Futebol
Cartão amarelo a Suárez? Luís Avelãs não hesita sobre avançado do Sporting: "Nem um pouco!"
23 Mar 2026 | 11:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Mar 2025 | 15:07 |
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de março, frente ao Famalicão, em jogo válido para a 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Hugo Oliveira, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o Clube de Alvalade está no primeiro lugar do Campeonato Nacional, de forma isolada, com 59 pontos. O Benfica é segundo (56 e menos um jogo), seguido do Porto (50). O Braga tem 50 pontos e ocupa a quarta posição da tabela classificativa.
Rui Silva; Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, e Matheus Reis; Iván Fresneda, Morten Hjulmand, Zeno Debast, e Geny Catamo; Francisco Trincão, Geovany Quenda e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação do Famalicão.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa deverá ser novamente composta por uma linha de três, com Ricardo Esgaio na direita, Diomande ao centro e Matheus Reis como central pela esquerda.
No miolo, Morten Hjulmand fará dupla com Zeno Debast. Iván Fresneda ocupa a ala-direita com Geny Catamo no corredor contrário. No ataque, Geovany Quenda - que está de saída do Sporting para rumar ao Chelsea - junta-se a Francisco Trincão no apoio a Viktor Gyokeres.
Informações: Sábado – 15 de março – 20h30 – Estádio José Alvalade (SportTV 1)
Quem está fora: Jeremiah St. Juste, João Simões, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves e Nuno Santos (lesões); Gonçalo Inácio (suspenso)
Dúvidas: Alexandre Brito
Equipa de Arbitragem: Árbitro: Miguel Nogueira; Assistentes: Paulo Brás e Nuno Pires; 4.º árbitro: Marcos Brazão; VAR: Luís Ferreira; AVAR: Nuno Manso.
Ponta de lança internacional colombiano foi admoestado por João Pinheiro depois de ter dito que não tinha sofrido grande penalidade
23 Mar 2026 | 15:43 |
Ao contrário de Pedro Henriques, Iturralde González aprova a decisão de João Pinheiro de ter mostrado um cartão amarelo a Luis Suárez após simulação, onde o próprio avançado do Sporting confessou que não era grande penalidade e depois da revisão no VAR.
Iturralde González: "Parece-me muito boa a decisão"
"É uma jogada muito curiosa e explico porquê. Primeiro, é livre indireto e admoestação a Suárez por simular uma falta, parece-me muito boa decisão do árbitro, que é bem auxiliado pelo VAR", pode ler-se, nas suas declarações exclusivas ao jornal Record.
O antigo árbitro internacional explica o porquê do cartão amarelo ser bem mostrado. "Neste tipo de ações, o que o avançado faz é tentar "sacar" um penálti ao deixar a perna no solo, arrastando-a para contactar com o guarda-redes e assim parecer mais penálti. Nesta ação, o avançado o que faz é saltar por cima de André Gomes e atirar-se de seguida. Esta situação é muito rara e é a jogada mais difícil para um árbitro, porque não sabes se o guarda-redes chega primeiro ou se é o avançado que toca primeiro na bola. Mas neste caso, e é o curioso do tema, o avançado salta e depois atira-se. Não veremos muitas mais vezes esta jogada, mas esteve bem o VAR e o árbitro", afirmou.
Iturralde González: "Faltou sensibilidade"
Apesar da sua opinião, outros especialistas não entendem a decisão de João Pinheiro, como é o caso de Jorge Faustino. "Suárez acabou por se desequilibrar sozinho ao desviar-se do guarda-redes (sem simulação: mal no amarelo). Penálti bem revertido", afirma, acrescentando que foi uma "situação onde faltou sensibilidade quando Suárez teve um ato de fairplay".
O Sporting volta a entrar em campo no fim de semana de 4/5 de abril frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a jornada 28 da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Petit, jogar-se-á no Estádio José Alvalade ainda com horário por definir.
Caso que envolveu o avançado colombiano do Clube de Alvalade continua a evoluir e a decisão mais recente já está a gerar reações
23 Mar 2026 | 13:53 |
Sporting recebeu novidades relativamente ao processo disciplinar que envolvia Luis Suárez, após uma participação apresentada pelo Porto na sequência de um gesto, que na visão do clube azul e branco é visto como algo associado a "roubo", e suposta agressão a Jan Bednarek, no confronto da 1ªmão da meia-final da Taça de Portugal.
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu avançar com o arquivamento parcial da queixa, considerando que determinados lances já tinham sido avaliados pela equipa de arbitragem durante o encontro da prova rainha.
A decisão baseou-se no princípio da "field of play doctrine", que impede uma reavaliação disciplinar quando as situações foram observadas e julgadas em contexto de jogo pela arbitragem. Luis Suárez agora está envolvido em outra polémica.
Ainda assim, o processo não está totalmente encerrado, uma vez que o gesto polémico protagonizado por Luis Suárez continuará a ser analisado de forma autónoma, mantendo o caso em aberto para nova deliberação e que pode resultar numa punição para o goleador "cafetero".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 28 milhões de euros – leva 42 encontros: 25 na Liga Portugal Betclic, dez na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.403 minutos que esteve em campo, o ponta de lança marcou 33 golos e fez cinco assistências.
Comentador desportivo deixou a sua análise ao encontro dos leões frente ao Alverca, que terminou em triunfo da turma de Rui Borges, por 4-1
23 Mar 2026 | 12:47 |
Tomás da Cunha realizou a sua habitual análise aos jogos da 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic através das suas redes sociais. No que ao Alverca - Sporting diz respeito, em que os leões venceram tranquilamente por 4-1, o comentador desportivo enalteceu a exibição de Pedro Gonçalves.
"A mobilidade do Sporting, sobretudo à esquerda, permitiu que entrasse por cima. No golo, Pote parte da largura para Morita romper. Depois, o Alverca complicou a construção pelos centrais-médios e mostrou as habituais relações entre avançado-ala (Touaizi como ameaça constante)", começou por escrever na sua conta na plataforma 'X'.
De seguida, Tomás da Cunha mostra as movimentações do Sporting no ataque: "E a resposta à postura pressionante do Alverca vem, naturalmente, com a procura de Suárez no ataque ao espaço. Pedro Gonçalves e Morita vão dividindo a responsabilidade na criação".
A terminar, o especialista foca-se em parte em Pote, que bisou no encontro: "Desde Bilbao (mas aí como suplente) não se via Pedro Gonçalves com tanta fluidez e influência no jogo do Sporting. Na segunda parte, juntando o crescimento de Suárez, fez-se a diferença. O Alverca quis atacar, mas expôs-se. André Gomes não evoluiu e falta-lhe presença de baliza".
Com esta vitória – a 32.ª em 44 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges têm agora 65 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (72) está no primeiro posto. Já o Benfica é terceiro com 65, mas ambos com mais um jogo.
Cartão amarelo a Suárez? Luís Avelãs não hesita sobre avançado do Sporting: "Nem um pouco!"
23 Mar 2026 | 11:45
Luis Suárez responde a Pavlidis; Avançado do Sporting volta a distanciar-se
23 Mar 2026 | 12:08
Atenção, Sporting! Antigo campeão dos leões vence troféu no Manchester City - Arsenal
23 Mar 2026 | 10:56