
Futebol
Emprestado pelo Sporting brilha na Liga Portugal Betclic e treinador prepara-se para tomar decisão
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, enviou uma mensagem de felicitação a André Villas-Boas, que venceu as eleições presidenciais do Porto, com uma margem avassaladora (cerca de 80% dos votos a favor, ganhando em todas as 44 mesas eleitorais), no passado sábado, destronando o reinado de mais de 40 anos de Pinto da Costa.
De acordo com informação avançada pelo jornal Record, o líder máximo dos verdes e brancos terá congratulado Villas-Boas, mas não foi revelado o teor da mensagem enviada por Varandas, que, segundo a mesma fonte, irá estar na tribuna do Estádio do Dragão.
O diário desportivo explica, no entanto, que o Presidente do Sporting não se irá sentar ao lado de Pinto da Costa, como tem sido habitual, devido ao clima de tensão vivido entre os dois. André Villas-Boas foi convidado para se sentar ao lado do agora ex-dirigente dos dragões, mas recusou.
O Sporting visita o terreno dos azuis e brancos esta domingo, dia 28 de abril, às 20h30. A deslocação ao Estádio do Dragão diz respeito a jogo válido para a 31.ª jornada do Campeonato Nacional e terá Nuno Almeida como árbitro principal, enquanto o VAR será Artur Soares Dias.
De momento, a turma de Alvalade é líder da Liga Portugal Betclic, com 80 pontos em 30 encontros (26 vitórias, dois empates e duas derrotas). O Benfica é segundo, com 76 pontos em 31 partidas (24 triunfos, quatro empates e três desaires), enquanto o Porto fecha as contas do pódio, com 62 pontos, os mesmos do Braga. A quatro jornadas do fim, os leões vão lançados para conquistarem o 24.º título de campeão nacional.
Avançado sueco tem sido a grande estrela da equipa verde e branca desde que chegou a Lisboa, no verão de 2023. Conseguiu registo histórico
|
Viktor Gyokeres está no Sporting desde o verão de 2023, mas já conseguiu atingir uma marca mítica pelos leões: o sueco chegou, na última partida, contra o Benfica, ao jogo 100 de leão ao peito. Falou com os canais oficiais do Clube, e refletiu sobre a sua estadia em Alvalade até ao momento.
Começou por mencionar a marca redonda que atingiu: "É um sentimento incrível pois estes 100 jogos passaram tão rápido... mas é uma grande marca e ainda temos dois grandes pela frente. Só posso dizer que tem sido fantástico e agora temos que ganhar estes últimos dois jogos. Vamos dar o último empurrão no sábado". Aproveitou para deixar rasgados elogios ao ambiente em Alvalade, que classificou como "fantástico".
Em relação aos (muitos) golos marcados, começou por lembrar o primeiro, contra o Vizela: "Logo na parte inicial da partida recebi a bola e tive um toque que não foi muito bom, mas a bola voltou para o meu pé esquerdo e rematei. Foi um grande início que vai ficar para sempre", explicou, sem esquecer ainda o primeiro golo na Liga dos Campeões, contra o Lille, ou o hat trick frente ao Manchester City.
De seguida, falou do encontro que mais o marcou nos dois anos com a Listada verde e branca: "A vitória com o Benfica na época passada em Alvalade no qual o Geny marcou dadas as emoções que sentimos", explicou Viktor Gyokeres.
Por último, uma palavra especial para os adeptos do Sporting: "Nunca nos deixam de apoiar em toda a parte. É fácil ver que vivem para o futebol e para o seu clube. É algo inacreditável estar tão perto disto, o percurso do autocarro na última jornada foi espetacular e espero ver isso outra vez no sábado", rematou Viktor Gyokeres, o goleador dos leões.
Jogador com passagem pelos clube da cidade berço lembrou o momento em que triunfou contra os leões, e falou do último jogo da Liga
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, em encontro a contar para a 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic, que os verdes e brancos já preparam. Antes do jogo que pode dar o título nacional aos leões, Targino, jogador que bisou pelos vimaranenses contra o emblema verde e branco em 2010, concedeu uma entrevista ao jornal O Jogo, onde abordou esse momento, e fez a antevisão à última partida do campeonato nacional.
Sobre esse jogo em 2010, disse o seguinte: "Foi épico, muito pela fase que estava a passar, porque vinha de uma lesão. Conseguir entrar e, em dois minutos, fazer dois golos, ajudando ainda no terceiro. Foi muito bom. Os jogadores têm de acreditar, sou um dos exemplos de que isso é possível. Foi um jogo inesquecível. Infelizmente, o Vitória nunca mais ganhou em Alvalade e espero que se quebre esse enguiço", partilhou.
Fez, depois, a antevisão ao encontro do próximo sábado: "Os jogadores têm de acreditar que é possível. Isso é uma das coisas que, quando se entra em campo, tem de estar em mente. O Vitória tem jogadores para conseguir fazer um bom jogo. E o Rui Borges conhece-os bem. Claro que, se defenderem bem, principalmente o Gyokeres, poderão tirar outro partido. Vai ser um jogo diferente; ganhará quem tiver mais garra e o fator sorte vai depender muito da luta. Se ganharmos o meio-campo, conseguimos sair de lá felizes", explicou Targino, que acredita na vitória do Guimarães.
Abordou, ainda, as ausências dos Vimaranenses: "Será complicado não termos o Händel... Há outras opções, mas temos vindo a jogar com ele, que tem sido muito importante. Há o regresso do Tiago Silva e penso que Luís Freire irá montar uma boa equipa, com o Tiago a pegar na bola junto aos centrais. Se o Gustavo conseguir jogar, sendo um jogador rápido, pode aproveitar as costas do Sporting. O facto de Rui Borges conhecer os jogadores do Vitória não lhe trará vantagem. Mas sabe que terá qualidade pela frente. Se jogasse com outra equipa que não tivesse treinado, estaria muito mais confortável".
Por último, lembrou o 4-4 entre as duas equipas na 1ª. volta do campeonato: "Eles já sabem que podemos fazer mossa, e é sempre difícil, seja em que altura for. Prova disso foi o jogo em Guimarães. Tenho a certeza de que não era a equipa que o Sporting queria enfrentar no último jogo de campeonato. Têm de estar em alerta e, por isso, vai ser um grande jogo", rematou Targino.
Coima que tinha sido aplicada à sociedade leonina pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, em outubro de 2023, fica sem efeito
|
O Supremo Tribunal Administrativo anulou a multa aplicada à SAD do Sporting, na sequência de declarações polémicas de Carlos Xavier sobre o ex-avançado do Porto Mehdi Taremi. Em outubro de 2023, a SAD liderada por Frederico Varandas tinha sido condenada ao pagamento de uma coima de 15.300 euros.
Na origem da multa aplicada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) estiveram as duras críticas de Carlos Xavier a Taremi, feitas num programa da Sporting TV. “O muçulmano, quando veio para Portugal, nem sabia nadar, e agora só sabe mergulhar”, referiu o antigo jogador que conquistou um Campeonato, três Supertaças e uma Taça de Portugal ao serviço do Clube de Alvalade
Poucos dias depois, o ex-internacional português – que elogiou a prestação da equipa leonina no recente dérbi frente ao Benfica - retratou-se em público e pediu desculpa pelos seus comentários. Ainda assim, o Conselho de Disciplina da FPF acabou mesmo por sancionar a SAD verde e branca, com uma multa de 15.300 euros.
A sociedade leonina decidiu, de imediato, recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto. No entanto, o TAD deu razão ao órgão federativo e indeferiu o recurso dos verdes e brancos, em maio de 2024. A SAD do Sporting avançou com novo recurso e, cerca de um ano depois, o Supremo Tribunal Administrativo apresentou um entendimento diferente da situação e decidiu anular a multa, numa decisão conhecida esta quinta-feira.
A equipa verde e branca volta a entrar em campo no próximo fim de semana, frente ao Vitória de Guimarães, no Estádio José Alvalade. O jogo é referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic e será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria. Os leões estão na liderança do campeonato, com 79 pontos, e estão a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.