Futebol
Última hora! Rui Borges recebe 'reforço' de peso antes do Sporting - Casa Pia
13 Jan 2026 | 17:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Ago 2024 | 06:29 |
Ricardo Esgaio pode, ao que tudo indica, vir mesmo a rumar ao Braga ainda este verão. Depois de os minhotos terem mostrado interesse no lateral-direito dos leões, o próprio jogador parece ver com bons olhos esta possibilidade e já terá informado os seus responsáveis sobre tal.
Segundo revela o jornal Record, na sua edição desta sexta-feira, dia 30 de agosto, já existiram contatos entre as partes e o negócio está bem encaminhado, com os termos do acordo a ficarem definidos no decorrer dos próximos dias, para que Esgaio, um dos preferidos de Rúben amorim, possa vir a ter outras oportunidades no Minho.
No entanto, tal como o Leonino noticiou, em Exclusivo, o Sporting pode vir a aproveitar o interesse do Braga no atual 'camisola 47' dos leões para resgatar Simon Banza, numa altura em que os responsáveis do Sporting, perante o complicado negócio por Fotis Ioannidis, estão a estudar todas as alternativas.
Em 2023/24, Ricardo Esgaio – avaliado 3 milhões de euros – realizou 47 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.540 minutos em que esteve em campo, o ala, que tem contrato até junho de 2026, dos leões fez quatro assistências.
O lateral voltou ao Sporting no início da temporada 2021/22 depois de ter representado o Braga por quatro épocas consecutivas. Com a Listada verde e branca, Ricardo Esgaio realizou 173 partidas, marcou um golo, fez 19 assistências e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), duas Taças de Portugal (2014/15, 2020/21) e uma Taça da Liga.
Novo emblema surge nos rumores para reforçar o comando técnico, com lenda do futebol mundial a falar em possíveis negociações
13 Jan 2026 | 17:54 |
Ruben Amorim regressou a Portugal após o seu despedimento em Inglaterra, mas os rumores sobre o futuro do treinador português não param de crescer. Segundo declarações de Sol Campbell, antigo internacional inglês, o Tottenham está a seguir de perto o percurso do técnico, explorando possíveis negociações para a próxima temporada.
"Provavelmente, já estão a falar com ele"
“Provavelmente, já estão a falar com ele, o que não me surpreenderia”, referiu, em declarações à Sky Bet, afirmando que o emblema londrino estaria a avaliar o português como uma opção para reforçar o comando técnico, elogiando o seu perfil e capacidade de liderança.
Ruben Amorim surge como um candidato de peso, para substituir Thomas Frank, graças à experiência em Portugal, aos resultados alcançados nos últimos anos com o seu clube de origem e ter algum conhecimento de Premier League.
"Mas eles vão falar com outros treinadores"
"Obviamente, se ele começar a dar a volta à situação e a ganhar jogos, isso ajuda. Mas eles vão falar com outros treinadores. Faz parte do processo", explicou o antigo central de Arsenal e Tottenham, que, mesmo com a possibilidade de recuperação do treinador atual da equipa, o clube continuará a analisar alternativas
Ao serviço do Manchester United, Ruben Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. A irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o despedimento do antigo treinador do Sporting, no dia 5 de janeiro.
Estudo coloca a turma de Alvalade, orientada por Rui Borges, como uma das equipas mais sólidas do velho continente no setor mais recuado
13 Jan 2026 | 17:35 |
O Sporting integra o top-3 das defesas mais impenetráveis da Europa, segundo um estudo divulgado pelo CIES – Observatório do Futebol, em parceria com a Impect Football. Os leões aparecem na terceira posição no ranking de golos esperados consentidos a cada 90 minutos, com 0,63, ficando apenas atrás do Porto (0,51) e do Bayern Munique (0,55).
Em 17 jornadas da Liga Portugal Betclic, o Sporting sofreu apenas nove golos, um registo que confirma a solidez defensiva da equipa de Rui Borges nesta temporada. O rival azul e branco regista quatro golos consentidos, enquanto os bávaros já sofreram 12 em 16 rodadas da Bundesliga.
O estudo do CIES evidencia a consistência defensiva do Sporting em diversos aspetos estatísticos. As equipas mais sólidas são avaliadas com base em golos esperados (xG) sofridos, refletindo não apenas a quantidade de golos concedidos, mas também a qualidade das oportunidades criadas pelos adversários. Este indicador coloca os leões entre os melhores da Europa neste capítulo.
Além do Sporting e do Porto, o top-10 europeu inclui clubes como Olympiakos, Shakhtar Donetsk, PAOK, Slavia Praga, Dínamo Kiev, Arsenal e RFS, todos reconhecidos pela organização defensiva e capacidade de neutralizar adversários nos respetivos campeonatos nacionais.
Os leões querem continuar a melhorar este registo defensivo na sexta-feira, frente ao Casa Pia - que está desfalcado. O encontro, da 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, tem apito inicial marcado para as 20h15, no Estádio José Alvalade.
Confira a publicação:
Ponta de lança voltou a falar do impacto da saída do técnico leonino, que deixou grande marca na sua carreira futebolística
13 Jan 2026 | 17:31 |
Chucho Ramírez, avançado do Nacional, recordou a passagem por Guimarães e deixou palavras marcantes sobre Rui Borges, treinador que hoje orienta o Sporting. Em declarações após o hat-trick frente ao Santa Clara, o internacional venezuelano assumiu que a saída do técnico teve um impacto direto no seu rendimento e confiança.
“Quando o Rui Borges foi embora, foi uma montanha russa”
“Quando o Rui Borges foi embora, foi uma montanha-russa. Entrava sempre na segunda parte, com os jogos já difíceis, só a trabalhar e não senti a mesma confiança”, confessou o avançado, sublinhando a importância da relação com o treinador para o desempenho dentro de campo durante a sua passagem pelo Minho.
Depois de uma época irregular ao serviço do Vitória de Guimarães, marcada por utilização intermitente e uma lesão que travou a afirmação, Chucho explicou que se sentia valorizado enquanto trabalhou com Rui Borges. A mudança no banco acabou por alterar esse cenário e tornou o seu percurso mais instável.
Chucho parece que voltou a ganhar confiança com as exibições recentes no Nacional, e a referência de Rui Borges pode ter tido influência no seu percurso recente. A equipa madeirense que defrontou o Sporting na 1ª volta do campeonato, e perdeu numa exibição enorme de Pote.
Na presente temporada, Jesús Ramírez - avaliado em 2 milhões de euros - soma 18 jogos: 17 para a Liga Portugal e um para a Taça de Portugal. Durante os 1.569 minutos em que foi utilizado, o avançado do Nacional já apontou 13 golos.