Futebol
Confirmado! Rui Borges com uma dúvida e duas baixas para o Porto - Sporting
21 Abr 2026 | 12:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2024 | 15:42 |
A equipa principal do Sporting realizou mais uma sessão de trabalho, esta terça-feira, dia 19 de novembro, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Neste novo treino, sob as ordens de João Pereira, Zeno Debast foi ausência e não treinou com os restantes companheiros de equipa.
Pedro Miguéis, Guilherme Pires, Lucas Anjos, Rafael Besugo, Luís Gomes, José Silva, Lucas Taibo, Pedro Silva, David Moreira, Alexandre Brito, Adam Arvelo, Samuel Justo, Rodrigo Marquês, Guilherme Silva e Henrique Arreiol foram os jovens atletas chamados à sessão de trabalhos.
O Clube de Alvalade volta a treinar na manhã desta quarta-feira, dia 20 de novembro, em Alcochete. Após a saída de Ruben Amorim rumo aos ingleses do Manchester United, João Pereira continua a preparar o seu primeiro encontro enquanto treinador da equipa A.
Neste momento, os verdes e brancos seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 33 pontos, e estão na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem 27 pontos. No terceiro posto, está o Benfica com 25 (menos um jogo).
O emblema leonino volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 22 de novembro, frente ao Amarante, em jogo relativo à quarta eliminatória da Taça de Portugal. O encontro diante da turma que milita na Liga 3 marcará a estreia de João Pereira pela equipa A dos leões e jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Rui Borges tem agora mais uma dor de cabeça e menos uma opção no plantel dos verdes e brancos até ao final da temporada desportiva
21 Abr 2026 | 13:52 |
Bomba! Iván Fresneda está fora das contas do Sporting até ao final da temporada. O lateral-direito, de 21 anos, continua a debater-se com problemas físicos e só deverá regressar já em 2026/27, é notícia de última hora desta terça-feira, 21 de abril.
O espanhol saiu ao intervalo no encontro frente ao Estrela da Amadora, a 11 de abril, com queixas físicas, e desde então não voltou a competir, falhando as deslocações ao terreno do Arsenal e o dérbi com o Benfica. Apesar de Rui Borges ter admitido que o jogador estava em dúvida para o clássico com o Porto, a realidade é que não só ficará de fora desse encontro como do restante da época, informa o jornal Record.
A ausência de Iván Fresneda representa uma baixa de peso para os leões, tendo em conta a importância que assumiu ao longo da temporada. O defesa é o sétimo jogador mais utilizado do plantel em 2025/26, somando 2.954 minutos.
Perante este cenário, Eduardo Quaresma surge como principal solução para a posição. O internacional sub-21 português, central de origem, já foi adaptado à lateral direita nos jogos frente ao Arsenal e Benfica, devendo manter a titularidade no Dragão. Georgios Vagiannidis continua a ser alternativa para o lado direito da defesa.
Iván Fresneda - avaliado em 12 milhões de euros - já cumpriu 39 jogos com a camisola do Sporting nesta temporada: 23 na Liga Portugal, 10 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça. Nos 2.954 minutos de participação, já soma um golo e duas assistências.
Treinador dos dragões realizou a conferência de imprensa de antevisão ao Clássico das meias-finais da Taça de Portugal, dirigindo ao líder leonino
21 Abr 2026 | 13:42 |
Em antevisão ao Clássico de quarta-feira, 22 de abril, Francesco Farioli reagiu às declarações de Frederico Varandas, Presidente do Sporting, garantindo que o Porto está focado apenas no jogo da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Farioli: "Não estamos na posição de ter de ouvir barulho ou caos"
"Não acredito que precisamos de mais gasolina. Não estamos na posição de ter de ouvir barulho ou caos. Sabemos das nossas qualidades, sabemos onde precisamos de melhorar, e estamos a trabalhar arduamente para podermos evoluir. O resto da poluição que aparece em certos comentários não entra na nossa mente. Quero ver uma equipa que se porta da maneira correta dentro de campo, com a agressividade certa, que entregue uma exibição do mais alto nível. Mas sem desejos de vingança. A corrida é connosco e estamos aqui para apresentar o nosso melhor e fazer tudo o que está ao nosso alcance nestas meias-finais. No final das contas, veremos onde estamos. Mas estamos desligados em relação ao que tem sido dito nos últimos meses", começou por dizer.
O técnico italiano abordou ainda a arbitragem, deixando confiança no desempenho da equipa de arbitragem. "Honestamente, dirigiu o clássico e também esteve nos nossos jogos imensas vezes como quarto árbitro. Espero uma grande exibição porque será uma grande parte do jogo. E só as pessoas que merecem estar no relvado amanhã, estarão lá. Tem a oportunidade de mostrar que merece lá estar", referiu.
Vale lembrar que o Sporting está em vantagem na eliminatória. Na partida da primeira mão, a turma orientada por Rui Borges venceu no Estádio José Alvalade, por 1-0, com o único golo da jogo a ser marcado por Luis Suárez, de grande penalidade, aos 61 minutos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, frente ao Porto. O encontro, a contar para segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, pelas 20h45.
Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo das meias-finais, técnico abordou vários temas relacionados com o Clássico e a sua importância
21 Abr 2026 | 13:00 |
O Sporting volta a entrar em campo esta quarta-feira, dia 22 de abril, às 20h45, para enfrentar o Porto na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na véspera do encontro, Rui Borges fez a antevisão em conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo e abordou vários temas, inclusive, os recentes resultados e as ambições até ao final da temporada. Confira tudo o que disse.
O que esperar de ambas as equipas
"Um jogo muito competitivo, um Porto à sua imagem. Uma equipa bastante intensa no primeiro momento de pressão, principalmente em sua casa. Uma eliminatória a duas mãos, estão a perder, e é natural que intensifique ainda mais. É uma equipa que pressiona muito bem, organiza-se em bloco quando percebe que não consegue. Muito organizados, competitivos. Não vai fugir muito à imagem deles. Em termos físicos é uma equipa muito forte nos encurtamentos do espaço, na pressão, nos duelos pelo chão e pelo ar. E isso torna o jogo muito competitivo. Um Porto à sua imagem e um Sporting também. Acima de tudo, duas equipas que vão querer muito ganhar e estar na final".
Renovação em causa
"Medo? Medo tenho da morte. Gosto muito de viver, é o único medo que tenho. Estou focado no jogo. Já falei na renovação muitas vezes. Estou feliz, tenho contrato até 2027. A confiança é diária e estou super tranquilo em relação ao meu futuro".
Na luta até ao fim
"Não vou em 'ses'. Estamos a competir. Ainda não há campeão no campeonato, na Taça estamos a lutar por uma passagem à final. E estamos focados nisso. Não sou de 'ses', sou de trabalho. Sabemos o que tem sido o nosso trabalho. Todos. Não só a equipa técnica ou os jogadores. A estrutura sabe. Estamos na disputa dos troféus, de todos eles. E isso, acima de tudo, é o primeiro objetivo de dignificar um grande clube, estar até final na luta pelos troféus. E isso temos feito muito bem".
Confiança em Suárez e penáltis
"Estão bem definidos os marcadores e não mudam. Jogo com o Benfica é passado, é focar no Porto. Foram três grandes equipas em campo. Se deveria ter sido repetido? Não vou entrar por aí".
Semana grande
"É semana de equipa grande. Ainda bem que perdemos a Champions, é sinal que olham para nós com grandeza. E isso valoriza o nosso trabalho e o clube. É muito bom sentir a pergunta feita dessa forma. Que perdemos a Liga dos Campeões, é sinal que a poderíamos ter ganho... Em relação ao resto, já respondi. Estamos na disputa de tudo, é esse o primeiro objetivo de um grande clube. Os jogadores têm feito uma época fabulosa. Campeonato, é certo que ficámos mais longe. Mas ainda não há campeão, é acreditar sempre. E há um primeiro classificado que tem feito uma grande época, melhor do que a nossa infelizmente. É olhar para o futuro, para a semana, para o próximo jogo. Pode definir a presença na final da Taça e, mais para a frente, da Supertaça. É a possível presença em dois troféus e a equipa está super motivada e tranquila nesse sentido. Sabe o que tem de fazer, o que significa. Em relação a sermos recebidos ou não, tem de perguntar ao adversário. O Porto tem sido muito bem recebido em Alvalade e esperamos ser assim recebidos também".
Boletim clínico
"O João Simões já partilhou ontem, está fora até final da época. O Iván continua em dúvida, é muito do dia-a-dia. Poderá estar fora do jogo. É possível que não esteja ainda disponível. Profundidade? Não vou comparar com os outros, foco-me no nosso. Claro que gostaria de ter todos disponíveis. O Quenda a 100%, o Luis Guilherme, o Fotis [Ioannidis]. Permitia gerir algumas cargas nestes meses que foram surreais em jogos e sobrecarga. Não conseguimos gerir tão bem como queríamos, mas faz parte. Temos de nos agarrar ao que estamos inseridos. E com menos ou maior dificuldade, temos de dar o nosso melhor. E é isso que os jogadores têm feito. Amanhã haverá mais uma oportunidade. Com cansaço ou sem cansaço, temos de dar tudo em campo. São as circunstâncias do jogo e não gosto de me lamentar. Claro que gostaria de ter todos, era um plantel totalmente diferente. Mas dentro disso... Eles foram dando resposta e mostraram que são um grupo fantástico. Nuno Santos está fora também".
Perder jogos nos descontos
"É lógico que sim [é importante]. Mais do que o cansaço físico, é também o mental. É lógico que no momento sente-se bastante. Claro que os adeptos sentem. Não mais do que nós, nós sentimos muito. Mas temos de ser equilibrados. Há dois ou três meses perguntavam-me por quatro jogos a ganhar aos 90'. Agora perdi dois aos 90'+4. Temos de ser equilibrados e lidar com isso. Perceber como aconteceu. A equipa deu tudo, seja frente ao Arsenal, seja agora com o Benfica. São as emoções do futebol. Eu sou muito frio nesse sentido e é tentar passar isso para os jogadores, fazê-los entender a importância do próximo jogo. É um jogo que nos pode colocar em duas finais e temos de estar muito focados nisso. Um clube grande quer estar na disputa final até ao fim e o jogo de amanhã dá-nos essa possibilidade de estarmos não em uma mas em duas finais. Queremos muito e sinto os jogadores tranquilos e focados".
Baixas e Suárez
"Em relação aos lesionados [João Simões, Nuno Santos...] já disse que estavam até final da época, sim. Em relação ao Luis, não me preocupa. É fazer uma análise fria das coisas, perceber a exigência dos jogos que tivemos. E isso leva muitas vezes a não ter grandes oportunidades. É um trabalho difícil, um jogador que tem dado tudo pela equipa. É dos que está em sobrecarga e tem sido surreal toda a sua entrega, o que tenta fazer. Vai perdendo algumas coisas e sentimos isso, é evidente. Mas não deixa de ser importante. Vai ter menos oportunidades em alguns jogos, mas tem de se focar. Tem de as aproveitar. Ele está tranquilo, sabe a confiança que tem de todos nós e tudo o que tem dado e vai continuar a dar. Não é por ter dois ou três remates em dois ou três jogos. Tem a ver muito com o coletivo. E perante o adversário que estamos a defrontar... Tem dado muito, tem trabalhado imenso, tem-se sacrificado. Ganhou esse reconhecimento por meritocracia".
Gestão da equipa
"Repare uma coisa: um treinador tem de fazer muitos cenários. Mas há muitos. Por isso é que é difícil tomar decisões e por isso é que o treinador 'chupa o gelado', como se costuma dizer. É o que digo aos adjuntos. Temos de pensar em muitos cenários, mas vai sempre surgir outro, outro e outro. É perceber como os jogadores se sentem e haver muita comunicação, sempre com muita honestidade, perceber quem está melhor para dar o contributo. Não pensar no prolongamento. Queremos muito passar nos 90 minutos e é esse o nosso objetivo. Não gosto de criar muitos cenários, porque quanto mais pensamos, mais cenário acrescentamos. E nesta fase, por aquilo que tem sido o nosso caminho, é muito mais diálogo e perceber como estamos. E com muita honestidade, sentir quais os melhores para começar e para acabar o jogo. É um jogo decisivo porque pode colocar-nos em duas finais. Queremos muito disputar a final".
Taça de Portugal pode salvar época?
"Não olho para as coisas dessa forma. O Sporting tem de disputar os troféus até à final. E nós temo-lo feito. E amanhã queremos muito disputar a Taça. Chegamos ao fim e fazemos a análise, perceber se o caminho foi bem feito, no que falhámos... É muito por aí. Mas não se trata de salvar nada. Trata-se de querer disputar um troféu, queremos voltar a ter essa oportunidade de o defender. É muito esse foco. O campeonato está difícil e agora estamos focados na Taça. Depende de nós e é a isso que nos vamos agarrar".
Confirmado! Rui Borges com uma dúvida e duas baixas para o Porto - Sporting
21 Abr 2026 | 12:44
Maus resultados do Sporting? Rui Borges atira: "Ainda bem que perdemos a Champions"
21 Abr 2026 | 12:30
Em antevisão ao Porto - Sporting, Rui Borges é encostado à parede: "Medo?"
21 Abr 2026 | 12:12