
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Raf, pai de Zeno Debast, está encantado com o crescimento do filho ao serviço do Sporting. No entanto, depois de revelar um dos sonhos para o futuro do craque verde e branco, apontou alguns aspetos a melhorar num futuro próximo pelo pupilo de Rui Borges.
"Estamos muito agradecidos ao Sporting porque deu-lhe esta chance para tornar-se num melhor jogador e ajudar a equipa a ganhar um título. Tem dado passos em frente na sua evolução, acho que esteve em 70 por cento dos jogos até agora. Estamos muito, muito felizes por ele. É o primeiro ano dele no estrangeiro, a sua primeira transferência. Mas sabemos que ele tem de dar outros passos", disse, ao jornal Record.
O pai do 'camisola 6' refere que o atleta "ainda é jovem, tem 21 anos e coisas para trabalhar", enumerando alguns aspetos em que Debast pode evoluir: "Tem de fazer corridas mais inteligentes, mais movimentos explosivos em corridas curtas. E estar mais disponível para receber a bola. Sei que ele tem bons pés e acho que se receber mais vezes a bola pode ajudar a equipa a criar mais oportunidades. Está a desenvolver-se bem, a crescer. É o mais importante. Estamos muito felizes com o Clube".
"Sei que o Zeno faz muito mais depois dos treinos para progredir. Eu e a mãe dele somos muito disciplinados. Estamos cientes das dificuldades e armadilhas que existem quando vais jogar no estrangeiro, és jovem e recebes dinheiro. Estamos aqui para o proteger dessas coisas. O Zeno é um bom miúdo, também com outras pessoas. Ele quer ser um grande jogador. E se jogares por um clube tens de dar o teu melhor em todos os níveis", admitiu, enaltecendo a mentalidade do internacional belga.
Vendo o filho a alinhar como médio, Raf explica ser "a escolha do treinador" e que "há 5 anos ele jogava a meio-campo na formação do Anderlecht, mas foi para o Sporting como central". "Os treinadores e o staff são pessoas mais inteligentes do que eu e vão fazer a escolha certa para ele", explica, antes de fazer um pedido especial: "Esperamos que consiga ser campeão. Ganhar títulos e taças tem de ser o sonho de qualquer jogador. O Zeno é muito próximo de todas as pessoas do Clube, até dos adeptos. Como jogador tens de estar ciente do que um adepto está a pensar quando vê o jogo e dar o teu melhor. Podes perder, mas se não deres o teu melhor isso não é a forma de jogar e de estar".
Defesa do Lusitânia de Lourosa esteve vários anos no principal escalão do futebol português e aplaude investimento dos verdes e brancos para a próxima época
|
É oficial. Giorgi Kochorashvili é reforço do Sporting para a próxima temporada. Avto, compatriota e central do Lusitânia Lourosa, deixou muitos elogios ao médio verde e branco, estabelecendo uma comparação com Hidemasa Morita e Morten Hjulmand, motores do meio-campo leonino.
"É um grande jogador! Tem vindo a crescer no Levante e ganhou com alguma notoriedade com a seleção da Geórgia no último Campeonato da Europa, na Alemanha, ajudando à equipa a chegar aos oitavos de final na estreia numa competição desse tipo. É um grande profissional e chegou onde chegou fruto do trabalho e da consistência. Merece a oportunidade de representar um grande clube como o Sporting!", disse, ao Notícias ao Minuto.
O defesa explica que o compatriota "pode jogar na função 6 ou como 8", sendo "um jogador de elevada intensidade, com grande destaque na recuperação de bola" e que ainda revela uma boa chegada à área". "Do que vi, sobretudo na seleção, é alguém que enche o campo, é uma mistura de Hjulmand e Morita", admitiu.
"Ainda não se sabe se o Morita vai continuar e o Kochorashvili pode beneficiar disso. Em geral, as pessoas não acompanham muito a segunda Liga espanhola, mas é um campeonato de qualidade e o Sporting não ia contratar alguém de lá por acaso", garantiu Avto.
O central garante que as recentes oportunidades para os georgianos se deveram ao sucesso de Khvicha Khvaratskhelia e "à mentalidade": "Esta geração é ambiciosa, dedicada 100 por cento ao futebol. Eles querem colocar o nome da Geórgia no mapa, com grandes conquistas. O Kvaratskhelia abriu a porta, após ter sido umas das figuras no título de campeão do Nápoles. A Europa olha agora com diferentes olhos para nós, reconhecendo o nosso talento. Estou feliz pelo Kochorashvili e desejo-lhe toda a sorte do mundo no Sporting. Serei mais um adepto a torcer por ele e espero defrontá-lo em Portugal", terminou.
Especialista em transferências garante que últimas propostas do Clube de Alvalade de nada valeram e leões vão ter de aumentar a parada
|
Frederico Varandas terá dificuldades na contratação de Georgios Vagiannidis. O Panathinaikos já terá tomado uma decisão quanto ao futuro do jovem e deixar Atenas só será possível mediante pagamento de uma quantia superior à que vem sendo apresentada pelo Sporting.
Segundo informação avançada por Giannis Chorianopoulos - jornalista grego especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - o emblema do Pireu pede "mais de 10 milhões de euros" para abrir mão do lateral-direito no próximo verão.
A mesma fonte revela que o Fulham está "bastante interessado" no jovem defesa, mencionado ainda interesse de Sporting e Ajax. Quanto aos ingleses, o desejo não é de Marco Silva, que, segundo o jornalista helénico, "pode nem estar no banco" na próxima temporada.
Recentemente, foram negadas as notícias de que o Clube de Alvalade estaria em Atenas, com um enviado especial, a tentar fechar o acordo junto do jogador e do Panathinaikos, riscando ainda a existência de novas rondas negociais marcadas.
Esta temporada, Georgios Vagiannidis - avaliado em 7 milhões de euros - soma um golo e uma assistência em 34 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.561 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com três internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Confira a publicação:
Treinador do United quer voltar a reencontrar futebolista dos verdes e brancos, desta vez em Old Trafford, e já sabe o que poderá acontecer
|
Ruben Amorim não desiste do sonho de conseguir contratar Viktor Gyokeres. O antigo treinador do Sporting deseja reencontrar o avançado sueco, mas há vários concorrentes e a vontade do 'camisola 9' dos leões não passa, para já, por rumar a Old Trafford no mercado de verão.
A mudança de Gyokeres para o Manchester United é, muito provavelmente, uma miragem para os red devils, graças ao terrível desempenho do clube na Premier League. O matador não abdica de disputar a Liga dos Campeões e a única forma de a prova milionária da UEFA regressar a Old Trafford na próxima temporada é se Ruben Amorim vencer a Liga Europa.
Assim sendo, para já, o ponta de lança dá prioridade ao Arsenal, que demonstrou um crescente interesse nos últimos dias. Mikel Arteta, treinador dos gunners, admitiu mesmo, em conferência de imprensa, que o mercado de verão ia ser bombástico para a formação de Londres.
Pensando na possível saída, Gyokeres aceita rumar ao emblema da capital inglesa, bem como a Liverpool e Manchester City. Por Espanha, o goleador tem interesse em Real Madrid e Barcelona, com PSG (França) e Bayern Munique (Alemanha) também na lista de desejos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 42 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.342 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 42 golos e fez 11 assistências.