Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

Sporting pode vir a enfrentar capitão que trocou leões por salário de sonho no Porto

Competição será disputada nos dias 7 e 8 de agosto, em Espanha; Conjugação de resultados pode colocar antigo jogador dos leões no caminho do Clube

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

09 Jul 2025 | 19:45 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting já tem definida parte da próxima pré-época e vai disputar um torneio em Pontevedra (Espanha), com a equipa local, o Cisne, os também espanhóis do Cangas e a turma romena do Dínamo Bucareste para onde se transferiu recentemente Pedro Valdés, antigo capitão dos leões que saiu para o Porto (na altura presidido por Pinto da Costa), em 2021.


A competição será disputada nos dias 7 e 8 de agosto, com Sporting e Dínamo Bucareste como cabeças de cartaz, pois são duas equipas inseridas no mesmo Grupo A da Liga dos Campeões. No dia 7, os comandados de Ricardo Costa defrontam o Cangas e o Cisne joga com o Dínamo Bucareste.


Por outro lado, no dia 8, é a final entre as equipas vencedoras e a disputa do 3.º/4.º lugares entre os derrotados. Os verdes e brancos começam a trabalhar já neste mês de julho, a partir de dia 17, seguindo-se um estágio em Serpa, distrito de Beja, no Alentejo.


Os leões oficializaram recentemente a chegada de Filipe Monteiro. O jovem central de 21 anos chega ao Clube de Alvalade proveniente do ABC, que terminou a última edição da Liga no quinto lugar. O jogador foi um dos destaques no último mundial no Mundial de sub-21 e diz-se feliz com assinar pelos leões, mas confessa que não esperava receber a proposta.

De recordar que Pedro Valdés abandonou o Sporting há quatro anos, com o Porto a pagar a cláusula de rescisão – 150 mil euros – e a levar o lateral para o Dragão, oferecendo-lhe um salário principesco. O ex-leão chegou ao Sporting em 2017, oriundo da Artística de Avanca, assumindo-se como uma das principais figuras dos verdes e brancos. Nas quatro temporadas em Alvalade, Valdés realizou 184 jogos, marcou 645 golos e conquistou um Campeonato Nacional (2017/18).



Modalidades

Sporting destrói Benfica na última jornada e atira águias para o terceiro lugar

Num duelo disputado na casa do Clube de Alvalade, turma verde e branca dominou partida do princípio do fim e termina na liderança da Liga

Equipa de andebol do Sporting derrotou o Benfica este sábado, dia 23 de maio, em duelo da sexta jornada da fase final do Campeonato Nacional
Equipa de andebol do Sporting derrotou o Benfica este sábado, dia 23 de maio, em duelo da sexta jornada da fase final do Campeonato Nacional

23 Mai 2026 | 19:51 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting derrotou o Benfica por 34-22, este sábado, dia 23 de maio. Em duelo da sexta jornada da fase final do Campeonato Nacional, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao rival da Segunda Circular.


Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, a turma verde e branca dominou a partida do princípio do fim. Ao intervalo, os leões tinham mais seis tentos apontados do que o adversário (16-10), sendo que o fosso entre as duas equipas viria a ser ampliado na segunda parte.


A formação contrária, orientada pelo treinador espanhol Jota González, não conseguiu contrariar o poderio ofensivo do emblema verde e branco, que controlou os 60 minutos do duelo na Casa das modalidades e termina a época só com vitórias no Campeonato.


Orri Thorkelsson terminou como melhor marcador do encontro, com cinco golos apontados, seguido de Salvador Salvador, Jan Gurri, Filipe Monteiro, Emil Berlin, Natán Suárez e Diogo Branquinho (quatro). Do lado da equipa do Benfica, Álex Barbeito marcou quatro golos.

Com esta vitória - a 43.ª em 54 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa terminam no primeiro lugar com 51 pontos, seguido do Porto (42) e Benfica (41). O próximo encontro, a contar para a final da Taça de Portugal, está marcado para domingo, dia 7 de março, frente às águias, às 19h30, em Alcobaça. Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o Sporting continua em busca de um objetivo.



Modalidades

Sporting perde na Dinamarca e falha acesso às meias finais da Liga dos Campeões de andebol

Emblema verde e branco precisava de uma vitória, depois do empate na primeira mão, mas poderio ofensivo da turma nórdica ditou derrota

Equipa de andebol do Sporting perdeu frente aos dinamarqueses do Aalborg e é eliminado da Liga dos Campeões
Equipa de andebol do Sporting perdeu frente aos dinamarqueses do Aalborg e é eliminado da Liga dos Campeões

06 Mai 2026 | 21:30 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting perdeu frente aos dinamarqueses do Aalborg por 37-36, esta quarta-feira, dia 6 de maio, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Os leões precisavam de uma vitória, depois do empate (31-31) primeira mão, mas não conseguiram ser felizes.


Num duelo disputado no reduto da formação nórdica, ambas as equipas entraram determinadas em garantir o passaporte de acesso à próxima fase da competição internacional. Ao intervalo, a formação da casa tinha um golo de vantagem (18-17).


Na etapa complementar, o Sporting, a correr atrás do prejuízo, tentou reagir ao poderio ofensivo do adversário, que ocupa o primeiro lugar na liga dinamarquesa, mas a grande exibição do guarda-redes Niklas Landin impediu que o Clube de Alvalade pudesse triunfar.


Kiko Costa, com 13 golos, foi o melhor marcador do encontro. Thomas Arnoldsen foi o artilheiro em destaque para os visitados com 10 tentos apontados. Com esta derrota - a nona em 52 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa dizem assim adeus às competições europeias.

O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e vai enfrentar o Águas Santas. O encontro, diante da turma liderada por Marco Sousa, está marcado para as 18h30 do próximo sábado, dia 9 de maio, no reduto do adversário, em jogo da quinta jornada da fase final.



Modalidades

Treinador do Sporting quer vencer e aponta à Champions: "É o sonho de uma vida"

Técnico dos leões deixou o mote na antevisão à partida que poderá entrar para a história do Clube de Alvalade e o desporto português

Ricardo Costa, treinador dos verdes e brancos, garante que a equipa entrará em campo disposta "a lutar com tudo"
Ricardo Costa, treinador dos verdes e brancos, garante que a equipa entrará em campo disposta "a lutar com tudo"

05 Mai 2026 | 17:14 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting desloca-se a terreno dinamarquês esta quarta-feira, às 19h45, horário de Portugal continental, para defrontar o Aalborg, na segunda mão dos quartos de final da EHF Champions League. Após o empate na primeira mão, por 31-31, no Pavilhão João Rocha, este será o jogo das grandes decisões.


Ricardo Costa: "Sabemos da dificuldade, mas acreditamos a 100% nisso"


“O jogo fora é sempre diferente, mas jogámos realmente bem em Płock (no play-off), por exemplo. O empate (na primeira mão) dá-nos o alento de que podemos estar a 60 minutos de Colónia (palco da final-four). Sabemos da dificuldade, mas acreditamos a 100% nisso”, assegurou o treinador Ricardo Costa. “Estivemos ao nível exigido (em casa) e lá temos de ser a mesma equipa”, acrescentou, em declarações aos meios oficiais do Clube.


Esta quarta-feira joga-se uma histórica passagem à final-four, um feito “extremamente difícil” de atingir. Ricardo Costa não o esconde, mas é com determinação e crença máxima que a equipa do Sporting parte para a Dinamarca.

“Nós já sonhámos muito, acho que é hora de tornarmos os nossos sonhos realidade. É extremamente difícil, mas chegar aqui, nestas condições, e acalentar esse sonho é extraordinário. Mas não nos contentamos só com isso, queremos ir a Colónia. É o sonho de uma vida”, esclareceu, prometendo uma equipa que entrará em campo disposta “a lutar com tudo”.


Recorde-se que o Sporting se sagrou tricampeão nacional este sábado, dia 2 de maio, no Pavilhão João Rocha. Na partida da consagração, recebeu e venceu o Porto, por 36-29. Desta forma, os leões poderão terminar a época apenas com vitórias a nível nacional, caso vençam Benfica e Águas Santas para o campeonato e conquistem a Taça de Portugal, também frente às águias, feito que lhes poderá valer o terceiro “triplete” consecutivo.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Sporting tem objetivo claro até final da época e que bater recorde dos anos 90
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting tem objetivo claro até final da época e que bater recorde dos anos 90

04 Mai 2026 | 12:31

Icon Comentário0
Ricardo Costa mostra-se orgulhoso do Sporting tricampeão: "Uma equipa muito especial"
Modalidades

Ricardo Costa mostra-se orgulhoso do Sporting tricampeão: "Uma equipa muito especial"

03 Mai 2026 | 10:58

Icon Comentário0
TRICAMPEÕES! Sporting bate Porto e conquista Campeonato Nacional
Modalidades

TRICAMPEÕES! Sporting bate Porto e conquista Campeonato Nacional

02 Mai 2026 | 18:02

Icon Comentário0