Futebol
"Não acredito nisso": Craque do Sporting enfrenta 'maldição' de Alvalade e deixa resposta
21 Jul 2026 | 11:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Fev 2026 | 16:05 |
Frederico Varandas respondeu esta terça-feira, dia 17 de fevereiro, em Alcochete, em declarações aos jornalistas, aos ataques do Porto e às considerações feitas através da newsletter Dragões Diário, nomeadamente o de os leões controlarem a arbitragem. O Presidente do Sporting diz que o rival mentiu e critica duramente André Villas Boas.
Palavras do Porto
"Em relação ao que diz o comunicado em relação ao Sporting, vou focar-me em dois pontos. Um é muito direto, fala em mais um lance no jogo do Sporting Famalicão. Curiosamente, esse lance, coisa rara no futebol português, em todos os comentadores na análise desportivo, teve decisão unânime. Todos consideram que a decisão foi a correta. O segundo ponto, insinuam que o Sporting tem peões numa Comissão Não-Permanente de Arbitragem. Já esclareci esse assunto, mas interessa insistir na mentira. E vou voltar a explicar: estes órgãos sociais da Federação foram eleitos com o apoio do Porto. Em maio, antes da época começar, foram criadas 19 comissões. Que são o quê? Grupos de reflexão. Não reportam ao CA, não reportam ao CD, não têm poder deliberativo. A Federação convidou os 84 delegados, onde estão os clubes profissionais, as comissões de trabalho. O Sporting inscreveu-se. Mas não é que o Porto também se inscreveu? Havia comissões de arbitragem, competições, futebol jovem, jogadores, treinadores... Quem escreve este comunicado sabe que está a mentir. O intuito deste comunicado não é informar. É simplesmente desviar atenções".
E por que razão o Sporting é novamente visado?
"Porque não lhes interessa falar do que tem de ser falado. Mais uma vez, esperei uns dias para ver se havia alguma resposta, algo que explicasse o sucedido no Porto - Sporting. E vou dar de barato o facto da comitiva entrar, passar junto a adeptos que, bastava ter sido recolhido a manga, e não estavam a ofender, insultar e ameaçar os jogadores, o presidente, o staff e o treinador. Não estou a falar do ar condicionado, da decoração do balneário. Isso para mim é pouco relevante".
Mas os beijos que enviou aos adeptos não foram um ato provocatório?
"Não, não foi provocatório. Repare: ensinaram-me desde pequenino a responder que a melhor resposta ao ódio é o amor. Só isto. Em relação a esses três episódios, dou de barato. Até motiva as equipas adversárias, demonstra pequenez e caráter pouco nobre. O Sporting quando recebe, seja o 1.º, que neste caso é o Porto, seja outro, é com toda a dignidade possível. É assim que gosto de competir, que o Sporting gosta de competir. Os comunicados, que são chorrilhos de mentiras, e têm sido desde o jogo do Porto, têm um só objetivo: não falar-se do que interessa. E o que aconteceu às toalhas do Rui Silva? Foram precisas três toalhas. Nunca vi isto. Roubaram duas vezes as toalhas do guarda-redes durante o jogo. E a partir do golo do Porto, todos os apanha-bolas retiram os cones e as bolas. E isto, meus senhores, já não se vê na Europa periférica. Vê-se em África só".
"Acho que vocês devem saber que o presidente do Porto pertence ao Comité de Competições de Clubes da UEFA. Atenção. Gostaria que perguntassem ao presidente do Porto se sugere, na elite do futebol, roubar as bolas quando se está a ganhar 1-0. Depois, retirar a toalha ao guarda-redes. É isto que ele propõe? No Comité da UEFA? Fazia uma sugestão ao presidente do Porto. Que faça isto agora nos oitavos-de-final da Liga Europa. Sabem que aqui brincam com o Conselho de Disciplina. O caso Fábio Veríssimo parece que já acabou. O Porto foi multado em mais de 12 mil euros pelo sucedido. Vocês tiveram acesso à justificação do FC Porto. Foi um mero lapso. Lapso porquê? Porque o Porto analisa, durante a 1.ª parte, os lances polémicos de arbitragem e manda para os treinadores. E não é que também avaliam lances dos jogos dos infantis? De um jogo Braga - Porto... Também analisam jogos dos infantis. Esta é a justificação do CD. Reparem. Mentem. Mentem. Julguei que houvesse a justificação de 'o presidente não sabia'. Mas não. Há mentira".
Confira as declarações:
Internacional português reapresentou-se nos trabalhos do Bayern Munique, mas sabe que não entra nas contas de Vincent Kompany
21 Jul 2026 | 15:57 |
João Palhinha parece cada vez mais afastado não só do Sporting, mas também do Benfica. A imprensa alemã fez o ponto de situação do internacional português que continua sem colocação e à espera do Aston Villa, uma vez que não faz parte das opções de Vincent Kompany no Bayern Munique.
De acordo com o jornal alemão BILD, os bávaros estão a desesperar com este dossiê e acreditam que o emblema da Premier League possa ser o único capaz de arcar com as condições necessárias para a transferência do médio formado em Alvalade.
A mesma fonte recorda ainda que o Tottenham chegou a tentar contratar João Palhinha abaixo do preço da cláusula de 30 milhões de euros, que na altura fazia parte do contrato de empréstimo. No entanto, o Bayern acabou por recusar esta possibilidade e os spurs desistiram do jogador, virando-se para Sandro Tonali e Mateus Fernandes, dupla pela qual, no total, investiram 200 milhões.
Apesar de o Aston Villa ser, neste momento, a única opção em cima da mesa, os ingleses também já deixaram claro de que não irão chegar aos tais 30M pelo jogador de 31 anos. Fora isso, o BILD ainda recorda os interesses de Sporting e Benfica, referindo que nenhum dos dois rivais tem capacidade financeira para garantir o seu regresso a Portugal.
Para já, o empréstimo parece ser a única solução do Bayern para resolver o futuro do jogador. No entanto, os alemães nem assim pretendem facilitar e continuam a exigir uma obrigação ou opção de compra, além de uma taxa de cedência. Fora isso, também o salário de Palhinha teria de ser suportado pelo novo clube, pelo menos grande parte da sua percentagem.
Direção do Clube de Alvalade segue as conversações com o Watford pela contratação do extremo e são conhecidos novos pormenores
21 Jul 2026 | 15:17 |
O Sporting já terá apresentado uma real proposta junto do Watford por Nestor Irankunda. A Direção liderada por Frederico Varandas colocou em cima da mesa uma oferta de 15 milhões de euros fixos, mais bónus em objetivos que podem ascender até aos 20M.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, após os rumores do interesse dos verdes e brancos no jogador de 20 anos começarem a ganhar força no decorrer das últimas horas. O desejo dos leões é que o processo fique tratado em breve, depois de o australiano ter ficado nos holofotes após o Mundial.
De acordo com a mesma fonte, a lista de interessados no extremo tem vindo a aumentar todos os dias e, para já, as conversações do Sporting com o Watford seguem bem encaminhadas e o Clube de Alvalade acredita que possam ser levadas a bom porto.
Vale lembrar que, antes desta proposta, já se falava de uma 'nega' dada pelo emblema do Championship a uma oferta apresentada de 10 milhões de libras fixas, com um bónus de 2M por objetivos. Aguardava-se então nova investida dos leões, que terá acontecido nas últimas horas.
Na temporada 2025/26, naquela que foi a sua época de estreia ao serviço do Watford, Nestory Irankunda - avaliado em 8 milhões de euros -, contabilizou o total de 42 jogos. Nos 2.211 minutos em que esteve em campo, o extremo que tem contrato até 2030 marcou quatro golos e fez quatro assistências.
Confira o golo do jogador no Mundial:
Verdes e brancos pretendem garantir a transferência do jogador o mais rápido possível e seguirem em frente neste mercado de verão
21 Jul 2026 | 14:51 |
O Sporting prepara-se para apresentar uma "oferta aprimorada" por Nestory Irankunda junto do Watford, emblema que tem Elton John como presidente honorário. De acordo com a imprensa internacional, foi negada uma proposta inicial de 10 milhões de libras fixas, com um bónus de 2M por objetivos.
A informação está a ser avançada pelo jornalista Marco Monteverde, através da rede social 'X' (antigo Twitter), que revela que esse valor terá sido rejeitado e que, no decorrer desta semana, a SAD do Sporting prepara uma um novo plano para retomar as conversações.
Na verdade, o Clube de Alvalade já sabia de antemão que 10 milhões não chegariam para contratar o internacional australiano, até porque o emblema do Championship já havia negado uma proposta nesses valores anteriormente.
Tendo em conta as qualidades de Nestory Irankunda e seu o preço, o Sporting acredita que pode garantir este ativo não apenas para valorizar no futuro, mas também para se tornar o jogador que Rui Borges necessita no plantel: uma peça que consiga atuar nos dois corredores, além de a 10 ou como segundo avançado.
Na temporada 2025/26, naquela que foi a sua época de estreia ao serviço do Watford, Nestory Irankunda - avaliado em 8 milhões de euros -, contabilizou o total de 42 jogos. Nos 2.211 minutos em que esteve em campo, o extremo que tem contrato até 2030 marcou quatro golos e fez quatro assistências.
Confira a publicação:
"Não acredito nisso": Craque do Sporting enfrenta 'maldição' de Alvalade e deixa resposta
21 Jul 2026 | 11:44
Fabrizio Romano revela que extremo cobiçado pelo Sporting está a caminho do Shakhtar Donetsk
21 Jul 2026 | 11:14
Tomás da Cunha está encantado com reforço do Sporting: "Uma máquina a romper"
21 Jul 2026 | 10:49