Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"Timing não é inocente": Nuno Farinha desconfiado de possível mudança no Sporting

Antigo diretor de comunicação do Benfica elogia trabalho realizado em Alvalade e perspetiva uma eventual saída de alguns ativos dos verdes e brancos

Nuno Farinha aborda saídas de Amorim e Viana do Sporting
Nuno Farinha aborda saídas de Amorim e Viana do Sporting

  |

Icon Comentário0

Hugo Viana está a ser apontado ao cargo de Txiki Begiristain no Manchester City. Os ingleses estão interessados no diretor desportivo do Sporting e há quem coloque Rúben Amorim na equação. Nuno Farinha garante que a ideia "não é descabida" e que a notícia saiu "no tempo certo".


"Não estava nada à espera. Esperava sim que o trabalho que Hugo Viana e Rúben Amorim estão a fazer no Sporting acabasse por despertar interesse de alguns clubes internacionais. Não estava à espera que fosse assim associado ao City", começou por dizer, na CNN.


"É certo e garantido que Begiristain vai sair, isso é oficial e quase certo que Pep Guardiola pode seguir os mesmos passos. E, de repente, o nome de Hugo Viana aparece ligado ao clube mais forte da atualidade, a par do Real Madrid. Estamos a falar de um cargo com que todos os diretores desportivos do Mundo devem sonhar. Têm dinheiro quase ilimitado e nem precisa de fazer scouting", prosseguiu.


"O timing não me parece inocente. É na altura em que se está prestes a desfazer o tabu de Pep Guardiola. Surge numa pausa competitiva e, quem dá a notícia, sabe que é no tempo certo. Hugo Viana, habitualmente não fala e não é esperado que se pronuncie sobre isto, mas, na próxima conferência de imprensa, Rúben Amorim será questionado sobre o tema que, diretamente, não lhe diz respeito", admitiu.

Questionado sobre se o técnico do Sporting poderá suceder a Guardiola, Nuno Farinha explicou que "Se quisermos teorizar sobre isso, não é nada descabido. Foi exatamente isso que o City fez quando escolheu Begiristain e Guardiola. Begiristain foi para Guardiola ir logo de seguida. Dois ex-jogadores e dois grandes amigos. Exatamente o que se passa aqui com Rúben Amorim e Hugo Viana", terminou.


Confira as declarações de Nuno Farinha:


Futebol

Saiu do Sporting por problemas com Rúben Amorim e regressa à seleção após um ano

Jogador entrou em guerra com o técnico verde e branco e foi afastado pelo selecionador nacional devido ao comportamento extra campo

Rúben Amorim dispensou Plata do Sporting em 2021
Rúben Amorim dispensou Plata do Sporting em 2021

  |

Icon Comentário0

Gonzalo Plata, extremo que nunca conseguiu afirmar-se no Sporting, regressa à seleção do Equador, após um período afastado por questões disciplinares. Convocado para os jogos das eliminatórias sul-americanas contra o Paraguai e o Uruguai, o avançado procura recuperar espaço na equipa e provar que pode ser uma peça fundamental para ajudar o seu país.


Afastado por problemas de indisciplina no início das eliminatórias, Plata, agora jogador do Flamengo, foi riscado da convocatória anterior, feita por Félix Sánchez Bas. O seu comportamento fora de campo gerou insatisfação na equipa técnica, e essa foi uma das razões pela qual Rúben Amorim o dispensou do Sporting em 2021. Agora regressa com a oportunidade de reconquistar a confiança da equipa e dos adeptos.


Gonzalo Plata – avaliado em 6 milhões de eurosrepresentou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos, nos quais marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extracampo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.


O internacional pelo Equador conquistou ainda uma Liga portuguesa e uma Taça da Liga, ambas na temporada 2020/21, ao comando de Rúben Amorim. Gonzalo Plata foi emprestado aos espanhóis do Valladolid na época 2021/22 onde foi transferido a título definitivo no ano seguinte.

Pelos espanhóis, o jogador realizou duas épocas antes de se transferir para o Al-Sadd, por 12 milhões de euros. Em 2024, chegou ao Flamengo por 3,8 milhões de euros e já disputou seis jogos, ainda sem contribuir diretamente para golos na equipa agora comandada por Filipe Luís.



Futebol

Oficial! Al Nassr de Cristiano Ronaldo recusa-se a viajar na Liga dos Campeões

Aumento do conflito armado no Médio Oriente levou emblema de Riade a dar murro na mesa e a negar comparecer na terceira jornada da prova

Al Nassr de Cristiano Ronaldo não irá ao Teerão defrontar o Esteghlal
Al Nassr de Cristiano Ronaldo não irá ao Teerão defrontar o Esteghlal

  |

Icon Comentário0

Com o agravamento das condições de segurança no Médio Oriente, devido ao estalar da tensão entre o Irão e Israel, o jogo entre o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, e o Esteghlal, no próximo dia 22 de outubro, não se realizará em Teerão, tendo em conta o conflito.


Desta forma o embate a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões deverá decorrer no Dubai, embora a Confederação Asiática de Futebol ainda não tenha confirmado, visto que Qatar e Omã estão também na corrida pela organização do duelo.


No campeonato saudita, o Al Nassr continua em segundo lugar, mesmo com a vitória frente ao Al Orubah, por 3-0, no passado sábado, dia 5 de outubro, que fez a equipa do astro português arrecadar mais três pontos, que não se mostraram suficientes para bater os 18 do Al Hilal, de Jorge Jesus, primeiro classificado.


Cristiano Ronaldo – depois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr - com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24 –, contabiliza nove encontros na nova temporada desportiva e já soma oito golos e três assistências pela equipa de Riade.

Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou assim em grande, em termos individuais, apesar dos resultados coletivos menos positivos. O Al Nassr vira agora atenções para o jogo da sétima jornada do campeonato frente ao Al Shabab da próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, às 19h00.



Futebol

Foi dado como 'morto' no Sporting e agora vale quase o dobro no mercado

Futebolista vê subida a pique na valorização, depois de ter passado momentos bastante duros em Alvalade e estar com pé e meio fora do Clube

Eduardo Quaresma, central do Sporting, sobe valor de mercado
Eduardo Quaresma, central do Sporting, sobe valor de mercado

  |

Icon Comentário0

Eduardo Quaresma viu um crescimento no seu valor de mercado. O central do Sporting está agora avaliado em 14 milhões de euros, quase o dobro dos 8M que apresentava no final da última temporada, de acordo com a estatística dada pelo Transfermarkt, portal especializado na matéria em questão.


A subida a pique revela o excelente momento de forma do jovem internacional português, que chegou a ser praticamente dado como 'morto' em Alvalade. Depois de dois empréstimos a Tondela e Hoffenheim, que acabaram por ser pouco sucedidos, Edu tardava em afirmar-se com a Listada verde e branca.


Uma lesão de Sebastián Coates, antes da receção ao Porto, atirou o 'camisola 72' para o onze inicial. Quaresma fez, possivelmente, o melhor jogo de toda a carreira, deixando Wenderson Galeno completamente perdido em campo. O Clássico sorriu aos leões e foi o ponto de viragem do defesa.


Ainda antes do final da temporada 2023/24 - em que o Sporting garantiu a conquista do 24.º título de campeão nacional -, Eduardo Quaresma assinou a renovação de contrato com os leões, ficando seguro até 2028 e com uma cláusula de rescisão que subiu dos 45 para os 80 milhões de euros.

Esta época, Eduardo Quaresma já soma oito partidas pela turma de Amorim, contabilizando 571 minutos, ainda sem qualquer golo ou assistência. Em 2023/24, o jogador – avaliado em 14 milhões de euros – contabilizou 30 jogos pelo Sporting: 20 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.541 minutos em que esteve dentro das quatro linhas apontou um golo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Chelsea e Arsenal chegam-se à frente: Cofres do Sporting trancados a sete chaves
Futebol

Chelsea e Arsenal chegam-se à frente: Cofres do Sporting trancados a sete chaves

 

Icon Comentário0
"Complicado, tristonho, irritante mesmo" - Tito Arantes Fontes sobre último jogo do Sporting
Futebol

"Complicado, tristonho, irritante mesmo" - Tito Arantes Fontes sobre último jogo do Sporting

 

Icon Comentário0
“Não é a altura certa para chamar Harder” – Reforço do Sporting avaliado de alto a baixo
Futebol

“Não é a altura certa para chamar Harder” – Reforço do Sporting avaliado de alto a baixo

 

Icon Comentário0