summary_large_image
JOGAR À BOLA
Com efeito, Alfredo di Stefano postulou uma grande verdade do futebol profissional: "Las finales no se juegan, se ganan".
30 Mai 2022, 11:09

Com o futebol masculino de férias, coube às Leoas, no feminino, conquistar mais uma Taça de Portugal, este fim de semana no Jamor, frente ao Famalicão por 2-1. Assim, com a Supertaça a ser disputada com o Benfica, equipa campeã nacional, espera-se que o Sporting tenha a sua equipa montada, de forma competitiva para marcar terreno, desde logo no início da época, frente aos eternos rivais.

Perante os mesmos rivais, foi obtida uma importante vitória no primeiro jogo do playoff das meias-finais, de hóquei em patins, ontem no Pavilhão João Rocha (1). Num jogo complicado, a vitória final apareceu nas grandes penalidades, onde Ângelo Girão esteve em grande ao defender cinco, das seis. Relembra-se que as meias-finais são jogadas à melhor de cinco encontros, pelo que são necessárias mais duas vitórias para chegarmos à final. O jogo número dois está agendado para o próximo sábado, 4 de junho, às 20h30, no reduto do Benfica.

O Futsal, após ter conquistado a Taça de Portugal, no passado dia 21 de maio tambem, ante os encarnados, entrou com o pé direito nos quartos de final do play-off da Liga Placard (2). Venceu por 3-0 o Futsal Azeméis, em Vale de Cambra, com dois golos de Pauleta e um de Pany Varela.

Foram, pois, dois passos importantes para que estas secções, Futsal e Hóquei, consigam salvar a honra das modalidades. No andebol há muito a refletir e a melhorar. O Porto sagrou-se este sábado tricampeão nacional e o Benfica ganhou ontem a Liga Europeia. Sendo dois clubes da nossa realidade, não há como fugir às responsabilidades que o Sporting tem de igualar, ou superar, as conquistas feitas pelos rivais, pelo que a “bola” está do lado dos dirigentes do Sporting.

A final da Champions League, onde Real Madrid e Liverpool se defrontaram, lembrou, a quem a viu, que o futebol, sendo um jogo simples na sua essência, consegue ser surpreendente, para quem o observa “á vista desarmada”. Com efeito, Alfredo di Stefano postulou uma grande verdade do futebol profissional: “Las finales no se juegan, se ganan” (3). Como curiosidade, a antiga glória merengue chegou a treinar, durante alguns dias o Sporting, em 1974. (4)  Estar mentalmente preparado para aproveitar a oportunidade, suster as investidas dos adversários, saber ser solidário, ter concentração e sangue-frio, com confiança sempre na vitória final é característica dum campeão. E sim, uma pontinha de sorte também é necessário. Quer isto dizer que “jogar bem à bola” é apenas uma parte que leva ao êxito no futebol, existindo muito mais a ter em conta, quando se trata de conquistar títulos e troféus. Uma palavra para Carlo Ancelloti que, sem a máquina de propaganda e a legião de apaniguados como têm Klopp, Guardiola, etc., conquistou a sua quarta Liga dos Campeões. Sobriedade e astúcia afinal ainda contam no futebol moderno para levar de vencida os adversários. Que o digam Paris Saint German, Chelsea, Manchester City e …Liverpool!

Diretor Leonino

 

  1. https://leonino.pt/sporting-vence-derbi-numa-vitoria-arrancada-a-ferros/
  2. https://leonino.pt/leao-conquista-taca-de-portugal-numa-final-de-loucos-veja-aqui-os-golos/
  3. https://www.rtve.es/deportes/20140707/frases-di-stefano-finales-no-se-juegan-se-ganan/968541.shtml
  4. https://www.ojogo.pt/internacional/noticias/di-stefano-treinou-o-sporting-alguns-dias-4014384.html
  Comentários
Mais Opinião
Pedro Geada
ESTÁ DADO O ´PONTAPÉ DE SAÍDA´
Sendo um projeto de e para Sportinguistas, queremos que seja, e será certamente, um ‘rugido’ de referência que se ouvirá no Reino do Leão!
Pedro Geada
DA “GUERRA DOS SEIS DIAS” AO VIETNAME”
Diz o povo que "mais vale um mau acordo que uma boa demanda"...será isso possível neste caso?
Pedro Geada
A LIDERANÇA E O HORROR AO VAZIO
A falta de atitude, garra e vontade de vencer é das coisas que mais irrita os Sportinguistas, quase tanto como os próprios insucessos.
Pedro Geada
ESTE SILÊNCIO NÃO É DE OURO… É DE LATA!
O Presidente do Sporting deve ser o primeiro guardião dessa ambição, dessa exigência e dessa intransigência, a favor da excelência na performance de equipas e atletas!
Pedro Geada
NIXON NA JUGOSLÁVIA COM OS OUVIDOS EM PARIS
É preciso que o bom senso e o sentido de Clube voltem a imperar, colocando os superiores interesses do Sporting em primeiro lugar!
Pedro Geada
UM SÁBADO DO INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO
Presume-se assim que Salgado Zenha não seja fã de campismo... mas nem os rivais diminuem o Sporting com declarações destas.
Pedro Geada
3 + 3 x 3: A CONTA QUE O FUTEBOL FEZ
Miguel Albuquerque sabe que o seu desempenho como Diretor é avaliado por resultados e títulos, sinalizando, assim, que não está com contemplações para quem não os obtém.
Pedro Geada
ASSUMIR RESPONSABILIDADES E TOMAR DECISÕES
Os 11 anos de futebol, que Varandas tanto proclamou, agravam agora um atestado de inaptidão para deter o pelouro do Futebol na SAD.