Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

Claque do Benfica imita som de very-light no dérbi com o Sporting

Adeptos do clube da Luz voltam a 'festejar' morte de Rui Mendes, que faleceu a 18 de maio de 1996 numa final da Taça de Portugal

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Dez 2024 | 15:51 |

Icon Comentário0

No último dérbi de andebol entre Benfica e Sporting, os adeptos encarnados imitaram o som de um very-light, numa referência ao trágico incidente que vitimou Rui Mendes, adepto leonino, em 1996. Francisco J. Marques condenou duramente o comportamento nas redes sociais, classificando-o como "detestável" e "censurável".


"Isto continua a acontecer, claques do Benfica a imitarem o som de very-light, celebrando o assassinato de um adepto do Sporting no Jamor. É difícil encontrar atitude tão detestável, tão censurável, mas isto acontece há mais de 20 anos com a cumplicidade dos media, das autoridades policiais e do Benfica", pode ler-se na publicação do antigo diretor de comunicação do Porto.


Além do mais, a direção do Núcleo do Sporting da Quinta do Conde, em Sesimbra, denunciou, esta terça-feira, dia 19 de dezembro, que a sede foi alvo de atos de vandalismo por parte de adeptos do rival Benfica. Foram feitas várias inscrições a vermelho na fachada do edifício. Numa das mensagens podia ler-se: "VL96", referindo-se à morte de Rui Mendes.


Rui Mendes faleceu ao ser atingido por um very light, a 18 de maio de 1996, arremessado por um adepto do Benfica durante essa final da Taça de Portugal. Quase 30 anos depois, os adeptos do clube da Luz continuam a 'celebrar' um dos episódios mais negros da história do futebol português.

O incidente ocorreu aos oito minutos do jogo, pouco após o primeiro golo do Benfica. A tragédia deixou marcas profundas no desporto nacional. Desde então, imitar o som do very-light ou entoar cânticos alusivos ao incidente tem sido uma prática recorrente entre alguns adeptos encarnados.


Veja a situação em causa:

  


Modalidades

Sporting prepara jogada de mestre para segurar duas das maiores estrelas do plantel

Clube de Alvalade está a mexer nos bastidores para garantir estabilidade no plantel, numa altura em que o sucesso recente desperta cobiça externa

Sporting pretende aumentar os salários dos irmãos Kiko e Martim Costa para fortalecer a equipa de andebol
Sporting pretende aumentar os salários dos irmãos Kiko e Martim Costa para fortalecer a equipa de andebol

15 Abr 2026 | 16:01 |

Icon Comentário0

O Sporting vive um dos períodos mais vencedores em andebol dos últimos anos e, perante esse sucesso, a prioridade passa por manter a base que sustenta o projeto. Internamente, há a consciência de que o crescimento da equipa está a despertar o interesse de vários tubarões europeus, o que obriga a uma resposta rápida e eficaz da estrutura leonina


No centro desta estratégia estão Kiko Costa e Martim Costa, dois nomes que têm sido absolutamente decisivos no andebol leonino, na qual foram peças fundamentais na caminhada do bicampeonato, e que começam a atrair atenções de clubes estrangeiros, como o Flensburg, da Alemanha.


A SAD verde e branca pretende segurar ambos por mais uma época, melhorando condições contratuais e reforçando o papel dos dois no projeto desportivo, segundo o jornal 'Record'. A ligação familiar com o treinador Ricardo Costa e a importância dentro da equipa são fatores vistos como determinantes para convencer os irmãos a adiar uma saída que, ainda assim, parece inevitável a médio prazo.


A aposta do Sporting passa também por manter uma estrutura forte à volta destas figuras, incluindo o próprio treinador e o capitão Salvador Salvador, garantindo assim continuidade num grupo que tem dado provas dentro e fora de Portugal. No entanto, o cenário de 2027 já começa a desenhar mudanças profundas, com a possível saída dos irmãos Costa a marcar o fim de um ciclo que poderá obrigar a uma reformulação significativa do plantel.

O andebol do Sporting vira atenções para a Taça de Portugal, onde vai enfrentar o Marítimo. O encontro, diante da turma orientada por Paulo Fidalgo, está marcado para as 19h30 desta quarta-feira, dia 15 de abril, no Pavilhão do Marítimo, em jogo da primeira mão das meias-finais da prova rainha.



Modalidades

Exclusivo Leonino confirmado! Alvo do Sporting foge aos leões e está fechado no Barcelona

Apesar do interesse demonstrado pelo Clube de Alvalade no lateral direito, vontade do mesmo era representar emblema da Catalunha

Exclusivo Leonino confirmado! Marcos Fis, alvo do Sporting, está fechado no Barcelona para a temporada de 2027/28
Exclusivo Leonino confirmado! Marcos Fis, alvo do Sporting, está fechado no Barcelona para a temporada de 2027/28

15 Abr 2026 | 12:38 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol do Barcelona prepara uma renovação profunda no plantel e já definiu o sucessor de Dika Mem, que vai sair no verão de 2027 rumo ao Fuchse Berlin. O escolhido para reforçar o futuro dos catalães é o Marcos Fis, lateral-direito de apenas 19 anos do Granollers.


A notícia foi avançada pelo jornal espanhol 'Mundo Deportivo' que confirma assim um Exclusivo do nosso Jornal do passado mês de março que adiantou que, apesar do interesse do Sporting no atleta, a vontade do mesmo era representar o emblema da Catalunha (Recorde AQUI).


A aposta surge num contexto em que o Barcelona pode enfrentar saídas importantes. Perante as mudanças e limitações financeiras, o clube optou por uma estratégia centrada em jovens talentos, mais acessíveis e com potencial de crescimento.


A alternativa surge também depois de o emblema espanhol não ter conseguido assegurar Kiko Costa, jogador do Sporting, cujo valor de mercado e interesse do Flensburg-Handewitt acabaram por tornar o negócio inviável para os catalães.

Na presente temporada, ao serviço do Granollers, Marcos Fis já realizou 34 partidas oficiais: 24 no campeonato espanhol e dez na EHF European League. No total dos encontros disputados, o lateral direito já registou 174 remates certeiros.


Grande golo de Marcos Fis:


Modalidades

Uros Kojadinovic é o alvo prioritário do Sporting para a lateral; Varandas tenta contratação

Na presente temporada desportiva, jogador de 25 anos apresenta números consistentes ao serviço do oitavo classificado da liga francesa

Sporting está atento ao mercado e já procura um substituto para Francisco Costa; Uros Kojadinovic é um dos alvos para Frederico Varandas
Sporting está atento ao mercado e já procura um substituto para Francisco Costa; Uros Kojadinovic é um dos alvos para Frederico Varandas

14 Abr 2026 | 10:21 |

Icon Comentário0

O Sporting está atento ao mercado e já procura um substituto para Francisco Costa, lateral da equipa de andebol que deverá transferir-se para o Flensburg. Nesse sentido, os leões têm debaixo de olho Uros Kojadinovic, podendo avançar para negociações em breve.


Com 25 anos, o internacional sérvio atua maioritariamente como lateral direito, mas também pode jogar na ponta, oferecendo versatilidade ao plantel. Atualmente ao serviço do Fenix Toulouse, cumpre a segunda temporada no clube, depois de ter passado pelo Partizan, tendo contrato válido até 2027.


Uros Kojadinovic ganhou destaque recente ao serviço da seleção da Sérvia no Euro 2026 da modalidade, onde fez 15 golos em apenas três jogos, chamando a atenção de vários clubes europeus, incluindo o emblema verde e branco, de acordo com 'Hen Livgot'.


Na presente temporada desportiva, o jogador apresenta números consistentes ao serviço do oitavo classificado da liga francesa, somando 31 partidas e 107 golos, o que reforça o interesse do Sporting em garantir um substituto à altura para Kiko Costa.

O andebol do Sporting vira agora atenções para a Taça de Portugal, onde vai enfrentar o Marítimo. O encontro, diante da turma orientada por Paulo Fidalgo, está marcado para as 19h30 da próxima quarta-feira, dia 15 de abril, na Madeira, em jogo da primeira mão das meias-finais da prova rainha.


Grande golo de Kojadinovic:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Bomba! Imprensa internacional garante que Kiko Costa já terá acordo para sair do Sporting
Modalidades

Bomba! Imprensa internacional garante que Kiko Costa já terá acordo para sair do Sporting

12 Abr 2026 | 13:47

Icon Comentário0
Treinador do Sporting celebra passagem aos 'quartos' da Champions: "Um feito enorme"
Modalidades

Treinador do Sporting celebra passagem aos 'quartos' da Champions: "Um feito enorme"

10 Abr 2026 | 11:47

Icon Comentário0
Sporting perde, mas aproveita vantagem e está nos 'quartos' da Champions League
Modalidades

Sporting perde, mas aproveita vantagem e está nos 'quartos' da Champions League

09 Abr 2026 | 19:27

Icon Comentário0