Modalidades
Exclusivo Leonino - Varandas não cede e Sporting perde maior promessa da formação
15 Set 2026 | 16:01
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
20 Ago 2026 | 14:45 |
O Sporting já conhece todos os detalhes da Supertaça masculina de futsal. Os leões vão medir forças com o Benfica no dia 5 de setembro, sábado, às 21h00, no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde, com o primeiro troféu da temporada em disputa.
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou oficialmente o local e os horários da competição. O encontro entre verdes e brancos e encarnados terá transmissão em direto no Canal 11 e voltará a colocar frente a frente os dois grandes rivais da modalidade.
O Benfica chega à Supertaça na condição de bicampeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, enquanto o Sporting terminou a última temporada como vice-campeão e finalista vencido da prova rainha. Por esse motivo, os leões garantiram presença no duelo que vai abrir oficialmente a luta pelos troféus em 2026/27.
“É com enorme satisfação que o distrito do Porto volta a receber um dos grandes momentos do futsal nacional”, afirmou José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, destacando a escolha de Vila do Conde para receber as decisões das Supertaças masculina e feminina.
Para o Sporting, o encontro representará desde logo um teste de máxima exigência no arranque da nova época. A equipa de Nuno Dias terá no eterno rival o primeiro grande obstáculo da temporada, numa partida marcada para as 21h00, após a final feminina, entre Benfica e Nun'Álvares (16h30).
Clube de Alvalade irá jogar em prova mundial com outras cinco equipas participantes, sendo quatro delas de países diferentes
18 Set 2026 | 16:41 |
É um Exclusivo Leonino confirmado: O Sporting vai participar na Taça Intercontinental de Clubes de futsal. A prova, considerada o Mundial de Clubes da modalidade, disputa-se entre 14 e 19 de novembro, no Brasil, e assume-se como uma das grandes metas dos verdes e brancos para 2026/27.
Esta sexta-feira realizou-se o sorteio da Fase de Grupos, com o Sporting a ser o único representante do futsal português. Os leões foram sorteados no Grupo B e vão defrontar as equipas brasileiras BTS - de Allan Guilherme - e ACBF.
Os pupilos de Nuno Dias estreiam-se na prova frente ao BTS. Na jornada seguinte, vão medir forças com a ACBF, campeão em título da Copa Libertadores. O Grupo A contém também o vencedor das últimas três edições Illes Balears Palma, o Pato Futsal e o Al-Ula FC.
Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para as meias-finais. A prova introduziu este ano um formato alongado, semelhante ao que estava em vigor antes da empresa Mundo do Futsal ter assumido a organização da competição em 2023.
O Sporting e ACBF apuraram-se na condição de campeões das respetivas provas continentais, o Palma como atual detentor do troféu, Al-Ula FC e BTS foram convidados por serem os campeões dos principais campeonatos nacionais das regiões do Médio Oriente e Ásia Oriental, respetivamente, e o Pato Futsal garantiu lugar por ser o anfitrião, uma vez que a competição se realiza na cidade de Pato Branco, no estado do Paraná.
Situação remonta à última temporada desportiva, mas apenas agora foi conhecida uma nova sanção, da qual os leões optaram por recorrer
17 Set 2026 | 11:16 |
Wesley, jogador de futsal do Sporting, foi suspenso por oito dias pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. O ala brasileiro foi ainda multado em 102 euros por ter entrado na quadra no dérbi com o Benfica, apesar de se encontrar a cumprir castigo.
No documento publicado pela FPF, é explicado que o episódio aconteceu após o final do quarto jogo da final da Liga Placard, disputado a 25 de junho e vencido pelo Sporting por 3-2. “Após o final do jogo, o jogador Wesley França, que se encontrava a cumprir a sanção de um jogo de suspensão, acedeu à superfície de jogo e à zona técnica, tendo sido prontamente retirado por um delegado do Sporting ao jogo".
O Conselho de Disciplina acrescenta ainda que o jogador tinha conhecimento das limitações impostas pela suspensão. “O jogador Wesley França, sabia e não podia ignorar que, encontrando-se a cumprir sanção de um jogo de suspensão, não podia aceder à zona técnica nem à superfície de jogo”, pode ler-se.
Wesley estava castigado devido a um cartão amarelo visto no encontro anterior, realizado na Luz, e acabou por entrar na quadra após o apito final do duelo seguinte. A infração motivou agora a sanção disciplinar aplicada ao ala leonino.
O Sporting, contudo, recorreu da decisão, pelo que Wesley continua disponível para as opções da equipa. O brasileiro chegou mesmo a ser utilizado frente ao Fundão na última quarta-feira, no Pavilhão João Rocha, em jogo antecipado da sétima jornada da Liga Placard.
Jogador que se encontra ao serviço das águias revelou alguns bastidores sobre a sua transferência para a Luz, que poderia ter sido para Alvalade
16 Set 2026 | 12:24 |
O Sporting esteve entre as hipóteses para o futuro de André Coelho quando o internacional português decidiu regressar ao país após cinco anos no futsal espanhol. O fixo acabou por voltar ao Benfica, mas admitiu que o destino poderia ter sido Alvalade.
Em entrevista ao ‘Zerozero’, durante o Open Day da Federação Portuguesa de Futebol, André Coelho explicou que o regresso a Portugal foi uma decisão tomada em conjunto com a mulher e que, naquele momento, não existia uma garantia absoluta de voltar às águias.
André Coelho: "Poderia ter voltado para o Sporting também”
“Eu e a minha mulher sentimos que estava na altura de voltar. Falta-me um grande objetivo na minha carreira, que é ganhar uma Liga dos Campeões pelo Benfica. Estive fora cinco anos e o Sporting foi muito dominador. Não havia 100 por cento de certeza que voltava para o Benfica e, sendo um profissional, poderia ter voltado para o Sporting também”, confessou.
Ainda assim, André Coelho manteve sempre uma ligação emocional ao Benfica e admitiu que ficou com a sensação de ter deixado trabalho por concluir. “Estando por fora, ficava sempre aquele gostinho um dia que gostava de regressar”, referiu.
O internacional português recordou ainda a saída para o Barcelona, onde cumpriu um dos grandes objetivos da carreira. “Quando saí para o Barcelona, senti que o meu trabalho não estava 100 por cento feito no Benfica. Saí campeão, estive cá duas épocas, a primeira perdemos no quinto jogo e na segunda fomos campeões. Quando saí ficou aquele gostinho que o meu trabalho no Benfica não estava feito, mas fui cumprir mais um sonho que era ir jogar em Espanha e jogar no Barcelona”, concluiu.
Exclusivo Leonino - Varandas não cede e Sporting perde maior promessa da formação
15 Set 2026 | 16:01
Sporting vence, mas leva puxão de orelhas de figura-chave: "Exibição tão pobre"
12 Set 2026 | 10:13
Exclusivo Leonino - Sporting define conquista da Taça Intercontinental como grande objetivo
11 Set 2026 | 14:41