Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Vale tudo! Porto usa montagem de Frederico Varandas, Presidente do Sporting, como... Calimero

Imagem foi transmitido pelo canal relacionado com os dragões, no meio da 'guerra' de comunicados entre ambos os emblemas

Na última terça-feira, dia 10 de fevereiro, Porto Canal exibiu uma montagem de Frederico Varandas, Presidente do Sporting, como... Calimero
Na última terça-feira, dia 10 de fevereiro, Porto Canal exibiu uma montagem de Frederico Varandas, Presidente do Sporting, como... Calimero

11 Fev 2026 | 10:31 |

Icon Comentário0

No meio da polémica pós-Clássico, Porto Canal exibiu, na noite da passada terça-feira, 10 de fevereiro, uma montagem com Frederico Varandas, Presidente do Sporting, representado como Calimero, conhecida personagem de animação.


A imagem foi transmitida durante um programa de comentário dedicado à atualidade do Porto, tendo o comentador Paulo Miguel Castro assumido a autoria da referida montagem durante a emissão. Tudo isto está a acontecer em torno de uma verdadeira 'guerra' de comunicados entre leões e dragões.


O Sporting começou por, através de um comunicado oficial, reagir aos episódios registados no Estádio do Dragão e anunciou a intenção de apresentar uma participação disciplinar junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra os dragões.


Entre os vários acontecimentos denunciados, os bicampeões nacionais referem situações ocorridas nas bancadas - em particular no setor destinado aos adeptos visitantes, com a colocação de colunas de som em zonas cobertas por cortinados - mas também episódios verificados no terreno de jogo e nas áreas técnicas, incluindo o balneário visitante e os acessos às mesmas.

Pouco depois, o Porto reagiu, também em comunicado, no qual considerou que a posição do Clube de Alvalade, liderado por Frederico Varandas, assenta em “factos deturpados, falsidades e teorias da conspiração, e um evidente complexo de inferioridade”.



Futebol

West Ham - Manchester United: Bruno Fernandes bem tentou, mas red devils voltam a tramar-se

Em jogo para a 26.ª jornada da Premier League, emblema capitaneado por ex Sporting, em conquista do quinto triunfo consecutivo, encontrou problemas

No West Ham - Manchester United (1-1), Bruno Fernandes tentou liderar mais uma vez os red devils à vitória, mas falhou, cortando assim a onda vitoriosa
No West Ham - Manchester United (1-1), Bruno Fernandes tentou liderar mais uma vez os red devils à vitória, mas falhou, cortando assim a onda vitoriosa

11 Fev 2026 | 10:25 |

Icon Comentário0

Na passada terça-feira, ao tentar alcançar a quinta vitória consecutiva, o Manchester United não sucedeu. Os red devils empataram a uma bola com o West Ham, a contar para a 26.ª jornada da Premier League. A equipa capitaneada por Bruno Fernandes - que recentemente bateu marca de CR7 - mesmo assim conseguiu salvar a partida no último minuto do jogo, agarrando apenas um ponto.


O West Ham começou por ter alguma dificuldade em ter bola, mas rapidamente Mateus Fernandes, ex Sporting, foi chamado a jogo. E foi da equipa da casa o primeiro lance de verdadeiro perigo, com Summerville a rematar cruzado para grande defesa de Lammens (13’). A resposta haveria de chegar aos 22 minutos. Canto de Bruno Fernandes, remate de Luke Shaw e Disasi faz um corte incrível, em cima da linha de golo.


Alguém teria de arriscar mais no segundo tempo e foi o West Ham a conseguir um ataque letal. O cruzamento de Bowen é perfeito e Soucek só teve de encostar para a baliza. A equipa de Nuno Espírito Santo cumpria tudo o que o treinador lhe pedira e Bowen conseguia ser a chave para o sucesso.


Michael Carrick decidiu, finalmente, colocar Sesko em campo. Um dos lances mais perigosos do Manchester United surgiu por Zirkzee, que cabeceou um pouco ao lado. Belo cruzamento de Bruno Fernandes. Não entrou aí, mas pouco depois Sesko não falhou e respondeu ao cruzamento de Mbeumo com um desvio subtil para o fundo das redes.

Assim, o Manchester United mantém-se em lugar de UEFA Champions League e o West Ham perde oportunidade de ouro para sair da zona de descida. Na próxima jornada, os red devils voltarão a entrar em campo no Hill Dickinson, onde defrontarão o Everton, 8º classificado, no dia 23 de fevereiro, às 20h00.



Futebol

Ponto de situação de Fotis Ioannidis não tem boas notícias para o Sporting

Internacional grego está fora das opções de Rui Borges há mais de um mês e novas informações causam alguma incerteza em Alvalade

Fotis Ioannidis já começou a fazer corrida no relvado, mas ainda sente dores na zona afetada e, por isso, continua sem ser reintegrado no Sporting
Fotis Ioannidis já começou a fazer corrida no relvado, mas ainda sente dores na zona afetada e, por isso, continua sem ser reintegrado no Sporting

11 Fev 2026 | 10:11 |

Icon Comentário0

Fotis Ioannidis está fora das opções do Sporting há mais de um mês e, de lá para cá, já começou a fazer corrida no relvado, mas ainda não está apto para ajudar Rui Borges na receção ao Famalicão, no próximo domingo, em partida válida para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic.


Segundo avançado o jornal Record, o avançado grego ainda não está totalmente recuperado e continua a sentir algumas dores na zona afetada, motivo pelo qual se manteve de fora dos convocados dos verdes e brancos nos últimos encontros. Aliás, frente aos famalicenses, é possível que o técnico leonino opte por outra alternativa, uma vez que também não terá Luis Suárez.


A verdade é que, desde que Ioannidis sofreu a lesão - a 6 de janeiro, na meia-final da Allianz Cup frente ao Vitória de Guimarães, - Rui Borges nunca quis delinear um prazo para o seu regresso à competição, que reforçando que a sua recuperação depende do "dia a dia" e da resposta aos tratamentos.


Assim sendo, a mesma fonte relata que, neste momento, ainda não é possível apontar com total certeza a data em que o internacional helénico irá ser reintegrado sem limitações nos trabalhos da equipa e, no que ao Famalicão diz respeito, os próximos dias serão decisivos para perceber se o avançado poderá ser opção. No entanto, Rui Borges e o departamento médico só darão luz verde e Ioannidis quando não restarem dúvidas ou queixas, para que não corra o risco de nova recaída.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.



Futebol

Rui Borges já decidiu quem será o 'substituto' de Luis Suárez no Sporting

Treinador dos verdes e brancos procura soluções internas face à ausência do avançado colombiano na próxima partida dos leões

Luis Suárez será ausência, por castigo, do Sporting - Famalicão, mas Rui Borges deverá promover Souleymane Faye à sua posição
Luis Suárez será ausência, por castigo, do Sporting - Famalicão, mas Rui Borges deverá promover Souleymane Faye à sua posição

11 Fev 2026 | 09:34 |

Icon Comentário0

Será mais um dos grandes testes para Rui Borges ao longo da temporada, desta vez com um grau de exigência acrescido: Encontrar uma alternativa a Luis Suárez, uma das figuras maiores da época, não será tarefa simples e obrigará o treinador do Sporting a reinventar a frente de ataque, mas há um nome que salta à vista: Souleymane Faye.


No duelo com o Famalicão, agendado para domingo, em Alvalade, será a primeira ocasião em que Rui Borges terá de competir sem a sua principal referência ofensiva, autor de 26 golos em 35 jogos oficiais em 2025/26. O internacional colombiano apenas tinha falhado um encontro oficial - frente ao Alverca, na Taça da Liga - mas por opção técnica, numa altura em que Fotis Ioannidis estava disponível e em plenas condições físicas.


Perante os minhotos, não haverá Suárez — que completou uma série de cinco cartões amarelos no clássico com o Porto - nem Ioannidis, que ainda se encontra na fase final de recuperação de lesão. Sem uma terceira opção direta para o centro do ataque, o treinador terá de recorrer a uma solução alternativa, que tem vindo a ser trabalhada nas últimas semanas. Trata-se de Souleymane Faye, extremo senegalês contratado pelo Sporting no último mercado, que está bem posicionado para assumir a vaga deixada pelo colombiano. Recorde-se que o jogador esteve perto de ser lançado no encontro com o AVS, nos quartos de final da Taça de Portugal.


A eventual aposta no reforço proveniente do Granada justifica-se por vários fatores. Desde logo, pelas características do jogador: Faye destaca-se pela velocidade e pela capacidade de dar profundidade ao ataque. Embora ainda esteja em fase de adaptação às dinâmicas ofensivas da equipa - soma apenas três aparições -, o perfil do adversário pode favorecer as suas qualidades. O Famalicão tende a assumir o jogo, evitando blocos excessivamente baixos, cenário que poderá potenciar as virtudes do extremo.

Caso Faye seja a escolha inicial, Rui Borges terá uma alternativa no banco. Rafael Nel, melhor marcador da equipa B do Sporting com seis golos em 18 jogos na Liga 2, surge como opção para lançar durante o encontro. O avançado, de 20 anos, foi integrado nos trabalhos da equipa principal após a saída de Rodrigo Ribeiro para o Augsburg e aguarda nova oportunidade para se afirmar.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Com queixas, titular do Sporting teve atenção redobrada ao intervalo do Clássico
Futebol

Com queixas, titular do Sporting teve atenção redobrada ao intervalo do Clássico

11 Fev 2026 | 09:15

Icon Comentário0
Saída inevitável! Sporting já tem sucessor de Morten Hjulmand na mira
Futebol

Saída inevitável! Sporting já tem sucessor de Morten Hjulmand na mira

11 Fev 2026 | 08:59

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - José Pina atira após Porto - Sporting : "Villas-Boas é igual a Pinto da Costa"
Futebol

Exclusivo Leonino - José Pina atira após Porto - Sporting : "Villas-Boas é igual a Pinto da Costa"

10 Fev 2026 | 15:39

Icon Comentário0