JOVEM ‘DIAMANTE’ DO SPORTING JÁ FOI COMPARADO A ROBBEN E TEM TUDO PARA EXPLODIR EM ALVALADE; AMORIM NÃO PODIA ESTAR MAIS FELIZ
Nova estrela leonina pode tornar-se num dos melhores futebolistas do futebol europeu
Redação Leonino
Texto
2 de Março 2023, 18:57

Abdul Fatawu Issahaku é o nome do momento graças ao hat-trick que marcou diante do Ajax, na goleada por 5-1. O ganês fez um jogo brilhante, e mostrou-se muito forte no um para um, marcando um golaço a fazer lembrar o neerlandês Arjen Robben (Saiba mais AQUI). A jovem pérola leonina vai encantando tudo e todos e parece ser uma estrela em ascensão no reino do Leão.

Rúben Amorim, Frederico Varandas e Hugo Viana estiveram nas bancadas e ficaram visivelmente impressionados com o movimento do jogador. Já Filipe Çelikkaya, treinador dos leões na Youth League e na Equipa B, aplaudiu o gesto técnico.

Abdul Fatawu Issahaku deu que falar pela primeira vez na CAN Sub-20, disputada na Mauritânia, ao ser nomeado o melhor jogador da competição que venceu. Foi graças a essas exibições ao serviço do Gana que levaram o Sporting a contratá-lo. Antes dos leões, surgiu o rumor de que o Liverpool teria o atleta debaixo de olho e, por isso, o Sporting teve de se antecipar à concorrência e apresentar ao jovem extremo a proposta que fosse ao encontro das suas pretensões. 

Como chegou a Portugal em março, altura em que o mercado estava fechado e não era possível inscrever jogadores, Fatawu ficou de início a treinar com a equipa B, mas rapidamente chegou à equipa principal. Impressionou todos com a força de remate, a velocidade e a facilidade com que procurava sempre fazer golo de qualquer posição. A tarefa das equipas técnicas que trabalharam o extremo foi limitar esses remates e tentar fazer que fossem mais certeiros. Pouco a pouco, este objetivo ia se concretizando e Fatawu parecia pronto para passar a trabalhar outros pontos do seu jogo como a inteligência, a decisão e a pressão quando se encontra sem bola.

Agora que os mandamentos já estavam presentes na cabeça do craque, estava na altura de dar minutos tanto na equipa principal, mas, acima de tudo, na equipa B, para acelerar a progressão como foi feito com tantos outros jovens como Gonçalo Esteves, Dário Essugo, Gonçalo Inácio e Youssef Chermiti.

O extremo veio de um país, com o inglês como idioma oficial, por isso, não teria dificuldades em comunicar com os colegas. Contudo, nunca é fácil um jogador de 18 anos adaptar-se a 100%, por isso, tem aulas de português e já entende o que lhe dizem, faltando apenas aprender a falar e a escrever. Ao início foi apadrinhado por Coates, Adán e Neto, os capitães, entretanto com a adaptação percebeu melhor quem seria o seu “grupo” e os seus maiores amigos no plantel são Edwards e St. Juste, também pela língua falada. 

Nesta temporada, Fatawu já jogou em múltiplas competições diferentes pelo Sporting: Liga Bwin, Champions, Taça de Portugal, Allianz Cup, Liga 3 e Youth League. E, graças a isso, chegou mesmo ao Mundial para representar o seu país, estreando-se contra o Uruguai ainda com 18 anos. O extremo direito faz 19 anos para a semana e prepara-se para ter cada vez mais protagonismo com a Listada verde e branca.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

  Comentários