Futebol Formação
Depois de três jogos sem ganhar, Sporting goleia por 5-0 e segue líder da Liga
04 Out 2025 | 15:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
03 Jul 2024 | 18:08 |
Oficial: Nuno Figueiredo é o novo diretor técnico do futebol de formação do Sporting, anunciou o Clube de Alvalade esta quarta-feira, dia 3 de julho, através dos seus meios de comunicação habituais. No caso, o novo responsável acaba por suceder ao lugar de João Couto e ganhar uma nova responsabilidade ao fim de 19 anos nos leões.
"A responsabilidade de manter uma identidade formativa, de continuar a potenciar e ser uma referência na formação e desenvolvimento de jogadores a nível internacional, de continuar a alimentar a equipa principal, de promover jogadores desenvolvendo o modelo centrado no jogador, de modernizar e dar uma evolução ao que foi bem feito no passado", começou por dizer, aquando da assinatura de contrato, que contou com a presença de Tomaz Morais e Paulo Gomes (codirectores gerais da Academia Cristiano Ronaldo).
"Tem um peso muito grande, mas não fica centrado em mim, uma vez que a chave disto tudo são os jogadores. É fundamental termos os melhores connosco para os podermos potenciar. O meu trabalho vai ser alinhar e articular os coordenadores com as equipas técnicas para construir o que queremos que seja a nossa identidade", prosseguiu o novo responsável do Sporting.
"Se um jogador precisa de ser acelerado e estimulado noutro patamar para ganhar outras competências isso tem de acontecer, mas não pode ser sempre. Em alguns momentos, temos de lhes dar algum conforto e algum sucesso. Nos últimos anos, temos alimentado cada vez mais a equipa principal e a equipa B, o que nos obriga a acelerar este processo. No dia-a-dia, olhamos para aquilo que o jogador precisa. Por vezes, temos de ter a capacidade de voltar atrás e o jogador também tem de entender isso porque o crescimento precisa de ser sustentado. As experiências competitivas em patamares mais baixos também são ricas para o crescimento deles", atirou ainda, ele que passou os últimos anos nos leões como treinador e coordenador dos escalões jovens.
"O que vamos continuar a tentar fazer é modernizar a lógica do Clube. Olhar para os processos, modernizá-los e utilizar cada vez mais as novas tecnologias para o crescimento dos jogadores. Cada vez mais, as novas gerações precisam de outros estímulos e desafios. As práticas do passado são válidas e boas e queremos entender de que forma é que as podemos aproveitar para as novas gerações. Queremos, na mesma, ter jogadores tecnicamente eficazes e preparados para o alto rendimento com carácter e valores. O importante é que tenham as ferramentas para serem profissionais no alto rendimento", vincou.
Temporada conturbada e resultados aquém do esperado levam SAD verde e branca a equacionar mudanças drásticas na equipa técnica
07 Out 2025 | 03:00 |
Mauro Miguel e José João Gomes, técnicos que já orientaram a equipa de juniores do Sporting esta época, têm preocupado a SAD, sabe o Leonino. Os resultados aquém do esperado desde a temporada passada levam Frederico Varandas a equacionar fazer mudanças drásticas.
Ao que o nosso Jornal apurou, os últimos meses vividos pelos escalões de formação do Clube de Alvalade preocupam a Direção. Após a subida de João Pereira à equipa principal, em novembro de 2024, os leões operaram inúmeras mexidas nas equipas técnicas dos escalões de formação, que ainda hoje têm impacto nos resultados.
Para os sub-19, os verdes e brancos contrataram Mauro Miguel, que estava sem clube. No entanto, as exibições do Clube de Alvalade acabaram por não melhorar, sendo que os leões terminam a época de forma aflitiva e a lutar para não descer de divisão. Desde a época de 2002/03 que o Sporting não ficava fora da fase de apuramento de campeão nacional de juniores.
Já esta época, o técnico fez apenas um jogo, tendo perdido em casa frente à União de Leiria (3-2) e dando o lugar a José João Gomes. Ainda assim, as exibições continuam a não convencer e os leões estão novamente em posição periclitante na tabela classificativa.
Neste momento, os sub-19 estão no quarto lugar da tabela, com 14 pontos, apenas um lugar acima da zona de playoff de descida, que é ocupado pelo Académico de Viseu (12), com quem empataram na última ronda. O Santa Clara é líder (17 pontos e menos dois jogos do que o Sporting), seguido de União de Leiria (15 e menos um jogo) e Benfica (14 e menos três jogos).
Emblema verde e branco deu espetáculo e somou a sexta vitória consecutiva; Encarnados estão no segundo lugar da competição
05 Out 2025 | 18:01 |
A equipa de iniciados do Sporting venceu o Farense por 8-0, este domingo, dia 5 de outubro, em jogo a contar para a sexta jornada da Primeira Divisão Sub-15 - Fase Série Sul 2025/26. Os leões somaram a sexta vitória consecutiva, depois de terem vencido o Estoril na ronda anterior.
A jogar no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, o Sporting entrou a todo o gás e desenhou o triunfo na primeira parte. Aos sete minutos do encontro, Capendja Silva fez o primeiro golo da partida. David Makinde (12') e Duarte Gomes (16') fizeram o segundo e terceiro tentos ainda antes dos 20 minutos.
Ainda nos primeiros 40 minutos, Capendja Silva (25') bisou, antes de Jacobo Patrício fazer dois golos e sentenciar as contas, aos 28 e 38 minutos. Na segunda parte, os jovens leões ainda marcaram por mais duas vezes. Um auto-golo aos 47' e Diego Monteiro (79') fecharam as contas.
Com esta vitória - a sexta em seis jogos esta temporada - os comandados de António Cruz somam agora 18 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela, com mais três pontos do que o Benfica (15). Na próxima jornada, o Sporting recebe o Barreirense. O encontro está marcado para domingo, dia 12 de outubro, pelas 11h00, em Alcochete.
A equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: Tiago Gimo (Guarda-redes), Diego Belmonte, Salman Umarji, Nicolas Aparício, Simão Margato, Luís Gonçalves, David Makinde, Jacobo Aparício, Cabendja Silva, Bernardo Busatori e Duarte Gomes.
Adversário conseguiu anular as investidas ofensivas por parte do Clube de Alvalade e manteve a baliza inviolável durante os 90 minutos
04 Out 2025 | 17:50 |
A equipa de juniores do Sporting empatou (0-0), este sábado, dia 4 de setembro, diante do Académico de Viseu. Em duelo da nona jornada do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes e brancos voltaram a desiludir e já não vencem há quatro partidas para todas as competições, uma das quais frente ao Benfica.
Num encontro disputado no Campo 1º de Maio, em Viseu, o Sporting quis mostrar favoritismo, mas teve algumas dificuldades em dominar o encontro. A turma viseense conseguiu anular as investidas ofensivas por parte do Clube de Alvalade e manteve a baliza inviolável no primeiro tempo.
Na etapa complementar, o Sporting, mais pressionado, carregou em busca deum golo que desbloqueasse o nulo no marcador, mas a formação orientada por Vítor Oliveira não permitiu grandes oportunidades aos leões para marcar, sendo que o resultado não se alterou até ao final.
Com este empate - o terceiro em 11 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de José João Gomes caem para o quarto lugar da tabela, com 14 pontos em nove encontros. Santa Clara (17 e menos dois jogos), União de Leiria (15 e menos um jogo) e Benfica (14 e menos três jogos), seguem na frente. O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 19 de outubro, diante da União de Leiria, às 15h00, no reduto do adversário.
Equipa apresentada na partida pelo emblema verde e branco: Alexandre Tverdohlebov (guarda-redes), André Machado, Jakub Stasiak, Rodrigo Quintiães, João Rijo, Leonardo Tavares, Estefânio Domingos, Argyris Christodoulou, Miguel Almeida, Simão Soares e Martim Peixoto.
Grande golo de Flávio Gonçalves na Youth League:
Depois de três jogos sem ganhar, Sporting goleia por 5-0 e segue líder da Liga
04 Out 2025 | 15:38
Sporting deixa vantagem escapar e empata com o Napoli na Youth League
01 Out 2025 | 15:09
Oficial! Guarda-redes assina contrato com o Sporting e diz ser fã de Rui Patrício
29 Set 2025 | 19:41