
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Manchester United, de Ruben Amorim, sofreu em Old Trafford para derrotar o Southampton (3-1), em jogo da 21.ª jornada da Premier League. Com Bruno Fernandes (que elogiou um recente reforço do Sporting) e Manuel Ugarte a titulares, os red devils conseguiram triunfar frente à equipa de Mateus Fernandes, ex médio do Sporting, e puseram fim a uma série de sem jogos sem vencer nos 90 minutos.
Numa primeira parte em que a equipa de Ivan Juric esteve por cima, o golo dos 'saints' surgiu em cima do intervalo. Aos 45 minutos, na sequência de um pontapé de canto, a bola bateu nas costas de Manuel Ugarte e traiu André Onana, que não evitou o tento inaugural.
Na etapa complementar, os 'red devils' carregaram em busca do golo. Aos 60 minutos, Bruno Fernandes coloca a bola em Alejandro Garnacho, que assiste de forma perfeita o brasileiro Antony, mas o brasileiro não conseguiu enquadrar o remate e protagonizou um dos falhanços do ano. No entanto, o Man United chegou à igualdade por Amad Diallo, que, aos 82 minutos, rematou de pé direito e bateu Aaron Ramsdale. Já no final do encontro, o costa-marfinense apontou mais dois golos e completou o hat-trick (90' e 90+4).
Com esta vitória na Premier League – a sétima em cerca de 21 encontros oficiais na liga inglesa – o gigante inglês ocupa atualmente o 12.º lugar na tabela classificativa, com 26 pontos, fruto de sete vitórias, cinco empates e nove derrotas na temporada de 2024/25.
O emblema de Old Trafford volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 19 de janeiro, num duelo contra o Brighton, de Fabian Hurzeler, nono classificado com 31 pontos. A partida, que contará para a 22.ª jornada do campeonato inglês, jogar-se-á às 14h00, em Old Trafford.
Com movimentações de mercado ao rubro, clube encarnado afasta-se de jogador que fez parte da lista de preferidos de Varandas
|
O Benfica perdeu o interesse por Thiago Almada, médio que fez parte da lista de potenciais transferências do Sporting em 2022. O recuar dos encarnados no negócio surge numa altura em que John Textor, detentor do Lyon já tinha afirmado não vender o jogador.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a direção de Rui Costa está cada vez mais longe do argentino de 24 anos, graças ao valor imposto pelo detentor do emblema da Ligue 1, que ultrapassa as possibilidades económicas do clube encarnado.
Em 2024/25, Thiago Almada - avaliado em 25 milhões de euros - disputou 20 jogos, por empréstimo do Botafogo. No total, o virtuoso médio foi utilizado ao longo de 1.209, nos quais contribuiu com dois golos e registou ainda quatro assistências para companheiros de equipa.
Lembrar que quando ainda era jogador do Vélez Sarsfield, em 2021, o nome de Thiago Almada foi, por diversas vezes, colocado no caminho do Sporting. Porém, o Clube liderado por Frederico Varandas não chegou a acordo com o emblema sul-americano, que acabaria por vender Almada ao Atlanta United por cerca de 15 milhões de euros.
John Textor prestou declarações ao jornal 'A Bola' para confirmar o interesse encarnado e garantir que não está disposto a vender Thiago Almada. "Falei com o Benfica, mas até foi mais por respeito, pela boa relação que tenho com o Benfica. Como sabe, estivemos em negociações recentemente, por causa do Arthur Cabral. A minha conversa com o Benfica foi para clarificar que não vamos vender o Thiago Almada".
Bernardo Topa foi atingido no olho com uma bala de borracha nos festejos do dia 12 de maio, na celebração da conquista do campeonato
|
Bernardo Topa vai ser ouvido na Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), na próxima quinta-feira, dia 26 de junho. O adepto Sportinguista foi baleado nos festejos verdes e brancos da conquista da Liga Portugal, após a partida contra o Guimarães no dia 17 de maio.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, a audição irá decorrer no âmbito da Polícia de Segurança Pública (PSP), que abriu um inquérito aos agentes intervenientes na reposição da ordem pública na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, na noite da consagração do vencedor da Liga Portugal.
No dia 20 de maio, o adepto leonino de 28 anos apresentou queixa à PSP e ao Estado Português por negligência, com o objetivo de descobrir o autor do tiro que fez Bernardo Topa perder um dos seus olhos. O comissário de bordo, de profissão, acabou por sofrer uma intervenção cirúrgica no Hospital São José, após o disparo.
Já no seu tempo na unidade hospitalar, o Sportinguista natural do Porto recebeu a visita de Frederico Varandas. O Presidente do Clube de Alvalade esteve em contacto com o adepto, oferecendo-lhe algumas palavras de apoio, mas também um cachecol e a recém lançada Listada verde e branca para a temporada 2025/26.
Quem já teve oportunidade de recordar os acontecimentos da noite dos festejos do mais recente campeonato do Sporting foi o próprio Bernardo Topa, que acredita que o incidente não foi ao acaso: “Falou-se de uma bala perdida, mas não digam que foi uma bala perdida. A bala foi enviada exatamente na minha direção. Gostava muito que o agente que disparou fosse identificado e que haja justiça”.
Jornalista e comentador assinou um espaço de opinião, onde falou de diversos temas que têm marcado o panorama do futebol português
|
Num espaço de opinião da sua autoria, Miguel Sousa Tavares deixou críticas a João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica. Para o jornalista - que já também já deixo críticas a Varandas - está em causa a forma como o aspirante a dirigente máximo encarnado está a lidar com a Final da Taça de Portugal, que o Sporting venceram por 3-1.
Miguel Sousa Tavares: "Noronha Lopes? Não é oficialmente ninguém no futebol português"
Num artigo escrito para o jornal Record, o jornalista que por vezes mete-se nos assuntos do futebol ataca o método com que Noronha Lopes quer resolver os casos que marcaram a final da prova rainha: “Ainda nem sequer eleito, Noronha Lopes já "exigiu" à FPF e à Comissão de Arbitragem "explicações" sobre a "vergonhosa" arbitragem de Luís Godinho na final da Taça”.
“Assim, passando a sua opinião à categoria de "facto" e o "facto" a uma fonte de direito, ele "exige"! E ainda não é oficialmente ninguém no futebol português”, acrescentou Miguel Sousa Tavares, sobre o candidato à presidência do clube da Luz.
Miguel Sousa Tavares: "Noronha Lopes? Não augura nada de bom para o ambiente do futebol português"
De seguida, o próprio acredita que a provável ascensão de Noronha Lopes a dirigente máximo do clube encarnado trará consequências negativas para o futebol português: “A próxima e provável eleição de João Noronha Lopes como presidente do Benfica não augura nada de bom para o ambiente do futebol português”.
“A forma altiva e convencida como ele se apresenta aos sócios do Benfica, deixa antever, uma vez eleito, idêntica atitude no jogo de forças do nosso futebol: vamos ter a recuperação do espírito de um Benfica que acha que tem um direito particular a subjugar tudo e todos”, terminou.