Futebol
Rui Borges deve sair do Sporting ou não? Dias Ferreira muito claro sobre tema do momento
24 Out 2026 | 10:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Fev 2024 | 22:45 | Por Redação
O Sporting venceu o Benfica, esta quinta-feira, por 2-1, em Alvalade, em jogo válido para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Pedro Gonçalves (9′) e Viktor Gyokeres (54′) fizeram os golos dos leões Veja AQUI como decorreu a partida.
Numa primeira parte inteiramente dominada pelos verdes e brancos, houve um lance polémico na grande área dos encarnados. Pedro Gonçalves foi derrubado por João Neves, mas o árbitro Fábio Veríssimo nada assinalou. Aos 10 minutos, Morten Hjulmand assiste de forma milimétrica e Pedro Gonçalves cabeceia para o primeiro no dérbi eterno.
Aos 55 minutos, Geny Catamo, com um passe de trivela, encontrou Viktor Gyokeres na profundidade. O nórdico contornou o central Nicolás Otamendi e, com um remate de pé esquerdo, finalizou de forma exímia, não dando hipóteses ao guarda-redes Trubin. Os encarnados viriam a reduzir por Fredrik Aursnes (68') e, para lá dos 90 minutos, Nuno Santos fez um golaço que viria a ser anulado por fora de jogo.
Com esta vitória – a 29.ª em 38 jogos – os leões partem em vantagem para a segunda mão das meias-finais da prova rainha. Os verdes e brancos procuram erguer a prova rainha pela 18.ª vez. A última conquista aconteceu em 2018/19.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 3 de março, na receção ao Farense. O jogo diz respeito à 24.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma algarvia está marcado para as 18h00, em Alvalade.
Confira os lances:
Grande penalidade não assinalada a Pedro Gonçalves:
Pedro Gonçalves (1-0):
Viktor Gyokeres (2-0):
Comentador considera ainda que Rui Borges tem razões para se queixar das mudanças profundas no plantel do Clube de Alvalade
24 Out 2026 | 12:10 | Por Redação
Rui Santos considera que Rui Borges tem razões para se queixar das mudanças profundas no plantel do Sporting, mas entende que alguns reforços estão longe de render o que podem. O comentador destaca, em particular, o caso de Sergi Altimira, que entende ser capaz de dar muito mais à equipa.
"Rui Borges pode queixar-se de uma transformação profunda no plantel. É um facto. Perdeu (além de Quenda, que já era perda adquirida) Hjulmand, Francisco Trincão, Diomande, Pedro Gonçalves, Morita e Daniel Bragança, mas a SAD fez um esforço apreciável para lhe dar jogadores capazes de constituir uma equipa competitiva e ganhadora. O Sporting contratou Zalazar por um valor que continuo a achar absurdo (30M€), foi buscar Altimira que é um atleta interessante mas não é um Palhinha; e adquiriu Ibrahima Ba (lesionado) para a defesa, Issa Doumbia para o meio-campo, assim como Silas Andersen e Pedro Lima e, para o ataque, Irankunda e Jesse Derry (emprestado pelo Chelsea), sem esquecer Kaique para fazer concorrência ao guarda-redes Rui Silva, a oscilar tanto como a própria equipa no seu todo", escreveu no jornal 'Sol'.
O comentador recordou também as boas indicações deixadas por alguns dos reforços na pré-temporada: "Na pré-época, nos jogos particulares, vi Doumbia, Altimira, Silas Andersen e Zalazar praticarem um futebol muito interessante e com um grau de entrosamento muito raro para quem acabara de se encontrar. Essa manifestação de qualidade criou a ilusão de que as saídas haviam sido compensadas", referiu. Contudo, a avaliação atual é diferente.
R. Santos: "Doumbia está muito mal aproveitado, Altimira pode dar muito mais, assim como Silas Andersen e Zalazar"
"Hoje, a visão é outra. Os jogadores são bons (estes quatro, pelo menos, têm qualidade para jogar mais e melhor) mas já tenho muitas dúvidas de que algum dos reforços seja melhor do que aqueles que saíram. Uma coisa é certa: Doumbia está muito mal aproveitado, Altimira pode dar muito mais, assim como Silas Andersen e Zalazar".
Por fim, Rui Santos destacou Irankunda como uma surpresa positiva, mas questionou a forma como Flávio Gonçalves tem sido utilizado: "Irankunda é uma boa surpresa, mas o que se está a fazer com Flávio Gonçalves (que potencial!) também ninguém entende. Está a jogar bem? Sai", escreveu.
Ex responsável abordou futuro do atual técnico dos verdes e brancos e destacou o nome do treinador dos brasileiros do Palmeiras
24 Out 2026 | 11:50 | Por Redação
Rui Barreiro não exclui a possibilidade de Abel Ferreira vir a orientar o Sporting, numa altura em que Rui Borges enfrenta pressão após os resultados recentes. O antigo conselheiro leonino abordou o futuro do atual técnico dos verdes e brancos e destacou o nome do treinador do Palmeiras como uma hipótese a ter em conta.
O antigo responsável começou por criticar a exibição frente ao LASK Linz, apontando vários problemas: "Houve muitos erros individuais, começando na defesa, nem os laterais, nem os centrais tiveram uma prestação à altura. Não se percebe porque é que o Ibrahima Ba não joga", afirmou ao 'Desporto ao Minuto'.
Quanto à continuidade de Rui Borges, Rui Barreiro lembrou que os leões já perderam seis pontos no campeonato e sofreram 13 golos em 11 jogos, entendendo que o treinador precisa de dar uma resposta rápida, começando pelo próximo encontro frente ao Académico de Viseu.
R. Barreiro: "Já se sabe que Frederico Varandas tem apreço por Abel Ferreira"
Sobre Abel Ferreira, Rui Barreiro foi claro quanto à possibilidade de este vir a assumir o comando técnico: "Acho que faz sentido. Os bons treinadores fazem todos sentido para o Sporting. Se isso já está nas considerações de Frederico Varandas ou não, só ele poderá responder. Mas já se sabe que Frederico Varandas tem apreço por Abel Ferreira. É um treinador de qualidade. E, portanto, ser um treinador de qualidade é sempre um potencial treinador para o Sporting".
Rui Barreiro foi mais longe e admitiu que o nome do atual técnico do Palmeiras poderá estar a ser equacionado: "Acho que, se esses nomes se colocam, por alguma razão será. Não sei o que é que o Abel Ferreira pretende fazer da vida dele, mas certamente sentir-se-ia honrado se o Sporting o pudesse, eventualmente, contactar. O mais importante neste momento é que sejam dadas condições para o Rui Borges para ele poder não ter desculpas pelos insucessos e, neste momento, eu acho que ainda tem algum capital de desculpas, considerando o plantel que o Sporting tem e aquilo que lhe foi fornecido".
Depois da derrota frente ao LASK Linz na Liga dos Campeões, Rui Borges pondera fazer alterações no próximo onze verde e branco
24 Out 2026 | 11:36 | Por Redação
Geny Catamo deve perder a titularidade no Sporting na receção ao Académico de Viseu, com Luís Guilherme a ganhar argumentos para ocupar o lugar do internacional moçambicano na ala direita. Depois da derrota frente ao LASK Linz, Rui Borges pondera fazer alterações no onze.
O brasileiro entrou aos 80 minutos do encontro com os austríacos, precisamente para substituir Geny, e aproveitou a oportunidade para deixar boas indicações. O canarinho participou na jogada do golo de Luis Suárez, ao cruzar para o cabeceamento de Jesse Derry que originou a recarga certeira do colombiano.
Nos minutos que esteve em campo, o extremo também se destacou nos duelos individuais: venceu os cinco que disputou e completou os quatro dribles que tentou. Os números reforçam a candidatura do brasileiro a um lugar no onze, numa altura em que procura somar a segunda titularidade da temporada, depois de ter começado de início no empate frente ao Famalicão.
Já Geny atravessa uma fase menos produtiva. Depois de registar dois golos e três assistências nos primeiros seis jogos da época, o moçambicano conseguiu apenas mais um passe para golo nos cinco encontros seguintes, na vitória diante do Braga. Frente ao Lens, foi substituído aos 66 minutos, sem conseguir completar qualquer drible ou cruzamento, mas voltou a ser titular diante do LASK.
Caso fique no banco frente ao Académico de Viseu, Geny terá a primeira ausência do onze inicial nesta temporada. O extremo foi titular em todos os jogos dos leões, tal como Altimira e Doumbia, pelo que a gestão do esforço físico poderá pesar na decisão de Rui Borges.