Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A equipa B do Sporting empatou, este domingo, dia 1 de dezembro, frente à União de Santarém (3-3), em partida a contar para a 12.ª jornada da série B da Liga 3. Depois de uma derrota na ronda anterior frente ao Oliveira do Hospital (2-1), os leões voltaram a não conseguir vencer.
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, foi a turma adversária a inaugurar o marcador por intermédio de Leandro Alves, aos nove minutos. No entanto, os verdes e brancos viriam a operar a reviravolta no marcador ainda antes do intervalo com golos de Manuel Mendonça (30') e Luís Gomes (38').
Na segunda parte, a turma escalabitana entrou mais forte e voltou a colocar-se na frente do placard. Pedro Araújo, aos 65 minutos, e Bastian, aos 77' dificultaram a missão ao Clube de Alvalade, que conseguiu arrancar um ponto já no tempo de compensação com golo de Afonso Moreira (90+4).
Com este empate - o quinto em 13 jogos na presente temporada - os comandados de Pedro Coelho estão na quinta posição da tabela classificativa com 17 pontos amealhados e em zona de playoff de descida para a quarta divisão. O próximo jogo está marcado para sexta-feira, dia 6 de dezembro, frente ao Atlético, às 15h00, no Estádio da Tapadinha.
Onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida: Diogo Pinto (Guarda-redes), Leonardo Barroso, Eduardo Felicíssimo, Lucas Taibo, José Silva, Mauro Couto, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça (Capitão), João Simões, Luís Gomes e Gabriel Silva
Elemento da equipa do Santa Clara mostrou-se especialmente satisfeito pela vitória frente aos leões, no encontro a contar para a décima segunda jornada da Liga
|
0O Sporting disputou, no passado sábado, dia 30 de novembro, o jogo referente á décima segunda jornada da Liga Portuguesa, em Alvalade, frente ao Santa Clara. Os leões, que só contavam com vitórias no campeonato até à partida, viram essa série interrompida devido à vitória do Santa Clara por 1-0.
No final do jogo, o treinador da equipa açoriana, Vasco Matos, prestou declarações ao jornalistas, e deu a conhecer o espírito do grupo após a vitória frente ao Campeão Nacional em título: "A vitória é muito importante, tem um sabor especial, mas aumenta a nossa responsabilidade", começou por dizer o treinador.
Prosseguiu: "Temos coisas para melhorar e temos de saber lidar com isto. Hoje vamos festejar, mas temos que continuar a trabalhar". O Santa Clara, quarto classificado do campeonato, defronta o Rio Ave, em casa, na próxima jornada da Liga Portugal Betclic.
Já o Sporting vai procurar melhorar o arranque com João Pereira ao leme da equipa. Os leões têm pela frente encontros frente ao Moreirense, fora para o campeonato; frente ao Club Brugge, fora para a Liga dos Campeões; e frente ao Boavista, em casa para o campeonato, antes de voltarem a defrontar o Santa Clara em Alvalade, desta feita para a Taça de Portugal, no próximo dia 18 de dezembro.
Os leões vinham a fazer um arranque de época tremendo sob os comandos de Ruben Amorim. Levavam 11 vitórias em 11 jogos no campeonato, estavam vivos na Taça da Liga e na Taça de Portugal, e tinham 10 pontos em 12 possíveis na Liga dos Campeões, fruto de três vitórias e um empate em quatro jogos. Desde que o antigo treinador se mudou para o Manchester United, e João Pereira pegou no Clube, são três jogos, com uma vitória na Taça de Portugal, por 6-0, frente ao Amarante, e duas derrotas - 5-1 frente ao Arsenal para a Liga dos Campeões, e 1-0 frente ao Santa Clara para a Liga Portuguesa.
Jornalista e Diretor-adjunto do jornal a Bola fez uma análise detalhada do confronto entre os leões e o Santa Clara, e apontou vários erros
|
0A derrota caseira do Sporting frente ao Santa Clara por 1-0 é um dos temas mais falados no mundo desportivo em Portugal. Alexandre Pereira, jornalista do jornal A Bola, fez uma análise de quase tudo o que aconteceu no jogo, abordando desde o que se passou em campo até os erros de arbitragem.
"Claro que a discussão dos próximos dias, dependendo do que Benfica e Porto fizerem, vai circular em torno de duas más decisões da equipa de arbitragem do Sporting-Santa Clara. Segundo a análise especializada de A BOLA, terão ficado por assinalar duas grandes penalidades a favor dos leões numa derrota que pesa muito mais do que se tivesse sucedido com Ruben Amorim no banco."
"Os jogos, se forem vistos desapaixonadamente, não podem resumir-se a duas decisões de um árbitro. Na verdade, são sempre várias as decisões tomadas, e as análises acabam por ser simplistas se se restringirem a um ou dois momentos", continuou.
"O que aconteceu no Estádio de Alvalade é que houve uma equipa a jogar do outro lado. Ela preparou-se, tem condições de treino, tem um treinador que lidera uma equipa técnica capacitada com estudos e/ou experiência, e conseguiu levar avante um plano."
"Bem andou João Pereira ao não escolher esse caminho para justificar a derrota na estreia como treinador na Liga. Revela coragem, e ele bem dela precisa para o desafio que tem pela frente. Não deixemos passar em claro o que o Santa Clara conseguiu em Alvalade, porque já aconteceu e é um facto, que vale sempre mais que uma opinião", concluiu.
Treinador do Porto analisou o panorama atual do emblema verde e branco, um dia depois da derrota frente ao Santa Clara, em Alvalade
|
0Na antevisão ao jogo do Porto frente ao Casa Pia, agendado para segunda feira, dia 2 de dezembro, às 20h45, o treinador dos dragões, Vítor Bruno, abordou o panorama atual do Sporting e as derrotas com que os comandados por João Pereira se têm deparado.
Quando questionado: "Sporting perdeu ontem e o Porto está dependente de si para chegar ao título. É responsabilidade acrescida?", o técnico dos dragões afirmou, sem hesitar, "É melhor fazer outra pergunta, não vou falar em relação ao Sporting...Isso é olhar para dentro. Sabemos que temos um caminho a percorrer e temos de reverter este momento mais recente".
Atualmente, o Porto é o segundo classificado, com 27 pontos acumulados em 11 jogos disputados. Numa perspetiva geral, os jogadores dos azuis e brancos venceram nove partidas, perderam duas e não empataram em nenhuma. Assim sendo, mantêm-se a seis pontos de diferença do Sporting, que é o primeiro classificado do campeonato nacional.
Com a derrota frente ao Santa Clara – a terceira em 21 encontros oficiais na presente temporada – os verdes e brancos seguem na liderança da Liga Portugal Betclic 2024/25, com 33 pontos, mas podem ver os rivais reduzir distâncias. O Benfica é terceiro com 25 (menos dois jogos).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Moreirense, em jogo relativo à 13.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por César Peixoto jogar-se-á às 20h15, em Moreira de Cónegos.