e da conquista alcançada pelo Sporting, o sentimento dominante foi de solidariedade para com a família Costa. O ambiente no Pavilhão ficou marcado pela emoção e pelas várias demonstrações de apoio dirigidas a Cândida Mota.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting destrói Benfica na última jornada e atira águias para o terceiro lugar
Modalidades

Sporting destrói Benfica na última jornada e atira águias para o terceiro lugar

23 Mai 2026 | 16:09

Icon Comentário0
Sporting perde na Dinamarca e falha acesso às meias finais da Liga dos Campeões de andebol
Modalidades

Sporting perde na Dinamarca e falha acesso às meias finais da Liga dos Campeões de andebol

06 Mai 2026 | 21:06

Icon Comentário0
Treinador do Sporting quer vencer e aponta à Champions: "É o sonho de uma vida"
Modalidades

Treinador do Sporting quer vencer e aponta à Champions: "É o sonho de uma vida"

05 Mai 2026 | 11:19

Icon Comentário0