Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

WINGARDIUM LEVIOSA PARA A HISTÓRIA

Com Harry Potter, tudo parece fácil. Mágico leonino pulveriza registos de jogadores como Balakov, António Oliveira ou… Bruno Fernandes

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Ago 2021 | 11:19 |

Icon Comentário0

Magia e Pedro Gonçalves parecem, por esta altura, dois sinónimos. Após uma temporada de 2020/21 em que, em 37 jogos, fez o gosto por 23 vezes, o Harry Potter leonino parece não querer ficar por aqui e está a realizar um início de época fantástico. Na Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Braga, o internacional português rubricou um golo do outro mundo, com uma trivela a fazer lembrar Ricardo Quaresma. No jogo seguinte, diante do Vizela, Pote aumentou a parada e marcou por duas vezes. De resto, como é seu apanágio, brindou os Sportinguistas com duas execuções brilhantes. Na segunda jornada, novamente frente aos arsenalistas, Pedro Gonçalves simplificou um lance que parecia complicado e, com um remate colocado, dilatou a vantagem leonina (0-2). Contas feitas, em 2021/22, o médio (!) leva quatro golos em três encontros. Segundo dados divulgados pelo jornal ‘Record’, Pote já é o médio com melhor média de golos por encontro da história do Sporting. Ao todo, em 40 encontros, Pote marcou 27 golos, perfazendo uma média de 0,68 tentos por jogo, precisando apenas de 133 minutos em campo para fazer o gosto ao pé. Neste registo, Pedro Gonçalves supera tão só nomes como Balakov e Osvaldo Silva (0,36 golos por jogo), António Oliveira (0,46 golos por jogo) e… Bruno Fernandes (0,46 golos por jogo). É certo que, em termos absolutos, o médio ainda tem menos golos que os nomes anteriormente referidos, mas também é verdade que tem muito menos jogos disputados. Neste sábado, 21 de agosto, pelas 20h30, na receção dos leões à B-SAD, Pote – avaliado em 22 milhões de euros – quererá voltar a colocar um sorriso na cara dos Sportinguistas e melhorar, ainda mais, os seus números. Confira os números divulgados pelo jornal ‘Record’:

  • Pedro Gonçalves
    • Jogos: 40
    • Golos: 27
    • Média de golos por jogo: 0,68
    • Minuto por golo: 133 minutos
  • Bruno Fernandes
    • Jogos: 137
    • Golos: 63
    • Média de golos por jogo: 0,46
    • Minuto por golo: 196
  • António Oliveira
    • Jogos: 94
    • Golos: 43
    • Média de golos por jogo: 0,46
    • Minuto por golo: 197
  • Osvaldo Silva
    • Jogos: 112
    • Golos: 40
    • Média de golos por jogo: 0,36
    • Minuto por golo: 252
  • Balakov
    • Jogos: 168
    • Golos: 60
    • Média de golos por jogo: 0,36
    • Minuto por golo: 252


Fotografia de Sporting




Futebol

Renovação de Rui Borges já arrancou e Sporting tem duas propostas em cima da mesa

Direção do Clube de Alvalade, encabeçada por Frederico Varandas, decidiu avançar com o prolongar do vínculo do treinador dos leões

Sporting vai mesmo avançar para a renovação de Rui Borges e Frederico Varandas tem duas possibilidades para mostrar ao técnico
Sporting vai mesmo avançar para a renovação de Rui Borges e Frederico Varandas tem duas possibilidades para mostrar ao técnico

19 Mar 2026 | 09:28 |

Icon Comentário0

A decisão já estava tomada há alguns dias, independentemente da goleada ao Bodo/Glimt e do apuramento europeu, mas o momento acabou por dar ainda mais força ao plano: o Sporting vai mesmo avançar para a renovação de Rui Borges.


O processo vai arrancar agora com uma primeira reunião, ainda numa fase inicial, e nem sequer contará com a presença direta do treinador - serão os seus representantes a sentarem-se à mesa com a SAD. Nesta fase, a ideia passa mais por alinhar intenções e começar a discutir números, do que propriamente fechar já o acordo.


Apesar disso, o cenário está bem encaminhado. Mesmo que não haja fumo branco imediato, a expectativa é que fique tudo praticamente alinhado entre Direção e treinador, com um entendimento verbal que permita fechar o processo nos dias seguintes.


Neste momento, Rui Borges ainda tem contrato por mais uma época, mas o Sporting quer prolongar essa ligação. Em cima da mesa estão duas hipóteses: um novo vínculo de dois anos ou então uma renovação de um ano com outro adicional mediante objetivos.

A decisão parte de cima - Frederico Varandas já definiu que quer dar continuidade ao projeto com o atual treinador. E do outro lado também não há dúvidas: Rui Borges já disse várias vezes que está feliz em Alvalade e motivado para continuar.



Futebol

É conhecido o tempo de paragem de Luís Guilherme e Sporting nem quer acreditar

Extremo brasileiro falhou a receção da equipa orientada por Rui Borges ao Bodo/Glimt, na última terça-feira, havendo agora novas informações

Mais um problema para Rui Borges! Há novidades sobre a lesão de Luís Guilherme e o brasileiro pode ser desfalque do Sporting por até quatro semanas
Mais um problema para Rui Borges! Há novidades sobre a lesão de Luís Guilherme e o brasileiro pode ser desfalque do Sporting por até quatro semanas

19 Mar 2026 | 09:19 |

Icon Comentário0

O Sporting continua a lidar com vários problemas físicos no plantel e ganhou mais uma dor de cabeça: Luís Guilherme está lesionado e as novidades que surgem de Alvalade não são boas. O brasileiro pode parar até quatro semanas.


O extremo de 20 anos sofreu uma entorse de grau 2 no pé esquerdo, lesão que o afasta, desde já, do jogo com o Alverca - além de já ter perdido a receção ao Bodo/Glimt - e que poderá implicar uma paragem de até quatro semanas. O problema foi inicialmente revelado por Rui Borges e confirmado depois por exames complementares.


Além de falhar o próximo compromisso do campeonato, Luís Guilherme está também em risco para jogos importantes que se aproximam, incluindo o duelo com o Santa Clara e a primeira mão dos quartos de final da Champions League frente ao Arsenal, em Alvalade. A evolução será reavaliada durante a pausa FIFA.


O boletim clínico do Sporting continua preenchido. Geovany Quenda e Fotis Ioannidis estão fora das contas até à paragem para seleções, enquanto Ricardo Mangas e Giorgi Kochorashvili ainda são dúvidas, dependendo da avaliação final nos treinos.

Na presente temporada, Luís Guilherme — avaliado em 10 milhões de euros — tem 17 partidas oficiais: cinco na Premier League (West Ham), oito na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal, uma na Liga dos Campeões e outra na Taça da Liga. Nos 832 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou um golo.



Futebol

Sporting - Arsenal: Leões já conhecem datas e horas dos 'quartos' da Champions

Verdes e brancos garantiram presença na próxima eliminatória da prova milionária depois de terem eliminado o Bodo/Glimt com uma reviravolta histórica

Sporting de Rui Borges vai defrontar o Arsenal nos quartos de final da Champions League: primeiro em Lisboa (7 de abril), depois em Londres (15 de abril)
Sporting de Rui Borges vai defrontar o Arsenal nos quartos de final da Champions League: primeiro em Lisboa (7 de abril), depois em Londres (15 de abril)

19 Mar 2026 | 09:04 |

Icon Comentário0

A UEFA já oficializou o calendário dos quartos de final da Champions League, e o Sporting já sabe quando vai defrontar o Arsenal. O primeiro duelo será em Lisboa, no Estádio José Alvalade, no dia 7 de abril, com início às 20h00. A segunda mão joga-se em Inglaterra, no terreno dos gunners, a 15 de abril, também às 20h00.


Este confronto surge na sequência de uma eliminatória memorável por parte da equipa de Rui Borges, que conseguiu uma reviravolta histórica frente ao Bodø/Glimt, garantindo o apuramento para os quartos de final pela segunda vez na história do Clube - e a primeira neste novo formato da competição.


Agora, segue-se um desafio de enorme exigência frente a um dos principais candidatos à conquista da prova, numa eliminatória que promete dois jogos de alto nível. Vale lembrar que Rui Borges não poderá contar com uma das suas peças-chave para o encontro da primeira mão.


Abril será um mês completamente 'infernal' para os verdes e brancos. E há uma sequência particularmente exigente: em apenas oito dias, os leões vão medir forças com o Arsenal, o Benfica e o Porto - três adversários de peso máximo.

O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de março, frente ao Alverca. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Custódio Castro, jogar-se-á às 18h00, no reduto do adversário.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino: Victor Espadinha deixa aviso após Sporting - Bodo/Glimt: "Rui Borges não deve..."
Futebol

Exclusivo Leonino: Victor Espadinha deixa aviso após Sporting - Bodo/Glimt: "Rui Borges não deve..."

18 Mar 2026 | 16:04

Icon Comentário0
Última hora! Sporting chama Rui Borges para reunião sobre o futuro
Futebol

Última hora! Sporting chama Rui Borges para reunião sobre o futuro

18 Mar 2026 | 17:41

Icon Comentário0
Após o Sporting - Bodø/Glimt, Ousmane Diomande recebe tremenda notícia
Futebol

Após o Sporting - Bodø/Glimt, Ousmane Diomande recebe tremenda notícia

18 Mar 2026 | 17:16

Icon Comentário0