
Modalidades
Gordo leva tareia do Sporting e leões vão enfrentar Barcelona na final
30 Ago 2025 | 17:45
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
20 Out 2020 | 11:13 |
A equipa principal de andebol do Sporting CP estreia-se, esta terça-feira, 20 de outubro, pelas 17h45, na fase de grupos da EHF European League, frente ao CS Dínamo Bucuresti. Na antevisão ao jogo desta terça-feira diante dos romenos, Tiago Botelho, autor do blog modalidades Sporting CP e também do resumo das modalidades no podcast Sporting 160, considera que o Dínamo é favorito, prevê “um jogo dificílimo” para os leões e defende que “é fundamental” que os leões melhorem os seus índices exibicionais.
“Acho que o CS Dínamo Bucuresti parte como favorito para este jogo, pelo fator casa, pelas arbitragens, que, na Roménia, costumam ser caseiras (como já vimos no jogo frente ao Dobrogea) e, sobretudo, porque continuam a ter uma equipa fortíssima. Prevejo um jogo dificílimo para o Sporting CP, na senda daquilo que foram os jogos da época passada”, começou por referir Tiago Botelho.
"Romenos têm alguns de Covid-19 na equipa"
Relativamente à equipa romena, ´Tigas´ lembra que, para lá de Ghionea, que reforçou o Dínamo, o conjunto de Constantin Stefan fez também regressar um ´conhecido´ pivô dos leões: “Dos habituais titulares, o Dínamo perdeu o central tunisino, Alouini. Tirando isso, conseguiram manter o guarda-redes, Heidaridad, os laterais, Bannour e Kuduz, os pivôs defensivos, Savenco e Moussavi, e o Mamdouh. Juntaram-lhes o Ghionea e fizeram regressar o pivô ofensivo, András Szász, que tanto trabalho nos deu há dois anos, quando os defrontámos”.
Tendo em conta tudo isto, Tiago Botelho acredita que os romenos “estão mais fortes do que na época passada” e “continuam com uma equipa muito dura a defender, com peso e altura, e com opções de qualidade no ataque, sobretudo ao nível dos pivôs”. Porém, ´Tigas´ disse ainda “que os romenos têm alguns casos de Covid-19 na equipa, o que pode limitar as suas opções para este jogo”.
“Temos assistido a um Sporting CP muito inconsistente”
Sobre o Sporting CP, o autor do resumo das modalidades no podcast Sporting 160 chama a atenção para a inconsistência exibicional que os leões têm vindo a apresentar: “Temos assistido a um Sporting CP muito inconsistente no campeonato nacional, por vezes mais relaxado em termos defensivos e isso não pode acontecer nas competições europeias. Qualquer erro paga-se caro, ainda para mais num grupo forte como o nosso. Se quisermos lutar pelo resultado, é fundamental corrigirmos este aspeto”.
“Este grupo é mais forte do que os que tivemos na Liga dos Campeões”
Numa análise ao grupo em que o Sporting CP está inserido – B, juntamente com USAM Nimes (França), C.S. Dinamo Bucuresti (Roménia), TATRAN Presov (Eslováquia), Füchse Berlin (Alemanha) e IFK Kristianstad (Suécia) –, ´Tigas´ não tem dúvidas de que os leões podem seguir em frente, mas destaca a qualidade dos adversários que a turma de Alvalade terá pela frente: “Um Sporting CP no seu normal tem mais do que qualidade de estar nos três primeiros do grupo (os quatro primeiros passam à fase seguinte). Este grupo é mais forte do que os grupos em que estivemos nos dois últimos anos na EHF Champions League e acho que isto diz tudo acerca da qualidade do mesmo”.
Para o conjunto de Rui Silva seguir em frente, Tiago Botelho salienta a importância de triunfar nos jogos realizados no Pavilhão João Rocha e recorda que o Covid-19 pode baralhar as contas: “Importantíssimo ganhar o máximo de jogos em casa e tentar roubar pontos em alguns jogos fora. Fuchse, Dínamo, Sporting CP e Nimes devem ser as equipas apuradas. Só não consigo prever a ordem com que vão terminar porque acho que o Covid-19 pode ter aqui uma palavra a dizer”.
Leões bateram a formação insular sem grandes dificuldades e viram agora atenções para a estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões
04 Set 2025 | 08:17 |
A equipa de andebol do Sporting venceu o Marítimo por 36-29, na primeira jornada do Campeonato Placard. Os leões entraram com tudo para defender o bicampeonato, procurando conquistar a prova pela terceira vez consecutiva e fazer história.
Num duelo disputado no reduto adversário, os comandados de Ricardo Costa dominaram a partida desde cedo, nesta que foi a primeira disputa depois da derrota diante do Barcelona, na Supertaça Ibérica. Ao intervalo, o Sporting vencia por 18-15.
Na etapa complementar, os verdes e brancos não tiraram o pé do acelerador e acabaram por aumentar a distância para com a formação insular, que terminou a edição passada da liga na quarta posição, com 33 pontos, menos 17 que o Sporting (50).
Kiko Costa foi o homem do jogo, com 10 golos apontados. Salvador Salvador, capitão de equipa, com sete e Martim Costa (seis) estiveram igualmente em bom plano. Os reforços Carlos Álvarez (quatro) e Víctor Romero (um), também inscreveram o nome na lista de marcadores.
Com esta vitória - a terceira em quatro jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa somam três pontos e são lideres da prova. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 10 de setembro, às 17h45, frente ao Dínamo Bucareste, em jogo da primeira jornada do grupo A Liga dos Campeões.
Clube de Alvalade esteve muito perto de bater turma catalã, mas decisão polémica no final da partida alterou rumo dos acontecimentos
31 Ago 2025 | 18:36 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu a final da Supertaça Ibérica frente ao Barcelona por 35-34, na marcação dos livres de sete metros, este domingo, dia 31 de agosto. O Clube de Alvalade lutou pelo triunfo, mas uma decisão polémica de arbitragem em cima do minuto 60 alterou o rumo dos acontecimentos. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, depois de vitória nas meias-finais frente ao Ademar León (42-27), a turma verde e branca foi superior ao campeão e vencedor da Taça do Rei de Espanha e, ao intervalo, levava uma vantagem de dois golos (15-13).
Na etapa complementar, o placard teve várias reviravoltas no marcador com ambas as formações a querer chegar ao triunfo. O lance polémico aconteceu no final, quando Luís Frade não estava a três metros da bola no momento do remate de Francisco Costa, o que daria lugar a sanção disciplinar ao jogador e à consequente marcação de livre de 7 metros, que poderia dar a vitória aos leões. O marcador estava em 31-31 a um segundo do fim, mas os árbitros nada assinalaram após visualizarem as imagens.
Com esta derrota - a primeira em três jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa veem o Barcelona voltar a conquistar a prova pela quarta vez. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 3 de setembro, às 18h30, frente ao Marítimo, em jogo da primeira jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Terminou assim a quarta edição da Supertaça Ibérica, um formato que opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países. Na disputa pelo terceiro lugar, os dragões derrotaram os espanhóis por 28-23.
Acompanhe aqui todas as emoções do encontro decisivo do torneio, que coloca frente a frente conjunto espanhol e verdes e brancos
31 Ago 2025 | 15:50 |
FINAL DO JOGO: BARCELONA 35-34 SPORTING
- Falha o Sporting (35-34).
- Marca o Barcelona.
- Não falha o Sporting (34-34).
- Marca o Barcelona.
- Marca Kiko Costa. Tudo empatado (33-33).
- Marca o Barcelona
- Marca o Sporting (32-32).
- Marca o Barcelona
- Falha o Sporting
- Falha o Barcelona
FINAL DOS 60 MINUTOS: BARCELONA 31-31 SPORTING
60' - Barcelona empata a 30 segundos do fim (31-31).
58' - Martim Costa não perdoa (29-31).
57' - Tudo empatado novamente (29-29).
52' - Sporting na frente (27-28).
49' - Cartão vermelho para Gassama (26-25).
44' - Empata Kiko Costa (23-23).
44' - Luís Frade volta a faturar para o Barcelona (23-21).
39' - Marcam os catalães (18-19).
34' - Turma de Ricardo Costa com dois golos de vantagem (16-18).
31' - Arranca a segunda parte.
INTERVALO: BARCELONA 13-15 SPORTING
24' - Leões em vantagem. Marca Carlos Álvarez (10-12).
19' - Barcelona passa para a frente do placard (10-9).
11' - Salvador Salvador não desperdiça (6-8).
8' - Marca Martim Costa (6-6).
5' - Cinco golos para cada lado.
2' - 2-2 no marcador.
1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!
0' - Sporting e Barcelona já se defrontaram em cinco ocasiões: os leões nunca alcançaram a vitória.
0' - A Supertaça Ibérica vai para a sua quarta edição. A turma catalã venceu sempre.
0' - A equipa espanhola também venceu o campeonato e a Taça do Rei.
0' - O conjunto de Ricardo Costa entra na condição de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal.
0' - O Barcelona venceu o Porto por 28-25.
0' - A turma de Alvalade parte em busca da primeira conquista deste troféu, depois de ter eliminado os espanhóis do Ademar León por 42-27 nas meias-finais.
0' - O Leonino leva até si todas as emoções da final da Supertaça Ibérica de Andebol 2025/26.
0' - O Sporting defronta o Barcelona, este domingo, dia 31 de agosto, às 16h30, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.