Modalidades
Ricardo Costa mostra-se orgulhoso do Sporting tricampeão: "Uma equipa muito especial"
03 Mai 2026 | 10:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
05 Abr 2020 | 13:29 |
Carlos Camões é técnico de equipamentos da equipa de andebol do Sporting CP, a sua mulher, Sandra, é colaboradora na lavandaria do Multidesportivo e o filho, Eduardo, é responsável pelos equipamentos da equipa de voleibol. Uma verdadeira família Sportinguista.
Em declarações ao Jornal Sporting, Carlos Camões relatou como tem sido viver este período de isolamento social: “O isolamento está a correr bem. Agora numa fase já mais adiantada, é um pouco aborrecido porque não temos liberdade para fazer o que quisermos. Saímos apenas para ir às compras, mas importa recordar que não é preciso trazer o supermercado todo, somente o que é necessário”.
O técnico de equipamentos do andebol leonino confessou que uma das coisas que tem sentido mais falta é de praticar desporto: “Neste momento, não posso fazê-lo com tanta regularidade. Ainda assim, a internet ajuda a manter o contacto com os familiares e nos tempos livres temos assistido a séries e filmes para nos distrairmos. Entretanto, a minha mãe e o meu irmão vão fazendo bolos”.
Por fim, Carlos Camões admitiu que uma das coisas de que tem mais saudades é da casa das modalidades verdes e brancas: “Tenho muita vontade de regressar ao Pavilhão João Rocha, de sentir aquele ambiente, reencontrar os jogadores, assistir à competição e experienciar a adrenalina antes dos jogos com o pavilhão cheio. Tudo isso e, ainda, voltar a ouvir o Mundo sabe que”.
Emblema verde e branco precisava de uma vitória, depois do empate na primeira mão, mas poderio ofensivo da turma nórdica ditou derrota
06 Mai 2026 | 21:30 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu frente aos dinamarqueses do Aalborg por 37-36, esta quarta-feira, dia 6 de maio, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Os leões precisavam de uma vitória, depois do empate (31-31) primeira mão, mas não conseguiram ser felizes.
Num duelo disputado no reduto da formação nórdica, ambas as equipas entraram determinadas em garantir o passaporte de acesso à próxima fase da competição internacional. Ao intervalo, a formação da casa tinha um golo de vantagem (18-17).
Na etapa complementar, o Sporting, a correr atrás do prejuízo, tentou reagir ao poderio ofensivo do adversário, que ocupa o primeiro lugar na liga dinamarquesa, mas a grande exibição do guarda-redes Niklas Landin impediu que o Clube de Alvalade pudesse triunfar.
Kiko Costa, com 13 golos, foi o melhor marcador do encontro. Thomas Arnoldsen foi o artilheiro em destaque para os visitados com 10 tentos apontados. Com esta derrota - a nona em 52 jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa dizem assim adeus às competições europeias.
O andebol do Sporting vira agora atenções para as competições nacionais e vai enfrentar o Águas Santas. O encontro, diante da turma liderada por Marco Sousa, está marcado para as 18h30 do próximo sábado, dia 9 de maio, no reduto do adversário, em jogo da quinta jornada da fase final.
Técnico dos leões deixou o mote na antevisão à partida que poderá entrar para a história do Clube de Alvalade e o desporto português
05 Mai 2026 | 17:14 |
A equipa de andebol do Sporting desloca-se a terreno dinamarquês esta quarta-feira, às 19h45, horário de Portugal continental, para defrontar o Aalborg, na segunda mão dos quartos de final da EHF Champions League. Após o empate na primeira mão, por 31-31, no Pavilhão João Rocha, este será o jogo das grandes decisões.
Ricardo Costa: "Sabemos da dificuldade, mas acreditamos a 100% nisso"
“O jogo fora é sempre diferente, mas jogámos realmente bem em Płock (no play-off), por exemplo. O empate (na primeira mão) dá-nos o alento de que podemos estar a 60 minutos de Colónia (palco da final-four). Sabemos da dificuldade, mas acreditamos a 100% nisso”, assegurou o treinador Ricardo Costa. “Estivemos ao nível exigido (em casa) e lá temos de ser a mesma equipa”, acrescentou, em declarações aos meios oficiais do Clube.
Esta quarta-feira joga-se uma histórica passagem à final-four, um feito “extremamente difícil” de atingir. Ricardo Costa não o esconde, mas é com determinação e crença máxima que a equipa do Sporting parte para a Dinamarca.
“Nós já sonhámos muito, acho que é hora de tornarmos os nossos sonhos realidade. É extremamente difícil, mas chegar aqui, nestas condições, e acalentar esse sonho é extraordinário. Mas não nos contentamos só com isso, queremos ir a Colónia. É o sonho de uma vida”, esclareceu, prometendo uma equipa que entrará em campo disposta “a lutar com tudo”.
Recorde-se que o Sporting se sagrou tricampeão nacional este sábado, dia 2 de maio, no Pavilhão João Rocha. Na partida da consagração, recebeu e venceu o Porto, por 36-29. Desta forma, os leões poderão terminar a época apenas com vitórias a nível nacional, caso vençam Benfica e Águas Santas para o campeonato e conquistem a Taça de Portugal, também frente às águias, feito que lhes poderá valer o terceiro “triplete” consecutivo.
Apesar de emblema verde e branco já ter posição inalterada na tabela da Liga portuguesa, Clube de Alvalade traça meta ambiciosa
05 Mai 2026 | 03:00 |
A equipa de andebol do Sporting já tem o tricampeonato nacional assegurado, mas em Alvalade a época está longe de estar encerrada. Além de tentarem chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões e de vencer a Taça de Portugal, o objetivo é vencer todos os jogos das competições domésticas até ao final da temporada, sabe o Leonino.
Mesmo com o troféu já garantido, a ambição mantém-se no máximo. O plantel verde e branco, orientado por Ricardo Costa, quer fechar o campeonato sem qualquer deslize, consolidando ainda mais o estatuto de melhor equipa portuguesa da atualidade.
Em causa está também uma meta histórica: ultrapassar o registo do ABC dos anos 90, uma referência maior da modalidade em Portugal. A possibilidade de terminar a época interna com um registo praticamente perfeito é vista como um marco que reforçaria ainda mais a dimensão do atual ciclo leonino.
Num projeto que arrancou em 2021/22 e que tem crescido de forma sustentada, com estabilidade e continuidade, o Clube de Alvalade quer fechar mais uma página com autoridade. Ainda com fome competitiva, a ideia é vista com grande otimismo no balneário.
O andebol do Sporting vira agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vai enfrentar o Aalborg. O encontro, que vale a passagem à fina-four da EHF Champions League, está marcado para as 19h45 da próxima quarta-feira, dia 6 de maio, na Dinamarca. Está tudo por decidir após empate na primeira mão.