Modalidades
Oficial! Extremo que passou por Sporting e Benfica assina pelo 8.º classificado da Liga
15 Out 2026 | 17:15
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
27 Fev 2021 | 13:53 | Por Redação
40' - FINAL DO ENCONTRO! Sporting traz dois ponto de Guimarães após triunfar, por 82-77 39' - Vantagem leonina nos dez pontos de diferença (68-78) 36' - Pedro Catarino aumenta da linha tripla (66-74) 34' - Turma leonina vai dilatando a vantagem (59-67) 31' - Último quarto começa com ponto vimaranense (53-60) 30' - Termina o terceiro quarto com vantagem para os leões, por 60-51 27' - Novamente Travante a marcar da marca de linha tripla (47-53) 26' - Triplo para os homens de Guimarães permite aproximação (44-47) 23' - Fields com um afundanço a aumentar para os leões (36-41) 21' - Recomeça o encontro com pontos para os da casa (34-37) 20' - Intervalo em Guimarães com vantagem leonina, por 37-32 18' - Turma de Alvalade distancia-se de novo (27-31) 16' - Travante Williams de triplo aumenta para os verdes e brancos (24-29) 14' - Conjunto leonino distancia-se no marcador com três pontos de João Fernandes (20-24) 13' - Travante vai-se destacando como melhor marcador dos leões com oito pontos (20-20) 12' - Turma de Guimarães alcança a igualdade no marcador (20-20) 11' - Parrish inaugura o segundo período ao marcar da linha de três pontos (18-20) 10' - Travante da linha tripla fecha o primeiro quarto, com vantagem leonina, por 20-15 https://twitter.com/SCPModalidades/status/1365683114983448578?s=20 9' - Turma de Alvalade mantém-se na frente do marcador, aumentando a diferença (13-16) 8' - Leões vão mantendo a vantagem, por margem muito curta (13-14) 6' - Amiel e Cláudio Fonseca a serem os primeiros homens a entrar, vindos do banco (13-12) 5' - Primeiros minutos do encontro muito equilibrados (9-10) 4' - Shakir Smith arranca pelo meio e marca dois pontos (4-6) 2' - Conjunto vimaranense responde por Parrish (2-2) 1' - Primeiro ponto do encontro a ser de Travante Williams (0-1) 1' - Começa o encontro em Guimarães 0′ – Cumpre-se um minuto de silêncio em memória de Alfredo Quintana. 0′ – Na antevisão ao encontro, Pedro Catarino confessou esperar um adversário complicado. https://twitter.com/leoninopt/status/1365628934382112770?s=20 0' - As duas equipas defrontaram-se quatro vezes, tendo os leões triunfado sempre. Na primeira volta o conjunto leonino venceu, no seu reduto, por 112-71 0′ – O Vitória SC ocupa o sétimo lugar, com 26 pontos em 18 partidas (oito vitórias e 10 derrotas). 0′ – O Sporting continua no primeiro lugar, com 35 pontos em 18 jogos (17 triunfos e um desaire). O FC Porto está na segunda posição, com 33 pontos, mas menos um encontro disputado. 0′ – A turma de Carlos Fechas foi derrotada no terreno do Esgueira, por 97-88. 0′ – Na última partida, o conjunto de Luís Magalhães bateu a AA Coimbra, por 82-47. https://twitter.com/leoninopt/status/1360629612783501317?s=20 0′ – O Leonino leva até si todas as incidências do encontro entre leões e vimaranenses. 0′ – A equipa principal de basquetebol do Sporting CP visita, este sábado, 27 de fevereiro, pelas 15h00, o Vitória SC.
Fotografia de Sporting CP
Leões estiveram em desvantagem, conseguiram dar a volta ao marcador e só garantiram triunfo no encontro nos instantes finais
25 Out 2026 | 11:55 | Por Redação
O Sporting voltou às vitórias na Liga Betclic de basquetebol, mas teve de suar até ao fim para levar a melhor sobre a Ovarense. No Pavilhão João Rocha, os leões venceram por 71-70, num encontro da quarta jornada em que estiveram em desvantagem, conseguiram dar a volta ao marcador e só garantiram o triunfo nos instantes finais.
A equipa de Ovar entrou melhor e aproveitou as dificuldades dos verdes e brancos. Com uma abordagem agressiva no ataque ao cesto e Leon Ayers III em evidência, a Ovarense ganhou vantagem no primeiro período, que terminou com um parcial de 24-16.
A resposta leonina surgiu no segundo período. Com maior intensidade e agressividade dos dois lados do campo, a formação de Alvalade conseguiu recuperar terreno e chegou ao intervalo já na frente do marcador (38-36). Ainda assim, a vantagem esteve longe de dar tranquilidade aos anfitriões.
A segunda parte foi marcada por várias mudanças na liderança e por uma luta intensa até aos últimos momentos. Quando o desfecho parecia poder cair para qualquer um dos lados, Gabe Kalscheur - reforço que veio da segunda divisão - colocou o Sporting em vantagem. A Ovarense não conseguiu aproveitar as oportunidades que teve e, já na fase decisiva dos lances livres, os leões seguraram o triunfo por apenas um ponto.
Diogo Ventura foi o melhor marcador do Sporting, com 15 pontos. Francisco Amarante destacou-se nos ressaltos, com 10. Com esta vitória, o Sporting sobe provisoriamente ao terceiro lugar, com seis pontos. O próximo encontro está marcado para quinta-feira, dia 29 de outubro, às 15h00, no reduto dos azeris do Gence, em jogo da quarta jornada da FIBA Europe Cup.
Leões tiveram de sofrer até ao fim, mas garantiram vitória nos instantes finais, graças a um lance de excelência do jogador de 24 anos de idade
22 Out 2026 | 10:23 | Por Redação
O Sporting voltou às vitórias e venceu o Kolossos Rhodes por 71-69 na terceira jornada do Grupo C da FIBA Europe Cup. Os leões tiveram de sofrer até ao fim, mas garantiram o triunfo no prolongamento, graças a um cesto do extremo André Cruz no último segundo, que decidiu uma partida marcada pelo equilíbrio.
A formação de Bernardo Pires sentiu dificuldades nos primeiros minutos, perante um adversário eficaz nos lançamentos exteriores. Os gregos chegaram ao intervalo em vantagem, por 41-37, e voltaram a criar problemas aos leões no terceiro período.
O quarto período trouxe novas alternâncias no marcador e manteve tudo em aberto até ao final. Francisco Amarante colocou o Sporting novamente na frente a cerca de minuto e meio da buzina, mas o Kolossos voltou a responder e André Cruz teve de converter um lance livre para restabelecer a igualdade a 66 pontos, levando a decisão para prolongamento.
Nos cinco minutos adicionais, a tensão manteve-se até aos derradeiros instantes. Diogo Ventura recuperou uma bola preciosa na fase final e encontrou André Cruz, que arrancou em direção ao cesto e concluiu com uma bandeja decisiva. O lançamento, convertido a apenas um segundos do fim, selou o triunfo.
Além do momento decisivo, André Cruz terminou a partida com 11 pontos, 13 ressaltos, duas assistências e um desarme de lançamento. Javian Davis foi o melhor marcador leonino, com 21 pontos, enquanto Francisco Amarante também registou um duplo-duplo, com 11 pontos e 14 ressaltos. Com este resultado, o Sporting continua sem derrotas na prova e divide a liderança do Grupo C com os turcos do Esenler Erokspor (seis pontos). Os leões voltam a jogar no sábado, dia 24 de outubro, às 15h00, na receção à Ovarense.
Confira o lance:
Equipa do Clube de Alvalade acabou por regressar com uma derrota da sua mais recente jornada e o treinador dos leões explicou o sucedido
18 Out 2026 | 16:47 | Por Redação
Bernardo Pires analisou a derrota da equipa de basquetebol do Sporting frente ao CAB Madeira, por 93-84, admitindo que o desgaste acumulado teve algum peso no rendimento da turma leonina, embora sem o utilizar como única justificação para o desaire.
Bernardo Pires: "Tentámos, mas fomos sempre contra-atacados”
O treinador dos verdes e brancos reconheceu que a equipa “acusou ligeiramente” o cansaço, mas acrescentou que existiram “outras responsabilidades”. “Acredito que não seja a única justificação, inevitavelmente também alguma ineficácia da nossa parte, somada à maior do CAB Madeira e também ao seu entusiasmo, uma equipa que ainda não tinha vencido”, começou por dizer.
Ao intervalo, Bernardo Pires procurou sobretudo mexer com a componente mental dos jogadores. “Disse que parte da fadiga é mental e que tínhamos a responsabilidade de reagir, mesmo que estivéssemos desgastados por esta semana e meia de viagens e poucos treinos. Tentámos, mas fomos sempre contra-atacados”, explicou.
O técnico do Sporting destacou ainda a resposta da equipa sempre que o CAB Madeira conseguiu aumentar a diferença no marcador. “Em todos os momentos de maior vantagem do adversário houve sempre uma tentativa da nossa parte para reajustar. Só que também, quase de imediato, tivemos a infelicidade ou a incapacidade de consentir pontos fundamentais que nos deixavam para trás novamente".
Bernardo Pires terminou a análise valorizando a atitude dos leões, apesar da incapacidade para completar a recuperação. “É de enaltecer a nossa tentativa constante de recuperação, mas fomos sempre muito castigados e isso causa mossa. Fisicamente tivemos de dar mais e isso fez-se sentir no aproveitamento da equipa”, concluiu.
Oficial! Extremo que passou por Sporting e Benfica assina pelo 8.º classificado da Liga
15 Out 2026 | 17:15
Jogador expulso do Porto por armar confusão brilha na vitória europeia do Sporting
15 Out 2026 | 11:31
Reforço que veio da 2.ª divisão brilha e ajuda Sporting a alcançar primeiro triunfo na Liga
10 Out 2026 | 17:26