
Futebol Formação
Sporting entra com o pé direito na UEFA Youth League e vence Kairat
18 Set 2025 | 15:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
27 Set 2025 | 17:14 |
A equipa de juvenis do Sporting empatou frente ao Benfica (1-1), este sábado, dia 27 de setembro, em jogo a contar para a 16.ª jornada (antecipada) do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Os leões voltaram a escorregar e somaram o terceiro encontro consecutivo sem conhecer o sabor da vitória, depois de até terem vencido o Real Madrid na pré-época.
Num dérbi disputado no Seixal, a primeira parte foi bastante equilibrada, mas com poucas oportunidades de golo. A equipa da casa ainda marcou, mas o lance foi invalidado pelo árbitro. Na resposta, os leões podiam ter chegado ao golo, mas Afonso Marques permitiu uma grande defesa de Filippo Gaidão.
Na segunda parte, os verdes e brancos chegaram aos 47 minutos. Duarte Tomás bateu um canto da esquerda e Paulo Rodrigues, na pequena área, inaugurou o marcador. O golo dos encarnados apareceu aos 67. Jogada de insistência de Afonso Ferreirinho, a bola chegou a Nazif Inoussa que, em posição frontal, bateu Afonso Redondo.
Com este empate - o segundo em sete jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes somam agora 14 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela. O Benfica é terceiro com 12, mas tem menos uma partida. Na próxima jornada, o Sporting recebe o Torreense. O encontro está marcado para sábado, dia 4 de outubro, às 11h00, em Alcochete.
Equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Afonso Redondo (Guarda-redes), Paulo Rodrigues, Mário Almeida, Alexandre Rosado, Henrique Tavares, Rodrigo Nogueira, José Garrafa, Leonardo Varela, Martim Ribeiro, Afonso Marques, Duarte Tomás.
Leões estiveram 45 minutos a jogar com mais uma unidade, devido a expulsão nos encarnados, mas não materializaram oportunidades
26 Set 2025 | 17:08 |
A equipa de juniores do Sporting perdeu por 1-0 diante do Benfica. No dérbi da oitava jornada do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes e brancos não aproveitaram o facto de jogarem 45 minutos em superioridade numérica.
Num encontro disputado na Academia Cristiano Ronaldo, o Sporting quis mostrar favoritismo, mas teve algumas dificuldades em dominar o encontro. O Benfica chegaria ao golo aos 43', ficando reduzindo a 10 unidades ainda no primeiro tempo (45 +3').
Na etapa complementar, o Sporting, com mais um elemento em campo, tentou virar o resultado, mas sem grandes consequências. Apesar das oportunidades, os leões não materializaram as chances de golo e acabaram derrotados pelas águias.
Com esta derrota - a terceira em nove jogos nesta temporada desportiva - os comandados de Mauro Miguel seguem no primeiro lugar da tabela, com 13 pontos em oito encontros. Santa Clara, União de Leiria e Benfica (11), têm menos um e dois jogos que os leões, respetivamente. O Sporting volta a entrar em campo dia 1 de outubro, diante do Nápoles, na Youth League, depois de ter batido o Kairat.
Equipa apresentada na partida pelo emblema verde e branco: Alexandre Tverdohlebov (guarda-redes), André Machado, Jakub Stasiak, Diego Coxi, João Rijo, Paulo Simão, Sérgio Siza, Argyris Christodoulou, Miguel Almeida, Frederico Gomes, Estefânio Domingos.
Clube de Alvalade volta a garantir presença em competição de alto gabarito, depois de ter atingido fases avançadas na última edição
24 Set 2025 | 13:31 |
O Sporting está pronto para iniciar a sua participação na Premier League International Cup, competição que reúne algumas das mais promissoras equipas jovens da Europa. O primeiro desafio está marcado para esta quinta-feira, frente ao Leeds, em York. O encontro tem início agendado para as 19h, naquela que será a estreia dos leões nesta competição
A equipa que representará o emblema de Alvalade será orientada por Filipe Neto, atual treinador dos sub-23, que deve liderar uma comitiva composta maioritariamente por jogadores desse escalão, bem como por atletas dos juniores. Segundo apurou o jornal Record, é pouco provável que a convocatória inclua elementos da equipa B, o que reforça o caráter formativo da participação leonina.
Este formato competitivo, promovido pela Premier League, visa oferecer experiências internacionais de alto nível a jovens talentos europeus. Para o Sporting, trata-se não só de um teste exigente, mas também de uma oportunidade estratégica para avaliar o desenvolvimento dos seus jogadores num contexto competitivo diferente do que é oferecido em Portugal.
Importa lembrar que, na temporada passada, o Clube de Alvalade conseguiu atingir os quartos de final da prova. Nessa campanha, sob o comando de João Pereira, os leões mostraram qualidade, mas acabaram por ser eliminados pelo Fulham, ao perder por 2-1 frente ao conjunto londrino.
A nova edição apresenta-se como uma possibilidade de afirmação para uma nova geração de talentos da Academia de Alcochete. O confronto com o Leeds será o primeiro passo de um percurso que se espera competitivo, em que o Sporting procura não só bons resultados, mas sobretudo crescimento e ritmo de jogo para as suas mais recentes promessas.
No final do encontro, treinador leonino analisou a partida e admitiu uma quebra de rendimento dos jogadores nos minutos finais
18 Set 2025 | 18:13 |
A equipa de sub-19 do Sporting venceu o Kairat por 3-2 a abrir esta edição da UEFA Youth League. João Gião foi o técnico que orientou a formação verde e branca. No final do encontro, o treinador analisou a partida e admitiu uma quebra de rendimento dos jogadores nos minutos finais.
João Gião: "Os últimos 20, 25 minutos da primeira parte já não foram tão bons"
"Entrámos bem, respeitámos bem o adversário e chegámos ao 2-0, uma vantagem relativamente confortável. Depois, os últimos 20, 25 minutos da primeira parte já não foram tão bons. Deixámos cair o ritmo, de ter fome, de querer acelerar o jogo e de procurar o terceiro golo. Ao intervalo, acho que conseguimos injetar alguma energia na equipa e entrámos muito bem na segunda parte", começou por dizer.
O técnico disse que os seus pupilos tiveram sorte em não sofrer o empate: "Fizemos 20 minutos bons, fizemos o terceiro golo e devíamos ter feito o quarto para matar o jogo. Não fizemos, sofremos um golo e a partir daí trememos quando não podemos tremer. Temos de continuar iguais a nós próprios, à procura de outro golo. Quando não dá para jogar sempre com qualidade, temos de nos agarrar a outros valores, como a ambição, a raça ou a alma e isso o Kairat teve mais do que nós. Podiam ter empatado no final do jogo e não posso dizer que seria injusto. Pela qualidade de jogo, a nossa vitória é justa", disse aos jornalistas na Cidade do Futebol.
João Gião: "Não podemos 'dormir', seja nesta competição ou noutra"
João Gião disse que os minutos finais do duelo devem servir de alerta para futuros jogos da equipa de sub-19 verde e branca: "É um alerta para todos os jogos, para todo o staff e para todos os jogadores. Não podemos 'dormir', seja nesta competição ou noutra", reforçou.
Ainda assim, o treinador destacou que a equipa leonina integra jogadores de diferentes gerações: "Nunca é fácil juntar cinco ou seis jogadores de cada equipa durante dois dias e criar uma equipa, ainda que no Sporting haja uma estratégia comum. Dentro disso, e durante 70 minutos, tentaram fazer o que lhes pedimos e o que treinámos. Desse ponto de vista, nada a dizer. Há que destacar, ainda, a estreia de jogadores nesta competição, entre eles o João Rijo, de 2009 e ainda sub-17", concluiu.