Modalidades
Exclusivo Leonino - Sporting vai ao mercado por um guarda-redes para 2026/27
26 Nov 2025 | 11:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
15 Nov 2024 | 07:17 |
Depois do empate, 5-5, com o Quinta dos Lombos, na última quinta-feira, dia 14 de novembro, Nuno Dias, treinador da equipa de futsal do Sporting, não estava nada satisfeito com aquilo que foi apresentado pela sua formação e preferiu não o esconder, revelando que "houve má postura da nossa parte, maus comportamentos defensivos, fomos muito permissivos e permeáveis na finalização".
“Nem eu, nem esta equipa se revê na maior parte destes comportamentos. Permitimos algumas situações de perigo e nalguns golos [sofridos] podíamos ter feito melhor. A nossa postura defensiva não foi condizente com o que somos e com o que treinamos”, atirou ainda, em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
“Ofensivamente fomos criando oportunidades e também desperdiçando. Ainda assim, o pior foi a nossa postura defensiva. Depois de estar a ganhar por 5-2 e acabar por sofrer o empate… Perdemos a oportunidade de somar os três pontos”, atirou ainda, considerando que não foi apenas mérito da equipa visitante, mas também "culpa própria".
Com este empate – o primeiro em oito jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam agora 13 pontos e estão a dois do topo da tabela classificativa da Liga Placard, onde está o Benfica (15). Já o Braga ocupa o terceiro lugar com 12 pontos somados.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a sexta jornada do campeonato nacional. Os verdes e brancos vão defrontar a turma minhota. O encontro diante da turma liderada por Joel Rocha está marcado para o próximo domingo, dia 17 de novembro, às 17h30, na AMCO Arena.
Clube de Alvalade entrou em campo, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, para jogar a segunda mão dos oitavos-de-final da competição internacional
04 Dez 2025 | 22:01 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o AEK de Atenas por 8-3, esta quinta-feira, dia 4 de dezembro, em jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões da modalidade. Depois da vitória no fim-de-semana, para o campeonato, os leões garantiram presença na fase seguinte da competição internacional.
O Sporting entrou com tudo, e inaugurou o marcador logo no primeiro minuto, por Bruno Pinto. Os leões mantiveram a pressão, e aos 3' já lideravam por 3-0 (Bruno Pinto e Allan Guilherme fizeram os golos). Aos 13', o AEK conseguiu reduzir, e deixou o marcador com 3-1 ao intervalo, a favor dos verdes e brancos.
Nos segundos 20 minutos, a formação helénica conseguiu reduzir a vantagem para apenas um golo, aos 23'. No entanto, o Sporting reagiu, e voltou a colocar-se em controlo do marcados. Pauleta fez o 4-2, seguido do hat-trick de Bruno Pinto. Tomás Paçó e Felipe Valério dilataram ainda mais a vantagem verde e branca, que atingiu números expressivos no final da partida. O melhor que o AEK conseguiu foi reduzir, para 7-3, mas Pauleta voltou a atirar a diferença para cinco golos.
Com esta vitória – a 15.ª em 17 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias ultrapassam o AEK de Atenas nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os verdes e brancos avançam, com agregado final de 19-3, e ficam à espera do Benfica, que deve ser o adversário nos quartos-de-final da competição internacional.
O Clube de Alvalade vai, agora, voltar a virar atenções para o campeonato nacional. Os leões recebem o Torreense, numa partida que se vai disputar no Pavilhão João Rocha. O apito inicial está marcado para as 15h00 da próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro.
Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem; Atleta do emblema verde e branco inaugurou o marcador logo no primeiro minuto de jogo
29 Nov 2025 | 22:23 |
A equipa de futsal do Sporting derrotou o Leões de Porto Salvo por 6-3, este sábado, dia 29 de novembro, em jogo da 11.ª jornada da Liga Placard. Depois da goleada ameio da semana para a Liga dos Campeões, os leões derrotaram agora o terceiro classificado do Campeonato.
Na primeira parte, o Clube de Alvalade chegou cedo à vantagem. Diogo Santos inaugurou o marcador logo no primeiro minuto. O camisola 7 estava endiabrado e bisou logo aos 3'. A equipa forasteira conseguiu reduzir aos 4' por intermédio de Landelino Neto. Num duelo intenso, os leões voltaram a marcar aos 6'. Agora foi Pauleta a aproveitar um erro da defesa contrária e apontar o 3-1. Aos 13', Felipe Valério fez o quarto. Quando os visitados atingiram as seis faltas, o Leões de Porto Salvo não falhou e conseguiu o 4-2 por Isaías Furtado.
Nos segundos 20 minutos, a formação do concelho de Oeiras reduziu para 4-3 aos 24' com golo de Rúben Carrilho. No melhor momento dos visitantes na partida, contudo, o Sporting não tremeu e conseguiu travar o ímpeto adversário. Uma bela jogada coletiva terminou com Wesley a dar para Bruno Pinto fazer o 5-3 aos 30 minutos. Bruno Maior fez o 6-3 aos 38 minutos.
Com esta vitória – a 14.ª em 16 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias estão no segundo lugar da tabela classificativa com 27 pontos. O Benfica é primeiro classificado com 33. Por outro lado, o Leões de Porto Salvo é terceiro classificado com 22.
O Clube de Alvalade vai, agora, receber os gregos do AEK para a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Futsal Champions League na quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 19h30. Fora de casa, o Sporting venceu por uns claros 11-0 e tem pé e meio na próxima fase da competição internacional.
Estrutura do Clube de Alvalade pretende preparar atempadamente todas as contratações da próxima temporada e está atento às necessidades de Nuno Dias
27 Nov 2025 | 14:07 |
Está decido: o Sporting vai fazer mudanças no plantel da equipa de futsal para a temporada 2026/27 e o sector onde se deverá sentir mais é na baliza, sabe o Leonino. A estrutura dos leões pretende garantir a chegada de um novo guarda-redes para a turma de Nuno Dias.
Segundo apurou o nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, a estrutura verde e branca olha para a baliza da modalidade como uma das posições mais deficitárias e acredita que um dos passos para o sucesso possa ser a contratação de um novo guardião que, ao que tudo indica, deverá ser estrangeiro.
Atualmente, Nuno Dias conta com três guarda-redes: Bernardo Paçó, Henrique Rafagnin e Gonçalo Portugal. Enquanto o primeiro tem sido utilizado como titular, o Sporting acredita que poderá melhorar com maior competição no plantel. O internacional português é tido como mais que suficiente para a fase regular, mas os leões pretendem outra experiência para os play-offs, finais e UEFA Futsal Champions League.
Por seu turno, Rafagnin deverá deixar a equipa do Sporting no final da presente temporada, tal como avançou o Leonino, em exclusivo. O brasileiro perdeu o lugar para Paçó na época transata e tarda a agarrar a sua oportunidade em Alvalade. A saída deste não formado localmente (NFL) abre a entrada de outro.
Também Gonçalo Portugal pode colocar um ponto final à sua passagem no Sporting no fim de 2025/26. Depois de praticamente 15 temporadas em Alvalade, o guarda-redes de 33 anos tem cada vez menos utilização por parte de Nuno Dias e sua saída poderá abrir espaço ao regresso de Guilherme Cintra, que está atualmente emprestado à UVPN.
Relembre, aqui, os melhores momentos do Sporting na última final four da Liga dos Campeões de futsal: