Modalidades
Com emoção até ao fim, Sporting bate Porto e conquista Taça de Portugal
22 Fev 2026 | 18:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
07 Fev 2021 | 15:30 |
40' - Termina o encontro, com o FC Porto a conquistar a Taça Hugo dos Santos, vencendo por 68-72
40' - Desconto de tempo: FC Porto (65-65)
38' - Triplo para os azuis e brancos a igualar a partida (63-63)
37' - Pedro Catarino a subir e a marcar para os leões (63-57)
35' - Dragões vão procurando reduzir o marcador (60-53)
33' - Desconto de tempo: Sporitng CP (59-51)
32' - Entrada em força dos leões no último quarto (57-49)
30' - Termina o terceiro quarto, com vantagem para os leões, por 52-49
28' - FC Porto passa para a frente do marcador pela segunda vez no jogo (46-47)
27' - Triplo de Ventura, a aumentar para os leões (46-41)
26' - Anderson reduz para o conjunto nortenho (43-41)
24' - Desconto de tempo: Sporting CP (43-39)
23' - Triplo de Riley a diminuir para os dragões (43-37)
21' - Recomeça o encontro com afundanço de João Fernandes (41-29)
20' - Intervalo no encontro, com leões a recolherem aos balneários em vantagem, por 39-29
17' - Elissor com dois pontos a manter a vantagem leonina (37-26)
16' - Desconto de tempo: Sporting CP (35-24)
14' - Lances simples vão permitindo que conjunto leonino vá marcando (33-19)
13' - Dois triplos portistas aproximam os nortenhos dos leões (29-15)
11' - Começa o segundo período com pontos para os leões (25-9)
10' - Termina o primeiro quarto, com vantagem para os homens de Lisboa, por 23-9
9' - Outra vez Travante, com novo triplo para os leões (20-9)
8' - Afundanço de Cláudio Fonseca, aumenta para os homens de Alvalade (17-5)
7' - Turma portista vai reduzindo a diferença (13-5)
5' - Pupilos de Luís Magalhães entraram em força na partida (13-2)
4' - Outra vez Travante de triplo, lançando os leões no marcador (9-2)
3' - Travante de triplo, adiantando a vantagem leonina (6-2)
2' - Ventura a dar a vantagem aos verdes e brancos na linha de lance livre (3-2)
1' - Diogo Ventura a inaugurar o marcador para os leões (2-2)
1' - Miguel Queirós a marcar os primeiros pontos do encontro (0-2)
1' - Começa a partida em Sines
0' - Falta pouco para iniciar a partida
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1358444132344168448?s=20
0' - Jogadores leoninos já aquecem em Sines
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1358440714468794370?s=20
0' - Os atletas leoninos já chegaram ao palco da final
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1358435408217067520?s=20
0’ – As equipas só se defrontaram em três ocasiões, com a vitória a cair para os leões sempre. O último encontro aconteceu na oitava jornada desta época, por 63-57.
0' - No rescaldo do triunfo frente ao Imortal BC, António Paulo garantiu que leões estariam preparados para a final.
https://twitter.com/leoninopt/status/1358364051747782656?s=20
0’ – O conjunto de Moncho López ocupa o segundo lugar da LPB Placard, com 31 pontos em 16 jogos: quinze vitórias e uma derrota.
0’ – No último compromisso, o FC Porto venceu o SL Benfica, por 80-76, assegurando um lugar na final.
0’ – O conjunto de Luís Magalhães lidera o Campeonato Nacional, com 32 pontos (16 vitórias em tantos jogos disputados), mais um do que o FC Porto (31).
0’ – Na última partida, os leões venceram o Imortal BC, por 79-67, garantindo um lugar nesta final.
https://twitter.com/leoninopt/status/1358096043133579265?s=20
0’ – O Leonino leva até si todas as incidências do encontro relativo à Final da Taça Hugo dos Santos.
0’ – A equipa principal de basquetebol do Sporting CP defronta, este domingo, 7 de fevereiro, pelas 16h00, o FC Porto.
Depois de triunfo na 16ª jornada da Liga Betclic, foi analisado o resultado final que coloca os leões na segunda classificação do campeonato
17 Mar 2026 | 11:43 |
Após o triunfo por 78-73 frente ao Galitos, nesta segunda-feira, o treinador-adjunto da equipa masculina de basquetebol, Sérgio Ramos, sublinhou a importância do triunfo, embora reconhecendo que a turma de Alvalade não esteve ao seu melhor nível.
S. Ramos: " É verdade que não jogamos muito"
"Em primeiro lugar, destacar a vitória, que é o mais importante. É verdade que não jogámos muito bem, faltou-nos talvez alguma intensidade no início e tivemos muitos altos e baixos durante o jogo. Podíamos ter jogado melhor, mas a equipa manteve-se unida até ao final e conseguimos ganhar um jogo que, na parte final, estava a tornar-se complicado", revelou, em declarações à Sporting TV.
Com a sexta vitória consecutiva, o técnico reforçou a ambição da equipa em busca de mais resultados positivos. "A moral está sempre em alta. Sabemos que temos coisas importantes para ganhar, competições importantes para disputar, e esse é o nosso objetivo. Já garantimos a qualificação para a fase final da Taça da Liga e agora queremos preparar a equipa o melhor possível para os play-offs. Temos vindo a trabalhar nesse sentido e temos estado bem nos momentos importantes", disse.
S. Ramos: "É continuar a preparar o jogo"
Depois da recente conquista da Taça de Portugal, Sérgio Ramos frisou a importância do trabalho na fase final e decisiva da temporada. "Conseguimos vencer a Taça de Portugal, que foi um troféu muito importante para nós, para a equipa e para o Clube. Agora, é continuar a preparar o grupo. Estamos praticamente a meio de Março e os play-offs começam em Maio, por isso temos cerca de um mês e meio para continuar a trabalhar. Pelo meio ainda temos a Taça da Liga, uma competição em que também vamos estar presentes e na qual queremos lutar pela vitória", falou.
No próximo jogo, os leões, orientados por Luís Magalhães, defrontam a equipa do Braga na 17ª jornada da Fase regular do campeonato nacional de basquetebol. A partida acontece neste sábado, dia 21, na AMCO Arena, a partir das 18h45.
Equipa do Clube de Alvalade viu-se obrigada a correr atrás do prejuízo durante parte do encontro, mas conseguiu assegurar a vitória
08 Mar 2026 | 13:20 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o CA Queluz, por 87-84, este domingo, dia 8 de março, em encontro válido para a quarta jornada do Grupo B da Taça Hugo dos Santos - Taça da Liga da modalidade, apurando-se para a final-four. Num encontro disputado no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, os leões garantiram a vitória na primeira partida após a conquista da Taça de Portugal.
No primeiro período, as equipas mostraram-se bastante equilibradas e, após os primeiros dezminutos, era a equipa com o estatuto de visitante que seguia na frente (24-19). No segundo tempo, os leões correram atrás do prejuízo e levaram tudo empatado para o intervalo (46-46).
No terceiro parcial, o Sporting meteu o pé no acelerador e começou finalmente a dominar o encontro, entrando para os últimos dez minutos com onze pontos de vantagem (71-60). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu manter a vantagem frente ao opositor e fechar a sua conquista (87-84).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 15 pontos e seis ressaltos.Já Francisco Amarante contabilizou 14 pontos, três ressaltos e uma assistência, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 25.ª em 35 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães seguem com oito pontos e estão na liderança do grupo, com os mesmos pontos que o Imortal, que tem mais uma partida disputada. Na segunda-feira, dia 16 de março, os leões disputam a 16.ª jornada da Liga Betclic e vão defrontar o Galitos, às 20h30, no Pavilhão João Rocha.
Confira este lance da partida:
Treinador verde e branco atribuiu mérito aos seus adjuntos e à equipa verde e branca que derrotou o rival Porto na final da prova rainha
23 Fev 2026 | 16:42 |
Após conquistar a 10.ª Taça de Portugal de basquetebol da carreira, o treinador Luís Magalhães atribuiu o mérito aos seus adjuntos Ivan Kostourkov e Sérgio Ramos e à equipa do Sporting, que derrotou o Porto na final da prova, por 86-84, bem como a Frederico Varandas.
L. Magalhães: "Esperamos, em breve, poder levá-la ao presidente Frederico Varandas, que merece e tem feito um excelente trabalho no Sporting"
"É uma Taça de Portugal para o nosso Museu e esperamos, em breve, poder levá-la ao presidente Frederico Varandas, que merece e tem feito um excelente trabalho no Sporting. Uma equipa toda nova, malta jovem, a lutar e com a alma do Sporting, sem desculpas quando perdemos e sem bicos de pés quando ganhamos. É uma equipa fabulosa, que trabalha muito", afirmou ao canal oficial do Clube, destacando ainda o contributo dos adjuntos Ivan Kostourkov e Sergio Ramos.
“É um sentimento único, viemos de uma época complicada, fomos a equipa que foi mais longe nas provas europeias, muito desgaste com viagens difíceis, mas o pessoal acreditou sempre e temos conseguido transformar em vitórias o nosso trabalho. É um grupo espetacular, eu sozinho não faço nada até porque não tenho idade para mais. Mas tenho dois excelentes treinadores que ajudam e os três somos fortes”.
Apesar da reviravolta no terceiro período, momento em que os leões passaram para a frente do marcador, o técnico sublinhou que o triunfo foi construído ao longo de todo o encontro: “Jogámos de forma equilibrada e nos maus momentos não deixámos o Porto sair. É verdade que no terceiro período ganhámos aquela vantagem, mas o Porto é uma grande equipa, conseguiu recuperar e deixou incerteza até ao fim. Pelo trabalho dos nossos jogadores e condições de trabalho que temos, pela qualidade da minha equipa técnica, fomos uns justos vencedores”, analisou.
Luís Magalhães reconheceu também a evolução da equipa ao longo da temporada, depois de um arranque irregular. “Penso que ainda podemos aprimorar. Esta foi a única semana limpa, sem jogos a meio. Têm sido muitos jogos e poucos treinos, com muitas viagens. Por isso é que digo que os jogadores têm sido espetaculares, fazendo o que dizemos e nós temos de gerir o cansaço. A nossa equipa técnica não faz outra coisa se não ver vídeos nas viagens. É uma vida tremenda mas quando ganhámos dá-nos um gozo diferente. Eles merecem este prémio e pensamos que podemos fazer melhor”, explicou.