Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Ago 2024 | 07:20 |
O Sporting está a negociar Fotis Ioannidis há vários meses. Apesar de o grego ser o avançado escolhido por Rúben Amorim, a estrutura tem outros alvos definidos e começa a optar por alternativas graças à intransigência do Panathinaikos. Vitor Roque é o segundo nome da lista.
Apesar das declarações do agente do jogador brasileiro, garantindo que não existia qualquer negócio entre Barcelona e o Clube de Alvalade, o jornal A Bola revela que o atacante está, de facto, na lista dos verdes e brancos, embora não tenha surgido uma oferta concreta.
Vítor Roque foi contratado pelo emblema da Catalunha no passado mercado de transferências de janeiro. No total, apontou dois golos num total de 16 jogos realizados pelos culés, que pagaram 40 milhões de euros ao Athletico Paranaense. Na temporada de despedida do Brasil, fez 21 tentos em 45 partidas.
Já Fotis Ioannidis fez, em 2023/24, 43 partidas: 27 na Liga Grega, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa e quatro na Taça da Grécia. Ao todo, nos 2.954 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o avançado que está na mira do Sporting marcou 23 golos e fez 10 assistências.
Contas feitas, em média, o internacional grego de 24 anos – que tem contrato até junho de 2027 – conta com uma finalização certeira a cada 128 minutos. Se juntarmos os passes para golo, este número é ainda melhor, com Fotis Ioannidis a contribuir para balançar as redes adversárias a cada 89 minutos, o que é visto com bons olhos pela estrutura do Sporting.
Recorde a exibição de Vítor Roque diante do Real Madrid:
Selecionador chama três jogadores que atuam no futebol português para jogos internacionais que vão testar várias soluções
22 Mai 2026 | 14:46 |
A Dinamarca já anunciou a lista de convocados para os particulares de junho e há um nome que volta a assumir grande destaque no grupo: Morten Hjulmand, médio do Sporting e uma das peças mais influentes da seleção orientada por Brian Riemer.
O capitão leonino mantém o estatuto de referência no meio-campo dinamarquês e integra novamente a convocatória, num momento em que a seleção prepara dois jogos de teste frente a adversários fora do contexto do Mundial 2026.
O atleta de 26 anos surge como um dos pilares do grupo, sendo visto internamente como uma extensão do treinador dentro de campo, graças à sua capacidade de liderança, organização e equilíbrio no meio-campo. Além do jogador do Sporting, a lista inclui também Victor Froholdt, do Porto, e Alexander Bah, do Benfica, reforçando a presença de atletas que atuam na Liga portuguesa.
No dia 3 de junho, a Dinamarca defronta a República Democrática do Congo, adversário de Portugal no grupo K, num jogo disputado na Bélgica, antes de regressar a solo dinamarquês para medir forças com a Ucrânia, no dia 7, em Odense.
Ainda assim, todas as atenções na estrutura dinamarquesa voltam a recair sobre Hjulmand, que continua a ser visto como peça essencial no presente e futuro da seleção. Vale lembrar que o médio está de saída e o destino pode ser o Real Madrid.
Veja a convocação da Dinamarca:
Treinador dos verdes e brancos pretende conquistar a segunda Taça de Portugal de forma consecutiva já este domingo, dia 24 de maio
22 Mai 2026 | 13:24 |
Rui Borges deixou esta sexta-feira um sério aviso ao Sporting antes da final da Taça de Portugal frente ao Torreense. Em entrevista à Sport TV, o técnico leonino recusou qualquer ideia de favoritismo fácil e sublinhou as dificuldades que os verdes e brancos poderão encontrar no Jamor.
“Passei pelos escalões inferiores, e sei bem o que é o sonho de poder disputar uma final da Taça de Portugal, contra uma grande equipa”, começou por explicar o treinador de 44 anos, recordando depois as dificuldades sentidas pelo Sporting frente ao Paços de Ferreira na prova rainha esta temporada.
“Tivemos grandes dificuldades, ganhámos no prolongamento. Vamos jogar contra uma equipa que está no playoff da I Liga, o que também dita bem a sua qualidade individual e coletiva”, acrescentou Rui Borges, destacando o crescimento competitivo da formação de Torres Vedras.
O técnico leonino fez questão de reforçar que a equipa não pode entrar no encontro relaxada por enfrentar um adversário de divisão inferior. “Não podemos, de forma alguma, entrar a achar que estaria ganho ou que, por defrontarmos uma equipa de um escalão inferior, teríamos vantagem. Eu não olho dessa forma”, avisou.
Rui Borges garantiu ainda que exige máxima seriedade e intensidade da sua equipa. “Olho, sim, para a forma de sermos sérios e intensos como queremos ser, desde o primeiro ao último minuto, para conseguirmos levar de vencida um grande Torreense”, concluiu.
No plano clínico, o treinador confirmou que Zeno Debast e João Simões estão fora das contas para a final devido a lesão. Já Georgios Vagiannidis, Morten Hjulmand e Fotis Ioannidis continuam em dúvida, embora o técnico acredite que poderão recuperar a tempo.
“São jogadores que estamos sempre a tentar gerir de alguma forma, porque não estão totalmente a 100%. Acredito que o Morten e o Vagiannidis poderão estar para a final. O Fotis também poderá estar. É apenas e só uma decisão nossa, estrutural, entre equipa técnica e jogador, se valerá a pena ou não levá-lo para a final da Taça”, explicou Rui Borges.
Encontro diante do Torreense disputa-se no próximo domingo, dia 24 de maio, no Estádio Nacional, com apito inicial agendado para as 17h15
22 Mai 2026 | 12:59 |
Fotis Ioannidis pode finalmente regressar às opções do Sporting já no próximo domingo, na final da Taça de Portugal frente ao Torreense. Depois de vários avanços e recuos ao longo dos últimos meses, tudo indica que o avançado helénico voltará a integrar a convocatória leonina para o derradeiro encontro da temporada.
Rui Borges já tinha confirmado recentemente que o atacante ainda poderia regressar antes do final da época e as indicações dadas pelo jogador nos últimos treinos reforçam agora esse cenário. O objetivo passa por devolver mais uma solução ofensiva ao técnico leonino para o encontro do Jamor.
Contratado ao Panathinaikos por 22 milhões de euros, Ioannidis foi um dos maiores investimentos do Sporting para 2025/26. O internacional grego até deixou bons sinais no arranque da temporada, mas acabou travado por sucessivos problemas físicos, culminando numa recaída da lesão no ligamento colateral interno do joelho direito.
O avançado de 26 anos não compete desde 21 de fevereiro, data da vitória leonina frente ao Moreirense, e poderá agora voltar precisamente no último jogo da época. A ideia inicial passava por colocá-lo a disputar espaço com Luis Suárez, mas as limitações físicas impediram-no de ter continuidade competitiva em Alvalade.
Além de Ioannidis, também Morten Hjulmand deverá estar nas opções para a final. O capitão leonino falhou os dois últimos treinos por gestão física, mas deverá voltar ao trabalho esta sexta-feira e estar disponível para o Jamor, num encontro que poderá representar a despedida de vários jogadores dos verdes e brancos.
Quem continuará ausente é o quarteto formado por Iván Fresneda, Nuno Santos, João Simões e Zeno Debast, uma vez que todos ainda estão entregues ao departamento médico dos leões e estão apenas apontados ao arranque da próxima temporada.