Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Nov 2023 | 10:48 |
O Sporting desmentiu, esta quinta-feira, 16 de novembro, que esteja no mercado por um médio. Em resposta a uma notícia do jornal 'A Bola', que dava conta disso mesmo, os leões negam que irão contratar um centro-campista no próximo defeso.
A SAD liderada por Frederico Varandas pretenderia, segundo constava, oferecer a Rúben Amorim um jogador de qualidade inquestionável e estaria disposta a abrir os cordões à bolsa, algo que raramente fez durante o mês de janeiro.
Num plantel composto por 26 jogadores, apenas quatro são médios: Morten Hjulmand, Morita, Daniel Bragança e Dário Essugo. Os dois internacionais, dinamarquês e japonês, são titulares, enquanto Bragança ainda não se afirmou, após uma temporada em que não foi opção devido a uma operação ao joelho direito. A estes nomes, é preciso somar Pedro Gonçalves, que também pode pisar a zona intermediária do campo.
Dário Essugo, lançado por Amorim na época do título (2020/2021), teve poucas oportunidades nesta temporada, o que poderá levar a um eventual empréstimo em janeiro para ganhar mais experiência competitiva, nomeadamente a uma equipa da Liga Portugal Betclic.
A aposta do Sporting seria, portanto, num médio para a posição 8, capaz de lutar por um lugar no onze titular, justificando assim o investimento elevado, ao contrário do que aconteceu no último inverno com a contratação de Tanlongo a custo zero.
Todavia, uma fonte oficial do Sporting, entretanto, entrou em contacto com o próprio jornal desportivo para desmentir a informação que tinha sido divulgada, demonstrando confiança nos jogadores às ordens de Rúben Amorim.
Confira aqui este bis de Pedro Gonçalves:
Treinador dos leões falou na conferência de antevisão ao jogo com o AVS SAD, abordando vários temas da atualidade do Clube de Alvalade
25 Abr 2026 | 12:45 |
Rui Borges falou na conferência de antevisão ao jogo com o AVS SAD, abordando vários temas da atualidade do Sporting, incluindo o estado físico do plantel e algumas questões relacionadas com o Clássico. O treinador começou por atualizar a situação de Gonçalo Inácio, confirmando uma paragem de duas a três semanas devido a lesão.
R. Borges: “Gonçalo Inácio está fora 2/3 semanas"
Sobre o central leonino, o técnico foi claro ao explicar a gravidade do problema físico: “Gonçalo Inácio está fora 2/3 semanas, diz bem aquilo que é o pé dele...”, referiu, deixando entender que o jogador vai ficar de fora dos próximos jogos dos leões.
Confrontado com questões ligadas ao Porto e ao lance de Morten Hjulmand, Rui Borges evitou alimentar polémicas e desviou o foco para o próximo compromisso: “Não ouvi nem li. Estou preocupado com o AVS SAD. Porto já passou”, afirmou o treinador.
Ainda sobre o tema, o treinador deixou críticas indiretas à forma como alguns episódios têm sido interpretados, lembrando que há erros em todos os jogos e em todas as equipas. “É memória seletiva, também podia falar do jogo da primeira mão da Taça, há erros em todos os jogos, de toda a parte. Vou falar do AVS. Não jogamos mais com o Porto. Passámos à final e temos de estar felizes”.
Rui Borges comentou também o desempenho de Geovany Quenda, destacando a importância do jovem na rotação do plantel: “Fez um belo jogo, está a voltar de lesão, deu uma resposta, é um jogador importante, queríamos muito não ter perdido o Quenda. É uma grande solução para a frente de ataque para conseguirmos gerir alguns jogadores”.
Na antevisão ao duelo com o AFS, treinador da equipa leonina explicou que futebolista já não estava em condições ideais durante o jogo
25 Abr 2026 | 12:25 |
Rui Borges abordou o estado clínico de Morten Hjulmand após a lesão sofrida no Clássico, admitindo que o jogador possa ter terminado a época. Na antevisão ao duelo com o AFS, o treinador explicou que o capitão já não estava em condições ideais durante o jogo e que a situação acabou por se agravar ao longo da partida.
Sobre a gestão do lance em causa, o técnico deixou críticas à decisão de manter o médio em campo: “Percebemos a gravidade, já era para sair ao intervalo, o treinador foi teimoso, tentou que ficasse em campo, o pé já estava num estado difícil”.
Quanto ao tempo de paragem, o técnico foi cauteloso, mas pouco otimista: “Possivelmente não o teremos até final da época. Corre esse risco. Entrada de Gabri Veiga? Vou deixar para quem toma essas decisões, acho que foi uma entrada não muito bonita, mas agora é seguir”.
R. Borges: “Pode ter acabado a época”
Questionado sobre a possibilidade de este ter sido o último jogo de Morten Hjulmand na temporada, Rui Borges não afastou essa hipótese: “Pode ter acabado a época”, referiu, deixando em aberto a recuperação do médio dinamarquês para as partidas finais.
O treinador alertou ainda para as dificuldades do AFS, sublinhando que se trata de uma equipa competitiva e em crescimento: “Descida? Liberta-os da pressão, não têm nada a perder. Estão com mais vontade de demonstrar o que é o seu real valor. Espera-nos um jogo difícil".
Problema teve origem no clássico frente ao Porto, a contar para a Taça de Portugal, quando Gabri Veiga pisou o calcanhar direito do médio
25 Abr 2026 | 10:46 |
O estado físico de Morten Hjulmand voltou a dar que falar depois de ter sido divulgada uma imagem do tornozelo do capitão do Sporting, onde é visível uma inflamação significativa. A fotografia foi partilhada nas redes sociais por Emilie Sofie Nissen, companheira do médio dinamarquês, expondo a gravidade da lesão.
O problema teve origem no clássico frente ao Porto, a contar para a Taça de Portugal, quando Gabri Veiga pisou o calcanhar direito do médio ainda na primeira parte. Apesar da entrada dura, o capitão leonino conseguiu continuar em campo durante algum tempo, acabando por sair aos 50 minutos, já com queixas evidentes.
A lesão levanta agora sérias dúvidas quanto à disponibilidade do jogador para o que resta da temporada, colocando em risco a sua participação nas decisões finais. Trata-se de uma baixa potencialmente pesada para Rui Borges, tendo em conta a importância do jogador.
O lance continua a gerar polémica, até porque o jogador do Porto não foi sancionado no momento. Entretanto, o Sporting avançou com uma participação disciplinar, numa tentativa de ver o caso analisado pelas instâncias competentes.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 45 milhões de euros – participou em 43 partidas: 26 na Liga Portugal Betclic, dez na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 3.823 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez seis assistências.
Veja a publicação: