
Futebol
Treinador que sonha ser campeão pelo Sporting empata (1-1) e pode ser ultrapassado pelo Benfica
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O minuto de silêncio em memória de Aurélio Pereira não foi respeitado no Estádio da Luz, este domingo, dia 13 de abril, no encontro entre Benfica e Arouca. Ouviram-se sons de very lights no momento da homenagem à figura histórica do Sporting, que morreu esta semana.
Antes do início do encontro da 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, os adeptos encarnados voltaram a fazer uma alusão ao engenho pirotécnico que matou um adepto do Sporting na final da Taça de Portugal de 1996. O gesto não foi bem visto pelos restantes adeptos encarnados, que abafaram o ruído com aplausos.
Rui Mendes era o nome do adepto do Sporting que, nesse dia em 1996, assistia à final da Taça de Portugal no Jamor, frente ao Benfica. Acabou por ser atingido, exatamente, por um very light, lançado para a bancada verde e branca por um adepto do clube rival. O apoiante dos leões acabou por perder a vida devido aos ferimentos sofridos durante o incidente.
O incidente ocorreu aos oito minutos do jogo, pouco após o primeiro golo do Benfica. A tragédia deixou marcas profundas no desporto nacional. Desde então, imitar o som do very-light ou entoar cânticos alusivos ao incidente tem sido uma prática recorrente entre alguns adeptos encarnados.
Já Aurélio Pereira morreu esta terça-feira, aos 77 anos. Antigo jogador das camadas jovens dos leões, a lenda dos leões criou e liderou o Departamento de Recrutamento e Formação. Ao longo da sua carreira, foi responsável pela descoberta de futebolistas como Luís Figo, Paulo Futre ou Cristiano Ronaldo.
Treinador perdeu de forma clara no St. James' Park; Antigo técnico do emblema verde e branco soma quarto jogo consecutivo sem vencer
|
O Manchester United, de Ruben Amorim, perdeu, este domingo, dia 13 de abril, frente ao Newcastle (4-1), em jogo da 32.ª jornada da Premier League. O antigo treinador do Sporting voltou a não vencer pelos 'red devils' e já leva quatro jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória em todas as competições.
O primeiro golo do encontro foi marcado por Sandro Tonali, aos 24 minutos, abrindo assim o marcador no St. James' Park. Ainda antes do intervalo, Alejandro Garnacho (37') restabeleceu o empate pouco tempo depois e deu esperança ao emblema de Old Trafford para a segunda parte.
No entanto, na etapa complementar, o Manchester United entrou da pior forma e viu Harvey Barnes a bisar no encontro (49' e 64'), antes de Bruno Guimarães fixar o resultado final em 4-1, à passagem dos 77 minutos, ditando mais um desaire aos red devils na liga inglesa.
Com este resultado, Ruben Amorim somou a décima derrota em 21 jogos na Premier League. Neste momento, os comandados de Eddie Howe - que esteve ausente da partida por estar hospitalizado - volta ao quatro lugar, em zona de acesso à Liga dos Campeões, com 56 pontos, mais 18 do que o Manchester United, que está no 14.º lugar.
Na próxima quinta-feira, dia 17 de abril, o Manchester United vai enfrentar o Lyon, de Paulo Fonseca, no encontro da segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa. No jogo da primeira mão da eliminatória registou-se um empate (2-2) no terreno da turma francesa.
Novo treinador do Boavista vai marcar encontro contra pupilos de Rui Borges já no próximo dia 27 de abril, no Estádio do Bessa, em jogo da jornada 31
|
Stuart Baxter, novo treinador do Boavista, deixou uma declaração que promete incendiar o próximo duelo frente ao Sporting, agendado para 27 de abril, no Estádio do Bessa. O técnico escocês de 71 anos mostrou-se consciente do desafio que tem pela frente para manter os axadrezados na Liga Portugal Betclic e aproveitou para lançar uma provocação a Viktor Gyokeres - que continua a ser cobiçado por grandes tubarões europeus.
“Vamos estacionar vários autocarros. Veremos se Gyokeres consegue trepá-los”
Em entrevista ao jornal sueco Sportbladet, o sucessor de Lito Vigal nas 'panteras' afirmou: “Vamos estacionar vários autocarros. Veremos se Gyokeres consegue trepá-los”. Apesar do tom humorístico, Baxter sublinhou a necessidade de organização defensiva e espírito competitivo para enfrentar o líder do campeonato.
"O importante será erguer a mentalidade do grupo e aliviar a pressão sobre os jogadores”
“Falando a sério, não posso chegar e mudar tudo. O importante será erguer a mentalidade do grupo e aliviar a pressão sobre os jogadores”. Stuart Baxter tem vasta experiência que inclui a orientação de seleções como a sub-19 da Inglaterra e as principais da Finlândia e África do Sul.
Com uma longa carreira, o treinador que vai liderar o Boavista teve uma passagem por Portugal, em 1987/1988, como adjunto de Malcolm Alisson no Vitória de Setúbal. Em 2023, esteve no Helsingborgs IF, da Suécia, país onde deixou marca. Em 1998 foi campeão nacional pelo AIK e ganhou uma Taça.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 45 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.612 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.
Jogador dos leões esteve mais de cinco meses afastado dos relvados e há novos dados sobre origem do problema físico e o atraso no regresso aos relvados
|
153 dias depois, Pedro Gonçalves regressou à competição. O médio do Sporting foi lançado por Rui Borges aos 87 minutos do jogo frente ao Santa Clara, este sábado, nos Açores e, no final do encontro, falou de um “erro” que cometeu e que o afastou dos relvados durante este longo período. Na verdade, terão sido dois “erros” cometidos pelo internacional português.
De acordo com o jornal Record, a primeira “falha” do jogador terá acontecido no dia em que se lesionou. A 10 de novembro de 2024, o Sporting descolou-se ao Minho, para defrontar o Braga – no último encontro de Ruben Amorim ao leme da equipa leonina – e Pote insistiu em ir a jogo, apesar dos avisos da Unidade de Performance do Clube de Alvalade, tendo em conta a condição física limitada que apresentava na altura. O jogador de 26 anos não queria perder a oportunidade de dar o seu contributo à equipa, na despedida do agora treinador do Manchester United. Mas, logo aos 26 minutos de jogo na Pedreira, Pote lesionou-se e saiu em lágrimas diretamente para o balneário. A confirmação da lesão surgiu dias depois: rotura de grau dois na coxa direita.
Numa primeira fase, os responsáveis clínicos do Sporting apontavam o regresso à competição do “camisola 8” para o mês de janeiro, a tempo de disputar a final-four da Taça da Liga. No entanto, um segundo erro cometido por Pote terá impossibilitado esta hipótese.
No início de 2025, o internacional português já efetuava corrida no relvado e preparava-se para regressar aos treinos, ainda que de forma condicionada, mas, num momento de recreação com os companheiros, terá efetuado um remate que o magoou com seriedade. O pontapé provocou-lhe um novo problema físico, num tendão próximo do joelho direito, que atrasou consideravelmente o seu processo de recuperação.
Assim, só cinco meses depois daquele jogo em Braga é que Pote pôde voltar a ser opção na equipa leonina. Agora, depois da longa paragem, está focado em readquirir ritmo competitivo e tentar reconquistar um lugar no onze da equipa verde e branca, nesta reta final de temporada.