
Modalidades
Alta figura do Sporting não tem dúvidas sobre a vitória contra o Porto: "Completamente justa"
28 Set 2025 | 10:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
15 Fev 2020 | 19:33 |
A equipa de andebol do Sporting CP recebeu e venceu o FC Gaia por 40-24. Em jogo relativo à 23.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1, o conjunto de Thierry Anti confirmou o favoritismo e somou a 12.ª vitória consecutiva. Assim sendo, os leões assumem, à condição, a liderança do Campeonato Nacional, com 71 pontos, e ficam agora à espera do que possa fazer o FC Porto.
Na antecâmara do duelo com o CS Dinamo Bucuresti para a EHF Champions League, os rapazes de verde e branco entraram determinados em resolver rapidamente os destinos do encontro, mas o FC Gaia não facilitou a vida aos leões e até inaugurou o marcador por José Poças. Na resposta, Marko Vujin e Frankis Carol colocaram o Sporting CP a vencer por 2-1.
Num jogo bastante dividido, aos 10 minutos a vantagem leonina era “apenas” de dois golos. O conjunto de Ricardo Costa apresentava uma defesa bastante profunda e ia colocando bastantes dificuldades à turma de Thierry Anti. Depois da surpresa inicial, os leões alcançaram uma vantagem de quatro golos (14-10) e obrigaram mesmo o treinador do FC Gaia a pedir um desconto de tempo. A verdade é que depois da pausa os comandados de Ricardo Costa chegaram a estar a apenas dois golos (17-15) e Anti foi, também ele, obrigado a parar o encontro.
Nos últimos dez minutos do primeiro tempo, a superioridade verde e branca acentuou-se e os leões chegaram ao intervalo a vencer por sete golos (23-16). Nesta primeira parte, destaque para Frankis Carol, com uns impressionantes sete golos, mas também para o regressado Valentin Ghionea e Carlos Ruesga, com quatro tentos certeiros cada um.
No reatar da partida, o cenário pouco ou nada mudou e o Sporting CP veio determinado a ampliar a vantagem com que tinha ido para os balneários. Se ao intervalo a margem era de sete golos, após dez minutos jogados neste segundo tempo, os leões chegaram à dezena de golos (28-18).
Certamente já a pensar no jogo do próximo sábado, 22 de fevereiro, frente ao CS Dinamo Bucuresti, Thierry Anti aproveitou para rodar um pouco a equipa e lançar jogadores menos utilizados, como Ivan Nikcevic, Edmilson Araújo ou Carlos Carneiro. Apesar disso, a produtividade verde e branca não baixou e a margem continuava a crescer (31-19). Tudo corria às mil maravilhas e, até ao final do encontro, houve tempo para Matevz Skok somar mais alguns minutos e que bons apontamentos foi deixando o esloveno.
Foi, deste modo, e perante 625 leões e leoas nas bancadas do Pavilhão João Rocha – nota para a presença em grande número do Directivo Ultras XXI -, que o Sporting CP venceu com bastante autoridade o FC Gaia por 40-24. No capítulo individual, Frankis Carol, com oito golos, foi o melhor marcador da partida, mas destaque também para a excelente segunda parte realiza por Francisco Tavares, com cinco tentos certeiros.
Com esta vitória – a 12.ª consecutiva – os pupilos de Thierry Anti assumem, à condição, a liderança isolada do Campeonato Placard Andebol 1, com 71 pontos. No próximo sábado, 15 de fevereiro, pelas 18h30, as emoções da EHF Champions League estão de volta ao Pavilhão João Rocha. Em jogo relativo à primeira mão dos 16 avos de final, Sporting CP e CS Dinamo Bucuresti medem forças na casa das modalidades leoninas.
Emblema verde e branco esteve implacável, este sábado, dia 4 de outubro, em duelo da quinta jornada da fase regular do Campeonato
04 Out 2025 | 19:59 |
A equipa de andebol do Sporting derrotou o Arsenal da Devesa por 42-22, este sábado, dia 4 de outubro. Em duelo da quinta jornada da fase regular, o Clube de Alvalade foi até Braga vencer a equipa recém-promovida à primeira divisão e não deu quaisquer chances ao opositor.
Num duelo disputado no Pavilhão de Maximinos, a turma verde e branca ativou o rolo compressor e dominou a partida em toda a linha. Ao intervalo, os leões já tinham mais 10 tentos apontados do que os minhotos e avizinhava-se um triunfo confortável (21-11).
Na etapa complementar, a turma de Gabriel Oliveira não conseguiu contrariar o poderio ofensivo do Clube de Alvalade, que controlou os 60 minutos do duelo a seu bel-prazer perante o último classificado da Liga, que ainda não conseguiu vencer esta temporada.
Carlos Álvarez terminou como melhor marcador do encontro, com nove golos apontados, seguido de Diogo Branquinho e Pedro Martínez, que fizeram cinco tentos cada. Do lado da equipa bracarense, Hugo Oliveira foi a unidade que mais perigo criou e apontou seis golos.
Com esta vitória - a décima em 12 jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 18 pontos, mais dois do que o Porto (16) - que foi derrotado recentemente pelos leões. O próximo jogo, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, está marcado para quarta-feira, dia 8 de outubro, frente aos franceses do Nantes, às 19h45, no Pavilhão João Rocha.
Pavilhão João Rocha parabeniza Martim Costa:
Emblema verde e branco continua sequência de vitórias nas competições domésticas, depois de triunfar em mais uma edição do dérbi lisboeta
01 Out 2025 | 21:30 |
A equipa de andebol do Sporting venceu o Belenenses, esta quarta-feira, dia 1 de outubro, por 43-26. Em duelo da quinta jornada da fase regular do Campeonato Nacional, o Clube de Alvalade somou mais um triunfo na competição, depois de ter vencido o clássico contra o Porto, na última ronda.
Em duelo disputado no Pavilhão Acácio Rosa, os pupilos de Ricardo Costa não tiveram grandes dificuldades perante o seu adversário. Os leões rapidamente descolaram no marcador, deixando os azuis do Restelo para trás. Quando as equipas regressaram ao balneário, o conjunto verde e branco encontrava-se a vencer por 22-14.
Na etapa complementar, pouco ou nada mudou na partida. O Sporting voltou a mostrar a sua superioridade contra uma equipa do Belenenses que não encontrava soluções de resposta. Quando a buzina do recinto soou para o final do encontro, os leões somaram novo triunfo, desta vez, com o marcador a apontar 43-26.
Orri Thorkelsson terminou o encontro como o melhor do encontro, com nove golos apontados. com o Victor Romero com 5 e Martim Costa com 4. Do lado dos da cruz de Cristo, os grandes destaques foram Gonçalo Nogeuira com 4 e Pedro Santana com 3.
Com esta vitória - a nona em 11 jogos na temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar do campeonato com 15 pontos, mais dois do que o Porto (12). O próximo jogo está marcado para o sábado, dia 4 de outubro, frente ao Arsenal da Devesa, às 18h, no Pavilhão de Maximinos.
Mesmo com decisões duvidosas por parte da equipa de arbitragem, Clube de Alvalade venceu o clássico de andebol e é líder isolado
28 Set 2025 | 13:43 |
Ricardo Costa comentou a vitória da equipa de andebol do Sporting frente ao Porto, ocorrida no sábado, 27 de setembro, em jogo referente à quinta jornada da fase regular do campeonato. Mesmo com várias decisões da arbitragem consideradas polémicas e desfavoráveis à sua equipa, o treinador leonino optou por destacar o valor e o significado deste importante triunfo.
Ricardo Costa: "Dominámos e estivemos à frente a maioria do jogo"
“É uma vitória muito, muito, muito importante para nós nas nossas contas do título. Levámos tudo para a última bola, defendemos muito bem”, disse o técnico bicampeão pelo Clube de Alvalade, que destacou a dificuldade do encontro, tendo em conta a última viagem à Dinamarca, onde defrontou o Aalborg.
“Acho que a vitória é completamente justa porque dominámos e estivemos à frente a maioria do jogo. Muito contente pela resiliência dos meus atletas que estavam completamente rebentados”, concluiu Ricardo Costa, que desta forma segue invicto nas contas do campeonato.
Vale a pena recordar a progressão do jogo entre Sporting e Porto. Apesar dos leões conseguirem distanciar-se no marcador, os azuis e brancos reaproximaram-se fruto de várias decisões duvidosas por parte da equipa de arbitragem. A partida ficou incerta até à última posse de bola, onde um bloqueio de Christian Moga selou o triunfo leonino por 30-29.
Com esta vitória - a oitava em 10 jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa seguem no primeiro lugar com 12 pontos, mais dois do que o Porto (10). O próximo jogo está marcado para quarta-feira, dia 1 de outubro, frente ao Belenenses, às 20h00, no Pavilhão Acácio Rosa.
Alta figura do Sporting não tem dúvidas sobre a vitória contra o Porto: "Completamente justa"
28 Set 2025 | 10:15
Exclusivo Leonino - Varandas quer que Sporting fique nos dois primeiros no grupo da Champions
27 Set 2025 | 20:28
Com arbitragem lastimável, Sporting volta a encavar o Porto e já é líder isolado
27 Set 2025 | 20:01