Futebol
Pedro Gonçalves é opção no Sporting - Estrela da Amadora... Mas foco está noutra partida
30 Nov 2025 | 10:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Nov 2025 | 11:57 |
O Flamengo venceu o Palmeiras por 1-0, e conquistou a Taça dos Libertadores, a maior prova de clubes do continente sul-americano. Abel Ferreira, técnico da equipa de São Paulo, não escondeu a frustração com a equipa de arbitragem no fim do jogo, a quem deixou algumas críticas.
Abel Ferreira: "Acho que o árbitro foi muito simpático, não quis estragar a final"
"Esta é uma equipa muito agressiva. Vocês viram como vão aos duelos. Acho que o árbitro foi muito simpático, não quis estragar a final (...) Há um lance que é extremamente duvidoso na primeira parte, pode mudar o decorrer do jogo, mas o árbitro entendeu não dar vermelho. Mas, enfim, vou abster-me de falar da arbitragem, as imagens estão aí. É uma equipa bem treinada, muito agressiva, até demais. E pronto, o árbitro foi simpático neste lance na minha opinião", começou por dizer Abel Ferreira, sobre o caso da partida.
O ex Sporting não deixou, no entanto, de dar crédito ao rival: "Vou ser muito sincero: apesar de termos uma equipa jovem, faltou-nos um bocadinho mais de coragem e ousadia (...) Tivemos, no final, uma clara e grande oportunidade pelo Vitor Roque. Houve também um lance muito duvidoso no início do jogo. Mas seguimos. O Flamengo foi melhor, ponto final".
"Quando comparamos o Vitor Roque com jogadores como Bruno Henrique, Jorginho ou Danilo, que ganharam a Libertadores com mais de 30 anos… ele tem 19. Terá muitas oportunidades para conquistar esta competição. Isto acaba por ser uma experiência, para ele e para todos", atirou, de seguida, o treinador do Palmeiras, lembrando a juventude do seu conjunto.
Abel Ferreira terminou a sua análise ao Palmeiras - Flamengo com uma garantia: "Desde que estou aqui, viemos três vezes à final e ganhámos duas. Ganhámos uma contra este mesmo adversário, chegámos a uma meia-final e a uns quartos. Vamos tentar voltar no próximo ano. É isso que posso dizer".
Confira, aqui, as imagens do lance que originou as queixas de Abel Ferreira:
João Nuno, técnico da formação tricolor, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão ao encontro no Estádio de Alvalade
30 Nov 2025 | 11:36 |
João Nuno mostrou-se comprometido com o sistema do Estrela da Amadora, e explicou que não o vai mudar por jogar em casa do atual campeão nacional, o Sporting. O treinador da formação tricolor lançou a partida com os verdes e brancos em conferência de imprensa de antevisão e explicou o que espera da partida, referente à 12ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
João Nuno: "Ninguém me garante que se for a Alvalade com 10 defesas vamos ganhar o jogo. Se me garantirem isso, posso pensar sobre isso"
"Estamos confiantes, eu gosto muito de desafios e vem aí um desafio grande. Por mim eram estes jogos todas as semanas. Mantivemos os nossos princípios, vamos competir da mesma forma. O que vai mudar é que o Sporting pode-nos empurrar para uma situação que não queremos, ou seja, defender mais, ficar mais perto da nossa baliza. Ninguém me garante que se for a Alvalade com 10 defesas vamos ganhar o jogo. Se me garantirem isso, posso pensar sobre isso. Mas não posso mudar num jogo o que ando a trabalhar há um mês e meio", começou por explicar João Nuno.
O treinador do Estrela da Amadora prosseguiu: "Não preciso de fazer muitos elogios. O Sporting, o Benfica e o FC Porto são falados horas e horas todas as semanas nas televisões e eu estou aqui para me focar no Estrela da Amadora. Mas o Rui [Borges] tem feito um excelente trabalho, é campeão nacional, o Sporting está muito bem. Também tenho a dúvida de como é que o Rui vai defender, porque umas vezes é com cinco e outras com quatro. No jogo contra o Club Brugge, e se virmos no papel, o Sporting jogou em 4x3x3, mas não foi assim"
"Vamos ver como é que o Estrela se vai apresentar, mas interessa mais a estratégia do que o número [de jogadores] em si. O Sporting por vezes defende com quatro, outras vez com três e outras com cinco, depende do jogo. Vamos perceber muito bem o posicionamento dos jogadores do Sporting, porque o facto de jogar o Pote ou o Geny também muda a forma como vamos defender. O Estrela está preparado para defender a quatro ou a cinco. Estamos prontos para as duas situações", atirou, de seguida, João Nuno, técnico do conjunto da Amadora.
O timoneiro português do Estrela da Amadora terminou, com o mote para o encontro: "Vamos para o sexto jogo, temos sofrido sempre golos e isso é algo que temos claramente de melhorar. Permitir menos oportunidades aos outros e defender muito melhor. Estamos à procura de encontrar maior equilíbrio no momento em que estamos a atacar. Mas se me disser que será 2-1 para nós assino já o papel".
Médio nipónico do Clube de Alvalade está a viver uma época de altos e baixos, num ano em que já admitiu não estar a passar pelo melhor momento
30 Nov 2025 | 11:06 |
Hidemasa Morita vai ser titular na partida que opõe o Sporting ao Estrela da Amadora. O médio nipónico dos leões está a viver uma época de altos e baixos, mas volta a merecer a confiança de Rui Borges para a partida da Liga Portugal Betclic, frente aos tricolores.
A informação já tinha sido avançada pelo Leonino, e é agora confirmada pela imprensa nacional. Rui Borges vai mexer pouco em relação ao encontro com o Club Brugge, a contar para a Liga dos Campeões, mas uma das alterações vai passar pelo meio campo.
João Simões, que está a contas com algumas dores no pé esquerdo, segundo informa o jornal Record, vai dar lugar a Hidemasa Morita no 11 titular do Sporting para a partida com o Estrela da Amadora. Volta, assim, à ação a dupla composta pelo nipónico e por Morten Hjulmand, bastante utilizada nas últimas temporadas.
Relembrar que esta tem sido uma época inconstante para Hidemasa Morita, que chegou a desfalcar os leões no arranque da temporada, nas partidas com Porto e Famalicão. O médio internacional pelo Japão não é titular na Liga desde 5 de outubro, no encontro com o Braga, e apenas foi totalista por uma vez esta temporada, na vitória frente ao Marinhense.
A viver aquela que é, muito provavelmente, a sua última época de leão ao peito, Hidemasa Morita volta a ser opção para Rui Borges. O treinador verde e branco é, de resto, um confesso admirador das qualidades do nipónico, e uma das razões para o Sporting querer segurar o jogador no mercado de inverno.
Dupla de extremos tem estado em bom plano esta temporada ao serviço do Clube de Alvalade, mas uma notícia recente pode ter impacto nos seus minutos
30 Nov 2025 | 10:46 |
Rui Borges vai manter a aposta em Geovany Quenda e Geny Catamo, apesar do regresso de Pedro Gonçalves ao lote de convocados para o Sporting - Estrela da Amadora. O treinador verde e branco está agradado com as dinâmicas da dupla de extremos, que mantem o seu lugar no 11 titular.
Apesar de estar de volta às opções verdes e brancas, a condição física de Pedro Gonçalves deve ser gerida no encontro do Sporting com o Estrela da Amadora. Por isso, Geny Catamo e Geovany Quenda devem manter a titularidade, em mais uma oportunidade de mostrar a Rui Borges que merecem os minutos que têm tido esta temporada - isto, apesar de alguns condicionamentos para o moçambicano que vão obrigar a atenção redobrada.
Numa informação que já tinha sido avançada pelo Leonino, e que agora se vê confirmada na imprensa nacional, Rui Borges deve mesmo optar por não mexer qualquer peço do ataque do Sporting, em relação ao último jogo dos leões, frente ao Club Brugge, a contar para a Liga dos Campeões.
Sendo assim, Geny Catamo e Geovany Quenda deverão arrancar o encontro no papel de extremos, oferecendo verticalidade ao ataque leonino. No meio dos dois estará, como é hábito, Francisco Trincão, sendo que este trio vai apoiar Luis Suárez, ponta-de-lança do Sporting que alinhará a titular com o Estrela da Amadora.
A grande diferença vão ser as opções a sair do banco. Pedro Gonçalves pode ser um trunfo para lançar na partida, apesar de estar limitado em termos de minutos. Para além do internacional português, Rui Borges vai contar com Alisson Santos, que também tem estado em bom nível nos últimos encontros.