Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
12 Set 2020 | 20:28 |
A equipa de andebol do Sporting CP, liderada por Rui Silva, recebeu e venceu (31-17) a jovem equipa do Boavista FC, no Pavilhão João Rocha, em jogo a contar para a primeira jornada do Campeonato Placard Andebol 1. Em declarações à Sporting TV, o treinador mostrou-se satisfeito com o desempenho dos atletas: "Foi um jogo mais conseguido do que o que fizemos na terça-feira. O Boavista FC tem algumas limitações e é uma equipa muito jovem. Compreendo que vir jogar a casa do Sporting CP, mesmo sem público, possa ser intimidatório. Do ponto de vista defensivo, conseguimos o que queríamos. Na primeira parte tivemos alguns erros individuais que não podem acontecer, mas são coisas normais do jogo”. "Ofensivamente há muita coisa a melhorar. Há algumas situações novas que os atletas estão a assimilar. Faltam conexões do ponto de vista ofensiva que demoram tempo [a criar]. Temos uma equipa com muitos jogadores novos. (...) Vai demorar tempo, temos consciência disso, mas acho que estamos no bom caminho" – continuou indicando o técnico português. O treinador também comentou as ausências de alguns reforços, nomeadamente Dmytro Doroshchuk (pivô ucraniano) e Jens Schöngarth (lateral-direito alemão): "Durante grande parte da semana, os dois estiveram com limitações físicas. O Jens Schöngarth já conseguiu treinar dentro da normalidade, mas entendi que não estaria preparado para jogar hoje nem seria prudente colocá-lo a competir quando esteve uma semana praticamente sem treinar. Vai recuperar totalmente para treinar e fazer o jogo do FC Gaia antes de irmos à Roménia. Quanto ao Dmytro Doroshchuk, vamos aguardar. Há uma situação pendente no joelho e só no início da próxima semana vamos ter a certeza do que vamos poder fazer". Algo que causa “um bocadinho de tristeza” ao treinador, foi a ausência dos adeptos lLoninos no Pavilhão João Rocha, algo que Rui Silva indicou que é um sentimento partilhado pelos seus atletas: "Durante o jogo, a alegria dos jogadores não é a mesma porque eles estão habituados a ter o oitavo jogador. Não havendo, temos de nos adaptar. Mesmo não estando cá, os Sportinguistas estão a apoiar-nos pela Sporting TV e temos de lutar por eles". Por fim, apostar na formação é uma realidade para o treinador, que comentou a utilização dos jovens Joel Ribeiro, Salvador Salvador e Duarte Seixas: "Quem me conhece sabe que sempre gostei muito de trabalhar e apostar na formação. Aqui não será diferente. Queremos muito que estes jovens jogadores consigam singrar na primeira equipa. Sabemos que têm um caminho muito longo pela frente. Têm de perceber que a oportunidade de estar connosco é grande e que têm de a aproveitar. Paralelamente, queremos continuar a melhorar o trabalho na base e queremos cada vez mais recrutar os melhores talentos nacionais". O Conjunto de Rui Silva volta a entrar em campo no próximo dia 19 de setembro (sábado), às 18h00, deslocando-se ao terreno do FC Gaia.
Fotografia de Sporting CP
Leões foram mais fortes e carimbaram um lugar na próxima fase da prova rainha, eliminando os dragões este sábado, dia 7 de fevereiro
07 Fev 2026 | 19:49 |
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Porto por 40-35, este sábado, dia 7 de fevereiro. Em duelo válido para os oitavos de final da Taça de Portugal, o Clube de Alvalade voltou a não dar quaisquer chances ao rival no Clássico e segue em frente na prova rainha.
Num duelo disputado no Dragão Arena, a primeira parte traduziu-se em equilíbrio total entre ambas as equipas. Ao intervalo, o resultado era o perfeito espelho disso: 18 tentos certeiros para cada lado, com o Sporting a gerir o cansaço acumulado, uma vez que se encontra a jogar a segunda partida em menos de 48 horas.
Na segunda metade do encontro, os verdes e brancos aceleraram e ganharam vantagem perante o Porto, que se mostrou incapaz de voltar a aproximar-se. Fruto da boa exibição leonina, o Sporting garantiu uma vitória já mais dilatada perto do final.
No capítulo individual, destaque para Kiko Costa. Com 13 golos, o internacional português foi o melhor marcador do Sporting e da partida. Nota ainda para Martim Costa (8) e Salvador Salvador (4). Do lado do Porto, Antonio Martínez foi o melhor da equipa da casa (8).
Com esta vitória - a 26.ª em 32 jogos nesta temporada - os comandados de Ricardo Costa carimbam presença na próxima fase da Taça de Portugal. Agora, o Sporting volta a virar atenções para o campeonato nacional, com a 18.ª jornada da competição a disputar-se na próxima quarta-feira, 11 de fevereiro, frente ao FC Gaia, pelas 20h30.
Jogador de 28 anos está a cumprir últimos meses ao serviço do emblema verde e branco e vai rumar a outras paragens na próxima época
02 Fev 2026 | 03:00 |
Natán Suárez vai deixar a equipa de andebol do Sporting no final da presente temporada, sabe o Leonino. O central está a cumprir os últimos meses ao serviço do Clube de Alvalade, mas sairá de forma amigável e vai abraçar um novo projeto desportivo em 2026/27.
O adeus do jogador acontece por questões de construção de plantel. Ao que o nosso Jornal apurou, o desempenho do 'camisola 7' da formação de Ricardo Costa sempre foi exemplar. O atleta é muito acarinhado pelos companheiros de balneário e pela equipa técnica.
O internacional espanhol chegou ao Sporting no início da época de 2021/22 para ser alternativa a Carlos Ruesga. Depois de passagens pelo Teucro, Ciudad Encantada e Ademar León, rapidamente confirmou ser um atleta de grande talento, tornando-se numa das figuras do plantel nos últimos anos.
Ainda assim, o central de 28 anos vai dar o máximo dentro das quadras para sair em grande do Sporting, tendo ainda para conquistar o tricampeonato Nacional, a Taça de Portugal e chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões. Por outro lado, Ivano Pavlovic é um dos alvos na mira dos leões, mas a possível chegada do croata não se afigura fácil.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Natán Suárez contabiliza já 27 partidas pelo Clube de Alvalade - oito na EHF Champions League, 16 no Campeonato Nacional, um na Supertaça e dois na Supertaça Ibérica -, nos quais apontou 68 tiros certeiros.
Central, um dos nomes mais valorizados do mercado europeu, está a despertar forte concorrência e o processo está longe de ser simples
31 Jan 2026 | 03:00 |
Ivano Pavlovic é um alvo bem identificado pelo Sporting para reforçar a equipa de andebol, mas a sua contratação promete ser extremamente difícil. O central do Zagreb, um dos nomes mais valorizados do mercado europeu, está a despertar forte concorrência e o processo está longe de ser simples, sabe o Leonino.
Apesar do interesse verde e branco, o Vardar é, nesta fase, o clube que surge na frente da corrida pelo internacional croata. O emblema macedónio já terá dado passos mais concretos e apresenta um projeto desportivo e financeiro que coloca pressão sobre os restantes interessados.
O Sporting reconhece o potencial e a qualidade de Ivano Pavlovic, mas está consciente de que a operação envolve valores elevados e uma disputa intensa pela contratação do atleta. Internamente, o dossiê é visto como complexo e dependente de várias variáveis.
Assim, embora o nome do atleta de 22 anos continue referenciado em Alvalade, a verdade é que, neste momento, o clube macedónio parte em vantagem, obrigando o emblema verde e branco a ponderar alternativas ou a aguardar por uma eventual mudança no cenário do mercado.
A turma leonina encontra-se neste momento no primeiro lugar do Campeonato Placard Andebol 1 2025/26, invicto com 51 pontos (17 jogos - 17 vitórias) e com mais sete pontos do que Porto e Benfica. O próximo jogo da Liga está marcado para o dia 11 de fevereiro, frente ao Gaia, fora de casa.
Grande golo de Kiko Costa na Liga dos Campeões: