Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting anunciou que o dérbi de Lisboa vai contar com Alvalade na máxima capacidade para assistir ao duelo entre os leões e o rival da 2ª circular. O jogo conta para a décima sexta jornada da Liga Portugal Betclic, e disputa-se às 20h30. Os verdes e brancos já deixaram uma nota, através das redes sociais, onde escreveram: "Amanhã é dia de ativar o Vulcão de Alvalade. Lado a lado, Sportinguistas! Que venha o dérbi. Bilhetes esgotados".
Rui Borges, treinador apresentado a 26 de dezembro, já sabe que vai ter estádio cheio para o jogo que marca a sua estreia no comando dos leões. Os sportinguistas também demonstram vontade de ver o novo técnico de perto pela primeira vez, naquele que vai ser já o terceiro comandante leonino esta época.
É possível até que se bata o recorde para a época 24/25. Recordar que o máximo de adeptos, na presente temporada, está nos 47.453 espectadores: aconteceu no jogo frente ao Manchester City, a contar para a Liga dos Campeões, que o Sporting venceu por 4-1. Essa também foi a partida que marcou a despedida de Ruben Amorim do banco de suplentes dos leões, no passado dia 5 de novembro.
Em relação às provas internas, e nomeadamente, à Liga Portuguesa, o recorde esta época está nos 46.413 espectadores no Estádio José Alvalade, número atingido no reduto dos leões no jogo frente ao Porto, que terminaria com vitória verde e branca por 2-0.
Relembrar que, na época passada, o Sporting defrontou por quatro vezes o Benfica: duas para a o campeonato nacional, e outras duas para a Taça de Portugal. Os leões venceram dois dos jogos, empataram um e perderam outro. Na última partida entre as duas equipas, os leões venceram por 2-1 em Alvalade, com Geny Catamo a bisar no encontro - marcou logo no primeiro minuto, e voltou a marcar aos 90+1, num potente remate de recarga depois de um pontapé de canto.
Diamante dos leões tem estado a grande nível apesar da tenra idade, e os desempenhos não têm passado em branco
|
0Conrad Harder tem estado em bom plano no Sporting praticamente desde que chegou ao Clube no verão passado. Apesar de ter Viktor Gyokeres muitas vezes à sua frente na hierarquia dos avançados, vai tendo as suas oportunidades, que tem aproveitado. Os desempenhos desta época valem-lhe, agora, o terceiro lugar num ranking do Observatório de Futebol CIES com alguns dos melhores jovens jogadores do mundo.
Numa lista onde aparecem os jovens extremos esquerdos que mais rematam e assistem no mundo, o jogador do Sporting está destacado - ele que é ponta de lança, mas tem ocupado aquela posição fruto da presença de outro avançado nórdico na equipa. É terceiro na listagem, com sete golos marcados e duas assistências realizadas.
À frente do ponta de lança, apenas dois jogadores: em primeiro lugar aparece Thiago Fernández, jogador que alinha nos argentinos do Vélez Sarsfield. E também Oscar Gloukh, jogador de naturalidade Israelita que atua com as cores do Red Bull Salzburgo, da Áustria. Logo depois, então, Conrad Harder, jogador do Sporting.
Depois do dinamarquês, mais alguns nomes conhecidos. Por ordem, desde o quarto classificado: Ruben Van Bommel, do neerlandeses do Az Alkmaar; Zubairu Ibrahim, dos sérvios do Partizan; Eguinaldo de Sousa, dos ucranianos do Shaktar Donetsk; Williot Swedberg, dos espanhois do Celta de Vigo; Nino Marcelli, dos eslovacos do Slavia Bratislava.
Em nono lugar, um ex Sporting que abandonou Alvalade no verão de 2024: Mateus Fernandes, médio formado no Sporting que rumou aos ingleses do Southampton na última janela de transferências, também aparece destacado no top 10 da lista, fruto dos dois golos e três assistências esta época - e apesar de ser habitualmente usado no meio do terreno, e menos na ala esquerda. A fechar esses 10 melhores está Pape Diallo, que alinha nos franceses do Metz.
Técnico que foi apontado aos leões nas últimas semanas despediu-se do seu clube e vai agora orientar um emblema no Médio Oriente
|
0Artur Jorge vai deixar o Botafogo e rumar ao Catar para assumir o comando do Al-Rayyan. O técnico português, que conquistou tanto o Brasileirão como a Taça Libertadores pelo clube carioca, não continuará no Glorioso na próxima temporada, embora o Botafogo ainda não tenha confirmado oficialmente a sua saída. A notícia foi avançada pelo site ge.globo, que apontou que a concretização da transferência depende apenas do pagamento da cláusula de rescisão, avaliada em 2 milhões de euros.
Com contrato válido até 2025, Artur Jorge já vinha dando sinais de que não permaneceria no clube. Desde a conquista do Brasileirão, o treinador admitiu publicamente em várias entrevistas que o seu futuro no Botafogo era incerto, o que gerou críticas internas. O técnico estaria insatisfeito com a falta de valorização após os feitos alcançados, nomeadamente a ausência de negociações para um aumento salarial, algo que desejava desde o final da temporada.
A demora do Botafogo em iniciar conversações para renovar e melhorar as condições do contrato terá deixado Artur Jorge insatisfeito. O jornalista André Hernan, do UOL, relatou que o técnico ficou frustrado com a postura do clube, uma situação semelhante à de Luís Castro, que também deixou o Botafogo anteriormente, em direção ao Médio Oriente. John Textor, proprietário do clube carioca, terá agora de procurar um novo técnico para liderar o projeto na próxima época.
Curiosamente, Artur Jorge foi frequentemente associado ao Sporting, sendo apontado como um potencial sucessor de Rúben Amorim ou de João Pereira. O treinador português despertou interesse em outros mercados europeus, mas o Al-Rayyan acabou por ser a escolha final, muito devido à capacidade financeira dos clubes do Médio Oriente.
Assim, o Botafogo vê partir um treinador que deixou uma marca significativa ao conquistar dois títulos importantes numa única temporada. A saída de Artur Jorge não só representa uma perda desportiva como também exige uma resposta rápida do clube, que já enfrenta desafios para encontrar estabilidade técnica. A etapa no Catar será, por sua vez, um desafio novo para Artur Jorge, que terá agora a oportunidade de brilhar numa liga cada vez mais mediática.
Com o mercado de transferências quase a começar, o jovem lateral-direito continua a ser bastante cobiçado no país vizinho
|
0Com o mercado de transferências de janeiro prestes a começar, o Sporting continua a ser alvo de vários clubes que querem contratar peças chave do plantel leonino. Nesse sentido, Iván Fresneda não é uma exceção e o Valencia, que disputa a La Liga, segue bastante atento ao lateral direito.
Conforme foi noticiado pelo diário 'AS', o emblema espanhol continua interessado em negociar um empréstimo do jovem de 20 anos até ao final da atual temporada, com a opção de compra no fim de 2024/25. Contudo, com a chegada de Rui Borges ao comando técnico dos verdes e brancos, a decisão sobre o negócio poderá ser atrasada pela Direção do Clube de Alvalade.
De recordar que Iván Fresneda chegou ao Sporting para ocupar o lugar deixado vago por Pedro Porro, que rumou a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o os leões até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros. Na altura, o jogador que estava no Valladolid custou aos cofres de Alvalade uma quantia a rondar os nove milhões de euros.
Em 2023/24, ao serviço dos leões, contou apenas com 10 encontros na equipa A (200 minutos): quatro na Liga Europa, cinco na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal, contabilizando ainda um duelo na turma secundária verde e branca (90 minutos), com uma assistência na conta pessoal. Em 2024/25, o atleta - avaliado em sete milhões de euros – soma oito encontros (235 minutos no total).
A Turma de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 29 de dezembro, frente ao eterno rival Benfica, em jogo relativo à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Lage jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.