Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

Técnico do Sporting confiante para a Liga dos Campeões: "Acredito na nossa equipa"

Emblema verde e branco prepara encontro da quarta jornada da prova internacional e quer continuar na liderança da competição

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

08 Out 2024 | 18:57 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting vai enfrentar o Eurofarm Pelister, num jogo referente à quarta jornada do grupo A da Liga dos Campeões. Em declarações aos meios de comunicação dos leões, Ricardo Costa fez a antevisão da partida e garantiu que tem a equipa “na máxima força” para conquistar a quarta vitória consecutiva.


“Temos um plantel com vários jogadores e temos utilizado toda a gente. Estamos onde queremos estar e com os objetivos em aberto para esta grande competição. Sabemos da dificuldade que é jogar fora, mas acredito obviamente na nossa equipa e naquilo que temos feito”, começou por dizer o técnico.


“O Eurofarm Pelister tiveram duas deslocações difíceis, frente ao Dinamo București (34-25) e ao Paris Saint-Germain (31-29), e conseguiram disputar o jogo em França. Sabemos da dificuldade que é jogar em Bitola perante um público que mete muita pressão e faz sentir que um erro parece que são cinco. Muitas vezes estamos a ganhar durante o jogo e parece que estamos a perder por cinco ou seis”, projetou.


“É uma equipa muito experiente, com pontas tanto na esquerda como na direita com muitos anos de Liga dos Campeões. Talvez o jogador mais preponderante no ataque seja o Felipe Kusmanovski, mas é uma equipa com dois grandes guarda-redes, um deles com um grande conhecimento dos nossos jogadores e, claro, nós dele. Sabemos o valor do Mitrevski e da importância que pode ter um guarda-redes numa equipa de andebol”, detalhou.

“Há que repetir aquilo que fazemos de bem feito e, se possível, melhorar. Teremos outras dificuldades e cada vez mais irão observar e estudar-nos. Temos de pensar que estas três vitórias foram conquistadas com muito empenho e concentração e ter a noção de que a nossa eficácia foi altíssima. Se queremos continuar a ter estas vitórias diria que temos de manter os níveis”, concluiu.



Modalidades

Europa rende-se ao Sporting: há várias estrelas nomeadas

Com uma temporada desportiva de grande nível coletivo e individual, os atletas verdes e brancos ganham destaque no continente europeu

Depois da época no Sporting, Francisco Costa, Martim Costa e Salvador Salvador, estão nomeados para prémios importantes para a modalidade na Europa
Depois da época no Sporting, Francisco Costa, Martim Costa e Salvador Salvador, estão nomeados para prémios importantes para a modalidade na Europa

18 Jun 2026 | 16:43 |

Icon Comentário0

Depois de já terem sido nomeados em 2025 para os prémios de melhor lateral direito e melhor lateral esquerdo, respetivamente, os irmãos Francisco Costa e Martim Costa, jogadores do Sporting, voltam a estar entre os possíveis vencedores para o prémio de melhor jogador europeu das suas respetivas posições.


Na participação no Campeonato da Europa de 2026, em que Portugal conseguiu um inédito quinto lugar, Francisco Costa foi eleito o melhor jogador jovem e o melhor lateral direito, para além de, com 61 golos, ter batido o recorde de golos de um português num campeonato continental.


Salvador Salvador, capitão dos leões e peça fundamental na estrutura de Ricardo Costa - que deverá continuar como técnico verde e branco -, está nomeado para melhor defensor de 2026, um prémio que já venceu no Europeu. Também Luís Frade, ex-Sporting, que venceu a Liga dos Campeões pelo Barcelona, está entre os candidatos ao galardão para pivô.


Depois uma temporada desportiva de grande sucesso, onde conquistaram o terceiro triplete consecutivo em Portugal e com um enorme percurso na EHF Champions League, o Sporting continua a destacar-se a nível europeu, no mundo do andebol e entre as melhores equipas da atualidade.

Desta forma, a votação irá ser realizada na aplicação da EHF, entre dia 17 e 21 junho. Os adeptos poderão votar e as suas decisões serão combinadas com as de treinadores, jogadores, jornalistas e, ainda, representantes da EHF. Os vencedores serão conhecidos a 23 e 24 de julho.



Modalidades

Oficial, Sporting! Ricardo C. é apresentado como... Selecionador Nacional

Treinador faz parte dos quadros do Clube de Alvalade e, em comunicado, Federação de Andebol de Portugal divulgou o seu mais recente cargo

Ricardo Candeias, adjunto do Sporting, vai assumir o comando da Seleção Nacional de sub-20 de andebol, sucedendo a Carlos Martingo no cargo.
Ricardo Candeias, adjunto do Sporting, vai assumir o comando da Seleção Nacional de sub-20 de andebol, sucedendo a Carlos Martingo no cargo.

17 Jun 2026 | 16:05 |

Icon Comentário0

Ricardo Candeias vai assumir o comando da Seleção Nacional de sub-20 de andebol, sucedendo a Carlos Martingo no cargo. O até então treinador adjunto de Ricardo Costa - que ficará em Alvalade - na equipa do Sporting dá assim mais um passo na carreira e prepara-se para viver a primeira experiência como responsável máximo por uma equipa principal.


A confirmação foi feita pela própria Federação de Andebol de Portugal, que optou por promover uma solução interna para assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido nos escalões jovens da seleção nacional.


"A continuidade do trabalho desenvolvido nas Seleções Nacionais jovens ficará entregue a Ricardo Candeias, atual treinador adjunto de Carlos Martingo, que rumou ao Porto", pode ler-se na nota divulgada pelo organismo que tutela a modalidade.


A Federação destaca ainda o conhecimento acumulado pelo técnico ao longo dos últimos anos junto das seleções nacionais. "Depois de ter acompanhado de perto este percurso e o trabalho diário da equipa técnica, Ricardo Candeias assumirá a liderança no novo ciclo, assegurando uma transição natural e dando seguimento ao projeto competitivo e formativo desenvolvido nos últimos anos", acrescenta o comunicado.

Antes de integrar a estrutura federativa, Ricardo Candeias construiu parte da carreira em França, onde desempenhou funções de treinador adjunto e de guarda-redes no Chartres. Posteriormente regressou a Portugal para integrar a equipa técnica do Sporting, Clube onde continuou a consolidar a sua experiência ao mais alto nível.


Festa do triplete:


Modalidades

Apontado à saída do Sporting, Ricardo Costa tem atualização sobre 26/27

Treinador da equipa de andebol dos verdes e brancos ganhou tudo na presente temporada e tem sido uma das figuras de grande assédio no mercado

Ricardo Costa já não deverá rumar ao Flensburg no imediato. O treinador do Sporting foi apontado ao emblema alemão nas últimas semanas
Ricardo Costa já não deverá rumar ao Flensburg no imediato. O treinador do Sporting foi apontado ao emblema alemão nas últimas semanas

16 Jun 2026 | 13:42 |

Icon Comentário0

Ricardo Costa já não deverá rumar ao Flensburg no imediato. O treinador do Sporting foi apontado ao emblema alemão nas últimas semanas, mas os responsáveis do clube decidiram, para já, manter a confiança em Ales Pajovic, afastando uma mudança no comando técnico.


Segundo informações divulgadas na Dinamarca, o Flensburg chegou a demonstrar interesse no técnico leonino, sobretudo numa altura em que também acompanha de perto a evolução dos filhos de Ricardo Costa, ambos apontados ao andebol alemão. No entanto, a direção do clube optou por adiar qualquer decisão relacionada com o cargo de treinador principal.


Boy Meesenburg, presidente do conselho consultivo do Flensburg, confirmou que Pajovic continuará à frente da equipa. O técnico esloveno tem contrato válido até 2027 e o clube ainda não definiu se pretende prolongar o vínculo ou avançar para uma mudança quando o atual acordo terminar.


Desta forma, a possibilidade de Ricardo Costa assumir o comando do histórico emblema germânico fica, pelo menos para já, suspensa. O interesse existiu, mas não avançou para uma fase mais concreta, permitindo ao treinador continuar focado no projeto do Sporting.

Ainda assim, o cenário não está totalmente encerrado. Os responsáveis do Flensburg continuam sem tomar uma decisão definitiva relativamente ao futuro de Pajovic e não é de excluir que o nome de Ricardo Costa volte a ganhar força caso exista uma mudança na liderança técnica nos próximos meses.


Para já, o treinador leonino mantém-se concentrado na preparação da nova temporada, enquanto o Sporting continua a contar com uma das figuras mais importantes do projeto que tem dominado o andebol nacional nos últimos anos. Aliás, no final da conquista da Supertaça, Ricardo Costa garantiu que tanto ele como os filhos ficariam em Alvalade para 2026/27.

Confira a publicação:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting acaba com modalidade e deixa dezenas de atletas ao abandono
Modalidades

Sporting acaba com modalidade e deixa dezenas de atletas ao abandono

12 Jun 2026 | 16:47

Icon Comentário0
Treinador do Sporting faz balanço de época histórica: "Todos sabem do momento delicado que passámos"
Modalidades

Treinador do Sporting faz balanço de época histórica: "Todos sabem do momento delicado que passámos"

09 Jun 2026 | 11:49

Icon Comentário0
Lateral do Sporting mostra-se orgulho dos colegas: "Melhor equipa que já existiu em Portugal"
Modalidades

Lateral do Sporting mostra-se orgulho dos colegas: "Melhor equipa que já existiu em Portugal"

09 Jun 2026 | 10:41

Icon Comentário0