Futebol
Paulo Catarro diz quantos golos é que Luis Suárez tem obrigação de marcar pelo Sporting
06 Set 2026 | 17:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Fev 2024 | 08:36 |
Filip Ugrinic, Imeri e Loris Benito são baixas do lado do Young Boys para o jogo desta quinta-feira, às 20h00, no Estádio José Alvalade, diante do Sporting. A revelação foi feita por Rafael Wicky na antevisão da partida, sendo que Amenda também fica de fora, mas por castigo.
Nota para o facto de Filip Ugrinic ter sido o jogador do Young Boys que fez o gosto ao pé frente ao Sporting na primeira volta. Destacar, ainda, a ausência de Loris Benito, atleta que representou o Benfica, em 2014/15, tendo realizado quatro jogos pela equipa principal das águias.
“Temos de encontrar um bom equilíbrio, em Berna fizemos o que devíamos, pressionámos e quando se faz isso há mais espaço atrás, fizeram muitas corridas nas nossas costas, mas é preciso manter-nos compactos. Vamos ter de defender mais recuados, mas temos de encontrar equilíbrio”, começou por dizer Raphael Wicky.
Questionado sobre um jogador da turma de Rúben Amorim que queria que não jogasse, o técnico do Young Boys fugiu à questão: "É uma pergunta difícil, não é justo falar só num jogador, Sporting é equipa cheia de talentos, com muitos bons jogadores. É o tipo de coisa em que não penso, se não jogar um entra outro”.
"Nesta campanha europeia já fizemos jogos muito bons, como em Belgrado e contra o Manchester City em casa, onde fomos muito disciplinados. Quanto a jogos perfeitos, ainda não tivemos um assim contra equipas grandes. É necessário ser eficaz no ataque e defender na perfeição. Também é preciso ter sorte, com um guarda-redes a ter um dia perfeito. Contra o City não conseguimos cumprir durante 90 minutos e precisamos de fazer um pouco mais para vencer uma equipa de topo”, atirou Raphael Wicky.
O Sporting recebe o Young Boys já na próxima quinta-feira, às 20h00, no Estádio José Alvalade. O jogo diz respeito à segunda mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa. Na primeira ‘volta’, os leões triunfaram na Suíça, com um auto-golo de Amenda e finalizações certeiras de Viktor Gyokeres e Gonçalo Inácio.
Juiz de 38 anos volta agora a entrar no caminho do Clube de Alvalade, num jogo marcado para quarta-feira, às 20h00, no Estádio José Alvalade
07 Set 2026 | 10:35 |
Espen Eskas, árbitro de má memória para o Sporting, foi escolhido pela UEFA para dirigir o encontro com o Galatasaray, da primeira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. O norueguês já apitou os leões uma vez, precisamente na derrota por 3-0 frente ao Borussia Dortmund, em Alvalade, na primeira mão do playoff da Champions, em fevereiro de 2025, a maior derrota de Rui Borges na carreira na prova milionária, a par do desaire com o Bodo Glimt (3-0 na primeira mão dos oitavos de final).
O juiz de 38 anos volta agora a entrar no caminho do Clube de Alvalade, num jogo marcado para quarta-feira, às 20h00, no Estádio José Alvalade. Será acompanhado pelos compatriotas Jan Erik Engan e Alf Olav Rossland, enquanto Sigurd Kringstad desempenhará as funções de quarto árbitro. No VAR estará o alemão Christian Dingert, com o belga Bram Van Driessche como AVAR.
A escolha ganha ainda maior destaque devido ao recente Mundial, onde esteve envolvido num dos jogos mais polémicos de Portugal. Eskas foi o responsável por dirigir o duelo com a Croácia, nos 16 avos de final, que terminou com um triunfo português por 2-1, em Toronto. Já nos descontos, anulou um golo a Josko Gvardiol depois de a tecnologia da bola ter identificado um ligeiro toque de Igor Matanovic que colocou o defesa em posição irregular.
A decisão provocou uma forte reação da Federação Croata de Futebol, que apresentou uma queixa formal à FIFA. A entidade contestou tanto a intervenção do VAR num penálti favorável a Portugal como a utilização do sensor da bola no lance de Gvardiol, considerando que houve uma aplicação inadequada da tecnologia e solicitando esclarecimentos sobre as decisões tomadas durante a partida.
Eskas também já dirigiu também uma partida do Braga. O árbitro norueguês esteve no triunfo dos minhotos por 2-0 diante do Estrela Vermelha, em outubro de 2025, na fase de liga da Liga Europa. Agora, terá pela frente novamente o Sporting, que procura entrar na principal competição europeia com um resultado positivo.
Defesa senegalês, de 21 anos de idade, não esteve disponível frente ao Nacional e já sabe quando deverá voltar às opções de Rui Borges
07 Set 2026 | 09:55 |
Ibrahima Ba deverá voltar às opções de Rui Borges no próximo jogo da Liga, diante do Famalicão, mas vai falhar a receção ao Galatasaray devido ao traumatismo sofrido no encontro com o Alverca. O central senegalês, de 21 anos, não esteve disponível frente ao Nacional e deverá ser reintegrado progressivamente durante esta semana.
O defesa já tinha ficado no banco no duelo com o Rio Ave, mas a equipa técnica optou por não correr riscos com a sua utilização. A ausência prolongou-se diante do Nacional, partida em que o Sporting voltou a não sofrer golos e venceu por 2-0, depois da goleada por 4-0 em Vila do Conde.
Com Ba ainda de fora, Eduardo Felicíssimo voltou a fazer parte das escolhas do treinador leonino e deverá manter-se na convocatória para o compromisso europeu. O jovem central é, assim, uma das alternativas enquanto o reforço recupera totalmente das queixas físicas que o têm afastado da competição.
A expetativa em Alvalade é que Ba possa trabalhar sem limitações ao longo dos próximos dias e esteja apto para a deslocação ao Minho, marcada para 13 de setembro, às 20h30. O encontro terá ainda um significado especial para o jogador, uma vez que foi ao serviço do clube minhoto que despertou a atenção dos responsáveis leoninos.
Entretanto, João Simões também deverá dar um passo importante na recuperação, com o regresso ao trabalho no relvado previsto para esta semana. Apesar disso, o médio só deverá voltar a competir em outubro, tal como Nuno Santos.
Página Rising Stars XI, dedicada à divulgação de jovens talentos do futebol, destacou nas redes sociais números do camisola 58
06 Set 2026 | 18:04 |
Flávio Gonçalves está a ganhar cada vez mais protagonismo no Sporting e o momento do jovem avançado não passou despercebido além-fronteiras. A página Rising Stars XI, dedicada à divulgação de jovens talentos do futebol, destacou nas redes sociais os números do camisola 58, que soma três golos e uma assistência.
Na publicação, acompanhada por uma fotografia do jogador leonino, a página escreveu: "3 GOALS + 1 ASSIST IN LIGA PORTUGAL. UNREAL BALLER. PT. 🪄", numa clara demonstração de admiração pelo impacto que o atleta está a ter no arranque da temporada.
Aos 19 anos, o jovem formado em Alcochete tem sido aposta regular de Rui Borges e já marcou frente ao Vitória de Guimarães, ao Rio Ave e, mais recentemente, ao Nacional. No triunfo por 2-0 sobre a equipa madeirense, Flávio voltou a faturar, fazendo o segundo golo dos leões aos 49 minutos, após assistência de Luis Suárez.
O início de época confirma, assim, a aposta do Sporting no jovem português. Flávio Gonçalves foi integrado em definitivo no plantel principal para 2026/27 e tem respondido com rendimento dentro de campo, assumindo-se rapidamente como uma das grandes revelações.
O emblema leonino volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 9 de setembro, frente ao Galatasaray. O encontro, a contar para a primeira jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, diante da turma orientada por Okan Buruk, jogar-se-á às 20h00, no Estádio José Alvalade.