Futebol
Crystal Palace quer vender capitão por 45M e pode vir ao Sporting contratar substituto
11 Jan 2026 | 12:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Mai 2024 | 12:12 |
O Sporting vai enfrentar o Portimonense este sábado, 4 de maio, em jogo válido para a 32ª jornada da Liga. Espera-se lotação esgotada no Estádio José Alvalade e nova homenagem a Manuel Fernandes, antiga glória dos leões que havia já merecido tributo por parte do plantel de Amorim e dos adeptos verdes e brancos na deslocação ao Estádio do Dragão do passado domingo, para clássico com o Porto (2-2).
Já se espalhou nas redes sociais do mundo leonino uma corrente que convida os adeptos do Sporting a levar para Alvalade a camisola de Manuel Fernandes – como a que a formação de Amorim envergou na entrada em relvado da última partida disputada. Aos 9 minutos de jogo da receção ao Portimonense, os sportinguistas planeiam direcionar o dorsal para o relvado e aplaudir, em homenagem ao número que o antigo avançado usava.
A disputa do Sporting frente à turma algarvia liderada por Paulo Sérgio contará com homenagem especial ao retirado jogador do Clube de Alvalade uma vez que este se encontra hospitalizada devido a situação clínica de alta gravidade. Além das camisolas com o nome de Manuel Fernandes que se prevê agora surgirem no reduto verde e branco, esperava-se já ver-se nas bancadas cartolinas com a inscrição ‘Eterno Capitão’.
Na passada terça-feira, 30 de abril, Tiago Fernandes, filho de Manuel, deu boas notícias aos adeptos leoninos, anunciando que o pai “está melhor de saúde e agradece o carinho de todos”. Também Mário Jardel, que se encontra de passagem por Lisboa, prestou declarações sobre o antigo internacional português. “Nosso eterno capitão!”, disse.
Manuel Fernandes está na História do Clube de Alvalade. De leão ao peito, o internacional português marcou presença em 433 encontros, onde fez 257 golos – tornando-o no segundo melhor marcador da história dos leões, apenas atrás de Fernando Peyroteo (que tem 524 golos).
Nos 12 anos que passou no Sporting (1975 a 1987), o eterno capitão conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. A glória leonina foi ainda internacional pela equipa das quinas em 30 ocasiões, tendo feito o gosto ao pé por sete vezes.
Numa partida disputada no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia, foram os jovens leões a chegar ao 1-0, mas permitiram reviravolta ao rival
11 Jan 2026 | 17:37 |
A equipa B do Sporting perdeu (2-1) frente ao Porto B, este domingo, dia 11 de janeiro, em partida a contar para a 16.ª jornada da Liga 2. Os verdes e brancos voltaram a ser derrotados e continuam sem quebrar a série de quatro jogos sem pontuar na competição.
Numa partida disputada no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia, foram os jovens leões a chegar ao 1-0. Depois de um canto na direita, a defesa adversária afastou mal a bola para a entrada da área e Samuel Justo - que vai sair no final da época - fez um golaço.
Na segunda parte, o cenário inverteu-se. Aos 50 minutos, Dinis Rodrigues bateu o canto tenso na direita e João Teixeira surgiu na pequena área a cabecear para o 1-1. Aos 55', Dinis Rodrigues cruzou para a entrada da área e, aí, Gonçalo Sousa parou com um pé, rodou com o outro e rematou à meia volta para o 2-1.
Com esta derrota – a sexta em 17 jogos na presente temporada – os comandados de João Gião estão no terceiro lugar da tabela classificativa, com 29 pontos, os mesmos do Académico de Viseu. Em primeiro está o Marítimo, com 36 pontos. A próxima partida está marcada para segunda-feira, dia 19 de janeiro, frente ao Torreense, às 18h00, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Francisco Silva (Guarda-redes), David Moreira, José Silva, Lucas Taibo, Rodrigo Dias, Eduardo Felicíssimo, Samuel Justo, Manuel Mendonça, Paulo Cardoso, Rafael Nel e Rodrigo Ribeiro.
Jogador de 21 anos foi contratado ao Estrela da Amadora em janeiro de 2025 e rapidamente se tornou numa das figuras mais promissoras da Serie A
11 Jan 2026 | 17:07 |
Tiago Gabriel continua a atrair a atenção de diversos clubes do futebol internacional. Tottenham, Newcastle, Crystal Palace e Everton têm seguido de perto a evolução do defesa central internacional sub-21 português, que se tem destacado pelo seu desempenho no Lecce.
Nos últimos meses, o clube italiano recusou uma proposta de 20 milhões de euros por parte do Brentford, demonstrando a intenção de manter o jogador no plantel pelo menos até ao final da temporada. Rudy Galetti deu conta da cobiça por parte dos emblemas ingleses, mas também o Bayern Munique e o Barcelona estão de olho no jogador, que está na mira do Sporting.
O jogador de 21 anos foi contratado ao Estrela da Amadora em janeiro de 2025 e rapidamente se tornou numa das figuras mais promissoras da Serie A, sendo agora visto como um dos talentos emergentes entre os centrais lusos na Europa. O contrato que o liga aos 'Salentini' é válido até 2027.
Um dos motivos do interesse por parte do emblema verde e branco no jovem defesa central, além das boas exibições que tem realizado, é o facto de o jogador ter feito a sua formação no Clube de Alvalade, onde esteve nas camadas jovens entre 2014 e 2020.
Na presente temporada desportiva, Tiago Gabriel - avaliado em 15 milhões de euros - conta com 21 partidas oficiais com a camisola do Lecce: 19 na Serie A e duas na Taça de Itália. Nos 1.811 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador apontou um golo.
Veja a publicação:
Clube de Alvalade ainda chegou a estar em desvantagem do marcador, mas chegou ao golo da vitória na segunda parte do duelo
11 Jan 2026 | 13:07 |
A equipa de futebol feminino do Sporting derrotou o Racing Power (3-2), este domingo, dia 11 de janeiro. Em partida relativa à nona jornada da Liga BPI, a turma verde e branca colocou fim a uma série de três jogos sem vencer, um dos quais no dérbi frente ao Benfica.
No Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, foram as leoas a inaugurar o marcador. Através de um pontapé de canto e alguma confusão na área, Érica Cancelinha (29') conseguiu fazer o 1-0. Aos 33', Ana Nogueira fez o empate ao cabecear para o fundo das redes de Anna Wellmann. Aos 36', novamente na sequência de um pontapé de canto, Beatriz Fonseca, na tentativa de afastar o esférico, cabeceou e coloca a bola para dentro da própria baliza, antes de Brittany Raphino fazer o 2-2 aos 45+9'.
Na segunda parte, Telma Encarnação colocou o Clube de Alvalade na frente do marcador, com um grande golo, aos 65 minutos. De primeira e de pé esquerdo, a jogadora leonina, que viria a ser expulsa aos 80', colocou o esférico no fundo das redes, depois de um cruzamento vindo da direita, por parte de Beatriz Fonseca. Também Pamela González (Racing Power) recebeu ordem de expulsão.
Com esta vitória - a nona em 19 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira ocupam o segundo lugar do Campeonato Nacional com 18 pontos. O Benfica, por outro lado, continua no primeiro lugar e tem mais cinco pontos do que o Clube de Alvalade (23).
O emblema verde e branco vira agora atenções para a terceira jornada do Grupo B da Taça da Liga. O próximo encontro do Sporting está marcado apenas para sexta-feira, dia 16 de janeiro, às 15h00, frente ao Damaiense, no Estádio do Algarve, em Loulé.
Crystal Palace quer vender capitão por 45M e pode vir ao Sporting contratar substituto
11 Jan 2026 | 12:26
Ekrem Konur garante que Sporting está na corrida pela contratação de craque do Rio Ave
11 Jan 2026 | 11:25
Lucas Barbosa apontado a Sporting e Porto; Jogador pode custar até 20M
11 Jan 2026 | 11:03