Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Out 2026 | 14:35 |
O Sporting aproveitou a pausa para as seleções para realizar, esta sexta-feira, um jogo de preparação frente ao Atlético, na Academia Cristiano Ronaldo. Os leões venceram por 1-0, num encontro à porta fechada que permitiu a Rui Borges observar vários jovens e dar ritmo a alguns elementos da equipa principal.
A partida foi disputada em duas partes de 35 minutos e Paulo Cardoso apontou o único golo. Luís Guilherme teve ainda oportunidade para aumentar a vantagem do Sporting através de uma grande penalidade, mas não conseguiu converter.
Rui Borges lançou de início Kaique; Eduardo Quaresma, Lucas Taibo, Rodrigo Dias e Salvador Blopa; Mateo Tanlongo, Pedro Lima e Mauro Couto; Bidu, João Simões e Luís Guilherme. O médio de 19 anos voltou, assim, a somar minutos numa altura em que está cada vez mais próximo de regressar às opções oficiais da equipa principal.
No banco ficaram Diego Callai, Moncef Zekri, Kauã Oliveira, Samuel Justo, Catarino, Ivanildo Mendes, Paulo Cardoso, Micael Sanhá e Zaid Bafdili. O treinador leonino tem recorrido a vários jogadores da equipa B devido à ausência de 17 internacionais nesta pausa FIFA.
Quem continua sem aparecer no relvado é Ibrahima Ba. O central permanece entregue à Unidade de Performance e continua em dúvida para a deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro, encontro para o qual Zeno Debast também estará indisponível devido a castigo.
Nuno Santos e Georgios Vagiannidis também não participaram no particular. O lateral grego regressou lesionado dos compromissos da seleção e prossegue a recuperação em Alcochete, enquanto o Sporting continua a preparar o regresso à Liga com um grupo bastante condicionado.
Com uma passagem muito vitoriosa pelos verdes e brancos, o antigo jogador fez questão de mencionar que continua a acompanhar algumas partidas dos leões
02 Out 2026 | 14:04 |
Após a derrota da Dinamarca frente a Portugal, por 4-2, num jogo a contar para a terceira jornada do Grupo D da Liga das Nações, Morten Hjulmand, ex-capitão do Sporting, analisou o momento da Seleção Nacional e aproveitou para comentar a fase que atravessam os verdes e brancos.
Em declarações à RTP e, apesar de ter considerado este embate um “jogo muito competitivo”, o jogador de 27 anos considerou que os nórdicos tiveram mais controlo de bola e domínio da partida, mesmo com a vitória confortável dos comandados de Jorge Jesus
“Sabemos da qualidade de Portugal. Tentámos pressionar alto e dominar o jogo, com bola, mas às vezes é difícil pará-los”, começou por comentar. “Hoje, eles marcaram mais homem a homem, pressionaram alto. No outro jogo, tivemos mais bola e dominamos o jogo. Hoje foi completamente diferente”, esclareceu, sobre as novas dinâmicas de Portugal.
No que toca ao Sporting, equipa onde se consagrou bicampeão nacional, o jogador do Atlético de Madrid confirmou que continua a acompanhar a formação de Rui Borges: "Acompanho sempre o Sporting. Força, Sporting. Tenho visto alguns jogos, vai ser difícil, mas no fim vai correr bem".
Para terminar, o ex-capitão dos leões foi chamado a comentar toda a situação em volta de Cristiano Ronaldo - que tem vivido dias complicados na carreira: "Eu não sei a história, não conheço a história toda. Não sei o que aconteceu. Tenho o máximo de respeito por ele e pelo que deu a Portugal. Não quero comentar".
Confira o momento:
Jogador imprescindível para as contas de Rui Borges no Clube de Alvalade continua a chamar à atenção além-fronteiras e tem dois emblemas à perna
02 Out 2026 | 12:52 |
Iván Fresneda continua a despertar cobiça no mercado europeu. O lateral-direito do Sporting está a ser acompanhado por Arsenal e Barcelona, dois gigantes que mantêm o espanhol debaixo de olho numa altura em que o camisola 22 se afirmou definitivamente nas opções de Rui Borges.
A informação foi avançada por Ekrem Konur, que dá conta de que os dois emblemas estão a monitorizar a evolução do jogador leonino. No caso do Barcelona, o clube estará aberto a promover alterações na lateral direita no futuro, existindo ainda a possibilidade de Jules Koundé deixar a formação orientada por Hansi Flick.
Não existem, para já, indicações de qualquer proposta ou abordagem concreta por Fresneda. O interesse do Barcelona, de resto, não é totalmente novo, uma vez que o campeão espanhol já tinha acompanhado o defesa antes da transferência do Valladolid para o Sporting e voltou recentemente a colocá-lo entre os nomes referenciados para a posição.
O Arsenal de Mikel Arteta surge agora como mais um clube de topo atento ao crescimento do espanhol. Fresneda valorizou-se significativamente desde que Rui Borges assumiu o Sporting, conquistando a titularidade no corredor direito e chegando esta temporada à primeira convocatória para a seleção principal de Espanha.
O mercado já tinha dado sinais dessa valorização no último verão. A Roma realizou abordagens pelo lateral, mas o Sporting recusou abrir a porta à saída. A intenção dos responsáveis verdes e brancos passa, aliás, por prolongar um vínculo atualmente válido até 2028, numa altura em que Fresneda está protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Confira a publicação:
Clube de Alvalade fez o anúncio deste novo contrato através dos seus meios de comunicação oficiais na última quinta-feira, dia 1 de outubro
02 Out 2026 | 12:23 |
Oficial! Tatjana Pinto vai continuar a representar o Sporting. A especialista nos 100 e 200 metros renovou contrato com os leões depois de uma temporada de grande nível e mostrou-se particularmente satisfeita por prolongar a ligação ao Clube, depois de ter chegado do Benfica de Rui Costa.
Tatjana Pinto: "Estou muito contente, mesmo feliz, este último ano foi uma grande diferença"
“Estou muito contente, mesmo feliz, este último ano foi uma grande diferença e gosto de continuar com estas condições que o Sporting dá. Portanto, continuamos”, afirmou a atleta aos meios de comunicação verdes e brancos.
A velocista destacou também a estrutura colocada à sua disposição em Alvalade. “Sinto-me muito bem neste Clube, isso é muito bom para mim, pessoalmente. As condições gerais, o Sporting é um clube muito profissional em todos os aspectos que são importantes, como é o caso da nutrição, fisioterapia, médicos, massagem. Tudo o que eu preciso para alcançar o próximo nível.”
Tatjana Pinto já olha também para os grandes objetivos de 2027. Um deles passa pela conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista, depois de o Sporting ter terminado na segunda posição. “Este último ano, acho que nos faltaram dois ou três pontos, portanto vamos outra vez à luta e desta vez, ganhar”, garantiu.
Os Mundiais, que terão lugar na China, em setembro, são outra das metas. “Vamos começar a preparação já para o próximo ano, que acredito poder ser ainda melhor do que este ano. Estamos a evoluir”, afirmou a atleta, que fez um “balanço fantástico” de 2026, embora reconheça que “ainda há muita coisa para trabalhar” e que “ainda não estou onde quero estar”.
Paulo Reis, coordenador do atletismo do Sporting, também destacou o rendimento da velocista. “A Tatjana Pinto juntou-se a nós na época passada e fez uma época fantástica. Bateu o recorde de Portugal dos 100 metros, fez uma corrida de 200 metros em que baixou dos 23 segundos, embora com vento anti-regulamentar, numa corrida fantástica".
O responsável leonino revelou ainda que a renovação está integrada num projeto de longo prazo. “Renova agora com o objectivo de preparar Los Angeles [Jogos Olímpicos de 2028] e está connosco nesse processo, sendo certamente uma atleta que pela sua versatilidade – faz os 100 metros, os 200 metros, faz os 4x100 metros - e acaba por ser uma grande mais-valia para a equipa".