Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

TIAGO BOTELHO: "DÍNAMO PARTE COMO FAVORITO"

Na antevisão ao encontro desta terça-feira diante dos romenos, ´Tigas´ prevê “um jogo dificílimo para o Sporting CP” e defende que “é fundamental” que os leões melhorem os seus índices exibicionais

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A equipa principal de andebol do Sporting CP estreia-se, esta terça-feira, 20 de outubro, pelas 17h45, na fase de grupos da EHF European League, frente ao CS Dínamo Bucuresti. Na antevisão ao jogo desta terça-feira diante dos romenos, Tiago Botelho, autor do blog modalidades Sporting CP e também do resumo das modalidades no podcast Sporting 160, considera que o Dínamo é favorito, prevê “um jogo dificílimo” para os leões e defende que “é fundamental” que os leões melhorem os seus índices exibicionais.


Acho que o CS Dínamo Bucuresti parte como favorito para este jogo, pelo fator casa, pelas arbitragens, que, na Roménia, costumam ser caseiras (como já vimos no jogo frente ao Dobrogea) e, sobretudo, porque continuam a ter uma equipa fortíssima. Prevejo um jogo dificílimo para o Sporting CP, na senda daquilo que foram os jogos da época passada”, começou por referir Tiago Botelho.


"Romenos têm alguns de Covid-19 na equipa"


Relativamente à equipa romena, ´Tigas´ lembra que, para lá de Ghionea, que reforçou o Dínamo, o conjunto de Constantin Stefan fez também regressar um ´conhecido´ pivô dos leões: “Dos habituais titulares, o Dínamo perdeu o central tunisino, Alouini. Tirando isso, conseguiram manter o guarda-redes, Heidaridad, os laterais, Bannour e Kuduz, os pivôs defensivos, Savenco e Moussavi, e o Mamdouh. Juntaram-lhes o Ghionea e fizeram regressar o pivô ofensivo, András Szász, que tanto trabalho nos deu há dois anos, quando os defrontámos”.

Tendo em conta tudo isto, Tiago Botelho acredita que os romenos “estão mais fortes do que na época passada” e “continuam com uma equipa muito dura a defender, com peso e altura, e com opções de qualidade no ataque, sobretudo ao nível dos pivôs”. Porém, ´Tigas´ disse ainda “que os romenos têm alguns casos de Covid-19 na equipa, o que pode limitar as suas opções para este jogo”.


“Temos assistido a um Sporting CP muito inconsistente”

Sobre o Sporting CP, o autor do resumo das modalidades no podcast Sporting 160 chama a atenção para a inconsistência exibicional que os leões têm vindo a apresentar: “Temos assistido a um Sporting CP muito inconsistente no campeonato nacional, por vezes mais relaxado em termos defensivos e isso não pode acontecer nas competições europeias. Qualquer erro paga-se caro, ainda para mais num grupo forte como o nosso. Se quisermos lutar pelo resultado, é fundamental corrigirmos este aspeto”.

“Este grupo é mais forte do que os que tivemos na Liga dos Campeões”

Numa análise ao grupo em que o Sporting CP está inserido – B, juntamente com USAM Nimes (França), C.S. Dinamo Bucuresti (Roménia), TATRAN Presov (Eslováquia), Füchse Berlin (Alemanha) e IFK Kristianstad (Suécia) –, ´Tigas´ não tem dúvidas de que os leões podem seguir em frente, mas destaca a qualidade dos adversários que a turma de Alvalade terá pela frente: “Um Sporting CP no seu normal tem mais do que qualidade de estar nos três primeiros do grupo (os quatro primeiros passam à fase seguinte). Este grupo é mais forte do que os grupos em que estivemos nos dois últimos anos na EHF Champions League e acho que isto diz tudo acerca da qualidade do mesmo”.

Para o conjunto de Rui Silva seguir em frente, Tiago Botelho salienta a importância de triunfar nos jogos realizados no Pavilhão João Rocha e recorda que o Covid-19 pode baralhar as contas: “Importantíssimo ganhar o máximo de jogos em casa e tentar roubar pontos em alguns jogos fora. Fuchse, Dínamo, Sporting CP e Nimes devem ser as equipas apuradas. Só não consigo prever a ordem com que vão terminar porque acho que o Covid-19 pode ter aqui uma palavra a dizer”.


Modalidades

Próximo reforço do Sporting marca oito golos e põe Portugal na final do Mundial

Nova aquisição do emblema verde e branco esteve em grande no encontro da meia-final em que equipa das quinas teve se suar para triunfar

Portugal venceu esta sexta-feira, dia 27 de junho, na meia-final e garantiu uma inédita presença na final do Mundial; Nova aquisição do Sporting brilhou
Portugal venceu esta sexta-feira, dia 27 de junho, na meia-final e garantiu uma inédita presença na final do Mundial; Nova aquisição do Sporting brilhou

  |

Icon Comentário0

A Seleção portuguesa de sub-21 de andebol venceu esta sexta-feira, dia 27 de junho, as Ilhas Faroé por 38-37 após dois prolongamentos e garantiu uma inédita presença na final do Campeonato do Mundo do escalão. Filipe Monteiro, futuro reforço do Sporting, marcou oito golos.


A equipa das quinas entrou melhor na partida e ao intervalo já vencia por 15-12. No entanto, uma boa resposta da formação nórdica no segundo tempo permitiu às Ilhas Faroé empatarem o encontro, apesar de no último minuto a duas formações terem oportunidade para passar para a frente do marcador.


O encontro diante da turma nórdica foi para prolongamento, e no tempo-extra, a Seleção Nacional voltou a estar mais forte no início e, novamente, as Ilhas Faroé responderam na segunda parte do prolongamento, conseguindo levar o jogo para um segundo tempo-extra.


Nos derradeiro prolongamento, a Seleção portuguesa conseguiu alcançar uma vantagem de apenas um golo e, no último segundo da partida, Diogo Rêma foi preponderante ao defender um livre de sete metros de Vedelsbol e segurou o triunfo por 38-37. Rafael Vasconcelos, jogador do Sporting, fez três remates certeiros no encontro.

Com esta vitória, Portugal chega pela primeira vez a uma final do Campeonato do Mundo de sub-21, onde vai defrontar a Dinamarca que chega ao jogo decisivo pela 10.ª vez, depois de vencer a Suécia por 40-37 na outra meia-final, também após prolongamento.



Modalidades

Treinador do Sporting reage ao sorteio da Liga dos Campeões: "Vai ser difícil"

Técnico do Clube de Alvalade assumiu que objetivo da equipa leonina é superar fase de grupos da edição 2025/26 da competição internacional

 Treinador do Sporting assumiu que objetivo da equipa é superar a fase de grupos da edição 2025/26 da Liga dos Campeões
Treinador do Sporting assumiu que objetivo da equipa é superar a fase de grupos da edição 2025/26 da Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

Ricardo Costa, treinador da equipa de andebol do Sporting, assumiu que o objetivo da equipa leonina é superar a fase de grupos da edição 2025/26 da Liga dos Campeões. Ainda assim, o técnico reconhece a dificuldade dos adversários que os verdes e brancos terão de enfrentar.


Ricardo Costa: "O grande objetivo do Sporting é qualificar-se dentro dos seis primeiros"


“Nós ainda temos na memória o que fizemos no ano passado, mas diria mesmo que o grande objetivo do Sporting é qualificar-se dentro dos seis primeiros e olhar para a fase seguinte da prova", afirmou, em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.


O Sporting vai integrar o Grupo A da 66.ª edição da prova, juntamente com os dinamarqueses do Aalborg, os alemães do Füchse Berlim, os húngaros do Veszprém, os polacos do Kielce, os franceses do Nantes, os romenos do Dinamo Bucareste os noruegueses do Kolstad. Na época passada, o melhor golo da prova foi marcado por um jogador do Sporting.

Ricardo Costa: "Vão ser 14 jogos muito difíceis"


O técnico espera que o Pavilhão João Rocha possa ser um reduto que vá fazer a diferença nas contas finais: "Vão ser 14 jogos muito difíceis, nos quais esperamos que o fator casa se faça sentir e que, mais uma vez, nos consigamos superar para ganhar a equipas extraordinárias. São as 16 melhores equipas do mundo e será uma luta titânica para passar à seguinte fase", vincou.

Ricardo Costa destacou a importância da “ordem dos jogos”, enaltecendo a oportunidade de iniciar o percurso com resultados positivos: “Começar em casa, conseguir vencer e, depois, ver qual é o segundo jogo para ter a oportunidade, como nós tivemos no ano passado, de conseguir duas vitórias a abrir", rematou.


Modalidades

Sporting conhece sorteio da Liga dos Campeões; Leões vão enfrentar...

Primeira jornada está marcada para 10/11 de setembro de 2025 e a fase de grupos vai estender-se até 11/12 de março de 2026

Primeira jornada da Liga dos Campeões está marcada para 10/11 de setembro de 2025; Sporting ficou a conhecer adversários
Primeira jornada da Liga dos Campeões está marcada para 10/11 de setembro de 2025; Sporting ficou a conhecer adversários

  |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Sporting ficou a conhecer, esta sexta-feira, dia 27 de junho, a conhecer os adversários da Liga dos Campeões. Os comandados de Ricardo Costa ficam inseridos no Grupo A, juntamente com Aalborg (Dinamarca), Fuchse Berlin (Alemanha), Veszprém (Hungria), Kielce (Polónia), Nantes (França), Kolstad (Noruega) e Dínamo Bucureste (Roménia).


Já o Grupo B será composto por equipas como o Wisla Plock (Polónia), Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), GOG (Dinamarca), Magdeburgo (Alemanha e atual campeão europeu), Pick Szeged (Hungria), Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte) e o Zagreb (Croácia).


A formação comandada por Ricardo Costa - que marcou o melhor golo em 2024/25 - volta, assim, a medir forças com adversários que defrontou na época anterior, com destaque para o Nantes, emblema francês que eliminou o emblema verde e branco nos quartos de final da prova na temporada transata.


A primeira jornada está marcada para 10/11 de setembro de 2025 e a fase de grupos vai estender-se até 11/12 de março de 2026, datas para as quais estão agendados os jogos da última ronda. O formato mantém-se com um total de 14 jornadas. As duas equipas melhor classificadas de cada grupo se qualificarão diretamente para os quartos de final. As equipas que terminarem nos terceiro, quarto, quinto e sexto lugares disputarão os play-offs.

Depois de uma campanha histórica na temporada passada, os leões preparam-se para voltar à carga e novamente como representantes únicos do andebol português, uma vez que a instituição máxima que regula a modalidade a nível europeu não ter atribuído um dos wild cards ao Porto.


Veja a publicação do Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Prodígio do Sporting marca seis golos na vitória de Portugal sobre o Egito
Modalidades

Prodígio do Sporting marca seis golos na vitória de Portugal sobre o Egito

 

Icon Comentário0
Sorteio da Liga dos Campeões é já esta sexta-feira; Sporting fica no pote...
Modalidades

Sorteio da Liga dos Campeões é já esta sexta-feira; Sporting fica no pote...

 

Icon Comentário0
Oficial! Jogador com 300 jogos pelo Sporting de saída do Porto
Modalidades

Oficial! Jogador com 300 jogos pelo Sporting de saída do Porto

 

Icon Comentário0