
Futebol
Na antevisão ao Sporting - Porto, Farioli 'perde a memória' e fala de... expulsões: "Foi difícil"
29 Ago 2025 | 14:59
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Abr 2025 | 08:11 |
Raf, pai de Zeno Debast, está encantado com o crescimento do filho ao serviço do Sporting. No entanto, depois de revelar um dos sonhos para o futuro do craque verde e branco, apontou alguns aspetos a melhorar num futuro próximo pelo pupilo de Rui Borges.
"Estamos muito agradecidos ao Sporting porque deu-lhe esta chance para tornar-se num melhor jogador e ajudar a equipa a ganhar um título. Tem dado passos em frente na sua evolução, acho que esteve em 70 por cento dos jogos até agora. Estamos muito, muito felizes por ele. É o primeiro ano dele no estrangeiro, a sua primeira transferência. Mas sabemos que ele tem de dar outros passos", disse, ao jornal Record.
O pai do 'camisola 6' refere que o atleta "ainda é jovem, tem 21 anos e coisas para trabalhar", enumerando alguns aspetos em que Debast pode evoluir: "Tem de fazer corridas mais inteligentes, mais movimentos explosivos em corridas curtas. E estar mais disponível para receber a bola. Sei que ele tem bons pés e acho que se receber mais vezes a bola pode ajudar a equipa a criar mais oportunidades. Está a desenvolver-se bem, a crescer. É o mais importante. Estamos muito felizes com o Clube".
"Sei que o Zeno faz muito mais depois dos treinos para progredir. Eu e a mãe dele somos muito disciplinados. Estamos cientes das dificuldades e armadilhas que existem quando vais jogar no estrangeiro, és jovem e recebes dinheiro. Estamos aqui para o proteger dessas coisas. O Zeno é um bom miúdo, também com outras pessoas. Ele quer ser um grande jogador. E se jogares por um clube tens de dar o teu melhor em todos os níveis", admitiu, enaltecendo a mentalidade do internacional belga.
Vendo o filho a alinhar como médio, Raf explica ser "a escolha do treinador" e que "há 5 anos ele jogava a meio-campo na formação do Anderlecht, mas foi para o Sporting como central". "Os treinadores e o staff são pessoas mais inteligentes do que eu e vão fazer a escolha certa para ele", explica, antes de fazer um pedido especial: "Esperamos que consiga ser campeão. Ganhar títulos e taças tem de ser o sonho de qualquer jogador. O Zeno é muito próximo de todas as pessoas do Clube, até dos adeptos. Como jogador tens de estar ciente do que um adepto está a pensar quando vê o jogo e dar o teu melhor. Podes perder, mas se não deres o teu melhor isso não é a forma de jogar e de estar".
Jogador pode fazer o último jogo pelo clube no próximo sábado frente ao Arouca e rumar à liga russa para representar o gigante de Moscovo
29 Ago 2025 | 17:28 |
Tomás Handel, médio cobiçado pelo Sporting, deve deixar o Vitória de Guimarães para jogar no CSKA. O acordo entre os clubes pelo futebolista de 24 anos pode ser alcançado nos próximos dias, ainda que nesta altura, o clube de Moscovo tenha oferecido seis milhões de euros e mantém conversações com o clube minhoto, que tenta aumentar a verba.
O jogador está no clube vimaranense desde a formação, sendo um dos jogadores com maiores ligações ao emblema vitoriano. O agora pupilo de Luís Pinto pode rumar assim à liga russa, a pouco mais de uma semana para o fecho do mercado de transferências.
O alvo dos leões foi esta época promovido a capitão de equipa, rendendo o guarda-redes Bruno Varela, que se mudou para a Arábia Saudita. Charles e Borevkovic, que recentemente deixou os conquistadores para rumar à Turquia, completavam o lote inicial de capitães.
O jogador pode fazer o último jogo pelo clube no próximo sábado frente ao Arouca. O atleta já somou um total de 118 jogos pelo clube, três deles esta temporada. Recorde-se que em janeiro esteve quase acertada a sua transferência para o Milan, que acabou por não concretizar-se devido a questões burocráticas.
O internacional sub-21 português tem sido um dos jogadores mais preponderantes do Vitória e é dos atletas com mais mercado, podendo render um bom encaixe financeiro à SAD liderada por António Miguel Cardoso, numa temporada em que não pode contar com o encaixe financeiro das competições europeias.
Aproxima-se a pausa para os compromissos internacionais e a equipa das quinas já sabe com quem vai poder contar nos próximos jogos
29 Ago 2025 | 16:46 |
João Muniz, jogador da equipa B do Sporting, Geovany Quenda e Diogo Travassos foram convocados para a Seleção Nacional sub-21. Esta foi a primeira convocatória de Luís Freire à frente da equipa das quinas, que visa os encontros de apuramento para o Campeonato da Europa do escalão frente a Azerebaijão (5 de setembro) e Escócia (9 de setembro).
Além desta dupla de atletas do Sporting, foram chamados André Gomes, Diogo Pinto, João Carvalho, Gabriel Brás, Gonçalo Oliveira, José Sampaio, Leonardo Barroso, Tiago Gabriel, Tiago Parente, Dário Essugo, Diego Rodrigues, Gustavo Sá, Mathias de Amorim, Afonso Amorim, Carlos Forbs, Fábio Baldé, Gustavo Varela, Roger Fernandes e Vivaldo Semedo.
Apesar de ter um começo de temporada algo apagado, Geovany Quenda mereceu a chamada de Luís Freire. O ala de 18 anos do Sporting tem sido presença regular no banco de suplentes leoninos, com Rui Borges a preferir lançar Geny Catamo no 11 inicial. Esta escolha do técnico de Mirandela tem vindo a levantar dúvidas de vários adeptos e comentadores.
Dos vários nomes com passagem pelo Clube de Alvalade, Diogo Travassos acaba por ser o grande destaque. Com contrato renovado com os leões até 2030, o lateral direito foi emprestado neste início de temporada ao Moreirense, num acordo válido até ao final desta época.
Não foi apenas nos sub-21 que o Sporting teve atletas chamados à Seleção Nacional. Na convocatória principal, escolhida por Roberto Martínez, o selecionador convocou Rui Silva, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves, para os jogos frente à Arménia e Hungria, com vista para a qualificação do Mundial 2026.
Após humilhante derrota frente ao Grimsby Town da quarta divisão, muito consideram que o futuro do técnico está em cheque nos red devils
29 Ago 2025 | 16:40 |
O futuro de Ruben Amorim no Manchester United está em causa. Após a humilhante derrota contra o Grimsby Town da quarta divisão inglesa, a contar para a segunda eliminatória da Taça da Liga, muitos consideram que o percurso do antigo treinador do Sporting nos red devils está em cheque.
Segundo informações avançadas pelo jornal The Guardian, muito dos pupilos do técnico português questionam o seu sistema de jogo no clube de Old Trafford de 3-4-3. O principal motivo por trás desta dúvida tem como base a utilização de três centrais.
Ainda assim, mesmo com o trabalho de Ruben Amorim em causa, o diário britânico acredita que o Manchester United de despedir o treinador que contratou ao Sporting em novembro de 2024: “O United não tem planos para despedir Amorim, mas há a sensação no clube de que, se os resultados não mudarem, a sua teimosia pode levá-lo a demitir-se em vez de mudar os seus métodos”.
Para além das táticas utilizadas, também a capacidade do treinador dos red devils enquanto gestor de pessoas foi questionada: “Existe também perplexidade em relação à sua abordagem no que toca à gestão de pessoas, que é vista por muitos intervenientes como bem-intencionada, mas por vezes contraproducente”.
Após ser dado como "condenado", surgem já uma série de nomes que podem suceder a Ruben Amorim, enquanto treinador do Manchester United. Associados a assumir este cargo, estão Gareth Southgate, Michael Carrick, Oliver Glasner, Mauricio Pochettino, Kieran McKenna, Zinedine Zidane, Marco Silva, Andoni Iraola e Xavi Hernández.
Na antevisão ao Sporting - Porto, Farioli 'perde a memória' e fala de... expulsões: "Foi difícil"
29 Ago 2025 | 14:59
Atleta dispensado por Ruben Amorim vale 45M e 'oferece' milhões ao Sporting
29 Ago 2025 | 14:43
Geny Catamo de saída do Sporting? Processo do extremo do Sporting pode mudar radicalmente
29 Ago 2025 | 14:39