Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Marcar golos é o objetivo principal do futebol – e da grande maioria das modalidades - mas, após análise aos marcadores da Liga NOS, e se contarmos apenas com os jogadores disponíveis, o melhor marcador do Sporting CP no campeonato este ano tem… três golos.
É verdade que Bruno Fernandes marcou oito tentos e que Luiz Phellype marcou seis, mas um saiu do Clube e o outro terminou a temporada devido a lesão, pelo que o Leonino excluiu estes dois jogadores destas contas.
Luciano Vietto assume, assim, o legado de melhor marcador do Sporting CP no campeonato, com três golos marcados, um ao FC Famalicão e dois ao Belenenses SAD. O jogador argentino já fez 1211 minutos este ano, o que dá um golo a cada 404 minutos, aproximadamente (ou seja, entre quatro e cinco jogos para marcar).
Seguem-se, depois, Coates, Wendel, Acuña e Raphinha, que saiu da equipa de Alvalade no final do mercado de verão, todos com dois tentos. Bolasie, Mathieu, Borja, Jésé e Jovane Cabral marcaram um golo cada, ou seja, nos jogadores disponíveis para Silas até ao final da temporada, estão jogadores que marcaram apenas 14 dos 32 golos marcados este ano, ou seja, menos de 50% dos tentos assinalados. Os jogadores do Sporting CP só marcaram 30 golos, os restantes dois foram auto-golos, marcados por João Meira (Vitória FC) e por Jadson (Portimonense SC).
Dos dois pontas de lança disponíveis, ainda nenhum marcou, sendo que ambos só puderam começar na janela de janeiro. Pedro Mendes e Andraž Šporar ainda não conseguiram fazer o gosto ao pé.
Na Liga Europa, o avançado esloveno é o melhor marcador do Sporting CP, ainda que só se vá estrear pelos leões amanhã. No clube anterior, Šporar marcou cinco tentos, os mesmos que Bruno Fernandes marcou. Luiz Phellype faturou por duas vezes, enquanto Pedro Mendes, Bolasie, Coates e Mathieu conseguiram um cada.
Os números são preocupantes, mesmo que nos jogos de 2020 para a Liga NOS – sete – os leões tenham marcado oito golos, mas apenas quatro deles por jogadores que podem contribuir no que falta da temporada. Por comparação, os melhores marcadores dos outros dois grandes têm 14 e sete golos, com Carlos Vinicius (SL Benfica) a ser o melhor marcador do campeonato e Alex Telles o melhor do FC Porto, respetivamente. Pizzi, com 12 tentos, é o segundo melhor marcador das águias e do campeonato. No SC Braga, Paulinho, com nove golos é o melhor artilheiro.
Com a proibição da venda de bilhetes para a visita ao Leipzig, os apoiantes do emblema verde e branco arranjaram uma alternativa, mas correu mal
|
0A UEFA atribuiu recentemente uma sanção ao Sporting, anulando a possibilidade dos adeptos do Clube de Alvalade acompanharam os leões ao reduto do RB Leipzig na 7.ª jornada da Liga dos Campeões. No entanto, os apoiantes verdes e brancos arranjaram uma alternativa para contornar a situação e foram...descobertos.
Ao aperceberem-se da elevada procura por bilhetes, no seu site, para os setores 101, 103 e 104 da Red Bull Arena, os dirigente do clube alemão decidiram suspender a venda de ingressos na página web com o objetivo de evitar problemas de segurança no dia do jogo.
Recorde-se que a UEFA multou o Sporting em 20 mil euros, além de ter aplicado a já referida proibição da venda de bilhetes para a deslocação ao terreno do Leipzig, devido ao arremesso de material pirotécnico para o relvado, após a derrota diante do Club Brugge.
Anteriormente, a organização europeia já tinha fechado o setor A14 do Estádio José Alvalade, na partida com o Arsenal, devido ao uso de pirotecnia na receção aos ingleses liderados por Mikel Arteta, que terminou com uma dura derrota dos verdes e brancos, por 5-1.
A partida diante dos alemães do Leipzig está agendada para dia 22 de janeiro de 2025, com pontapé de saída agendado para as 17h45, na Red Bull Arena. Já o duelo diante do Bolonha jogar-se às 20h00 de dia 29 de janeiro, no Estádio José Alvalade.
Novo treinador do Clube de Alvalade foi o escolhido pela SAD verde e branca para ocupar lugar deixado vago por Ruben Amorim, que rumou ao Man United
|
0João Pereira foi o treinador escolhido pela SAD verde e branca para ocupar o lugar deixado vago por Ruben Amorim, que rumou ao Manchester United. Nuno Félix, comentador de 'A Bola TV', criticou a escolha de Frederico Varandas em 'promover' o antigo técnico da equipa B dos leões.
"Tentou-se legitimar a escolha (do novo técnico) com a ligação ao antigo treinador, que foi um treinador que quebrou o contrato emocional que tinha com o grupo, e deixou o grupo com um luto de liderança, um luto emocional", começou por explicar Nuno Félix.
"Estas pessoas passam muito tempo juntos, vivem momentos de grande euforia e de grande depressão juntos, passam mais tempo juntos do que com a família. De repente vai embora um líder inquestionado, um pai, e o grupo entra em luto, e é apresentado ao grupo um melhor amigo: 'Mas olhem, o melhor amigo vem cuidar de vocês'", atirou o scout.
"Não é essa a legitimidade que se quer para uma equipa desta dimensão. Ao dia de hoje, por ventura, teria sido mais sensato ir buscar alguém com créditos firmados de liderança, com um carisma imediatamente reconhecível pelos jogadores do Sporting", prosseguiu.
"Mesmo que isso tivesse um preço a pagar, e que esse preço fosse por em causa a ideia tática de Ruben Amorim. Mas a ideia de Ruben Amorim não é a única ganhadora no futebol", rematou. Relembrar que Ruben Amorim fez o último jogo no comando dos leões a 10 de novembro, tendo viajado no dia seguinte para Inglaterra. No Sporting, foi João Pereira a pegar na equipa, logo no dia 11 de novembro, mas o início não foi o mais desejado: apesar de uma vitória inicial frente ao Amarante, por 6-0, a equipa perdeu quatro jogos consecutivos: Arsenal, Santa Clara, Moreirense e Club Brugge. Voltou a ganhar, no último encontro, contra o Boavista.
Clube de Alvalade tem-se vindo a ser notado pela sua marca e presença digital; Esforço dos leões começa a trazer recompensas
|
0Depois da vitória ao Boavista, em Alvalade, por 3-2, o Sporting voltou a ser líder isolado da Liga Portugal Betclic, à frente dos dois rivais de sempre, Benfica e Porto. Numa lista divulgada recentemente, os leões aparecem também em primeiro lugar... em visualizações no TikTok.
O ranking, organizado pelo portal 'Deportes&Finanzas', destaca o top dos Clubes com mais interações nas redes sociais, por país. O Sporting, que recentemente tem aparecido sempre em primeiro lugar nesta lista, bateu um recorde este mês e aumentou ainda mais a vantagem para os dois rivais portugueses.
É que o Clube de Alvalade atingiu as 81,1 milhões de visualizações na rede social TikTok durante o mês de novembro. Para ser ter uma ideia da grandeza do número que os leões conseguiram, com a ajuda de todos os adeptos, oferecemos algum contexto: no mesmo período, o segundo classificado Benfica, conseguiu um total de 6,49 milhões de visualizações. O Porto contou com 6,18 milhões.
O número do Sporting, mais de 10 vezes superior ao dois rivais, é um recorde absoluto para os verdes e brancos. Mas há alguns fatores que podem ajudar a explicar o fenómeno: a vitória sobre 4-1 sobre o Manchester City, e a saída de Ruben Amorim para o Manchester United, trouxeram o Sporting para o epicentro mediático durante o mês de novembro.
O mesmo portal elaborou também uma lista referente à rede social X, onde o Sporting também aparece em primeiro lugar - apesar da vantagem ser um pouco menor, é ainda bastante relevante. Estes são indicadores são bastante positivos por parte do Clube de Alvalade.
Veja a publicação: