
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
A equipa de basquetebol do Sporting perdeu, com o Porto, por 82-72, esta quarta feira, dia 9 de abril, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos. Num encontro disputado no Dragão Arena, no Porto, os leões somaram a quarta derrota seguida com os azuis e brancos. Veja AQUI como decorreu a partida.
O Clube de Alvalade entrou bem num jogo que foi muito equilibrado durante grande parte do tempo. Os verdes e brancos saíram em vantagem no primeiro parcial (18-17), mas o segundo período (20-19 para o Porto), deixou a partida empatada a 37 pontos ao intervalo.
A segunda parte foi mais do mesmo... Até ao último período. O terceiro quarto continuou muito equilibrado (24-24). As equipas entravam no último parcial totalmente igualadas, mas um quarto período muito superior do Porto (21-11) deixou a vitória para a equipa da casa, com o resultado final de 82-72.
O melhor marcador do Sporting na partida foi Anthony Barber. O base norte-americano somou 30 pontos, três ressaltos e seis assistências. Já Jeremiah Bailey também esteve em evidência e somou 18 pontos e 12 ressaltos, números insuficientes para que os verdes e brancos pudessem triunfar.
Com esta derrota - a 13.ª em 34 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães terminam a fase de grupos da Taça Hugo dos Santos na segunda posição, e são obrigados a jogar uma partida de acesso às meias finais da prova, frente à formação da Oliveirense.
Jogador do Clube de Alvalade vai abandonar emblema verde e branco, mas alerta para dificuldades que próximo jogo vai acarretar ao plantel
|
A equipa de basquetebol do Sporting vai defrontar a Galomar na jornada 19 da Liga portuguesa. Em antevisão ao encontro, Arnette Hallman, extremo que deverá abandonar Clube de Alvalade no final da época, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, alerta para a exigência da turma adversária e reconhece que é complicado que os leões cheguem ao primeiro lugar.
“Esperamos um jogo muito difícil, é muito complicado jogar no Funchal. Apesar de eles estarem no último lugar, têm uma equipa bastante organizada e um treinador que os põe a jogar para o objetivo que têm planificado”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube.
O atleta acredita que uma boa entrada em jogo pode ser fundamental para conquistar os três pontos: “Sabemos que a maioria das equipas que vão jogar ao Funchal têm algumas dificuldades. Penso que, se iniciarmos bem o jogo, podemos ter o trabalho facilitado. Sabemos os pontos fortes e os pontos fracos da Galomar e sabemos que vai ser um jogo bastante complicado”.
Arnette Hallman falou também sobre a reta final do Campeonato. “Estamos a encarar com ambição. Sabemos que nos play-offs tudo pode acontecer, pelas contas é complicado chegarmos ao primeiro lugar da fase regular, mas nos play-offs tudo é possível e é acreditar que possamos ganhar”, completou.
Os comandados de Luís Magalhães estão, atualmente, na terceira posição com 30 pontos, a cinco do Benfica (primeiro com 35). No próximo sábado, dia 5 de abril, em encontro da 19.º jornada, os leões defrontam a Galomar, às 15h00, no Pavilhão do Caniço, no Funchal.
Jogador muito utilizado esta temporada está fora por vários meses e é baixa de peso para o técnico verde e branco, bem como na seleção nacional
|
André Cruz sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior e menisco do joelho esquerdo e vai falhar o resto da temporada, bem como o Campeonato da Europa de basquetebol, que se realiza nos próximos meses de agosto e setembro, na Letónia, Finlândia, Polónia e Chipre. O extremo do Sporting é baixa de peso.
"O pior dos cenários tornou-se realidade. Nada a que não esteja habituado, infelizmente. Vou continuar a lutar. Obrigado a todos pela preocupação", escreveu o jovem, nas suas redes sociais. Apesar de não ter revelado o problema, o MaisFutebol adianta que a lesão é a descrita acima e o jogador leonino está fora por vários meses.
O basquetebolista do Sporting contraiu a lesão no último domingo, diante do Póvoa, partida que os comandados de Luís Magalhães venceram, por 84-57. A situação ocorreu nos minutos iniciais do segundo período, num lance dividido com Keven Gomes, antigo jogador do Porto.
Este seria o primeiro Campeonato da Europa do extremo português, com a armada lusa a ter uma dura caminhada. Na fase de grupos, a equipa das quinas vai enfrentar a Sérvia de Nikola Jokic - poste dos Denver Nuggets e atual MVP da NBA - Turquia, Letónia, Estónia e República Checa.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, André Cruz já disputou 32 partidas. No total, o 'camisola 21' dos leões apresenta médias de 7.3 pontos, 3.9 ressaltos e 1.6 assistências, sendo, a par de Diogo Ventura, o jogador com mais encontros disputados em 2024/25.
Jogador é um dos destaques da formação verde e branca, e concedeu recentemente uma entrevista onde abordou a temporada dos leões
|
Aos 30 anos de idade, Diogo Ventura é o elemento que faz parte há mais tempo da equipa de basquetebol do Sporting, e o único que fez parte do último título verde e branco, em 20/21. Um dos atletas mais regulares da Liga, concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde falou da temporada dos leões.
Começou por falar das expetativas para a temporada: "As expectativas num clube como o Sporting são sempre as mesmas. Temos de entrar em todos os jogos para ganhar (...) Começámos mal, com algumas derrotas que não poderiam ter acontecido, mas já está completamente ultrapassado. Olhamos com muito positivismo para o resto da temporada. Tem sido uma progressão positiva, desde a entrada mais periclitante até agora", começou por explicar.
Admitiu que o objetivo era terminar a fase regular em primeiro lugar, algo que a equipa não vai conseguir, mas explicou os motivos: "Iniciámos a época com mudança de treinador, um plantel com praticamente todos os jogadores novos, e isso normalmente tem as suas consequências (...) Mas temos consciência que é muito difícil, primeiro, porque já não dependemos de nós e temos de nos focar nas coisas que podemos controlar. Para conseguirmos alcançar o segundo lugar ou o primeiro, temos de esperar que o Benfica ou o FC Porto percam mais do que os jogos entre nós", disse Diogo Ventura.
Falou, depois, num plano individual. Aponta o "dar o máximo" como a maior razão para a sua regularidade, e fala em "treino" para explicar o acerto da linha de lance livre. Confessou, ainda, sentir-se "contente" por "ser um elemento importante no Sporting e na equipa".
Por último, contou o que costuma partilhar aos mais novos, com toda a sua experiência: "Que deem sempre o máximo todos os dias. Que entendam o seu papel na equipa, o que o treinador quer, o que não gosta e o que gosta. E que ponham sempre o grupo em primeiro lugar. Porque esses são fatores que depois levam a que se tenha uma preponderância. Há jogadores que conseguem jogar muito tempo, tanto tempo como eu, por exemplo, e não marcam tantos pontos, mas são igualmente importantes na equipa, ou mais ainda", rematou Diogo Ventura, base do Sporting.