Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

ALBUQUERQUE: "SINTO UM ORGULHO ENORME NO TRABALHO QUE DESENVOLVI"

Em declarações ao semanário ‘Novo’, ex-diretor geral das modalidades do Sporting enalteceu feito do futsal leonino, mas deixou um aviso: “agora é preciso não deixar cair o nível e gerir o momento”

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Mai 2021 | 12:15 |

Icon Comentário0

“Não sou hipócrita e não estaria a ser sério se não dissesse que sinto um orgulho enorme no trabalho que desenvolvi durante os 20 anos que passei no Sporting, 18 deles diretamente ligados ao futsal”. A afirmação é de Miguel Albuquerque, que, em declarações ao semanário ‘Novo’, enalteceu o feito do futsal leonino ao conquistar a segunda UEFA Futsal Champions League. Contudo, o ex-diretor das modalidades leoninas deixou um aviso: “agora é preciso não deixar cair o nível e gerir o momento”.

Significado da conquista: “É a afirmação de um projeto vencedor”
  • “Tem um significado indescritível. Estamos a falar da Liga dos Campeões; trata-se do título de campeão europeu. Não está ao alcance de todos. O Sporting consegue-o pela segunda vez nas quatro finais em que marcou presença nos últimos cinco anos. É obra! É a afirmação de um projeto vencedor, que esteve assente em dois eixos orientadores, como sempre transmiti publicamente: numa primeira fase, conseguir a hegemonia nacional e, depois, a afirmação europeia. Penso que estão ambos cumpridos”.
Sente que têm alguma quota parte de responsabilidade nesta conquista? “Faz parte do processo. Nada é feito ao caso. Tudo estava pensado, planeado e estruturado”.
  • “Faz parte do processo. Eu era o responsável pelo futsal e pelas modalidades nessa altura. Tinha uma estratégia, que era pública, e penso que tomei opções certas, de acordo com o projeto que tínhamos para esta modalidade. Nada é feito ao acaso. Tudo estava pensado, planeado e estruturado, como sempre transmiti aos Sportinguistas, através da transparência que defendo na comunicação com os sócios e adeptos”.
  • “Sinto que este título é de todos os sócios e adeptos e eu, nessa condição, sinto-o dessa maneira. Mas, mais uma vez, não sou hipócrita e não estaria a ser sério se não dissesse que sinto um orgulho enorme no trabalho que desenvolvi durante os 20 anos que passei no Sporting, 18 deles diretamente ligados ao futsal. Mostra a muita gente, que de repente se torna especialista de tudo e mais alguma coisa, que o objetivo de um clube são títulos e o caminho tem de ser traçado com esse intuito, com competência, liderança e organização”.
  • “Esta equipa técnica, jogadores, e estrutura de apoio da modalidade tem muito mérito em tudo isto. Eles são os verdadeiros obreiros deste triunfo e de todos os outros que colocam o futsal do Sporting no patamar em que está hoje. Mas, obviamente, não estaria a ser sério se dissesse que não sinto um orgulho enorme ao olhar para esta equipa e sentir que todo o trabalho compensou e valeu a pena. Eles são uns vencedores; uns verdadeiros heróis e ninguém vai apagar o que eles já fizeram pelo Sporting”.
Aposta na juventude: “Lembro-me do dia em que os irmãos Paçó começaram a jogar no Sporting”
  • “Lembro-me do dia em que os irmãos Paçó começaram a jogar no Sporting no ano que fizemos a nossa primeira equipa de infantis; de ver o Neves a jogar no nosso projeto das escolas de futsal em Loures, com apenas 6 ou 7 anos; e de ver o Zicky a chegar ao Sporting. Ao vê-los hoje a vencer a Liga dos Campeões, sinto um orgulho enorme”.
  • “Quero também deixar uma palavra de apreço para as primeiras pessoas que me vieram à cabeça nesta conquista: Melo Bandeira, Carlos Vaz e Cícero Campos, pessoas que estiveram na génese desta modalidade no clube e que tanto lutaram pela sua afirmação em momentos difíceis, não podem ser esquecidos hoje”.
Futuro? “É preciso não deixar cair o nível e gerir o momento”
  • “Se terá condições ou não, neste momento apenas posso responder-lhe como sócio: espero que sim. Como sempre disse, o projeto do futsal foi assente em dois eixos: conseguir, numa primeira fase, a hegemonia nacional e, numa segunda, a afirmação europeia. Na minha opinião, ambas foram alcançadas. Agora é preciso não deixar cair o nível e gerir o momento, perspetivando o futuro”.


Fotografia de Sporting




Modalidades

Exclusivo Leonino – Henrique Rafagnin conhece futuro no futsal do Sporting

Guardião internacional brasileiro dos verdes e brancos termina contrato no final da presente temporada e tem perdido espaço nas escolhas de Nuno Dias

Exclusivo Leonino - Henrique Rafagnin perdeu a titularidade no futsal do Sporting e termina contrato com os leões no final da temporada
Exclusivo Leonino - Henrique Rafagnin perdeu a titularidade no futsal do Sporting e termina contrato com os leões no final da temporada

03 Nov 2025 | 12:11 |

Icon Comentário0

Henrique Rafagnin não tem tido vida fácil no futsal do Sporting, tendo caído nas escolhas de Nuno Dias. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revela que o guardião internacional pelo Brasil não deverá continuar no Clube de Alvalade para lá do final do contrato, que termina esta temporada. 


Henrique Rafagnin chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.


Ainda durante a época passada, Henrique Rafagnin perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.


Assim sendo e visto que Henrique Rafagnin ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Guarda-redes campeão pelo Sporting pode sair no fim do ano

Responsáveis verdes e brancos estão a avaliar situação do jogador, uma vez que espaço na equipa ficou reduzido nos últimos tempos

Exclusivo Leonino - Henrique Rafagnin ocupa lugar de NFL, perdeu lugar para Bernardo Paçó e pode deixar o Sporting
Exclusivo Leonino - Henrique Rafagnin ocupa lugar de NFL, perdeu lugar para Bernardo Paçó e pode deixar o Sporting

03 Nov 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Henrique Rafagnin pode deixar o Sporting no final da temporada. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o 'camisola 92' da equipa de futsal dos verdes e brancos poderá estar a cumprir a última época no plantel de Nuno Dias.


Henrique chegou ao Sporting para substituir Guitta, na temporada 2023/24, assumindo a titularidade. No entanto, o desempenho do ex-Jaén levantou algumas questões, tendo em conta que os leões tinham, nos últimos largos anos, o melhor guarda-redes do mundo.


Ainda durante a época passada, Henrique perdeu lugar para Bernardo Paçó. O brasileiro também sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar, mas, mesmo totalmente recuperado, o 'camisola 16' vem sendo a escolha principal de Nuno Dias.


Assim sendo e visto que Henrique ocupa uma vaga de jogador Não Formado Localmente - NFL - na ficha de jogo, o Sporting poderá deixar sair o guardião, de modo a reforçar outras posições mais adiantadas do terreno, com atletas estrangeiros.

Esta temporada, com a camisola do Sporting, Henrique Rafagnin leva cinco jogos, tendo marcado um golo, diante do Novo Vrijeme, na Liga dos Campeões. No total, desde que chegou ao Pavilhão João Rocha, o guarda-redes fez 76 jogos e ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.



Modalidades

Sporting faz o pleno e garante primeiro lugar na Liga dos Campeões

Clube de Alvalade disputou o terceiro, e derradeiro jogo da fase de grupos da competição continental, e voltou a vencer, tal como já tinha feito por duas vezes

Sporting disputou o terceiro, e derradeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, e voltou a vencer, tal como já tinha feito por duas vezes
Sporting disputou o terceiro, e derradeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, e voltou a vencer, tal como já tinha feito por duas vezes

01 Nov 2025 | 20:38 |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting venceu frente ao Novo Vrijeme  (4-0), este sábado, dia 1 de novembro, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Num duelo disputado na Croácia, os leões deram seguimento à vitória frente ao Kairat Almaty, e garantiram o primeiro lugar do seu grupo na prova continental.


O jogo começou da melhor forma para o Sporting. Os leões viram o guardião Henrique inaugurar o marcador logo à passagem do segundo minuto do encontro. Depois disso, Allan Guilherme, aos 13', e Bruno Pinto, aos 15', dilataram a vantagem verde e branca para 3-0. O encontro chegou ao intervalo com esse resultado no marcador.


A etapa complementar foi de gestão para o Sporting, que estava prestes a completar a fase de grupos da Liga dos Campeões apenas com vitórias. Alex Merlim ainda marcou mais um golo para os leões, aos 31', para fechar o resultado final em 4-0.


Com esta vitória – a oitava em nove jogos nesta temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias somam o terceiro triunfo em três jogos nesta edição da Liga dos Campeões, e garantem a passagem à próxima fase da competição, no primeiro lugar do seu grupo.

O emblema verde e branco vira, agora, atenções para o campeonato nacional de futsal. O Clube de Alvalade vai defrontar o Fundão. O encontro diante da turma orientada por Nuno Couto está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, às 20h15, no Pavilhão João Rocha.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões
Modalidades

Sporting 'despacha' gigante europeu e já pensa na próxima fase da Liga dos Campeões

30 Out 2025 | 17:28

Icon Comentário0
Sporting 'espeta' goleada das antigas na estreia na Liga dos Campeões
Modalidades

Sporting 'espeta' goleada das antigas na estreia na Liga dos Campeões

29 Out 2025 | 17:30

Icon Comentário0
UEFA Futsal Champions League | Sporting - Prishtina (Jornada 1) ao minuto
Modalidades

UEFA Futsal Champions League | Sporting - Prishtina (Jornada 1) ao minuto

29 Out 2025 | 15:44

Icon Comentário0