
Futebol
Mateus Fernandes brilha na Premier League e lembra o futebol português: "Não sei se é o correto"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Lucas Fernandes, médio brasileiro que reforçou o AFS no último mercado de verão, deve estar disponível para a receção ao Sporting, agendada para o próximo domingo, às 18h00, em jogo relativo à 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, isto depois de ter falhado a última partida, diante do Rio Ave, devido a uma mialgia de esforço.
Até ao momento, Lucas Fernandes já realizou dois encontros pelo AFS. No primeiro, frente ao Vitória de Guimarães, o médio realizou apenas 20 minutos, num encontro que terminou com desaire forasteiro, por 2-0. No segundo, na receção ao Santa Clara, o brasileiro foi titular, acabando substituído aos 65 minutos, na derrota caseira, por 2-1.
Por outro lado, Kiki Afonso, lateral esquerdo de 30 anos, deve falhar a receção ao Sporting. O português encontra-se, ainda, a recuperar de uma lesão muscular, não sendo opção desde o dia 19 de janeiro, na visita ao reduto do Nacional, em que o AVS foi derrotado, por 3-1. Para já, o ala vai continuar de fora.
Por seu lado, Rui Borges terá muitas dificuldades em montar a equipa inicial do Sporting que irá entrar em campo diante do AFS. É que com as lesões de Daniel Bragança e Hidemasa Morita, a que se juntam os castigados Ousmane Diomande e Morten Hjulmand, a tarefa do treinador verde e branco fica bastante complicada.
Com o empate do último fim de semana diante do Arouca, o Sporting passou a somar 52 pontos em 22 encontros (16 vitórias, quatro empates e duas derrotas). O Benfica é segundo (50 pontos) e o Porto terceiro (46). Nas últimas duas jornadas, os leões perderam quatro pontos de vantagem para o segundo classificado.
Médio defensivo dinamarquês tem sido um dos jogadores mais importantes do plantel verde e branco desde que chegou a Alvalade, no verão de 2023
|
Começa a ficar cada vez mais delineada a estratégia do Sporting para abordar o mercado de verão, que se aproxima a passos largos. Os leões já começaram a adiantar-se em alguns dossiers - casos de Quenda, Essugo, Alisson ou Kochorashvili - mas há mais notícias, nomeadamente em relação ao capitão de equipa, Morten Hjulmand.
Em primeiro lugar, há uma certeza em Alvalade: a próxima época será de renovação do plantel do Sporting. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando as figuras mais importantes ficaram em Lisboa a pedido de Ruben Amorim, Varandas já sabe que vai ser obrigado a vender algumas das figuras dos leões.
À cabeça aparece Viktor Gyokeres - atualmente na luta pela Bota de Ouro - movimentação que já se espera. Depois, a Direção do Sporting também se deve decidir pela venda de uma defesa central, seja ele Gonçalo Inácio, ou Ousmane Diomande. Tudo isto vai depender das oportunidades do mercado, mas estes são os nomes que aparecem numa linha da frente.
No lado imediatamente oposto, está Morten Hjulmand. Está definido por Frederico Varandas que a manutenção do médio dinamarquês é uma das mais prioritárias em todo o plantel, e o Sporting fará de tudo para resistir ao assédio dos gigantes europeus, e manter o capitão da equipa de Alvalade a vestir de verde e brando durante, pelo menos, mais uma temporada.
Com as vendas de Quenda e Essugo, e os milhões que se esperam que cheguem devido a Viktor Gyokeres, o Sporting está bem protegido, olhando também à cláusula de 80 milhões de euros no contrato de Morten Hjulmand. O médio dinamarquês deve mesmo ser a figura central de um plantel renovado para 25/26.
Jogador das camadas de formação dos leões tem estado em grande plano nas equipas secundárias esta época, e pode receber novidade muito positiva
|
Conrad Harder pregou uma partida a Rui Borges no último jogo do Sporting. O dinamarquês apanhou um cartão vermelho no final do jogo e não é opção para a próxima partida dos leões. Rui Borges vê-se obrigado a encontrar soluções, de novo, para o suplente de Viktor Gyokeres na próxima partida dos leões - mas o jogador já parece ter sido escolhido.
O treinador do Sporting já parece ter selecionado quem será o substituto de Viktor Gyokeres no Sporting - Moreirense da 30ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Face a ausência do avançado dinamarquês, Rui Borges deverá chamar para o seu lugar o jovem Gabriel Silva, que representa as camadas de formação verdes e brancas.
O técnico transmontano dos leões ainda não sabe por quanto tempo vai ser obrigado a utilizar esta solução. O Sporting espera para perceber qual será o castigo aplicado a Harder, depois do cartão vermelho nos Açores, e de quanto tempo será a suspensão para o dinamarquês. Viktor Gyokeres, à sua frente, continua disponível, e Gabriel Silva aparece como solução.
Relembrar que este papel foi muitas vezes cumprido por Rafael Nel. Quando Viktor Gyokeres esteve lesionado, e Harder era o titular, foi sempre Nel a ser chamado para assumir o papel de suplente. O jogador está, agora, também ele lesionado, o que abre ainda mais a porta a Gabriel Silva.
O ponta de lança formado nas camadas jovens do Sporting tem sido um dos destaques da época dos leões. Com apenas 18 anos, tem estado em bom plano na equipa B verde e branca, onde apontou cinco golos em 18 jogos, sendo que estendeu os bons desempenhos à UEFA Youth League, onde também somou cinco tentos na presente edição.
Treinador verde e branco tem lidado com muitas dificuldades no plantel leonino nos últimos meses, mas recebeu uma novidade positiva recentemente
|
Rui Borges recebeu, recentemente, uma grande notícia do departamento médico do Sporting. O treinador verde e branco já lançou Pedro Gonçalves na última partida dos leões, mas apenas conseguiu utilizar o médio durante 15 minutos. Já sabe, agora, que essa situação se alterou.
No jogo em casa, contra o Moreirense, Pote tem autorização para jogar até 45 minutos, estando, neste momento, a decisão nas mãos de Rui Borges, treinador do Sporting - segundo avança o jornal Record. O treinador dos leões fica, assim, responsável pela gestão de um jogador que acredita ser muito útil para a equipa, apesar de a prioridade ser a sua recuperação por completo.
Em relação a Pote, as sensações parecem ser as melhores, dentro do possível. O médio do Sporting respondeu bem ao desafio nos Açores, sem dores ou qualquer outro tipo de mazelas, e assim deu um passo importante rumo à última fase do seu regresso, que terminará quando estiver completamente integrado no grupo de trabalho.
O médio verde e branco tem, de resto, trabalhado muito para que isso aconteça o mais rápido possível. Tem sido presença habitual na Academia Cristiano Ronaldo mesmo quando o plantel tem folgas, e nunca abdica do reforço muscular no ginásio das instalações do Sporting - exercício de complemento à atividade física que garante a melhor saúde dos músculos.
O plantel do Sporting e a equipa técnica esperam ansiosamente pelo retorno do jogador ao melhor nível, sendo que tem sido dado todo o espaço a Pote e confiança no período de recuperação. Jogue 45 minutos na próxima partida ou não, já se sabe que vai contar com muito apoio de família e amigos em Alvalade.