
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting vai preparando os últimos cartuchos no mercado de transferências e não desiste de Fotis Ioannidis. Recentemente, foi noticiado que o Leicester teria feito uma proposta de 27 milhões pelo grego, mas parece que a eventual oferta não existiu e os foxes já têm um substituto: Adam Hlozek.
Segundo informações avançadas por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - o avançado do Bayer Leverkusen está em conversações avançadas como clube recém promovido à Premier League, num negócio que terá como moldes um empréstimo com obrigação de compra. Para já, não foram revelados valores.
Com os foxes fora da corrida, o Clube de Alvalade já tomou a decisão de aumentar a parada pelo internacional helénico. A última oferta dos verdes e brancos era de 20 milhões de euros, aos quais acresciam 3 por objetivos. A situação mudou e Frederico Varandas subiu o montante do valor fixo.
Em 2023/24, ao serviço do Panathinaikos, Fotis Ioannidis – que está avaliado em 13 milhões de euros – realizou 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.
Não perca toda a qualidade de Adam Hlozek:
Depois de duas cedências a Olympiacos e Standard Liège, Clube de Alvalade procura colocação para futebolista que não entra nas contas de Rui Borges
|
Sotiris Alexandropoulos vai regressar ao Sporting, porém não entra nos planos do Clube leonino para a próxima temporada. O Standard Liège decidiu não exercer a cláusula de opção de compra de 3 milhões de euros, mas há um clube alemão interessado no jogador: o Fortuna Dusseldorf.
Neste momento, o emblema verde e branco prioriza uma venda definitiva do passe do médio grego, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, no passado dia 28 de maio, procurando recuperar parte do investimento feito de cerca de 4,5 milhões de euros.
O emblema germânico está a construir um plantel que lhe permita lutar pelo acesso à Bundesliga em 2025/26 e vê no internacional grego o perfil certo para entrar no seu projeto. Em cima da mesa está uma proposta de empréstimo por uma época com uma cláusula de opção que poderá ser exercida no final da época, segundo o jornal Record.
Depois de duas cedências a Olympiacos e Standard Liège, o Sporting quer convencer o Fortuna Dusseldorf a avançar para a compra do jogadr no próximo defeso, cenário que ainda se mantém em aberto. O jogador chegou a Alvalade rotulado de grande promessa do futebol helénico, mas nunca convenceu em pleno no Sporting.
Na Bélgica, o médio contabilizou 37 participações em partidas esta temporada desportiva, apesar de apenas 11 terem sido na condição de titular. Somou um total de 1.249 minutos com a camisola do Standard de Liége esta temporada - longe de ser um absoluto.
Jogador foi apontado como possível reforço do Clube de Alvalade, mas nome do atleta não consta da lista de alvos dos verdes e brancos
|
O Sporting não tem qualquer interesse na contratação de Mattia Zanotti, lateral-direito do Lugano. Embora o internacional sub-21 por Itália tenha sido associado aos leões, Frederico Varandas não vai negociar o passe do futebolista formado no Inter de Milão.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, as notícias que ligam Mattia Zanotti a uma mudança para o Sporting não correspondem à realidade vivida em Alvalade. O jogador de 22 anos não entra nos planos de Rui Borges para a próxima temporada.
O técnico procura um novo homem para o corredor direito, capaz de desempenhar a posição num esquema de três e quatro defesas. Para já, o alvo prioritário do Sporting é Georgios Vagiannidis, que até já terá tudo acordado com a SAD de Frederico Varandas.
No entanto, à semelhança da transferência de Fotis Ioannidis para Alvalade - que acabou por falhar - o Panathinaikos não facilita a vida ao Sporting. Ainda assim, os leões estão confiantes, uma vez que os gregos atravessam problemas financeiros.
Em 2024/25, com a camisola do Lugano, Mattia Zanotti - avaliado em 13 milhões de euros - disputou um total de 41 jogos. Durante os 3.442 em que esteve dentro das quatro linhas, o jovem italiano apontou dois golos e assistiu os companheiros de equipa em nove ocasiões.
Dirigente espanhol abordou recentemente acordo com os verdes e brancos e negociações terão avançado bastante nos últimos tempos
|
José Maria Gallego, presidente da SAD do Amora, revelou recentemente que o emblema do Seixal e o Sporting estavam perto de chegar a acordo por Geny Catamo. Ao que tudo indica, o processo teve um grande avanço e os leões vão resgatar os restantes 75% do passe do ala.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, há um entendimento entre ambas as partes e o Sporting irá desembolsar 4 milhões de euros por Geny Catamo, o que corresponde a cerca de 6,67% da cláusula de rescisão, menos 93,33% que os 60M totais.
Desta forma, aquando da conclusão do negócio, o Sporting ficará detentor da totalidade do passe de Geny Catamo, podendo negociar livremente a saída do ala - muito cobiçado no estrangeiro. No entanto, o desejo da SAD verde e branca é renovar o contrato do 'camisola 21' de Rui Borges.
A ligação do internacional moçambicano ao Sporting é válida até junho de 2028, mas existe a hipótese de estender esse período. Certo é que Geny Catamo receberá um aumento salarial substantivo, uma vez que é dos mais mal pagos do plantel, o que não corresponde à sua influência na equipa.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – foi utilizado em 48 encontros: 30 no campeonato, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça . No total, durante os 3.077 minutos disputados, o 'camisola 21' marcou sete golos e fez três assistências.