Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Novos dados do Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos do Desporto (CIES) mostram a Academia Cristiano Ronaldo como uma das mais bem sucedidas na formação de jogadores. O Sporting é o quinto Clube do mundo - fora das cinco principais ligas - com mais craques formados em Alcochete a jogar a alto nível a serviço das 60 melhores campeonatos de futebol.
Foram apenas considerados, para o estudo que obteve estas conclusões, os jogadores que estiveram nas formações das equipas em questão entre os seus 15 e 21 anos, e durante um período de tempo mínimo de três anos. Da lista partilhada pelo CIES, referente ao top 5 de clubes formadores (fora das principais ligas) para os 60 melhores campeonatos, faz também parte um outro emblema português.
De acordo com os dados do centro francês, o Benfica ocupa o quarto lugar na tabela, contando com 87 jogadores da formação a atuarem de momento a serviço das ligas europeias de topo. O Sporting formou apenas dois futebolistas a menos que se encontrem, à data, nestas circunstâncias (85), estabelecendo-se, então, em quinto lugar do elenco constituído por grandes nomes do futebol internacional.
Na lista das maiores ligas, o Barcelona e o Real Madrid aparecem em primeiro. São, de facto, os maiores no aspeto estudado, uma vez que na outra tabela o primeiro classificado é o Ajax, com 91 jogadores. Contudo, em segundo na tabela dos emblemas das ligas 'grandes' está o PSG, com apenas 75 formandos nas condições estabelecidas.
Assim sendo, tanto Benfica (87) como Sporting (85) se encontram, na realidade, à frente da equipa gaulesa. Assumem a segunda e terceira posições dos 'não grandes', com o Ajax a liderar. Quando se junta tudo, com o empate dos dois clubes espanhóis em primeiro, passam para quarto e quinto nos mais bem sucedidos em geral a formar jogadores para as melhores ligas.
Futebolista tem crescido a olhos vistos no plantel verde e branco; Direção não está interessada em ouvir propostas pelo jogador
|
0O Sporting não está disponível para ouvir propostas por Geovany Quenda, sabe o Leonino. O jogador tem sido um dos destaques neste início de temporada do Sporting, assumindo o posto de titular nas opções de Rúben Amorim e, assim sendo, a Direção liderada por Frederico Varandas não tem interesse em transferir o jogador num futuro próximo.
Ao que o nosso Jornal apurou, a nova coqueluche verde e branca convenceu de imediato os responsáveis leoninos, que anteveem um futuro brilhante ao atleta e acreditam que o mesmo ainda vai brilhar de Leão ao peito. No início de 2024/25, era expectável que o jogador fizesse a ponte entre a equipa B e A, mas, neste momento, está de pedra e cal na equipa principal.
As boas prestações demonstradas, bem como a chamada à Seleção Nacional A por parte de Roberto Martínez, já lhe valeram a cobiça por parte de alguns emblemas europeus, como Manchester City e Leipzig, contudo os leões não só não pretendem entrar em conversações com nenhum outro emblema como pensam em renovar contrato com o jogador que tem uma cláusula de apenas 45 milhões de euros (Recorde AQUI).
Geovany Quenda marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos, na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade. Em 2024/25, o ala soma já um golo em cinco encontros, num total de 443 minutos dentro das quatro linhas.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. O atleta tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Palavras do Presidente do Sporting no documentário 'Lado a Lado; Líder máximo dos verdes e brancos falou de Benfica e Porto
|
0O Sporting publicou, esta terça-feira, dia 10 de setembro, o documentário 'Lado a Lado', que mostra os principais momentos da época passada que culminou com a conquista do título nacional. O filme conta com vários depoimentos de jogadores que contribuíram para o título. Frederico Varandas, presidente do Sporting, e Rúben Amorim também aceitaram participar.
O líder máximo dos verdes e brancos deixou uma forte mensagem dirigida aos grandes rivais, Benfica e Porto e explica que o título de 2023/24 foi diferente do de 2020/21, uma vez que este último permitiu acabar com o "bipolarização" que existia no futebol português.
"Acima de tudo, este título foi diferente do de há três anos porque foi a confirmação de que o Sporting está de volta, a confirmação do fim da bipolarização do futebol português, da qual o Sporting esteve afastado. Este título foi a prova de que o Sporting está de volta, forte e ambicioso. We are back", atirou Frederico Varandas.
Neste momento, o Clube de Alvalade segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 12 pontos, e está na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Porto, que tem nove pontos. No terceiro posto, está o Famalicão, também com nove pontos somados.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.
Exibições do internacional português de 24 anos não têm passado despercebidas
|
0O Observatório do Futebol (CIES) elaborou um ranking com os extremos direitos com mais experiência fora das 'Big Five'. O nome de Francisco Trincão, pupilo de Rúben Amorim que completa 25 anos no próximo mês de dezembro, surge na quarta posição da tabela.
A lista tem em conta 63 campeonatos distintos, sendo que o futebolista do Sporting surge atrás de Andreas Skov Olsen (Club Brugge), com 24,6 anos. Nos lugares cimeiros encontram-se ainda os nomes de Johan Bakayoko (PSV) e Baris Yilmaz (Galatasaray). Gabriel Pec (LA Galaxy) é o quinto classificado.
Recentemente, o Observatório do Futebol também publicou um estudo sobre os defesas centrais mais jovens, mas com mais minutos jogados fora das cinco principais ligas europeias. Gonçalo Inácio estava no topo da lista. Ousmane Diomande e Zeno Debast integravam o top-5.
Em 2023/24, Francisco Trincão foi uma das peças importantes de Rúben Amorim para a conquista do 24.º campeonato nacional da história do Sporting. O 'camisola 17' realizou um total de 48 jogos (2.999 minutos): 31 no Campeonato Nacional (1.695), oito na Liga Europa (532), seis na Taça de Portugal (502) e três na Taça da Liga (270) - nos quais acabou por marcar dez golos e fazer nove assistências. Em 2024/25, foi titular nos primeiros dois jogos da época (Porto e Rio Ave).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 20 milhões de euros – leva 102 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 23 golos e 13 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.
Veja a lista do CIES: