Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ALGO NÃO BATE CERTO: LIGA DE PROENÇA DÁ 'DESCASCA' NA POLÍCIA QUE FALTOU AO FAMALICÃO - SPORTING, MAS PORTO VAI A JOGO NA MESMA

Leões e famalicenses tinham embate marcado na 20.ª jornada do campeonato, mas foi adiado por falta se segurança

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

03 Fev 2024 | 19:55 |

Icon Comentário0

A visita do Sporting ao terreno do Famalicão, válida para a 20.ª jornada do campeonato foi cancelada. A falta de forças de segurança no reduto do emblema minhoto – fruto de uma greve – levou ao adiamento da partida, que será disputada numa nova data, ainda por definir. Entretanto, os responsáveis da Liga já se pronunciaram, deixando críticas à Polícia, sendo que o embate entre Porto e Rio Ave será jogado ainda este sábado, dia 3 de fevereiro.


"A Liga Portugal informa que o jogo entre Famalicão e Sporting, referente à jornada 20 da Liga Portugal Betclic, foi adiado, por acordo dos clubes, para data ainda a definir, depois de ter recebido informações por parte do responsável pela força policial presente no Estádio Municipal de Famalicão de que não existem condições de segurança para a realização do mesmo hoje nem amanhã", lê-se, em comunicado.


"A Liga Portugal repudia os incidentes ocorridos hoje no exterior do Estádio Municipal de Famalicão, enquanto os adeptos de Famalicão e Sporting aguardavam pela abertura de portas para acederem ao interior do recinto, atrasada pelo facto de os agentes destacados para o policiamento do jogo, não terem comparecido no estádio", prosseguem.


"A Liga Portugal informa que, na reunião de preparação que organiza na semana que antecede todos os jogos das suas competições, foram garantidas, por parte das autoridades, todas as condições de segurança para a realização da partida, tendo a Liga Portugal sido surpreendida, em cima da hora do encontro, com a informação de que os agentes destacados para o Famalicão- Sporting teriam, como forma de protesto, alegado baixa médica para não marcarem presença no local, colocando em causa a paz pública e a integridade física dos milhares de adeptos que aguardavam a entrada no recinto, bem como um total desrespeito por todos aqueles que, alguns percorrendo centenas de quilómetros, se deslocaram ao recinto desportivo", acrescentam.

"A Liga Portugal e os Clubes, que anualmente despendem milhões de euros para garantir a segurança nas competições profissionais e estão totalmente empenhados em promover o regresso das famílias aos estádios, não admitem que o Futebol seja, em virtude da sua enorme visibilidade, instrumentalizado para a resolução de assuntos com os quais não tem qualquer relação, colocando em causa não apenas o normal desenrolar das competições profissionais mas também a preparação da participação internacional dos Clubes presentes em provas da UEFA e, mais grave, a segurança dos adeptos que pretendem assistir aos jogos", admitem.


"A Liga Portugal exige ao Governo, em especial ao ministro da Administração Interna, a instauração de um processo de inquérito com caráter de urgência, de forma a apurar responsabilidades pelo sucedido, em defesa dos adeptos e das famílias, e informa que exigirá também, nas instâncias próprias, ser ressarcida pelos danos provocados por ações irresponsáveis às quais é totalmente alheia", terminam.


Futebol

Depois do choque assustador, Sporting recebe boas notícias sobre Eduardo Quaresma

Central de 22 anos, formado em Alcochete, é um dos vários atletas do Clube de Alvalade indisponíveis para o treinador da equipa

Eduardo Quaresma já foi operado, irá recuperar em casa e estima-se que esteja disponível para o Sporting em três semanas
Eduardo Quaresma já foi operado, irá recuperar em casa e estima-se que esteja disponível para o Sporting em três semanas

09 Jan 2026 | 17:39 |

Icon Comentário0

Eduardo Quaresma já teve alta hospitalar e encontra-se agora em repouso domiciliário, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao osso zigomático da face esquerda, na sequência de uma lesão sofrida Sporting - Vitória de Guimarães, que culminou na eliminação na Allianz Cup.


A cirurgia decorreu sem complicações e permitiu que Eduardo Quaresma recebesse alta pouco depois, iniciando agora um período de repouso fora do hospital, sob vigilância médica, antes de regressar gradualmente à atividade desportiva.


Tal como já tinha sido avançado, o tempo de paragem estimado ronda as três semanas, dependendo da evolução da recuperação e da adaptação às proteções faciais que poderão ser utilizadas no regresso do 'camisola 72' à competição.


Apesar da ausência temporária, a evolução clínica do defesa português tranquiliza o Sporting, que segue atentamente o processo de recuperação de um jogador que tem somado minutos com Rui Borges na temporada, fruto das restantes lesões no plantel.

Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem 1088 minutos somados em 15 partidas oficiais, com um golo marcado e duas assistências. O jovem central já conquistou três Campeonatos Nacionais, uma taça de Portugal e uma Taça da Liga.



Futebol

Especialista avalia Faye, contratação do Sporting: "É daqueles que vai..."

Chegada do extremo senegalês a Alvalade é vista com bons olhos em Espanha e pode ser opção valiosa para a restante temporada

Souleymane Faye, reforço de inverno do Sporting, foi bastante elogiado por Rafael Lamas, do jornal espanhol Ideal
Souleymane Faye, reforço de inverno do Sporting, foi bastante elogiado por Rafael Lamas, do jornal espanhol Ideal

09 Jan 2026 | 17:07 |

Icon Comentário0

Souleymane Faye, avançado do Senegal, que deverá chegar nas próximas horas em Lisboa para realizar exames médicos e assinar contrato com o Sporting, é elogiado por Rafael Lamas, jornalista do diário espanhol Ideal e profundo conhecedor do Granada, que acredita que o africano tem o perfil certo para vingar em Alvalade.


“É muito rápido e intuitivo”


É muito rápido, intuitivo e tem uma grande capacidade física, que lhe permite pressionar sem grandes problemas. Gosta de jogar pela esquerda, fazer diagonais para o meio e rematar à baliza. É daqueles que vai para cima do adversário sem medo, faz a diferença no um para um e cruza bem”, explicou o jornalista em declarações ao jornal O Jogo.


Lamas garante que o atacante de 22 anos, avaliado em 1,5 milhão de euros, é uma aposta segura por parte dos leões. “É uma das maiores sensações do Granada. Pagaram 600 mil euros por metade do passe e agora vão vendê-lo por um valor muito superior. Só esse detalhe diz tudo”.

“Trabalha imenso para a equipa”


É um ótimo rapaz, trabalha imenso para a equipa, faz bom balneário e não foge aos desafios. Dá-se bem com todos e de certeza que será muito bem aceite no Sporting”, concluiu Lamas, reforçando a ideia de que o clube português encontrou um reforço com margem de crescimento e personalidade para singrar.

Faye, que vai custar 6 milhões de euros + 2 por objetivos aos cofres leoninos, tem vindo a destacar-se com a camisola do Granada, da segunda divisão espanhola. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez seis assistências.


Futebol

Sporting tem vaga disponível, mas prefere adiar jogo da Taça de Portugal: saiba o motivo

Leões entram numa fase decisiva da temporada com vários desafios pela frente, entre compromissos nacionais e internacionais

Duas variantes levam Sporting a seguir em frente com pedido de adiamento do jogo da Taça de Portugal frente ao AVS
Duas variantes levam Sporting a seguir em frente com pedido de adiamento do jogo da Taça de Portugal frente ao AVS

09 Jan 2026 | 16:10 |

Icon Comentário0

A derrota frente ao Vitória de Guimarães, por 2-1, impediu a equipa de Rui Borges de disputar a final da Allianz Cup e abriu um intervalo raro no calendário que podia ser aproveitado para disputar o jogo dos quartos de final da Taça de Portugal frente ao AVS. Porém, os leões preferem o adiamento do encontro da prova rainha.


O principal motivo para a decisão do Clube prende-se com as ausências no plantel. Rui Borges tem atualmente oito jogadores lesionados — Zeno Debast, Eduardo Quaresma, Nuno Santos, Ricardo Mangas, Fotis Ioannidis, Geovany Quenda, Pote e Salvador Blopa —, a que se soma Ousmane Diomande, ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas. Ter este tempo extra permitirá que mais atletas estejam disponíveis para compromissos futuros.


Outro fator em consideração envolve a transmissão televisiva. O Sporting e o AVS estão a negociar com a Federação e as operadoras de TV (RTP ou SportTV) para definir a data do jogo, sendo o dia 4 de fevereiro apontado como a hipótese mais forte, poucos dias antes do clássico com o Porto no Estádio do Dragão.


Com estas variáveis, o Sporting prepara-se para abordar a fase decisiva da Taça de Portugal com mais opções e maior equilíbrio, garantindo que a equipa possa competir em condições ideais quando chegar a hora do duelo com os avenses.

O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Schmeichel toma posição sobre Ruben Amorim: "Não consigo compreender"
Futebol

Schmeichel toma posição sobre Ruben Amorim: "Não consigo compreender"

09 Jan 2026 | 15:03

Icon Comentário0
Rui Borges com boas e más notícias no regresso aos treinos do Sporting
Futebol

Rui Borges com boas e más notícias no regresso aos treinos do Sporting

09 Jan 2026 | 15:35

Icon Comentário0
Morten Hjulmand, capitão do Sporting, volta a babar-se para jogador do Porto
Futebol

Morten Hjulmand, capitão do Sporting, volta a babar-se para jogador do Porto

09 Jan 2026 | 14:56

Icon Comentário0