Modalidades
Mais do mesmo! Com mira a temporada que pode ser inédita, Sporting junta troféu ao Museu
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutsal
|
0O Sporting sagrou-se tetracampeões nacional de futsal, no passado sábado, dia 15 de junho, com goleada frente ao Braga, por 6-3. Os comandados de Nuno Dias equipa de futsal do Sporting, com esta vitória no Pavilhão João Rocha, fecharam a temporada com dois títulos conquistados: Campeonato Nacional e Taça da Liga, que já foram entregues ao Museu pelos capitães de equipa, João Matos e Alex Merlim.
Segundo a publicação divulgada pela página oficial das modalidades leoninas, na rede social X (antigo Twitter), os dois troféus arrecadados ao longo desta produtiva época, já foram colocados nos respetivos lugares do Museu Sporting. Como habitual, Frederico Varandas, Presidente do Clube de Alvalade, esteve presente durante a cerimónia.
Recorde-se que os verdes e brancos voltaram a bater a turma de Joel Rocha e venceram a eliminatória por 3-0, depois da goleada já referida no terceiro jogo da final do playoff. Foi logo na primeira parte que o Sporting mostrou superioridade: Alex Merlim (5’), um lance individual, inaugurou o placard. Breves momentos depois, um remate de Diogo Santos bate em Fábio Cecílio e entra na baliza adversária.
O Braga rapidamente ripostou, com Tiago Brito a fazer uso da meia distância para reduzir a desvantagem, no entanto os leões sentiram o toque e conseguiram marcas mais dois tentos antes do descanso, com Zicky Té (16’) e Pauleta (19’) a darem uma vantagem confortável à turma liderada por Nuno Dias. Já na segunda parte, Té (27’) fez mais uma vez gosto ao pé e colocou o marcador em 5-1.
Quase a terminar, Alex Merlim (33’) interceta o passe de Tiago Brito e acerta sem qualquer dificuldade na baliza deserta (6-1) e, aos 36 minutos, Ygor Mota fez o 6-2 e, Fábio Cecílio, aos 39’, foi quem definiu o 6-3 final. Com a vitória – a 39.ª em 47 jogos esta temporada – os pupilos de Nuno Dias voltaram a bater a equipa nortenha e erguem o 19.º título, o quarto de forma consecutiva, e conquistam o inédito tetracampeonato nacional da modalidade.
Verifique aqui o momento:
Emblema leonino tomou as rédeas da partida logo aos 10 segundos e somou vitória caseira tranquila na estreia oficial na nova temporada desportiva
|
0A equipa de futsal do Sporting derrotou o Fundão por 6-1, esta segunda-feira, dia 14 de outubro, em jogo da primeira jornada da Liga Placard. A partida foi inteiramente dominada pela turma verde e branca que esteve em grande plano no primeiro encontro oficial da nova época desportiva.
No Pavilhão João Rocha, os leões entraram com tudo e chegaram à vantagem aos 10 segundos com um remate certeiro de Tomás Paçó, após um canto cobrado por Alex Merlim. O 2-0 surgiu aos 12 minutos. Obina defende um primeiro remate e, na recarga, Diogo Santos assiste para Tomás Paçó bisar.
Na etapa complementar, aos 26 minutos, Caio Pedro fez o 2-1 com um remate forte e colocado sem hipóteses de defesa para Henrique Rafagnin. Aos 31', Pauleta abriu o livro e, numa jogada individual de alto nível, marcou o terceiro para os leões. Tomás Paçó, numa noite de sonho, apontou o hat-trick aos 34 minutos num remate bem colocado. Taynan fez o quinto aos 36' e Allan Guilherme fechou as contas aos 38'.
Com esta vitória – a primeira na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam os primeiros três pontos e sobem aos lugares cimeiros da tabela classificativa do campeonato português com os mesmos pontos de Benfica, Quinta dos Lombos e Torreense.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para as competições europeias. Os verdes e brancos vão defrontar o Semey na Ronda Principal da UEFA Futsal Champions League. O encontro diante da turma do Cazaquistão está marcado para terça-feira, dia 22 de outubro, às 13h00, em Almaty.
Jogador que ganhou tudo e mais alguma coisa pelos verdes e brancos continua a ser motivo de destaque na sua nova equipa
|
0Pany Varela, jogador que deixou o Sporting no último verão, já vai encantando pela Arábia Saudita. O internacional português, que agora representa o Al Nassr, tem-se mostrado em grande forma e marcado em, praticamente, todos os encontros. No último jogo pela equipa comandada por Kitó Ferreira, o ala marcou um golaço frente ao Al Qadisiyah.
Com um tento em que passou por vários jogadores - e até mesmo pelo guarda-redes adversário -, o antigo futsalista do Clube de Alvalade assinou um golo depois de combinar com um companheiro de equipa que se tornou viral nas redes sociais adeptas da modalidade.
Vale lembrar que Pany valeu uma transferência histórica no futsal, deixando o Sporting pelo Al Nassr a troco de 250 mil euros - metade da sua cláusula de rescisão -, para se aventurar no Médio Oriente, tornando-se uma das principais caras desta nova aposta na modalidade.
Na última temporada, com a camisola do Sporting, Pany Varela realizou 46 encontros: 28 no Campeonato Nacional, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e um na Supertaça. Nessas partidas, o internacional português marcou 16 golos e fez 18 assistências.
Ao todo, com a Listada verde e branca, Pany Varela contabilizou 336 partidas, 126 finalizações certeiras, 80 passes para golos e vários títulos conquistados, nomeadamente duas UEFA Futsal Champions League, seis Campeonatos Nacionais, cinco Supertaças, quatro Taças da Liga e quatro Taças de Portugal. Pela Seleção Nacional, o craque - tem ainda dois Campeonatos da Europa, um Campeonato do Mundo e uma Finalíssima no palmarés. A ausência será notória, uma vez que o ala foi, indiscutivelmente, uma das caras do sucesso leonino ao longo dos últimos anos.
Assista aqui ao golaço de Pany:
Clube verde e branco sofreu derrota caseiro no dérbi eterno, em jogo a contar para a quarta jornada e fica em posição delicada na tabela classificativa
|
0A equipa de futsal feminina do Sporting perdeu frente ao Benfica por 6-1, esta sexta-feira, dia 11 de outubro, em embate a valer para a quarta jornada da fase regular do Campeonato Nacional. As leoas podem cair para os lugares de descida no final desta ronda do Campeonato Nacional.
Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, as leoas colocaram-se em vantagem no primeiro remate enquadrado. Beatriz Crespo fez o 1-0, mas o clube da Luz viria a operar a reviravolta ainda na primeira parte com tentos de Maria Pereira (7' e 10'), Janice Silva (10') e Fifó (15').
No segundo tempo, a turma encarnada marcou o quinto logo aos 25 minutos. Janice Silva encostou à boca da baliza e fez o bis na partida. Maria Pereira fez o hat-trick aos 30 minutos. O registo histórico diante das encarnadas não é nada favorável. As leoas não vencem o dérbi eterno há 19 jogos. O último triunfo aconteceu há mais de seis anos - em maio de 2018.
Com esta derrota - a terceira em quatro jogos esta temporada - as comandadas de João Filipe Soares estão na oitava posição da tabela classificativa, primeiro lugar acima da linha de água, mas podem cair para zona perigosa da tabela, caso a equipa do Santa Luzia (menos dois jogos) derrote o Leões de Porto Salvo já neste sábado, dia 12 de outubro.
O próximo encontro do Sporting é diante do Atlético - décimas classificadas com um ponto - no sábado, dia 26 de outubro, em duelo a valer para a quinta jornada do Campeonato Nacional e está agendado para as 17h00 no Pavilhão Engenheiro Santos e Castro, na Tapadinha, em Alcântara.