
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
A equipa de iniciados do Sporting perdeu por 3-2, na deslocação ao terreno do Alverca, este domingo, dia 16 de fevereiro, em jogo a contar para a terceira jornada do apuramento de campeão do escalão de sub-15. O Clube de Alvalade cai pela primeira vez desde que terminou a fase regular da prova.
No encontro disputado no Campo 1 do Centro de Formação do adversário, os leões entraram com tudo e, aquando do apito do árbitro para intervalo, já venciam por 1-0, com golo de Victor Bastianele (37'), que ia alimentando a esperança de mais um triunfo dos verdes e brancos.
Na etapa complementar, o adversário esteve inspirado e conseguiu visar a baliza do Clube de Alvalade em três ocasiões. Para o Sporting marcou Dinis Santos aos (50'), mas foi insuficiente para conquistar nova vitória nesta caminhada importante na disputa pelo título de campeão nacional.
Com esta derrota – a terceira em 21 jogos esta temporada – os comandados de António Cruz baixam ao terceiro lugar da tabela nesta fase decisiva, com seis pontos conquistados. Alverca (nove) e Vitória de Guimarães (sete) fecham o pódio. O Sporting volta a entrar em campo no próximo dia 22 de fevereiro, diante do Benfica. O dérbi eterno está agendado para as 11h00, na Academia Cristiano Ronaldo.
O onze inicial apresentado pela formação verde e branca nesta partida foi composto por: Guilherme Pinto (guarda-redes), Rodrigo Mendes, Reísson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves, Martim Baptista, Leonardo Damião, António Santos, Martim Ribeiro, Victor Bastianele e Melvin Rosário.
Futebolista representado pelo empresário português firmou vínculo ao Clube de Alvalade e admitiu apreciar um dos titulares de Rui Borges
|
É oficial! João Valente assinou contrato profissional com o Sporting. Representado pela Gestifute e PolarisSports, empresas de Jorge Mendes, o médio de 16 anos mereceu a confiança da Direção verde e branca graças ao desempenho que tem vindo a mostrar nos vários escalões de formação do Clube de Alvalade.
“Estou muito orgulhoso e é sinal de que o meu trabalho está a ser valorizado. Agora, tenho de continuar a trabalhar para alcançar novos objetivos", disse o futebolista, naquelas que foram as primeiras declarações aos meios de comunicação dos verdes e brancos nesta nova etapa da carreira.
No Sporting desde 2015/16, João Valente garantiu ter em Daniel Bragança “uma das referências", justificando a escolha "pelo estilo de jogo, porque tem muita qualidade, visão de jogo e é um dos capitães”. O 'camisola 23' de Rui Borges é muito apreciado pelo jovem médio, que sonha seguir os mesmos passos.
"A estreia na equipa A do Sporting”, reconheceu, quanto questionado sobre o maior sonho. “Vou ver os jogos ao Estádio e, um dia, gostava de ouvir o speaker a dizer o meu nome, porque isso significa que atingi o meu objetivo”, explicou, não escondendo desejo de brilhar no José Alvalade.
Para terminar, o médio - que esta temporada soma 12 jogos pela equipa de juvenis dos verdes e brancos, sem ter apontado qualquer golo ou assistência para a conta pessoal - deixou uma mensagem a todos os Sócios e adeptos do Sporting: “Estou muito contente e vou dar o meu melhor”.
Veja alguns dos melhores lances de Bragança, ídolo de João Valente:
Avançado chegou a Alvalade oriundo do Estoril e fez publicação emocionada nas redes sociais, após merecer confiança da Direção leonina
|
O Sporting presenteou Diego Moreira com a assinatura de um contrato de formação. Com boas exibições ao serviço das camadas mais jovens dos verdes e brancos, o avançado português vai continuar ligado ao Clube de Alvalade, com um reforço de confiança de toda a estrutura leonina.
"É com muito orgulho que assino o contrato de formação no Sporting. Gostava de agradecer a todos os meus colegas, equipa técnica e especialmente, a minha família. Obrigado ao Sporting pela confiança. Quero continuar a aprender e evoluir com a camisola verde e branca", escreveu o futebolista, numa publicação partilhada nas redes sociais.
Diego Moreira tem apenas 14 anos e chegou a Alvalade na temporada passada (2023/24), oriundo do Estoril, clube no qual fez todo o percurso de formação até rumar à Academia Cristiano Ronaldo. Em Alcochete, o atleta tem dado cartas e mostrado grandes habilidades técnicas, fruto de ter tido uma experiência no futsal (passou no Leões de Porto Salvo) antes de trocar as quadras pelos relvados.
Esta temporada, ao serviço dos iniciados - que venceram o dérbi da última jornada - o atacante disputou 12 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 549 minutos. Durante o tempo em que esteve dentro das quatro linhas, Diego Moreira já fez o gosto ao pé em quatro ocasiões, não tendo, para já, nenhuma assistência realizada para os seus companheiros de equipa.
Em 2023/24, o avançado também esteve ao serviço dos sub-15, tendo representado as equipas B e C dos verdes e brancos. No total, fez 28 jogos e marcou 12 golos, aos quais somou dois passes certeiros para os colegas finalizarem. O bom rendimento em Alvalade valeu-lhe a confiança dos dirigentes leoninos, que perspetivam um bom futuro ao jogador.
Timoneiro dos verdes e brancos reagiu ao sucesso da sua equipa em declarações, exclusivas, aos meios do Clube de Alvalade
|
A equipa de juniores do Sporting assegurou na passada quarta-feira, 12 de fevereiro, a passagem aos oitavos de final, ao derrotar o Monaco, por 4-0. No final do encontro, e em declarações exclusivas aos meios do Clube de Alvalade, João Pereira revelou ter ficar surpreendido com a goleada alcançada.
"Se me dissesse que iria ficar 4-0, se calhar tinha algumas dúvidas, porque o Monaco é uma equipa forte. Nós sabíamos que o Monaco é uma equipa forte, que tem jogadores que já integraram a equipa A. O importante foi os jogadores perceberem o que queríamos para o jogo. Felizmente não sofremos golos, estamos mais perto de ganhar assim, e ficamos felizes pela passagem a uma eliminatória. Mas ainda há muito caminho a percorrer", começou por revelar o técnico em declarações à Sporting TV, tendo em seguida falado sobre a sua equipa.
"Estão a aproveitar a oportunidade que esta montra lhes dá. É a maior montra da idade deles. É como se fosse a nossa Liga dos Campeões. E não os precisamos de motivar. Muitos deles almejam chegar à primeira equipa para jogar Liga dos Campeões. Têm de continuar com esta atitude, com este crer, com esta crença, com esta agressividade a defender e a compreender o jogo. Felizmente hoje fomos felizes, fizemos um bom resultado, mas foi só mais um jogo", acrescentou João Pereira.
Relativamente ao jogo da próxima fase da competição, o técnico leonino foi perentório: "Para nós é jogo a jogo. Passámos esta fase, estamos nas 16 melhores equipas da Europa e isso aumenta a nossa responsabilidade. Somos a única equipa na Youth League a representar Portugal e isso aumenta a responsabilidade. Para chegar a Nyon ainda falta muito e vamos ter muito para trabalhar. Vamos ter adversários muito difíceis que não nos vão facilitar. E temos de ir passo a passo".
Já sobre o apoio dos adeptos, João Pereira fez questão de assinalar a boa moldura humana que se fez sentir. "Esta é uma equipa que passa essa emoção ao público. A verdade é que temos batido alguns recordes e na Academia é sempre bom ver, num dia de semana, na hora de almoço, as pessoas que se deslocam aqui para ver estes jovens, porque estes jovens são o futuro do clube. Conseguimos retribuir com uma vitória, as pessoas querem ver um bom espectáculo e vitórias. Felizmente eles têm isso na sua cabeça e conseguiram corresponder da melhor maneira, agradecendo a presença do público", finalizou o treinador português.