Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Tonel - antigo defesa-central do Sporting que marcou presença na final da Taça de Portugal diante do Porto, na temporada 2007/08, em que os leões venceram, por 2-0, com golos de Rodrigo Tiuí - considera que os verdes e brancos são, ao dia de hoje, bastante mais fortes do que eram na altura.
“O Rodrigo Tiuí não era muito utilizado, mas fazia um bom balneário. Felizmente foi influente e foi ótimo para ele, para o Sporting e para mim”, explica o antigo defesa de 44 anos, que realizou cinco temporadas em Alvalade. “Defrontámos um Porto fortíssimo, com Bruno Alves, Lucho González, Quaresma, Lisandro López, Paulo Assunção, entre outros, que tinha sido campeão com 20 pontos de avanço sobre o segundo, o Sporting. Nesse jogo foi preciso ir até à última gota de suor e a felicidade acabou por cair para o nosso lado”, atirou Tonel, em declarações ao jornal 'Record'. O antigo futebolista, e agora comentador, destaca o bom momento que o Clube de Alvalade se encontra a viver: “Na altura o Sporting não tinha a força que tem hoje em termos de títulos, como ainda agora foi campeão”. Ao serviço dos verdes e brancos, Tonel contabilizou 178 encontros - entre 2005 e 2010 -, nos quais marcou 14 golos, fez duas assistências e conquistou duas Taças de Portuga (2006/07 e 2007/08) e duas Supertaças Cândido de Oliveira (2007/08 e 2008/09).
Jogador do emblema verde e branco tem recebido diversas propostas para deixar os leões, mas amizade com o treinador não o deixa ir a lado nenhum
|
0Nuno Santos é o quinto jogador mais utilizado por Rúben Amorim para entrar nas quatro linhas com a camisola do Sporting. O favoritismo do treinador verde e branco pelo ala esquerdino já vem de outros ‘carnavais’. O motivo surpreendentemente remonta ao Benfica.
Curiosamente Nuno Santos e Rúben Amorim partilharam o relvado durante dois jogos na equipa B dos encarnados, durante a temporada de 2014/15, onde tiveram a oportunidade de começar uma relação que dura até ao presente. O afeto entre o timoneiro e o jogador é de tal ordem, que Amorim continua a defender o ala sempre que pode, tal como aconteceu na conferência passada quarta-feira, dia 25 de setembro.
Poderá ainda afirmar-se que o treinador do Clube de Alvalade desempenhou um papel preponderante na renovação do contrato do seu ‘cavalinho’, apelido pelo qual denomina Nuno, que já havia despontado o interesse de diferentes clubes estrangeiros. Apesar disso, o timoneiro leonino continua a fazer conta com Nuno Santos, um componente fulcral no sucesso da equipa, que têm registado um ótimo começo de época.
Na presente temporada, o Nuno Santos já soma quatro partidas, registando um total de 192 minutos. Durante o tempo que esteve dentro de campo, o lateral de Rúben Amorim ainda não somou qualquer golo ou assistência.
Em 2023/24, Nuno Santos – atualmente avaliado em 14 milhões de euros – fez 50 encontros com a Listada verde e branca tendo feito o gosto ao pé em seis ocasiões (Farense, Dumiense, Vitória de Guimarães, Braga, Boavista e Estrela da Amadora) e feito 16 assistências, sendo o jogador do Sporting com mais passes para golo.
Representantes de ambos os clubes fizeram um balanço positivo sobre o encontro entre os adversários da prova milionária
|
0Esta semana, Sporting e Leipzig reuniram-se para trocar ideias e práticas sobre o trabalho no futebol de formação, com ênfase nos escalões mais jovens. A iniciativa decorreu no Pólo Estádio Universitário de Lisboa, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e também no Estádio José Alvalade, onde se realizou uma palestra que contou com a presença de cerca de 100 colaboradores Leoninos.
O evento contou também com a presença do vice-presidente do Clube, Francisco Salgado Zenha, dos dirigentes da Academia, Paulo Gomes e Tomaz Morais, e Filipe Vedor, diretor do Pólo EUL e responsável por esta ação que abordou métodos de treino e técnicas no desenvolvimento dos jovens jogadores. Da parte do Leipzig, marcaram presença o diretor da academia, Manuel Baum, e o coordenador técnico dos escalões mais novos, Jan Schäffer.
Filipe Vedor, responsável pela iniciativa, destacou a importância da discussão para o desenvolvimento do projeto: "O nosso objetivo foi, acima de tudo, promover o debate, que muitas vezes gera os melhores inputs para o processo. Queremos refletir sobre o que estamos a fazer bem e onde podemos melhorar." Vedor revelou ainda que a iniciativa superou as expectativas e será repetida, mencionando planos de colaborar com outros clubes europeus e americanos. Ricardo Damas, coordenador técnico do Pólo EUL, sublinhou o impacto positivo da troca de ideias com o emblema alemão, e acredita que esta experiência será benéfica para o Sporting: "Esta reflexão vai influenciar tópicos importantes, como a nossa abordagem ao jogo e a organização interna. Certamente surgiram ideias que servirão de base para futuras reuniões".
O feedback dos membros do clube alemão foi muito positivo. Manuel Baum elogiou a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido no Sporting e destacou as semelhanças entre os dois clubes, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de jogadores: "Foi muito interessante ver os pontos em comum, sobretudo no objetivo de preparar os jogadores para a equipa principal." Jan Schäffer considerou que a iniciativa foi incrível e diz que "Fomos muito bem recebidos e acreditamos que contribuímos com conhecimento para aperfeiçoar o desenvolvimento dos jogadores da formação".
As duas equipas irão defrontar-se no dia 22 de janeiro de 2025, no penúltimo jogo válido para a fase de liga da Champions League, na RB Arena, em Leipzig. Para já, o Sporting já soma três pontos na prova, depois de ter vencido o Lille, por 2-0.
Astro do futebol mundial é destacado em extensa entrevista, tal como a forma de lidar com o craque formado no Sporting
|
0Diogo Dalot, antigo jogador do Porto que, atualmente, veste a camisola do Manchester United, falou sobre as suas aprendizagens com Cristiano Ronaldo, numa extensa entrevista concedida a Rio Ferdinand, no TNT Sports, exibida esta quinta-feira, dia 26 de setembro.
"Aprendi muito com ele. Sinto que sempre que o deixo, sinto-me mais rico. Pessoalmente, sinto que podemos estar em qualquer contexto com ele e, se ele estiver realmente confortável connosco, saímos com o sentimento que aprendemos algo novo", contou o internacional português, abordando, de seguida, os red devils.
"Já passei por tudo aqui, estive lesionado durante muito tempo, não fiz parte do plantel, joguei todos os jogos. Por isso, às vezes, estás a jogar e isso é ótimo, mas quando não estás a jogar eu compreendo como te sentes. Por isso, posso tentar ajudar-te", afirmou.
Cristiano Ronaldo – depois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr - com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24 –, contabiliza cinco encontros na nova temporada desportiva e já soma quatro golos e duas assistências pela equipa de Riade.
Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou assim em grande, em termos individuais, apesar dos resultados coletivos menos positivos. O Al Nassr vira agora atenções para o encontro do campeonato saudita e vai medir forças com o Al Wehda, pelas 16h20 desta sexta-feira, dia 27 de setembro.